Futebol

Revelado pelo Corinthians e amado no Atlético-MG: Marques relembra carreira

Neste sábado, 24, os dois clubes alvinegros se enfrentam às 21h (de Brasília) na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro

Marques fez parte de um dos times mais celebrados pela Fiel, o que conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil em 1995 | Divulgação
Marques fez parte de um dos times mais celebrados pela Fiel, o que conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil em 1995 | Divulgação

  |

Icon Comentário0

Atlético Mineiro e Corinthians se enfrentam neste sábado, 24, às 21h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O confronto reúne duas das camisas mais tradicionais do futebol nacional, e poucos jogadores tiveram tanto sucesso vestindo esses uniformes quanto o ex-atacante Marques.


Natural de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, o ex-atacante foi revelado no Timão, no início dos anos 1990 e fez história com a camisa alvinegra. O atacante fez 146 jogos pelo Timão, entre 1992 e1995.


"Eu cheguei lá com 13 anos, no velho e famoso Terrão, ali no Parque São Jorge, num dia comum, com aquele sonho de garoto, misturado com o sonho de tantos outros garotos naquele dia, para ingressar dentro do clube. A vida toda fui um atacante, um meia-atacante. Mas eu vi naquela oportunidade de fazer o teste como lateral-direito, cara, onde a concorrência era menor. E foi ali que, de repente, eu fiz o meu teste, tive algum destaque, e passei junto com dois, três, quatro garotos, na oportunidade", disse o ex-jogador em entrevista ao Lance!.


A passagem pelo Corinthians

Marques fez parte de um dos times mais celebrados pela Fiel, o que conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil em 1995. Ao lado de Souza, Ronaldo, Viola e Marcelinho Carioca, o ex-atacante fez parte do elenco que venceu o poderoso Palmeiras da Parmalat no torneio estadual, e o 'copeiro' Grêmio de Felipão na decisão do mata-mata nacional. O eterno 'cria do Terrão' relembrou aquele ano.


"A grande vantagem do prata da casa é que ele conhece a fundo o que é o clube, o que é a torcida, o que é a pressão. E eu cresci dentro disso tudo ali dentro do clube. Eu lembro que, quando subi para o profissional, a primeira etapa da minha luta havia sido cumprida", disse o ex-jogador.

Chegada e título no Galo

Depois do Corinthians, Marques teve passagens por Flamengo e São Paulo, entretanto, não conseguiu se firmar como titular absoluto. Mais maduro do que na época do Timão, Marques chegou ao Atlético Mineiro em 1997, e logo conquistou a Copa Conmebol daquele ano, sobre o Lanús, da Argentina.

No segundo semestre, o Atlético se reforçava para o Campeonato Brasileiro e me fizeram o convite, por meio do presidente Paulo Curi e do diretor Mazinho. Acabei indo para Belo Horizonte para jogar no Atlético.

"Nas três primeiras partidas, tomamos três pancadas. Mas a virada veio no quarto jogo, contra o Cruzeiro. A gente ganhou, e ganhou bem. A partir dali, o time deslanchou, fez uma grande campanha no Brasileiro e acabou conquistando a Copa Conmebol de 1997. Eu estava emprestado. Depois dessa campanha, o Atlético adquiriu meu passe, como se dizia na época, e eu assinei um contrato de cinco anos para seguir no clube", contou o jogador.

Idolatria atleticana

Marques teve três passagens pelo Atlético Mineiro: entre 1997 e 2002, de 2005 a 2006, e em 2010, quando encerrou a carreira. Ao todo, disputou 386 partidas, marcou 133 gols e conquistou cinco títulos com a camisa alvinegra: a Copa Conmebol e a Copa Centenário de Belo Horizonte, ambas em 1997, além de três Campeonatos Mineiros, em 1999, 2000 e 2010.

"Cara, aqui no Atlético é um negócio muito louco. Quando a torcida tem empatia, quando ela gosta de você, ela te carrega. Foi assim no meu início e durante toda a minha trajetória no clube. Foi uma relação de reciprocidade. Os caras cantavam meu nome na arquibancada aos plenos pulmões.

"Dentro de campo, eu sempre tive a característica de correr, de dar o máximo, de suar pela equipe. E a torcida valoriza muito esse tipo de jogador. Acho que é por isso que essa empatia tão forte perdura até hoje" disse o jogador.


Futebol

Hulk, Arana e mais: técnico Cuca enfrenta desfalques para confronto contra o Corinthians

O Corinthians encara o Atlético-MG neste sábado, fora de casa, buscando a primeira vitória como visitante no Brasileirão, enquanto o Galo lida com desfalques

Cuca não contará com o lateral Guilherme Arana e o atacante Cuello, além de ter Hulk como dúvida - Foto: Pedro Souza/Atlético Mineiro
Cuca não contará com o lateral Guilherme Arana e o atacante Cuello, além de ter Hulk como dúvida - Foto: Pedro Souza/Atlético Mineiro

  |

Icon Comentário0

O Corinthians enfrenta o Atlético-MG neste sábado (24), na Arena MRV, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista tenta conquistar sua primeira vitória como visitante na competição, após vencer o Santos na rodada passada.


Com Memphis e Garro à disposição, o técnico Dorival Júnior já definiu o planejamento logístico para o duelo. Pelo lado do Atlético-MG, Cuca não poderá contar com Arana e Cuello, ambos fora por lesão, além de ter dúvidas sobre a presença de Hulk e Bernard.


Caso Hulk não atue, Júnior Santos deve ser o substituto no ataque atleticano. Para a vaga de Bernard, Igor Gomes surge como a principal opção. A formação inicial do Galo deve contar com Everson; Natanael, Lyanco, Júnior Alonso e Rubens; Patrick, Alan Franco, Scarpa e Bernard (Igor Gomes); Rony e Hulk (Júnior Santos).


Corinthians e Atlético-MG chegam ao confronto com a mesma pontuação na tabela, o que torna o resultado decisivo para a classificação. Quem vencer pode encerrar a rodada dentro do G-6, dependendo de outros resultados na rodada.

Ainda em início de trabalho no Timão, Dorival Júnior busca ajustar a equipe durante a pausa do calendário para o Super Mundial. A partida entre Corinthians e Atlético-MG será realizada às 21h, no horário de Brasília



Futebol

Corinthians sondou técnico brasileiro ídolo no México, mas negócio não avançou

O Timão buscou informações sobre André Jardine, atualmente no América do México, mas o técnico preferiu seguir na equipe mexicana

André Jardine pode se tornar tetracampeão consecutivo do Campeonato Mexicano - Foto: Reprodução/América
André Jardine pode se tornar tetracampeão consecutivo do Campeonato Mexicano - Foto: Reprodução/América

  |

Icon Comentário0

André Jardine vive um dos melhores momentos da sua carreira como técnico no América do México. Em menos de dois anos, conquistou seis títulos e se tornou o treinador mais vitorioso da história do clube, quebrando uma seca de cinco anos sem conquistas nacionais e levando a equipe a um tricampeonato inédito desde 1974.


Diante desse desempenho, o nome de Jardine passou a ser alvo frequente de sondagens no futebol brasileiro. Em 2025, Botafogo, São Paulo, Vasco, Grêmio, Santos e também o Corinthians procuraram o treinador. O clube carioca foi quem chegou mais perto de uma negociação, com uma conversa mais aprofundada, mas sem avanço.


O Corinthians demonstrou interesse em contar com Jardine em meio ao processo de buscar um novo comandante. A diretoria fez uma sondagem, assim como outras equipes, mas recebeu a mesma resposta: o técnico agradeceu a procura, mas não pretende sair do América do México neste momento.


A escolha por permanecer passa não apenas pela questão contratual, com multa rescisória e salários elevados, mas principalmente pelo status que alcançou no futebol mexicano. Jardine é visto como ídolo pela torcida e está confortável com o projeto esportivo que lidera no país.

Neste domingo (25), Jardine pode ampliar ainda mais sua trajetória no América. A equipe enfrentará o Toluca no jogo de volta da final da Liga Mexicana, após empate sem gols na primeira partida. Caso vença, o treinador conquistará o tetracampeonato consecutivo, algo inédito no futebol mexicano.



Futebol

Aliados de Melo contratam Ministro do impeachment de Dilma buscando derrubar votação

Ação é movida por Marcos Ragazzi, que advoga em causa própria neste ato, e José Trucilio Júnior, que pedem a suspensão imediata de todo o processo

Processo de impeachment será realizado na próxima segunda-feira, 26, no Parque São Jorge | Divulgação/Reprodução
Processo de impeachment será realizado na próxima segunda-feira, 26, no Parque São Jorge | Divulgação/Reprodução

  |

Icon Comentário0

Dois aliados de Augusto Melo entraram com ação na 5ª Vara Cível do Tatuapé com o intuito de causar a suspensão imediata, em caráter liminar, de todo o processo de impeachment do presidente do Corinthians.


A ação é movida por Marcos Ragazzi, que advoga em causa própria neste ato, e José Trucilio Júnior. Ambos são sócios no Parque São Jorge, e não conselheiros. Ragazzi chegou a ser nomeado por Augusto Melo como presidente da Comissão de Ética dos Associados. Após um período, ele foi retirado da função e se tornou assessor da diretoria.


A dupla ingressou com o processo na última quarta-feira. A distribuição foi feita no dia seguinte e, nesta sexta-feira, o advogado José Eduardo Cardozo foi substabelecido na ação. Isso significa que Ragazzi e Trucilio contrataram Cardozo para que ele auxilie na causa.


O ato chama a atenção, porque José Eduardo Cardozo é um dos advogados mais renomados e caros do Brasil. Foi ele o Ministro da Justiça no Governo de Dilma Rousseff e defensor principal da ex-Presidente da República no processo que culminou com o impeachment dela.

José Eduardo Cardozo também é um conhecido filiado do Partido dos Trabalhadores (PT) e exerceu mandatos como presidente da Câmara de Vereadores de SP, Deputado Federal e Advogado-geral da União do Brasil.


Na ação, além da suspensão do processo, os aliados de Augusto Melo solicitam a ata da última reunião, que acabou por ser suspensa e remarcada para a próxima segunda-feira, tal como a lista com todos os conselheiros votantes ao pleito.

Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, é a parte citada no processo e que poderá apresentar defesa. Entretanto, o pedido foi sustentado para que a Juíza Marcia Cardozo julgue e decida sem a necessidade de ouvir qualquer contra-argumentação de maneira prévia.

Impeachment

Na tarde desta sexta-feira, 23, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, resolveu responder diversas perguntas na coletiva de imprensa, um dia depois de ter sido indiciado pela Polícia Civil. O mandatário negou qualquer chance de renunciar à presidência, após ser enquadrado nos crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Além de ter sido enquadrado criminalmente pela Polícia Civil, o presidente Augusto Melo precisa se defender do processo de impeachment, que será realizado na próxima segunda-feira, 26, no Parque São Jorge. O Conselho Deliberativo do Corinthians votará a possível destituição do mandatário.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Crias do Corinthians falam sobre expectativa para final da Champions
Futebol

Crias do Corinthians falam sobre expectativa para final da Champions

 

Icon Comentário0
Neto elogia Alan Patrick e defende convocação do meia do Internacional para a Seleção Brasileira
Futebol

Neto elogia Alan Patrick e defende convocação do meia do Internacional para a Seleção Brasileira

 

Icon Comentário0
Senador propõe audiência com ex-Corinthians Ronaldo Fenômeno para discutir melhorias na CBF
Futebol

Senador propõe audiência com ex-Corinthians Ronaldo Fenômeno para discutir melhorias na CBF

 

Icon Comentário0