
Futebol
|
Na tarde deste domingo, 2, o Corinthians anunciou que o meio-campista Igor Coronado se lesionou durante os treinamentos nesta semana no CT Joaquim Grava e virou desfalque preocupante para o clube do Parque São Jorge, que está em uma maratona de decisões neste mês de março.
O camisa 77 sofreu uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita. Coronado já desfalca o Corinthians neste domingo, 2, contra o Mirassol, na Neo Química Arena, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
O Timão não deu mais detalhes sobre a lesão do meia, porém a preocupação com os jogos da terceira fase da Conmebol Libertadores contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador, que acontecem nos dias 5 e 12 de março. O jogador é o reserva imediato de Rodrigo Garro e tem entrado com frequência no segundo tempo das partidas.
Além de Igor Coronado, o departamento médico conta com Raniele, que se lesionou no primeiro jogo contra o Universidad Central, da Venezuela, pela Libertadores. O volante terá que ficar cerca de um mês afastado dos gramados.
Sem Igor Coronado, o Corinthians foi escalado com a seguinte formação para o duelo diante do Mirassol: Hugo Souza, Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, André Carrillo e Breno Bidon; Ángel Romero, Yuri Alberto e Memphis Depay. Técnico: Ramón Díaz.
Feito, além de positivo, é considerado raro neste século no clube alvinegro, pois são poucos os que conseguiram desempenhos parecidos
|
O empate do Corinthians contra o América de Cali (COL), em plena Neo Química Arena, na última terça-feira, 6, pela Copa Sul-Americana, não foi positiva para a equipe na luta pela classificação aos playoffs do torneio. No entanto, o resultado permitiu a Dorival Júnior repetir o início de Ramón Díaz no comando da equipe, considerando os três primeiros jogos de casa.
Desde sua estreia, Dorival levou o Timão a vencer dois jogos e empatar um, marcando seis gols e sofrendo três e obtendo 77,8% de aproveitamento. É exatamente o mesmo índice conquistado por Ramón, que em seus três primeiros jogos também venceu dois e empatou um, marcando cinco gols e sofrendo três.
O feito, além de positivo, é considerado raro. Levantamento do portal Meu Timão verificou que, neste século, são poucos os que conseguiram desempenhos parecidos. Antes dos dois citados antes, o último a fazer igual ou melhor foi Fábio Carille, em 2017, que também venceu dois e empatou um jogo dos três primeiros em que comandou a equipe.
Antes de Carille, outros treinadores que conseguiram o feito foram Tite (três vitórias em 2015), Emerson Leão (duas vitórias e um empate em 2006) e Márcio Bittencourt (três vitórias em 2005). Vale lembrar que, desde 2001, o Corinthians trocou de técnico efetivo 38 vezes, sendo que alguns passaram pelo clube mais de uma vez.
Próxima partida de Dorival Júnior e seus comandados acontece neste sábado, 10, contra o Mirassol a partir das 18h30 (de Brasília) no estádio Campos Maia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Timão busca se manter na parte de cima do Campeonato Brasileiro e superar o tropeço pela Sul-Americana no meio de semana
Camisa 10 corinthiano tirou foto com crianças presentes, distribuiu camisas do Timão e chuteiras no local e participou de uma roda de samba
|
Após o treinamento do Corinthians nesta quinta-feira, 8, o atacante Memphis Depay aproveitou o momento de descanso e fez uma visita a uma ONG que fica no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
O camisa 10 corinthiano tirou foto com crianças presentes, distribuiu camisas e chuteiras no local e participou de uma roda de samba. Imagens do craque holandês realizando a visita na ONG foram divulgadas nas redes sociais.
Sempre muito solícito e carinhoso com os fãs, Memphis é rotineiramente visto visitando comunidades de São Paulo. A última foi Paraisópolis, segunda maior favela da capital paulista, no dia 21 de abril.
Na sexta-feira, 9, o Corinthians finaliza a preparação para enfrentar o Mirassol. Partida acontece neste sábado, 10, a partir das 18h30 (de Brasília) no estádio Campos Maia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
O Corinthians busca se manter na parte de cima do Campeonato Brasileiro e superar o tropeço pela Sul-Americana no meio de semana. Depois de sete rodadas na competição nacional, o Timão soma 10 pontos e ocupa a oitava colocação, perto da zona de classificação para a próxima edição da Conmebol Libertadores.
Alguns da cúpula corintiana se mostraram simpáticos ao modelo adotado pelo Green Bay Packers na NFL, que jogou na Neo Química Arena em 2024
|
O assunto SAF se tornou pauta nos bastidores do Corinthians nas últimas semanas. Nomes ligados à diretoria estudavam possibilidades diante da enorme crise financeira. Por outro lado, membros do Conselho Deliberativo e da principal torcida organizada mostraram rejeição a qualquer mudança do padrão associativo atual.
Alguns da cúpula corintiana se mostraram simpáticos ao modelo adotado pelo Green Bay Packers na NFL. A franquia possui uma forma de administração empresarial que tem como proprietários os próprios torcedores, com cotas determinadas.
No Corinthians, a ideia seria separar o futebol do social e vender essas cotas de participação para torcedores, como uma cooperativa. O modelo e a forma de ação se encontram em fase primária de estudos, mas sofre com enorme rejeição dentro do clube.
O modelo associativo é vigente no Corinthians, com conselheiros e associados decidindo o futuro do clube. Segundo Tuma, as conversas para uma reforma estatutária que possa abranger os sócios-torcedores em decisões, por exemplo, se encontram em pauta.
Paulo Roberto Bastos Pedro, membro do CORI (Conselho de Orientação), reprovou a ideia. "O que gera o esgotamento do modelo associativo é a gestão. Virar SAF não vai mudar nada. Sou advogado que lida com falências e sei que uma SAF mal gerida vira falência".
Fora dos portões do Parque São Jorge, a Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, adotou uma postura convicta sobre uma possibilidade de o Corinthians virar SAF no futuro. O presidente Alexandre Domênico Pereira, o Alê, se pronunciou na quarta-feira.
"Falam de SAF e somos totalmente contra. Se tiver um trabalho sério, o Corinthians jamais pode colocar em pauta. Um Corinthians que foi fundado em 1910, por operários, é inconcebível. Mudança de estatuto, sim, que é primordial", disse.
A conversa de SAF no Corinthians é tímida, porém ganhou partidários depois da rejeição das contas do primeiro ano da gestão Augusto Melo. O Conselho Deliberativo votou pela reprovação do balanço apresentado. Antes dos conselheiros, o Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação (CORI) recomendaram a reprovação dos documentos enviados pela diretoria de Augusto Melo.