Futebol

Renato Abreu: Da força no Timão ao legado eterno no Flamengo

Com história marcante no Corinthians e auge no Flamengo, Renato Abreu se reinventou fora dos campos após pendurar as chuteiras

O ex-jogador Renato Abreu esteve na campanha do Timão campeão do Paulistão e Copa do Brasil. Foto: reprodução.
O ex-jogador Renato Abreu esteve na campanha do Timão campeão do Paulistão e Copa do Brasil. Foto: reprodução.

26 Abr 2025 | 12:17 |

Icon Comentário0

Renato Abreu, nascido em São Paulo em 9 de junho de 1978, iniciou sua trajetória no futebol em Santa Catarina. No Marcílio Dias, jogava como atacante antes de passar por clubes como Joinville, União Barbarense e Guarani. Seu destaque veio em 2001, quando marcou dois gols contra o Flamengo pela Copa do Brasil, chamando a atenção do Corinthians.


No Timão, conquistou títulos importantes como o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, embora sem se firmar como titular absoluto. Sua transferência para o Flamengo, em 2005, marcou o início de sua melhor fase. Conhecido pelo potente chute, Renato virou referência nas cobranças de falta e caiu nas graças da torcida rubro-negra.


Durante sua passagem pelo Flamengo, o meia atuou em 271 partidas e marcou 73 gols, sendo uma das principais figuras do elenco. Além da Copa do Brasil de 2006, faturou títulos estaduais como o Carioca e a Taça Guanabara, mantendo uma alta regularidade dentro de campo e alcançando até mesmo uma convocação para a Seleção Brasileira em 2011.


Após uma breve experiência nos Emirados Árabes entre 2007 e 2010, Renato voltou ao Flamengo para uma segunda passagem de liderança. Encerraria sua carreira no Santos, em 2013, após uma temporada discreta. Sua ligação com o futebol permaneceu viva através de eventos esportivos e ações sociais com jovens atletas.

Atualmente, Renato Abreu reside no Rio de Janeiro, onde continua ativo em programas esportivos e homenagens ligadas ao Flamengo. Apesar de ainda não ter assumido uma função técnica, o ex-jogador deixou seu nome eternizado entre torcedores de Flamengo e Corinthians e sonha com novos projetos fora das quatro linhas.



Futebol

Quais atletas podem deixar o Corinthians ao final desta temporada?

Restando pouco mais de dois meses para o término das competições de 2025, o clube do Parque São Jorge ainda precisa resolver contratos de alguns jogadores

O Corinthians tem quatro jogadores que tem vínculo com o clube do Parque São Jorge até o final do ano - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O Corinthians tem quatro jogadores que tem vínculo com o clube do Parque São Jorge até o final do ano - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

07 Out 2025 | 10:30 |

Icon Comentário0

Restando pouco mais de dois meses para o final desta temporada, a diretoria do Corinthians precisa resolver a questão contratual de quatro jogadores do elenco, que tem o vínculo se encerrando em dezembro deste ano, são eles: o meio-campista Maycon, o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, e os atacantes Talles Magno e Ángel Romero.


Quais atletas podem deixar o Corinthians ao final desta temporada?


As situações de Maycon e Talles Magno são mais complicadas para resolver, principalmente pelo fato de que, os atletas estão emprestados ao Corinthians, que precisaria negociar um novo empréstimo ou então, uma contratação de forma definitiva. Enquanto a diretoria do Timão aceita estender o vínculo do meia, que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o atacante não deve permanecer no alvinegro na próxima temporada.


Maycon tem sido importante no esquema do técnico Dorival Júnior e pode continuar no elenco para a próxima temporada, porém, é uma situação difícil para o Corinthians, que se vê uma grave crise financeira. "No momento certo, se for da vontade do clube, a gente vai conversar. Jamais eu vou fechar as portas." Disse o meia após a derrota do Timão para o Sport.

As situações de Fabrizio Angileri e de Ángel Romero são mais fáceis de se resolver, por serem atletas vinculados ao Corinthians. Os dois tem estado na reserva do Timão, mas o lateral-esquerdo vem ganhando mais oportunidades com o técnico Dorival Júnior, enquanto o paraguaio vive uma fase ruim na equipe e não marca gols há algum tempo.


Fabrizio Angileri já iniciou as negociações com o Corinthians por uma renovação de contrato, onde o atleta deseja estender o seu vínculo por mais de uma temporada. Já o atacante Ángel Romero ainda não foi procurado pela diretoria do Timão, e ao que tudo indica, o atleta deve deixar a equipe após o término das competições.


Futebol

Lesões dificultam trabalho de Dorival Júnior no Corinthians

Comandante do Timão tem encontrado dificuldades na equipe, desde que chegou ao clube do Parque São Jorge, em abril deste ano

Dorival Júnior ficará suspenso do próximo jogo do Corinthians, que será contra o Santos, pelo Brasileirão - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Dorival Júnior ficará suspenso do próximo jogo do Corinthians, que será contra o Santos, pelo Brasileirão - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

07 Out 2025 | 10:00 |

Icon Comentário0

Desde que chegou ao Corinthians, o técnico Dorival Júnior não conseguiu ter o elenco completo a sua disposição. Neste momento da temporada, o comandante do Timão aguarda o departamento médico liberar atletas importantes, principalmente por conta da reta final do Campeoanto Brasileiro, o que mostra a promixidade das semifinais da Copa do Brasil.


Lesões dificultam trabalho de Dorival Júnior no Corinthians


O último a se lesionar pelo Corinthians, foi o meia-atacante Vitinho, que sofreu uma lesão no menisco medial do joelho direito, na partida do último final de semana contra o Mirassol, na Neo Química Arena, e não tem prazo para retornar aos gramados, correndo riscos até mesmo de perder o restante desta temporada.


Além de Vitinho, o Corinthians ainda não pôde contar nos últimos jogos com André Carrillo (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo), Rodrigo Garro (lesão muscular na panturrilha direita), Charles (tratamento de dores no joelho direito) e André Ramalho (estiramento no músculo posterior da coxa direita), que vem sendo desfalques na equipe.

Nesta temporada, o técnico Dorival Júnior já perdeu jogadores importantes por lesão, como Memphis Depay, que retornou ao Corinthians no duelo do último sábado, Yuri Alberto, que teve problemas na coluna e também realizou uma cirurgia de hérnia inguinal, Raniele, Matheuzinho, Gustavo Henrique, entre outros jogadores.


Por conta das inúmeras lesões, o trabalho do técnico Dorival Júnior vem sendo dificultado ao longo desta temporada, porém, o time tenta reagir no Campeonato Brasileiro e está nas semifinais da Copa do Brasil, onde o comandante espera ter todos os atletas à sua disposição, para os duelos decisivos contra o Cruzeiro.


Futebol

Ex-Timão detalha falta de oportunidades no Corinthians: "Acredito que estava pronto"

Revelado nas categorias de base do Timão, atleta que teve destaque no sub-20 da equipe concedeu entrevista exclusiva ao portal 'Central do Timão'

Ex-Timão afirma que esperava chances no Corinthians, após ser destaque no time sub-20 da equipe -  Foto: Reprodução/YouTube - Caxias do Sul
Ex-Timão afirma que esperava chances no Corinthians, após ser destaque no time sub-20 da equipe - Foto: Reprodução/YouTube - Caxias do Sul

07 Out 2025 | 09:45 |

Icon Comentário0

Revelado nas categorias de base do Corinthians, o meia Fabrício Oya, de 26 anos, concedeu uma entrevista exclusiva ao portal 'Central do Timão' e comentou sobre a sua passagem pelo clube do Parque São Jorge, onde teve grande destaque nas categorias de base da equipe, mas não conseguiu ter chances no elenco profissional.


Ex-Timão detalha falta de oportunidades no Corinthians


Ex-Timão, Fabrício Oya deixou o Corinthians definitivamente em abril de 2021 e de 2019 até a sua saída do time alvinegro, passou por empréstimos para o São Bento e Oeste. O meio-campista ainda jogou no Torpedo Zhodino, da Bielorrússia, Azuriz, Caxias (RS), Primavera, Santo André e atualmente, está no Itabaiana.


Ex-Timão detalha falta de oportunidades no Corinthians: "Eu subia pra treinar, mas nunca era efetivado."

Fabrício Oya revela sonho de atuar na Neo Química Arena. "Eu vejo não só por mim… se todo mundo esperava muita coisa, imagina eu. Porque eu era o cara, né? Quer dizer, sou — não dá pra dizer 'era'. Vai que um dia eu volto para cá. Foram dez anos de Corinthians. É o meu sonho. Um dia quero entrar na Arena com todo mundo lá."


O ex-Timão entendia que poderia ter tido chances no profissional. "Eu acredito que eu estava pronto. Talvez não no primeiro ano, em 2016, mas em 2017 e 2018, com certeza. Na minha cabeça, sim. Pode ser que, para eles, alguém achou que eu ainda não estava preparado — e essa foi a única coisa que eu não entendi. Eu queria, sabia que podia."

Finalizou o atleta do Itabaiana: "Eu subia pra treinar, mas nunca era efetivado. E ninguém explicava o motivo. Naquela época, sempre tinha um meia. Quando eu comecei a subir, tinha o Danilo, depois o Renato Augusto, o Jadson e o Rodriguinho, que vivia grande fase — lembro até hoje daquele gol contra o Palmeiras."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians está perto de completar dois meses de punição da Fifa
Futebol

Corinthians está perto de completar dois meses de punição da Fifa

07 Out 2025 | 09:09

Icon Comentário0
Hugo Souza revela 'amor à primeira vista' com o Corinthians: "Foi um casamento perfeito"
Futebol

Hugo Souza revela 'amor à primeira vista' com o Corinthians: "Foi um casamento perfeito"

07 Out 2025 | 08:18

Icon Comentário0
Corinthians solicita presença de jovem nos treinos do time profissional
Futebol

Corinthians solicita presença de jovem nos treinos do time profissional

07 Out 2025 | 00:03

Icon Comentário0