
Futebol
|
Principal referência ofensiva do Corinthians, Yuri Alberto chega à final do Campeonato Paulista com números expressivos em clássicos na temporada. O atacante, que deve ser titular no primeiro jogo contra o Palmeiras, neste domingo (16), no Allianz Parque, busca manter o alto desempenho contra rivais para ajudar o Timão a conquistar o título estadual.
Com seis gols marcados em 2025, o camisa 9 lidera a artilharia do clube no ano. O que chama atenção, no entanto, é o fato de que quatro desses gols foram anotados em clássicos: três contra o Santos e um diante do próprio Palmeiras. Além disso, Yuri também balançou as redes duas vezes na vitória sobre a Universidad Central, da Venezuela, pela segunda fase da Pré-Libertadores.
O desempenho do centroavante o coloca entre os maiores goleadores do Corinthians em clássicos no século 21. Com dez gols marcados contra os principais adversários do Estado, ele se aproxima dos líderes Jô e Danilo, que somam 12 tentos cada. Caso mantenha o ritmo nos dois jogos da final, Yuri pode se tornar o maior artilheiro do clube nesse tipo de confronto desde 2001.
Além disso, o atacante pode igualar um feito de Guilherme Arana no Allianz Parque. Atualmente, o lateral-esquerdo é o corintiano com mais gols marcados no estádio do Palmeiras, com dois tentos. Yuri, que já deixou sua marca no local, tem a chance de alcançar o ex-companheiro e, quem sabe, ultrapassá-lo.
Após o primeiro jogo da decisão, no Allianz Parque, o Corinthians receberá o Palmeiras na Neo Química Arena, no dia 27 de março, para definir o campeão paulista de 2025. O Timão busca seu 31º título estadual e quer encerrar um jejum que dura desde 2019. Além disso, a equipe de Ramón Díaz tem a missão de impedir que o rival conquiste o tetracampeonato consecutivo, feito que não acontece desde a sequência do Paulistano entre 1916 e 1919.
A fornecedora norte-americana aceitou termos propostos pela equipe paulista, incluindo perdão de dívidas e nova divisão de lucros
|
O Corinthians seguirá com a Nike como fornecedora de material esportivo. O acordo foi firmado após a empresa aceitar os termos propostos pelo clube, o que encerrou as tratativas com a Adidas. O presidente interino Omar Stabile já assinou o memorando de entendimento.
O novo contrato será de dez anos, com valores anuais de R$ 59 milhões, corrigidos anualmente. Segundo fontes do clube, o acordo mais que dobra o valor do vínculo anterior e pode render até R$ 1,3 bilhão, considerando variáveis como prêmios e vendas.
Havia a possibilidade de disputa judicial com a Nike, que havia acionado uma cláusula de renovação automática até 2029. O clube não reconheceu esse vínculo, alegando que foi firmado pela Fisia, distribuidora oficial da marca no Brasil, e não pela Nike diretamente.
No novo contrato, o Corinthians afirma ter garantido “melhores entregas”, relacionadas a prazos, quantidade e qualidade dos materiais. Aempresa também aceitou flexibilizar regras comerciais e perdoar dívidas antigas do clube referentes ao fornecimento acima da cota contratual.
Outro ponto do acordo envolve a liberação do clube para fechar parcerias com outras marcas, sem repasse de porcentagem à Nike. Em 2023, por exemplo, o Corinthians firmou parceria com a marca Approve, que no contrato antigo ainda gerava lucro à fornecedora oficial. A Adidas já considerava retirar a oferta ao Corinthians, mas agora não será necessário.
Com três atletas chamadas para a Seleção Brasileira, o Corinthians Feminino terá desfalques durante a disputa continental
|
O Corinthians encerrou o primeiro semestre de 2025 com derrota para o São Paulo no Paulistão. Com a pausa nas competições nacionais, a maioria do elenco entra em período de descanso. No entanto, Mariza, Jhonson e Duda Sampaio foram convocadas para representar a Seleção Brasileira na Copa América Feminina.
Duda, titular no meio-campo do Timão, costuma atuar como camisa 10, embora use a 27. Na Seleção comandada por Arthur Elias, a atleta será utilizada como volante. A jogadora concedeu entrevista à Rádio Coringão sobre a nova oportunidade. “Espero que a gente faça uma grande competição e saia campeãs”, disse.
O Brasil estreia na Copa América no dia 13 de julho contra a Venezuela. Antes disso, o elenco realiza um amistoso preparatório contra a França, em Grenoble, no dia 27 de junho. A competição continental ocorre até o dia 2 de agosto, período no qual o calendário nacional estará paralisado.
Outras atletas do Corinthians também participam de atividades com a Seleção. Yaya e Thais Ferreira foram chamadas para um período de treinos entre os dias 3 e 10 de julho, na Granja Comary. Apesar disso, ambas não estão na lista final da Copa América nem do amistoso na Europa.
Nos últimos dias, outras jogadoras do Timão também participaram das movimentações da Amarelinha. Manu Olivan e Ana Morganti, do Sub-20, foram integradas aos treinamentos da Seleção principal em convocações pontuais durante o mês de junho.
Após avançar às quartas do Brasileiro, o elenco feminino do Timão terá pausa antes de torneio nos EUA, onde enfrentará clube da NWSL
|
O Corinthians garantiu vaga nas quartas de final do Brasileirão Feminino e, com a pausa no calendário entre 23 de junho e 2 de julho por conta da Data Fifa, o elenco ganhou folga até o início do próximo mês. A reapresentação será focada na preparação para o amistoso internacional Teal Rising Cup.
A competição será realizada nos Estados Unidos e servirá como parte do cronograma de preparação durante a Copa América Feminina. O Corinthians estreia contra o Chicago Red Stars no dia 12 de julho, às 16h (horário de Brasília), no CPKC Stadium, em Kansas City.
Três jogadoras alvinegras foram convocadas pela Seleção Brasileira para o amistoso contra a França, marcado para o dia 27 de junho: Mariza, Duda Sampaio e Jhonson. A partida acontecerá em Grenoble, durante o período reservado pela FIFA às seleções nacionais.
Além do torneio nos Estados Unidos, o Corinthians terá pela frente a disputa do Campeonato Paulista e a sequência do Brasileirão. No estadual, a equipe enfrentará o Palmeiras em agosto. Já nas quartas do nacional, o adversário será o Bahia, em jogos de ida e volta nos dias 10 e 17 do mesmo mês.
A presença do Palmeiras no mesmo torneio amistoso reforça o prestígio das equipes brasileiras no cenário sul-americano. A delegação do Corinthians retomará os trabalhos no CT Joaquim Grava logo após o período de folga.