
Futebol
Confira os nomes descartados pela diretoria do Corinthians após definir Tite como prioridade
Futebol
|
No dia seguinte à vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Sport, no Campeonato Brasileiro, Memphis Depay aproveitou o domingo (20) de folga para circular pela zona sul de São Paulo. O atacante holandês escolheu a comunidade de Paraisópolis, segunda maior favela da capital paulista, como destino para o passeio.
A visita chamou atenção por acontecer no mesmo dia do clássico entre São Paulo e Santos, realizado no estádio do MorumBis, que fica nas proximidades da região. Carismático, Memphis foi abordado por fãs e posou para fotos com torcedores que o reconheceram nas ruas da comunidade.
Em suas redes sociais, o camisa 10 do Timão compartilhou registros da passagem por Paraisópolis. Em uma das postagens, publicou uma foto com a legenda: “One with the people” (“Um com o povo”). Já em um dos vídeos, Memphis aparece acompanhando a preparação de um prato de sushi, brincando ao comparar o resultado com o de um restaurante de culinária japonesa da Califórnia, nos Estados Unidos.
Desde que chegou ao Corinthians, em setembro de 2024, o jogador tem demonstrado interesse em se aproximar da cultura periférica paulistana. Além de Paraisópolis, Memphis já foi visto em locais como Taboão da Serra e São Bernardo do Campo, reforçando sua conexão com comunidades da Grande São Paulo.
O engajamento do craque também se estende à música. O atacante já colaborou com MC Hariel em dois raps que exaltam o cotidiano das favelas e abordam temas sociais relevantes.
Após a vitória sobre o Sport, Memphis comentou sobre sua adaptação e expectativa com o time: "Estou feliz. Eu ficarei mais feliz quando começarmos a ganhar mais, mas é normal. Sou um vencedor. Temos que nos acostumar a ganhar mais, com menos sacrifício. Mas estou feliz, olha como eles tratam os jogadores. Estou feliz no Brasil, mas quero competir, foi para isso que vim para o Corinthians", disse o atacante na zona mista da Neo Química Arena.
Dentro das quatro linhas, Depay vive grande fase. Desde sua estreia pelo Timão, soma 12 gols e 12 assistências, consolidando-se como um dos principais nomes do elenco alvinegro.
A diretoria corinthiana trabalha para definir um novo nome, de preferência com histórico vencedor, liderança consolidada e perfil de gestão
|
Após a saída de Ramón Díaz, o Corinthians segue no mercado em busca de um novo treinador para a sequência da temporada. O nome de Tite, multicampeão pelo clube e ídolo da Fiel Torcida, voltou a ser discutido nos bastidores do Parque São Jorge. Durante participação no programa "Fechamento", do SporTV, o ex-jogador e atual comentarista Denílson destacou que o ex-comandante da Seleção Brasileira seria a escolha ideal para o atual momento alvinegro.
“Segundo a matéria, o Corinthians quer um treinador com experiência e que consiga administrar a vaidade dentro do vestiário. Não tem outro treinador com a experiência e que conheça o Corinthians como o Tite. Acho que tem um sentimento envolvido aí e tem a questão financeira, porque o Tite não é um treinador barato. Mas se o Corinthians consegue, de alguma forma, seduzir o Tite e ele aceitar dirigir o time, é o nome perfeito para o corinthiano”, declarou o ex-atacante.
Tite não trabalha desde que deixou o Flamengo em setembro de 2024 e mantém o desejo de atuar novamente no exterior. No entanto, o vínculo emocional com o Corinthians e a identificação com o clube são pontos que pesam a favor de um possível retorno.
Já Ramón Díaz, que deixou o comando técnico na última quinta-feira (17), assumiu o Timão em julho do ano passado, quando a equipe enfrentava uma dura realidade no Z-4 do Campeonato Brasileiro. Sob seu comando, o Corinthians conseguiu se recuperar na tabela, alcançar nove vitórias consecutivas e assegurar uma vaga na Pré-Libertadores.
O técnico argentino também levou o clube até as semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, embora tenha sido criticado pelas eliminações e por instabilidades no desempenho coletivo. Em 2025, foi responsável por quebrar um jejum de seis anos sem troféus ao conquistar o título do Campeonato Paulista.
Apesar do título estadual, os resultados recentes e a queda de rendimento foram determinantes para o desligamento da comissão técnica. Agora, a diretoria trabalha para definir um novo nome, de preferência com histórico vencedor, liderança consolidada e perfil de gestão compatível com os desafios do elenco atual.
Timão venceu o Sport pelo placar de 2 a 1 de virada, com grande atuação de Memphis Depay, que marcou os dois gols do time na Neo Química Arena
|
No último sábado (19), o Corinthians enfrentou o Sport em partida válida pela quinta rodada do Brasileirão, na Neo Quimica Arena. De virada, a equipe alvinegra derrotou o rubro-negro pelo placar de 2 a 1, com dois gols de Memphis Depay. Para o time nordestino, o português Sérgio Oliveira marcou.
Ex-Corinthians relembra saída do Timão depois de encarar a equipe no último sábado pelo Brasileirão
Após o confronto entre Corinthians e Sport, o ex-jogador do Timão, Chrystian Barletta, enfrentou o ex-clube na Neo Química Arena e deu detalhes da saída do clube do Parque São Jorge. O jogador foi contratado pelo alvinegro após se destacar no Campeonato Paulista de 2023, quando vestia a camisa do São Bernardo. Apesar das expectativas, o atacante teve poucas oportunidades e acabou sendo negociado com o Ceará.
"Isso é tranquilo, não entra dentro de campo. Fico feliz em vir e reencontrar alguns amigos que fiz durante a minha passagem pelo Corinthians, mas isso não pesa dentro de campo. Óbvio que é um grande estádio, um grande time, e todo mundo sabe o carinho que tenho pelo ex-clube. Mas, dentro de campo, estou defendendo o Sport."
"Não estava feliz aqui. Ainda tentei ficar por um tempo, mas chegava em casa e ficava conversando com minha família e minha esposa, pois não estava feliz. Então, procurei novos ares, e acho que isso fez bem pra mim."
"O que aconteceu na época foi que eles (diretoria do Duílio) tinham uma dívida com o São Bernardo e não queriam passar essa dívida para a diretoria que estava chegando, a gestão do Augusto. Não queriam me emprestar por um ano e deixar o dinheiro da compra para o outro ano. Então, preferiram me negociar logo, e foi isso o que aconteceu."
A vitória nesta quinta-feira no torneio continental pode recolocar o Timão na disputa pela classificação e aliviar a pressão no início de temporada
|
O Corinthians volta a campo nesta quinta-feira (24), às 19h, na Neo Química Arena, em mais um desafio pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. O adversário da vez será o Racing, do Uruguai, em confronto válido pela terceira rodada do Grupo C.
Depois de um começo instável no torneio continental, o Timão entra pressionado em busca de sua primeira vitória na competição. Nas duas primeiras rodadas, o Alvinegro acumulou uma derrota por 2 a 1 para o Huracán, em casa, e um empate por 1 a 1 diante do América de Cali, na Colômbia. Com apenas um ponto conquistado, o clube ocupa atualmente a terceira colocação da chave.
Apesar do momento delicado, o Corinthians tem a seu favor um retrospecto bastante positivo contra o Racing-URU. Em quatro partidas disputadas até o momento, o Timão soma três vitórias e um empate, com aproveitamento superior a 80%.
O primeiro encontro entre os dois clubes aconteceu em 2010, pela fase de grupos da Libertadores. Na ocasião, a equipe paulista venceu por 2 a 1 no Pacaembu e, no duelo de volta, triunfou novamente, por 2 a 0, no Uruguai. Já na edição de 2024 da Sul-Americana, os rivais se enfrentaram duas vezes: empate por 1 a 1 em Montevidéu e uma vitória convincente por 3 a 0 na Neo Química Arena, com gols de Rodrigo Garro, Yuri Alberto e Igor Coronado.
Do outro lado, o Racing ainda não pontuou nesta edição da Sul-Americana e chega à capital paulista como lanterna do grupo, buscando surpreender para se manter vivo na briga por uma vaga na próxima fase.
A expectativa da Fiel Torcida é de um bom desempenho da equipe, que tenta embalar sob o comando do interino Orlando Ribeiro, após a demissão de Ramón Díaz. A vitória nesta quinta pode recolocar o Corinthians na disputa pela classificação e aliviar a pressão no início de temporada.