Futebol

Atacante do Corinthians faz fortes declarações sobre o Brasil ser um país racista

As declarações de Romero foram dadas a uma rádio do país dele, o Paraguai, onde o tema ganhou destaque após episódio com atacante Luighi, do sub-20 do Palmeiras

Em 2018, o atacante do Corinthians já havia se queixado de sofrer ataques xenofóbicos no Brasil | Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Em 2018, o atacante do Corinthians já havia se queixado de sofrer ataques xenofóbicos no Brasil | Rodrigo Coca/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

O atacante Ángel Romero, do Corinthians, disse nesta sexta-feira, 28, que o Brasil "é o país com mais racismo” e que "tem que arrumar o problema que tem internamente e depois ver o que acontece fora." As declarações de Romero foram dadas a uma rádio do país dele, o Paraguai. 


O tema da discriminação racial ganhou destaque no Paraguai nas últimas semanas, depois de o atacante Luighi, do sub-20 do Palmeiras, ter denunciado ataques racistas durante uma partida contra o Cerro Porteño, pela Conmebol Libertadores da categoria.


Aqui é o país com mais racismo. Sempre digo isso, comento isso aqui. Creio que o Brasil tem que consertar primeiro as coisas internamente. Obviamente, eles se preocupam mais com o que acontece fora, Paraguai, Espanha, em todos os lados. Claro que não é bom sofrer esse tipo de discriminação, de racismo, mas aqui, internamente, os brasileiros são muito racistas também entre eles. Creio que primeiro eles têm que arrumar o problema que têm internamente e depois ver o que acontece fora – disse Romero, à "Rádio ABC Cardinal". 


Eu vivo isso diariamente, discriminação, preconceitos, todos os tipos de insulto contra meu país, minha nacionalidade. Uma vez comentei isso numa entrevista coletiva. É algo diário. Eu tenho muito orgulho de onde veio. Se me chamam de índio, eu tenho orgulho de ser paraguaio, ser índio, ter essa raça Guarani. Creio que passa por esse motivo. Sempre que me insultam, eu me sinto lisonjeado porque é de onde venho, sou paraguaio, sou dessa raça, não chega a ser um insulto para mim. É complicado esse tema, vem de antes, não podem brigar contra isso aqui internamente. Como disse, diariamente aqui se vê muito racismo. Tudo isso se complica quando eles saem pra fora. Obviamente, isso não é bom, é crime, mas eles têm que internamente arrumar isso e depois ver o que acontece fora – completou Romero.

Em 2018, o atacante do Corinthians já havia se queixado de sofrer ataques xenofóbicos no Brasil. Na época, ao criticar o atacante, um radialista declarou que o Paraguai era uma "aldeia indígena" e que "movimentava a economia através de tráfico de drogas e contrabando de armas." 


Eu, supostamente, ofendi a um clube, o Santos. E vocês, na maioria, insultam um país, que é diferente. Uma nação. E não é de agora. Faz quatro anos que estou aqui, e sinto que não só aqui no Corinthians se vê essa situação. Não só com Kazim, Balbuena e Romero. Mas com os estrangeiros que vêm jogar no Brasil – declarou o jogador na época.


Futebol

Destaque no Corinthians, Tamires comenta expectativas para as quartas de finais

A lateral do Alvinegro celebrou o gol da virada diante do Cruzeiro e projetou a preparação do time para o confronto contra o Bahia

Tamires marcou um gol contra e outro a favor na vitória sobre o Cruzeiro; jogadora quer seguir no Corinthians para 2025 - Foto: Reprodução
Tamires marcou um gol contra e outro a favor na vitória sobre o Cruzeiro; jogadora quer seguir no Corinthians para 2025 - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após marcar o gol da virada sobre o Cruzeiro na última rodada da fase de grupos, Tamires comentou sobre sua expectativa para o duelo contra o Bahia nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro Feminino. O jogo de ida está previsto para o dia 10 de agosto, e a volta para o dia 17, ainda sem confirmação oficial por parte da CBF.


“Espero que a gente consiga fazer o nosso planejamento de jogo (...), para que entre fortíssimas contra o Bahia e que possa mais uma vez, ser o Corinthians que a gente sempre foi até aqui nos mata-matas”, afirmou Tamires, que também revelou o desejo de renovar contrato com o clube. Segundo a atleta, não houve conversas com a diretoria até o momento.


Na vitória por 4 a 2 diante das mineiras, Tamires viveu momentos distintos: marcou um gol contra no primeiro tempo e balançou as redes novamente no segundo, garantindo a virada. “Tentei tirar o pé, mas não consegui (...), mas tive mentalidade forte para botar a cabeça no lugar”, comentou sobre o lance. Depois, completou: “Fiquei muito feliz de ter conseguido fazer esse terceiro gol para o Corinthians”.


Tamires também falou sobre sua função na equipe comandada por Lucas Piccinato. Utilizada como ala esquerda em um sistema com três zagueiras, ela destacou sua participação ofensiva. “Estou sempre disposta a ajudar a defender, atacar (...), tenho conseguido converter em gols as chances que estou indo para frente”.

Por fim, a jogadora elogiou o retorno à Fazendinha e reforçou a expectativa de atuar novamente na Neo Química Arena. A Fazendinha ainda enfrenta restrições para jogos noturnos por problemas de iluminação. O clube busca resolver a situação para seguir utilizando o local nas competições.



Futebol

Gabi Zanotti alcança marca histórica pelo Corinthians

Atleta multicampeã defendendo a camisa do alvinegro e que faz parte da equipe feminina das Brabas desde 2018, segue fazendo história

Gabi Zanotti segue brilhando no Corinthians, subindo entre as maiores artilheiras da história e sendo destaque da temporada - Foto: Reprodução/Instagram
Gabi Zanotti segue brilhando no Corinthians, subindo entre as maiores artilheiras da história e sendo destaque da temporada - Foto: Reprodução/Instagram

  |

Icon Comentário0

Gabi Zanotti segue escrevendo seu nome na história do futebol feminino do Corinthians. Aos 40 anos, a meio-campista alcançou uma marca impressionante ao marcar um dos gols na vitória por 4 a 2 sobre o Cruzeiro, no dia 18 de junho. Com esse gol, ela chegou a 73 tentos em 224 partidas com a camisa alvinegra e superou Adriana que estava na quarta colocação do ranking histórico de artilheiras do clube.


Zanotti já tinha ultrapassado Millene, que havia marcado 71 gols, e agora está a apenas quatro gols de Gabi Nunes, terceira colocada com 77. À frente delas estão Grazi, com 78 gols, e Vic Albuquerque, líder isolada com 118 gols. A camisa 10 do Timão tem sido peça-chave na equipe comandada por Lucas Piccinato, demonstrando regularidade e protagonismo mesmo após uma lesão no tornozelo que a afastou dos gramados em 2024.


Em 2025, Gabi já disputou 14 partidas e marcou sete gols, sendo uma das principais artilheiras da temporada. Sua presença em campo tem sido fundamental para manter o Corinthians na vice-liderança do Campeonato Brasileiro Feminino, com um futebol envolvente e consistente.


Desde que chegou ao clube, Zanotti acumulou títulos importantes, como seis Campeonatos Brasileiros, quatro Libertadores, quatro Paulistão e três Supercopas do Brasil. Sua trajetória é marcada por dedicação, técnica refinada e uma visão de jogo que a tornam uma das jogadoras mais completas do futebol nacional. Gabi segue como uma das líderes técnicas e emocionais do elenco, mantendo um desempenho de alto nível.

Com a equipe embalada e mirando mais conquistas, a expectativa é que Gabi Zanotti continue subindo no ranking de artilheiras e consolide ainda mais seu legado no Parque São Jorge. O próximo desafio do Corinthians será contra o clássico contra o São Paulo. O confronto é valido pelo Paulistão Feminino e será no dia 22 de junho às 19h no estádio Gabriel Marques Silva, em Santana de Parnaíba.




Futebol

Jornalista afirma que Corinthians se aproxima de acordo com a Adidas: saiba as exigências do clube

Enquanto a comissão técnica ainda aguarda o retorno aos treinamentos, diretoria alvinegra tenta garantir novo contrato milionário fora de campo

Corinthians discute mudança de fornecedor e impõe condições em reunião com a Adidas para substituir Nike - Foto: Reprodução
Corinthians discute mudança de fornecedor e impõe condições em reunião com a Adidas para substituir Nike - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Corinthians está perto de fechar um acordo com a Adidas para substituir a Nike como fornecedora de material esportivo. A informação foi revelada pelo jornalista Jorge Nicola, que também detalhou as exigências feitas pelo clube nas conversas mais recentes com a marca alemã.


De acordo com Nicola, o clube pediu garantias bancárias e melhorias na distribuição e qualidade dos uniformes. “Há uma reclamação muito grande com a Nike por falta de materiais, principalmente para mulheres e crianças, e também em relação à data das entregas que nunca eram cumpridas”, disse o jornalista. A mudança também é vista internamente como uma oportunidade de injeção financeira importante para o momento atual.


Em paralelo às conversas com a Adidas, a Nike cogita acionar o Corinthians na Justiça, alegando que o contrato atual foi renovado automaticamente até o fim de 2029. A marca se baseia em cláusula de renovação por inércia, já que o clube não teria manifestado intenção de encerramento no prazo contratual.


Enquanto tenta resolver o impasse com os patrocinadores, o Corinthians também se movimenta para retomar as atividades em campo. Com a pausa para o Mundial de Clubes, a reapresentação dos jogadores está marcada para o dia 28 de junho, no CT Joaquim Grava.

A comissão técnica liderada por Dorival Júnior trabalha para ajustar a equipe na busca por uma recuperação no Campeonato Brasileiro. Além disso, a diretoria segue monitorando possíveis saídas de atletas como Yuri Alberto e Memphis Depay, cujas situações contratuais exigem atenção neste período de mercado.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-Corinthians e campeão mundial com o clube, irá fechar com rival paulista
Futebol

Ex-Corinthians e campeão mundial com o clube, irá fechar com rival paulista

 

Icon Comentário0
Confira quem são as artilheiras do Corinthians em 2025
Futebol

Confira quem são as artilheiras do Corinthians em 2025

 

Icon Comentário0
Promessa do Corinthians, vive nova posição em campo com Dorival
Futebol

Promessa do Corinthians, vive nova posição em campo com Dorival

 

Icon Comentário0