
Futebol
|
Após o primeiro dérbi ter sido pelo Brasileirão Feminino, Corinthians e Palmeiras se enfrentam na noite deste sábado (12), em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O dérbi será realizado na Arena Barueri, às 18h30 e vale a liderança momentânea da competição de pontos corridos.
Acompanhe ao vivo - Palmeiras x Corinthians - 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Contra o Palmeiras, o Corinthians defende uma invencibilidade de quatro partidas e nesta temporada, os times já se enfrentaram três vezes, com uma vitória do Timão no Allianz Parque, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Paulista e dois empates, sendo um na decisão do Paulistão, na Neo Química Arena, que deu o título estadual para o Time do Povo e um na casa palmeirense.
Sem o meia argentino Rodrigo Garro, mas com o retorno do atacante holandês Memphis Depay, o Corinthians, do técnico Ramón Díaz, vai a campo para o dérbi da seguinte forma: Matheus Donelli; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto. Félix Torres foi sacado do time titular.
O técnico Abel Ferreira escalou o Palmeiras da seguinte forma, após a vitória do meio de semana contra o Cerro Porteño: Weverton; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Felipe Anderson; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Raphael Veiga lesionado, está fora do clássico de daqui a pouco e Paulinho deve fazer a sua estreia.
Sem o Allianz Parque, as equipes se enfrentam logo mais na Arena Barueri, às 18h30, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro
|
Após o empate no meio de semana contra o América de Cali, pela Sul-Americana, no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, o Corinthians volta a campo na noite deste sábado (12), para enfrentar o Palmeiras, às 18h30, na Arena Barueri, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Palmeiras x Corinthians: Com retorno de Memphis Depay, o Timão está escalado para o dérbi
A partida pode valer a liderança momentânea do Campeonato Brasileiro para ambas as equipes, que estão com quatro pontos na tabela da competição e por conta do show do cantor Gilberto Gil, na noite de hoje, o palco do dérbi será a Arena Barueri, onde as equipes se enfrentaram no início do ano passado, pelo Campeonato Paulista e o Timão segurou um empate heroico por 2 a 2.
Sem o meia argentino Rodrigo Garro, mas com o retorno do atacante holandês Memphis Depay, o Corinthians, do técnico Ramón Díaz, vai a campo para o dérbi da seguinte forma: Matheus Donelli; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.
O Corinthians tem alguns desfalques consideráveis para a partida de hoje, casos de Rodrigo Garro, principal jogador da equipe, além de Hugo Souza, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri, todos titulares da equipe de Ramón Díaz. Em compensação, o time terá a volta do seu camisa 10, Memphis Depay e o zagueiro Félix Torres foi sacado da equipe titular.
O técnico Abel Ferreira escalou o Palmeiras da seguinte forma, após a vitória do meio de semana contra o Cerro Porteño: Weverton; Bruno Fuchs, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Felipe Anderson; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque. Raphael Veiga lesionado, está fora do clássico de daqui a pouco e Paulinho deve fazer a sua estreia.
O ídolo do futebol brasileiro disputou 69 partidas com a camisa alvinegra e marcou 35 gols antes de encerrar sua carreira no Timão
|
Em 2009, o Corinthians retornava à elite do futebol brasileiro e contava com um reforço histórico: Ronaldo Nazário. A contratação do Fenômeno surpreendeu o país e marcou o início de um novo capítulo no clube do Parque São Jorge. Logo em sua temporada de estreia, o camisa 9 conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, sendo peça-chave nas campanhas vitoriosas.
Capitão daquela equipe, o ex-zagueiro William, conhecido como "Capita", compartilhou memórias marcantes sobre a convivência com Ronaldo durante entrevista ao Charla Podcast, realizada na última terça-feira (8). O ex-defensor destacou a humildade e o carisma do atacante nos bastidores do time.
"O Ronaldo tem um diferencial. Ele chega muito humilde no vestiário. Aquilo ali é muito bom porque aproxima. Eu já tinha jogado com ele, já o conhecia. Mas como promessa e ele virou o melhor do mundo. Agora, os outros nunca tinham estado com ele. Só que quando ele chega no sapatinho. Os caras continuaram fã do cara, mas sacaneavam, brincavam... Todo mundo jogava para ele", contou William.
Mesmo longe do auge físico, Ronaldo causava estragos nas defesas adversárias. Um dos momentos mais lembrados foi a semifinal do Paulistão de 2009 contra o São Paulo, no Morumbi.
"Na semifinal do Paulistão, contra o São Paulo no Morumbi... Ele (Ronaldo) e o Rodrigo (marcador do rival) arrancaram juntos. O Rodrigo era um zagueiro rápido... Rodrigo fica para trás, ele chega antes do goleiro e faz o gol. Se você ver a explosão dele cara... Ele tinha peso, mas muita massa muscular junto", relembrou o capitão.
O ex-zagueiro também destacou a técnica incomum de Ronaldo nas finalizações:
"Você ter velocidade é natureza. Agora, com a coordenação de chegar e dar um drible no zagueiro, dar um drible no goleiro... Cara... Ele chegava, chutava com a esquerda e com a direita, não tinha aquele negócio de dar um repique na passada. Se chegava com a direita à frente ele fazia, se chegava com a esquerda à frente ele fazia", disse.
Apesar do histórico de lesões no joelho, o problema não parecia comprometer o desempenho do craque nos treinos, segundo William.
"Sendo bem sincero, a gente não percebia ao ponto de prejudicá-lo num drible (sobre o joelho atrapalhar Ronaldo). Ele continuava dando padalada. Não fazia igual ao passado, óbvio que não. Mas no treino, eu já tomei vários dribles dele. Ele perdeu, mas para o futebol brasileiro, ele conseguiu, com muita inteligência de entender o corpo dele", completou.
Ronaldo disputou 69 partidas com a camisa do Corinthians e marcou 35 gols antes de encerrar sua carreira no clube. William Capita, por sua vez, atuou em 161 jogos e ficou marcado como o líder de um dos períodos mais vitoriosos do Timão na década.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, os torcedores colaram adesivos com o texto “Paulistinha day. Ainda sangra. 2018 – 2025”
|
Neste sábado, às 18h30, acontece o quarto Derby no ano entre Palmeiras e Corinthians, dessa vez pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontecerá na Arena Barueri, porque o Allianz Parque recebe shows do cantor Gilberto Gil.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, os torcedores colaram adesivos com o texto “Paulistinha day. Ainda sangra. 2018 – 2025” e uma foto do atacante Memphis Depay sobre a bola, lance que holandês fez na final contra o Alviverde do Campeonato Paulista em que o Timão foi campeão.
Vale lembrar que após este jogo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a proibição e punição para jogador subir na bola durante a partida. A determinação da CBF ganhou repercussão na imprensa europeia com lei anti-Mephis.
A Arena Barueri também foi pichada com as frases “Chora Porco”, “Sem mundial” e “51 é pinga”. Nos últimos duelos entre as equipes, os torcedores corinthianos têm realizo diversas provocações, inclusive jogando cabeca de porco no Allianz Parque, o que causou a prisão de dois torcedores.
Mesmo no início do Brasileirão, a partida é considerada importante para as duas equipes que, em caso de vitória e uma combinação de resultados de outros jogos, podem assumir a liderança na tabela.