
Futebol
|
O Corinthians anunciou oficialmente o técnico Dorival Júnior, de 63 anos, que comandará seu primeiro treino com a camisa do Timão. Dorival acompanhou a goleada sofrida diante do Flamengo nos camarotes do Maracanã , ao lado de Fabinho Soldado, gerente de futebol corinthiano. O técnico também conversou com os jogadores e com o técnico interino Orlando Ribeiro antes da partida.
Para este primeiro treino, o novo comandante do Timão não contará com peças importantes do elenco, como Rodrigo Garro, que se recupera de uma cirurgia no joelho e retorna apenas em junho, também Memphis Depay que saiu lesionado no último jogo e neste momento é dúvida para o confronto desta semana contra o Novorizontino, fora de casa, em partida que marcará a estreia do Corinthians na Copa do Brasil, e de Dorival Júnior como técnico do alvinegro paulista.
A chegada de Dorival Júnior acontece após longas negociações. O treinador foi inicialmente considerado o favorito para o cargo, mas com o técnico Tite livre no mercado, o Corinthians resolveu tentar a contratação do técnico. Após a recusa do técnico campeão da Copa Libertadores e Mundial de 2012 por motivos de saúde, o Corinthians voltou sua atenção para Dorival Júnior e fechou contrato válido até o fim de 2026.
A chegada do ex-comandante da Seleção Brasileira veio após algumas reuniões entre o treinador, seu agente Edson Khodor e Fabinho Soldado. Dorival Júnior considera o elenco do Corinthians um dos cinco melhores do país, e gostou do projeto esportivo apresentado pelo gerente de futebol do Corinthians.
O experiente treinador chega para sua primeira passagem a frente do Timão, se tornando o nono técnico a treinar as quatro principais equipes do estado de São Paulo. Ele se junta a outros grandes técnicos da história do futebol brasileiro, como Aymoré Moreira, Oswaldo Brandão, Rubens Minelli, Nelsinho Baptista, Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira.
Esta será sua primeira experiência à frente do Timão, e ele terá o desafio de reorganizar a equipe para a sequência da temporada 2025
|
O Corinthians anunciou na tarde desta segunda-feira (28) a contratação de Dorival Júnior como seu novo técnico. O vínculo do ex-comandante da Seleção Brasileira com o clube vai até 31 de dezembro de 2026. A chegada de Dorival ocorre após a saída de Ramón Díaz e a negativa de Tite, que optou por não assumir o time.
Dorival já iniciou os trabalhos no CT Joaquim Grava nesta segunda-feira. Ele foi apresentado ao elenco e à comissão técnica, que também recebeu reforços: os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero, além do preparador físico Celso Resende.
No domingo, o treinador já dava sinais de proximidade com o Timão. Ao lado da diretoria, Dorival foi visto nos camarotes do Maracanã, acompanhando a partida entre Corinthians e Flamengo. Antes do jogo, ele também visitou o vestiário, conversando com Orlando Ribeiro, interino da equipe, e alguns jogadores.
A negociação final entre as partes foi definida na sexta-feira. Fabinho Soldado, executivo de futebol do clube, teve uma reunião com Edson Khodor, empresário de Dorival, para acertar valores salariais e formalizar o acordo. O nome do técnico era consenso entre Fabinho e o presidente Augusto Melo, especialmente pela parceria anterior entre Dorival e o executivo no Flamengo, em 2018 e 2022.
O Corinthians já havia feito contato inicial com Dorival logo após a saída de Ramón Díaz. No entanto, a diretoria priorizou a tentativa de repatriar Tite, que acabou desistindo após sofrer uma crise de ansiedade na última terça-feira (22). Com o plano A descartado, Fabinho Soldado viajou até Florianópolis para reabrir as conversas com Dorival, que culminaram no acerto oficial.
Dorival Júnior chega ao Parque São Jorge após uma passagem de um ano pela Seleção Brasileira, onde acumulou 16 partidas, com sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Em 2023, o treinador conquistou a Copa do Brasil comandando o São Paulo, encerrando um jejum de títulos importantes no clube do Morumbi.
Aos 63 anos, Dorival soma uma extensa trajetória no futebol brasileiro, tendo dirigido também equipes como Palmeiras, Fluminense, Santos e Athletico-PR. Esta será sua primeira experiência à frente do Corinthians, e ele terá o desafio de reorganizar a equipe para a sequência da temporada 2025.
Treinador que chegou na final da Copa São Paulo de 2025 treinou a equipe sub-20 nesta manhã de segunda-feira, e agora foca no confronto contra o Fortaleza
|
O técnico Orlando Ribeiro voltou ao comando da equipe sub-20 do Corinthians na manhã desta segunda-feira (28) após passagem de três jogos como técnico interino do Timão depois da demissão de Ramón Díaz. Agora o treinador prepara sua equipe para a partida dessa quarta-feira contra o Fortaleza, na Fazendinha, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, nesta quarta-feira (30) as 15h.
Sob o comando da equipe profissional do Corinthians, o técnico obteve um aproveitamento de 66,6%, com duas vitórias em casa contra Sport e Racing-URU, e uma derrota contra o Flamengo no Maracanã. Na partida contra o Sport, o Corinthians venceu por 2 a 1, de virada com dois gols de Memphis Depay, em uma partida que poderia ter acabado com goleada para o Timão, que abusou das chances perdidas. No jogo contra o Racing-URU, vitória por 1 a 0 com gol marcado por Romero, em jogo que o Corinthians atuou com 10 em campo durante maior parte do tempo. E no seu único jogo fora de casa, derrota para o Flamengo por 4 a 0.
Com a chegada oficial de Dorival Júnior ao comando da equipe profissional, Orlando retornou suas atenções para os compromissos da equipe sub-20 do Timão. Neste ano de 2025, o técnico levou a equipe à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde foi derrotado pelo São Paulo. Para a sequência da temporada, o Corinthians sub-20 ainda disputa o Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista.
No comando da equipe sub-20 desde outubro de 2024, quando assumiu após a demissão do técnico Danilo, o trabalho de Orlando é bem avaliado internamente. O treinador tem respaldo da diretoria das categorias de base do Corinthians, comandada pelo Diretor Geral Claudinei Alves e pelo Diretor Executivo Alex Brasil.
Goleiro evitou uma goleada maior do adversário, mas falhou no terceiro marcado, marcado pelo atacante Pedro, que fez dois na partida
|
Na tarde do último domingo (27), o Corinthians enfrentou o Flamengo no Estádio do Maracanã, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Completamente dominado, principalmente no primeiro tempo, o Timão sofreu uma goleada pelo placar de 4 a 0, com gols de Everton Cebolinha, Arrascaeta e Pedro (duas vezes). O duelo marcou o último jogo sob o comando do interino Orlando Ribeiro, que dará lugar a Dorival Júnior.
Hugo Souza se defende após falha e fala sobre derrota do Corinthians contra o Flamengo
Após a partida de ontem, o goleiro do Corinthians Hugo Souza, falou com os repórteres na zona mista do Estádio do Maracanã sobre a atuação da equipe no jogo contra o Flamengo, além disso, comentou da falha cometida no terceiro gol e das vaias recebidas pelo torcedor do time carioca.
Vaias da torcida do Flamengo
"Era de esperar que eu fosse xingado, vaiado. Eu fui criado aqui e isso faz parte. Mas eu tive que me manter no jogo. Se vocês pegarem o jogo todo, eu só tive essa falha, logo em uma posição que não permite erro. Fiz um jogo onde não tive erro nenhum, só esse. Infelizmente, gerou o gol do adversário — analisou o goleiro do Corinthians. — Eu tive que manter a cabeça boa e no jogo para que eu pudesse dar o meu melhor, entendendo que faz parte do futebol, e vai acontecer hoje, vai acontecer outras vezes. Não vai ser só eu que vou errar."
Falha no terceiro gol
"Ontem, eu estava assistindo à final da Copa do Rei. O Courtois acabou falhando. Eu falei: "Ele continua sendo o melhor goleiro do mundo". Óbvio que eu não estou me comparando, mas o erro de hoje não me faz ser o pior do mundo, e o acerto de amanhã também não me faz ser o melhor do mundo. Então, eu continuo trabalhando da mesma forma, entendendo que isso faz parte."
"Quando eu falo que, na minha vida, eu trabalhei a minha cabeça, é para esses momentos. Não para um momento bom, somente para um momento ruim. Entender que quarta-feira já tem uma outra oportunidade de mostrar de novo."
Derrota do Corinthians
"Acho que faltou um pouco mais de atitude da nossa equipe, sem bola. A gente sabia que era muito difícil conseguir aproximar a marcação da equipe do Flamengo. Só que a gente, em alguns momentos, acabou não tendo a atitude correta para que pudesse impedir o que foi feito aqui no jogo hoje. Mas agora é corrigir os erros, isso aí o professor vai falar melhor do que eu. Na minha visão, acho que o que precisa melhorar foi a atitude que tivemos, principalmente, no primeiro tempo, que não foi nem um pouco legal."