
Futebol
Corinthians prioriza a parte física e volta a poupar titulares em treino desta quinta-feira
Futebol
|
Após a eliminação para o Barcelona de Guaiaquil na última quarta-feira, o Corinthians volta a campo na noite deste domingo (16), para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. O clássico será disputado no Estádio Allianz Parque e terá início às 18h30.
Com Rodrigo Garro entre os titulares, o Corinthians está escalado para enfrentar o Palmeiras
Para o duelo de hoje à noite contra o Palmeiras, Ramón Díaz tem uma notícia importante, tendo em vista que, o meia Rodrigo Garro, treinou no último sábado (15) e deve estar em campo como titular do meio-campo do Corinthians, para o primeiro jogo. Vale ressaltar, que o argentino vem sofrendo com constantes dores no joelho, mas tem atuado no sacrifício nos jogos do Timão, assim como ocorreu na última quarta, contra o Barcelona.
Portanto, Ramón Díaz escalou o Corinthians para o clássico da seguinte forma: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele, José Martínez e André Carrillo; Ángel Romero, Memphis Depay e Yuri Alberto. Na lateral-esquerdo, o recém-chegado Angileri, ganhou a vaga de Matheus Bidu e Hugo.
Transmissão de Palmeiras e Corinthians
A grande decisão do Campeonato Paulista de 2025 começa neste domingo (16), com o primeiro duelo entre Palmeiras e Corinthians. O jogo de ida será disputado no Allianz Parque, às 18h30 (de Brasília), enquanto a partida de volta acontecerá na Neo Química Arena, no dia 27. Diversos canais transmitirão a partida. São eles: Record TV, Play Plus, R7, CazéTV, Max, Nosso Futebol, Uol Play e Zapping.
Escalação do Palmeiras
Do lado palmeirense, o técnico português Abel Ferreira, escalou o Palmeiras da seguinte forma: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Vitor Roque fará segundo jogo pelo time alviverde.
Timão vai ao mercado na segunda janela da temporada, após contratar apenas um reforço para o início do ano, que foi o lateral-esquerdo Angileri
|
No início da temporada, o Corinthians optou por contratar apenas um jogador, que foi o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, que estava no Getafe, da Espanha, mas rescindiu com o clube europeu e fechou contrato de um ano com o Timão. A direção manteve os principais jogadores no início da temporada, o que fez o alvinegro segurar a chegada de novos atletas.
Corinthians deve contratar zagueiro para suprir possível saída de Félix Torres
Para o meio do ano, o Corinthians deve vender jogadores e pode sair até mesmo uma grande venda, sendo o mais cotado, o meia de 20 anos, Breno Bidon, que desperta o interesse de muitos times do futebol europeu, principalmente depois do que jogou pelo Sul-Americano sub-20 com a Seleção Brasileira.
Mais jogadores devem ser vendidos para que o Corinthians bata a meta orçamentária, dentre as saídas, uma decepção, o zagueiro Félix Torres, que vem cada vez mais perdendo o seu espaço dentro do elenco e não vem atuando com o novo técnico, Dorival Júnior. O último jogo do equatoriano, foi contra o Racing, do Uruguai, pela Sul-Americana, onde o atleta acabou sendo expulso.
Antes de pensar em vender Félix Torres, o Corinthians já tinha um entendimento de que precisava ir ao mercado em busca de um zagueiro, que no momento, tem sido algo cada vez mais urgente, por conta das constantes falhas do sistema defensivo. O Timão tem tido uma das piores defesas da temporada, entre as equipes da Série A do Brasileirão.
Sobre Félix Torres
Segundo as informações do site 'Itatiaia', a diretoria do Corinthians não deve dificultar uma saída de Félix Torres em julho, na abertura da janela de transferências. No começo de 2024, o Timão topou investir US$ 6,5 milhões (R$ 31,5 milhões na cotação da época) pelo equatoriano, que veio do Santos Laguna-MEX.
Treinador busca uma solução para a ausência de Rodrigo Garro, que ainda se recupera de uma tendinopatia patelar no joelho direito e não joga desde 27 de março
|
Mesmo com pouco tempo de casa, o calendário apertado fez Dorival Júnior adotar uma outra abordagem com o elenco 'curto' do Corinthians. O treinador fez testes com o grupo e encontrou novas posições para atletas que não estavam sendo tão utilizados.
É o exemplo de Maycon. No empate por 1 a 1 com o América de Cali, pela Sul-Americana, o volante foi escalado pelo treinador como primeiro homem do meio de campo, posição ocupada por Raniele na maioria das partidas. Dorival Júnior acredita que o jogador pode ser polivalente no setor e inclusive dividir o campo com o titular.
"Todos nós acompanhamos um pouco da trajetória desse atleta atuando adiantado. Acho que ele tem perfil interessante para a posição, um pouquinho diferente do Raniele. Podem jogar juntos em algum momento", disse o treinador na entrevista coletiva.
Opção na armação
Dorival Júnior também busca uma solução para a ausência de Rodrigo Garro. O treinador ainda não pôde contar com o meia, que se recupera de uma tendinopatia patelar no joelho direito e não atua desde a final do Paulistão, no dia 27 de março.
Reserva imediato para a posição é Igor Coronado, que marcou na vitória por 4 a 2 contra o Internacional, quando entrou no decorrer da segunda etapa. Apesar do desempenho do meia, Dorival Júnior optou por Breno Bidon no confronto contra o América de Cali e acredita que o jovem, na verdade, é um armador.
Próximo jogo do Corinthians
Dorival deve escalar a 'força máxima' da equipe no confronto contra o Mirassol, no sábado, 10, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no estádio Campos Maia, no interior paulista.
O treinador não quer priorizar nenhuma competição, entretanto, escalou a equipe titular no duelo contra o Internacional, justamente no Brasileirão. Atualmente na oitava posição, o Corinthians tenta embalar uma sequência de duas vitórias e se aproximar do G-6.
Escalado como titular ao lado de André Ramalho, o dono da camisa 25 do Timão sequer foi substituído e permaneceu os 270 minutos em campo
|
O zagueiro Cacá é o nome da vez no Corinthians. O defensor iniciou a temporada na reserva, chegou a ser a última opção do elenco para a posição, mas "renasceu" no clube do Parque São Jorge sob o comando de Dorival Júnior em um contexto marcado pela má fase de Félix Torres e o afastamento de Gustavo Henrique, entregue ao departamento médico.
Nos três primeiros jogos da nova comissão técnica, Cacá tem sido um dos homens de confiança de Dorival Júnior. Escalado como titular ao lado de André Ramalho, o dono da camisa 25 do Timão sequer foi substituído e permaneceu os 270 minutos em campo.
A título de comparação, a última vez que Cacá foi titular em três jogos seguidos pelo Corinthians foi em agosto do ano passado, quando o zagueiro foi utilizado nas rodadas 23 e 24 do Brasileirão e também no confronto com o Red Bull Bragantino, pela Copa Sul-Americana.
A mudança de status no grupo do Timão se deu por dois motivos. O primeiro é a boa forma física e a conduta no dia a dia do CT Joaquim Grava. A nova comissão técnica tem dado bastante atenção para a parte defensiva da equipe, e Cacá é um dos nomes que melhor tem respondido aos estímulos.
O contexto também acabou por ajudar o defensor. Afinal, o equatoriano Félix Torres vive má fase, perdeu a confiança e tem empilhado falhas individuais em seus últimos jogos, como o pênalti e a expulsão na final do Paulistão contra o Palmeiras, e a expulsão no jogo com o Racing, pela Copa Sul-Americana.