
Futebol
|
O Corinthians não teve vida fácil contra o Universidad Central, da Venezuela, na noite desta quarta-feira, 26, em confronto de volta da segunda fase classificatória da Libertadores na Neo Química Arena. O Timão precisou ficar na frente do placar por três vezes para vencer o adversário por 3 a 2 e garantir a classificação para a próxima fase da competição continental.
Como era de se esperar por estar jogando em Itaquera, o Corinthians começou o jogo de forma dominante. O primeiro gol saiu aos dois minutos com Yuri Alberto aproveitando passe de André Carrillo. No lance seguinte, no entanto, uma falha de João Pedro Tchoca em uma rebatida iniciou a jogada do empate, finalizada com o cabeceio de Zapata.
O Timão não se abalou pelo gol sofrido e continuou pressionando até que Memphis Depay encontrasse Matheus Bidu entrando na área para recolocar o time da casa em vantagem. Contudo, cinco minutos após o gol, o Timão, de novo, sofreu o gol depois de uma falha grotesca de Hugo Souza na saída da pequena área em cobrança de escanteio. Com o erro do goleiro corintiano, Adrian Martínez cabeceou para o chão para, sem dificuldade alguma, recolocar a igualdade na partida aos 41 do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Timão continuou criando boas oportunidades, mas pecou no momento da finalização. Com o passar do tempo, o nervosismo começou a aparecer na torcida, que lotou a Neo Química Arena, e nos jogadores. Aos 43 minutos, Garro fez um belo cruzamento para Yuri Alberto que arrematou de primeira para colocar o alvinegro de volta a frente do placar.
Além da classificação para a terceira fase da Conmebol Libertadores, o Corinthians também garantiu que irá disputar uma competição continental em 2025, pois caso seja eliminado na fase seguinte, o time jogará a Sul-Americana.
Com a janela de transferências em andamento, o Timão enfrenta risco de sanção da FIFA por inadimplência em acordo firmado
|
O Corinthians pode ser penalizado com um transferban da FIFA caso não quite uma dívida de R$ 4 milhões nos próximos três dias. O valor é referente a um acordo com antigos credores e foi parcelado, com previsão de pagamento imediato. A gestão interina de Osmar Stabile é quem comanda o clube no momento.
De acordo com o que foi divulgado, o clube tem um período de carência de três dias para efetuar o pagamento. Caso a parcela não seja paga nesse prazo, a FIFA pode impedir o Corinthians de registrar novos jogadores. A restrição impactaria diretamente a montagem do elenco.
O risco de sanção surge em meio à abertura da janela de transferências, o que agrava o cenário para o clube do Parque São Jorge. Impedido de contratar, o Corinthians perderia a chance de reforçar seu time em um momento decisivo da temporada. A equipe ainda busca soluções dentro e fora de campo.
No futebol, o Corinthians vive sequência de resultados negativos e foi derrotado pelo Red Bull Bragantino na Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão Betano. O time comandado por Dorival Júnior tenta se recuperar para se afastar das últimas posições na tabela da competição.
Nos bastidores, a crise política segue intensa. O presidente Augusto Melo é investigado por conta do contrato com a empresa ‘Vai de Bet’, enquanto protestos da torcida foram registrados no CT Joaquim Grava nesta semana. Os torcedores cobraram postura e alertaram para o cenário de instabilidade.
Técnico que esteve perto do Corinthians em abril voltou a ser alvo no mercado e recebeu nova investida do Leão do Pici após Vojvoda ser demitido
|
O técnico Tite recebeu uma proposta oficial do Fortaleza para assumir o comando técnico da equipe após a saída de Juan Pablo Vojvoda. O clube cearense iniciou contatos ainda na segunda-feira (14), quando o CEO Marcelo Paz conversou com Gilmar Veloz, representante do treinador, buscando viabilizar um acerto.
O treinador, no entanto, agradeceu o convite e optou por não aceitar a oferta. Tite seguirá afastado do futebol pelo menos até o fim de 2025, priorizando cuidados com a saúde física e mental. Segundo apurado, o técnico passará por uma cirurgia no joelho nos próximos meses.
Sem clube desde sua saída do Flamengo, em setembro de 2024, Tite tem mantido o foco na família e na recuperação pessoal. A pausa nas atividades também foi motivada por recomendações médicas, o que dificulta qualquer retorno a curto prazo ao trabalho à beira do campo.
Em abril deste ano, o técnico já havia sido procurado pelo Corinthians, mas também encerrou as tratativas antes de um possível acerto. À época, a justificativa foi semelhante: não se sentia pronto física e mentalmente para reassumir a rotina de treinador.
Com a nova recusa, o Fortaleza segue no mercado à procura de um novo nome para ocupar o cargo de treinador. Tite, por sua vez, mantém a posição de não assumir compromissos profissionais enquanto não estiver totalmente recuperado.
Após quatro meses, dois estrangeiros voltaram a ser escalados entre os titulares da equipe paulista, mas um deles já é baixa
|
Rodrigo Garro e Memphis Depay voltaram a atuar juntos como titulares do Corinthians na derrota para o Red Bull Bragantino, no último sábado, pela 13ª rodada do Brasileirão. A última vez que a dupla havia iniciado uma partida foi na final do Campeonato Paulista, no dia 27 de março, contra o Palmeiras.
Desde então, passaram-se 20 partidas sem que os dois fossem escalados desde o início. A ausência prolongada de Garro se deve ao tratamento de uma tendinopatia no joelho direito, que o afastou por mais de dois meses após o término do estadual.
Em 2025, Memphis e Garro começaram juntos em campo apenas oito vezes, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, resultando em um aproveitamento de 58,33%. O time marcou 11 gols nesses jogos e sofreu 10. Garro balançou as redes uma vez e recebeu três cartões amarelos; já Memphis ainda não marcou e foi advertido duas vezes.
Para a próxima partida, apenas Garro estará à disposição. Memphis está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido diante do Bragantino e desfalca o time no jogo contra o Ceará, nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena Castelão.
A expectativa é que ambos possam atuar novamente lado a lado no clássico do próximo sábado, contra o São Paulo, no Morumbis, pela 15ª rodada. O departamento médico também acompanha a situação de Yuri Alberto, ainda em recuperação de lesão.