Futebol

Luxemburgo faz comparação com Real Madrid ao avaliar o Corinthians

Durante participação no programa da TV Bandeirantes, o treinador destacou a inteligência de Ramón ao adaptar a equipe às características dos jogadores

Luxemburgo fez uma analogia do Corinthians de Ramón Díaz com o esquema tático do clube espanhol - Foto: Reprodução
Luxemburgo fez uma analogia do Corinthians de Ramón Díaz com o esquema tático do clube espanhol - Foto: Reprodução

08 Abr 2025 | 19:55 |

Icon Comentário0

Desde a chegada de Ramón Díaz ao comando do Corinthians, o esquema tático 4-3-1-2 se consolidou como o preferido do treinador. Com um meio-campo estruturado em losango, a formação se tornou ainda mais eficaz após a contratação de Memphis Depay, em setembro de 2024. O impacto da mudança tem sido elogiado por especialistas do futebol, entre eles Vanderlei Luxemburgo, que comparou o modelo adotado pelo argentino ao sistema utilizado pelo Real Madrid de Carlo Ancelotti.


Durante participação no programa da TV Bandeirantes, Luxemburgo destacou a inteligência de Ramón ao adaptar a equipe às características dos jogadores, especialmente ao aproveitar o potencial de Memphis.


“O treinador é fundamental quando consegue entender a qualidade do atleta que vai dirigir. Não é o que ele pensa, é entender a qualidade do atleta. O Ramón é muito inteligente. O Memphis não pode correr para lá e para cá igual barata tonta, não tem condição física para isso”, afirmou o ex-treinador.


Luxemburgo também fez uma analogia com o esquema tático do clube espanhol.

“O que ele fez com o Memphis? Ele joga como segundo atacante do lado do Yuri Alberto, quem corre no meio e fecha a linha de quatro, muito parecido com o que o Ancelotti faz no Real Madrid. O Ancelotti, quando o inglês (Bellingham) não joga, ele faz uma linha de quatro e traz o Vini. Quando o Corinthians é atacado, o Memphis vira um segundo atacante junto com o Yuri. Ele é um jogador que vem negociar a bola e se aproxima para aproveitar o que tem de melhor, que é servir e finalizar. Não adianta correr igual barata tonta”, completou.


Desde que vestiu a camisa alvinegra, Memphis Depay se tornou peça-chave no sistema ofensivo do Timão. O holandês acumula dez gols e 12 assistências em 32 partidas disputadas entre 2024 e 2025. Foi um dos grandes protagonistas na conquista do Campeonato Paulista desta temporada e teve participação decisiva na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco no último sábado.

Apesar do bom momento, o atacante será desfalque na partida contra o América de Cali, pela Sul-Americana. Ele foi poupado pela comissão técnica devido a um trauma no tornozelo direito, sofrido durante o confronto com o clube carioca. Essa será a primeira ausência de Memphis por problema físico desde sua chegada ao Corinthians. O contrato do jogador com o clube vai até junho de 2026.


Futebol

Dorival Júnior exalta retornos de Vitinho e André Luiz ao Corinthians: "Ajudaram bastante"

O treinador corinthiano ganhou mais opções no elenco, para a sequência do Campeonato Brasileiro e para a reta final da Copa do Brasil

Vitinho e André Luiz foram elogiados pelo técnico Dorival Júnior, após Corinthians e São Paulo - Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC
Vitinho e André Luiz foram elogiados pelo técnico Dorival Júnior, após Corinthians e São Paulo - Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

21 Nov 2025 | 18:20 |

Icon Comentário0

Após a vitória sobre o São Paulo na noite da última quinta-feira (20), o Corinthians segue se preparando para a sequência do Campeonato Brasileiro, visando os duelos contra o Cruzeiro, pelas semifinais da Copa do Brasil. O técnico Dorival Júnior ganhou mais opções para este momento da temporada, já que Vitinho e André Luiz retornaram de suas lesões. Ambos foram elogiados pelo comandante corinthiano.


Dorival Júnior exalta retornos de Vitinho e André Luiz ao Corinthians


Na coletiva de imprensa depois da partida entre Corinthians e São Paulo, na Neo Química Arena, Dorival Júnior foi questionado a respeito de Vitinho e André Luiz, que foram desfalques da equipe alvinegra por um longo tempo, mas retornaram a tempo de disputarem as partidas finais do Campeonato Brasileiro, além das semis da Copa do Brasil.


Dorival Júnior exalta retornos de Vitinho e André Luiz ao Corinthians: "Estávamos na expectativa de um retorno."

Dorival Júnior comenta sobre Vitinho e André Luiz: "Ajudaram bastante, jogadores que estávamos na expectativa de um retorno. O Vitinho poderia ter iniciado a partida, mas acabei mudando a escalação inicial. Já vem mostrando algumas coisas importantes para nós. O André voltou, teve o tempo necessário para a recuperação, é um garoto que vem ganhando espaço e, pelo trabalho e dedicação, está na nossa equipe."


Atleta que disputa posição no comando de ataque do Corinthians, Gui Negão também foi elogiado por Dorival Júnior. Jovem atacante foi titular. "Ele tem que entender que é um titular. Está treinando, trabalhando, não se entregou. Aproveitou muito bem. Essa cautela e essa calma é necessária dentro das possibilidades de cada partida. Hoje era um jogo para ele, eu tinha certeza disso. Nos ajudou e é isso que eu quero de todos. Quero que quem não está jogando aperte quem está jogando. É um jogador com muitas qualidades."

Próxima partida do Corinthians

Após a vitória sobre o São Paulo na noite desta quinta-feira, o Corinthians viaja para a Belo Horizonte neste final de semana, onde no próximo domingo (23), a equipe do técnico Dorival Júnior encara o Cruzeiro, às 20h30, no Estádio do Mineirão, em partida válida 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Futebol

Dorival Júnior valoriza campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro em meio a dificuldades

Treinador do Timão relembra de todas as dificuldades que o clube do Parque São Jorge enfrentou ao longo desta temporada, dentro e fora de campo

Dorival Júnior comentou sobre a situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Dorival Júnior comentou sobre a situação do Corinthians no Campeonato Brasileiro - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

21 Nov 2025 | 18:00 |

Icon Comentário0

Apesar de estar na metade da tabela do Campeonato Brasileiro e distante da briga por uma vaga na pré-Libertadores, o técnico Dorival Júnior preferiu valorizar a campanha do Corinthians após a vitória contra o São Paulo, na noite da última quinta-feira (20). O comandante corinthiano relembrou todas as dificuldades que o clube do Parque São Jorge enfrentou nesta temporada de 2025.


Dorival Júnior valoriza campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro em meio a dificuldades


Mesmo com uma campanha mediana dentro do Campeonato Brasileiro, o Corinthians pretende encerrar em alta a competição de pontos corridos, justamente para chegar fortalecido e encarar o Cruzeiro, pelas semifinais da Copa do Brasil. Vale ressaltar, que o alvinegro paulista decide em casa a vaga para a final do torneio.


Dorival Júnior valoriza campanha do Corinthians no Campeonato Brasileiro em meio a dificuldades: "Fico satisfeito com o que tenho visto."

Dorival Júnior relembra falta de reforços no Corinthians, mas revela a felicidade por ter dado oportunidades ao garotos das categorias de base do alvinegro. "Fico satisfeito com o que tenho visto. Há pouco tempo ninguém falava de Gui Negão, Dieguinho, André e outros. É um trabalho muito justo. Isso vai nos dar segurança para o ano que vem. Vamos sair fortalecidos."


Lesões e suspensões ao longo desta temporada, com o elenco curto. "O Corinthians tem apenas um ano de formação desse grupo. Com certeza teremos a possibilidade de crescer ainda mais quando encontrarmos uma regularidade. Tivemos muitas perdas por lesão, não consegui dar uma sequência. As situações aconteceram do dia para a noite."

Corinthians no Campeonato Brasileiro: "Temos uma equipe que está buscando uma regularidade. Com as variações que tivemos, as mudanças, as dificuldades foram maiores. Estamos começando a ter todos em condições agora. Mesmo assim acabamos perdendo jogadores de um dia para o outro. Acho que o Corinthians vem fazendo um campeonato um pouco acima até do que imaginávamos. É claro que queremos as primeiras posições, mas o Corinthians precisa evoluir como equipe, é um processo."


Futebol

Crespo revela que Memphis Depay decidiu jogo para o Corinthians: "Acabou com o jogo"

O clássico Majestoso finalizou com uma vitória do alvinegro paulista pelo placar de 3 a 1, onde o camisa 9 Yuri Alberto marcou dois gols

Crespo comentou sobre a vitória do Corinthians sobre o São Paulo e vê méritos em Memphis Depay - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Crespo comentou sobre a vitória do Corinthians sobre o São Paulo e vê méritos em Memphis Depay - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

21 Nov 2025 | 15:30 |

Icon Comentário0

Na noite da última quinta-feira (20), o Corinthians enfrentou o São Paulo, na Neo Química Arena, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e o alvinegro paulista venceu o clássico Majestoso pelo placar de 3 a 1. Após o final da partida, o técnico Hernán Crespo deu méritos ao atacante Memphis Depay, pela vitória do Timão, em entrevista na sala de imprensa.


Crespo revela que Memphis Depay decidiu jogo para o Corinthians


Na entrevista coletiva do São Paulo, o técnico Hernán Crespo deu total mérito a vitória do Corinthians, para o atacante Memphis Depay, que marcou um golaço, dando uma caneta no zagueiro Sabino e finalizando no canto. Naquela altura do clássico, o Timão havia marcado o segundo gol da equipe, já aos 38 minutos da segunda etapa.


Crespo revela que Memphis Depay decidiu jogo para o Corinthians: "Acabou com o jogo."

Hernán Crespo comentou a vitória do Corinthians sobre o São Paulo, destacando o golaço de Memphis Depay. "O primeiro tempo foi equilibrado, talvez eles tenham controlado mais a bola. Não saímos dessa situação. Era para empate. Saiu o pênalti. No segundo tempo mudamos e começamos a controlar. Chegamos ao empate, controlávamos o jogo. Neste momento parecia que o São Paulo estava mais confortável em campo. Depois, teve a hierarquia. O atacante da Holanda, com hierarquia, caneta, gol. E acabou o jogo."


O comandante do São Paulo ainda destacou que briga com o Bragantino e o Corinthians, para chegar a Libertadores em 2026. "Ninguém gosta de perder clássico, mas é assim. Temos de olhar para a frente. Temos um campeonato à parte com Bragantino e Corinthians para chegar à Libertadores. Falei muitas vezes. Temos de olhar para frente, cabeça alta e continuar."

O treinador do São Paulo ainda falou sobre as inúmeras lesões da equipe para o duelo contra o Corinthians. "A realidade hoje por tudo o que aconteceu na temporada é essa. Aconteceu uma coisa grave com o Oscar. Já sabemos o que aconteceu com o Lucas. As coisas acontecem todos os dias. Coisas difíceis. Mas somos isto. Quantos somos? 13, 14... Bola para a frente. Vamos todos juntos. A realidade é essa."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Executivo de futebol do Corinthians comenta sobre possível saída de Yuri Alberto
Futebol

Executivo de futebol do Corinthians comenta sobre possível saída de Yuri Alberto

21 Nov 2025 | 14:34

Icon Comentário0
Jornais holandeses exaltam partida de Memphis Depay no Corinthians: "Roubou a cena"
Futebol

Jornais holandeses exaltam partida de Memphis Depay no Corinthians: "Roubou a cena"

21 Nov 2025 | 12:50

Icon Comentário0
Yuri Alberto revela provocação de Luciano antes de marcar de pênalti pelo Corinthians: "Eu sei..."
Futebol

Yuri Alberto revela provocação de Luciano antes de marcar de pênalti pelo Corinthians: "Eu sei..."

21 Nov 2025 | 11:58

Icon Comentário0