
Futebol
Meia especulado no Corinthians entra em rota de colisão com técnico e clube monitora situação
Futebol
|
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (6) o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) sobre os lances revisados pelo VAR na vitória do Corinthians por 4 a 2 sobre o Internacional, no último sábado, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O comitê concluiu que um dos gols anulados do Corinthians deveria ter sido validado e que o pênalti marcado a favor da equipe nos acréscimos não deveria ter sido assinalado.
A análise foi feita por Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci, membros do CCEI, em reunião com Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da CBF, e Fabrício Vilarinho, integrante da Comissão de Árbitros. Foram avaliadas quatro situações específicas com participação do árbitro de vídeo.
Segundo o parecer técnico, aos 17 minutos do primeiro tempo, não houve pênalti a favor do Internacional. A interpretação foi de disputa normal por espaço entre os jogadores, com o atleta de branco segurando o braço do jogador de vermelho antes da queda. Aos 7 minutos da segunda etapa, o gol do Corinthians foi corretamente anulado por falta prévia, quando o jogador de branco acertou o pé do adversário.
Aos 33 minutos do segundo tempo, o comitê entendeu que o gol anulado do Corinthians deveria ter sido validado. O defensor desviou a bola em direção ao ataque antes de qualquer contato de jogo com o atacante. Já aos 43 minutos, no pênalti marcado para o Corinthians, a conclusão foi de que não houve infração, pois houve toque de ambos os jogadores na bola, seguido de um contato lateral interpretado como movimento natural da disputa.
Após a partida, representantes dos dois clubes manifestaram insatisfação com a arbitragem. O zagueiro Vitão, do Internacional, questionou a condução do jogo, enquanto o executivo de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado, afirmou que protocolaria uma reclamação formal à CBF, mencionando insegurança nos critérios adotados.
Aos 26 anos, o centroavante disputou 16 partidas e marcou três gols pelo Guarani em 2025, incluindo um diante do próprio Alvinegro Paulista
|
Nesta quinta-feira, 3, o Juventude anunciou três reforços para o restante da temporada, entre eles o atacante Rafael Bilu, formado nas categorias de base do Corinthians. O jogador estava no Guarani e deixou a equipe campineira após acionar uma cláusula contratual de liberação imediata
Rafael Bilu fez sua estreia no profissional em 2018, quando ainda atuava pelo Timão. Desde então, acumulou empréstimos e chegou a vestir a camisa do Juventude em 2021. Com 26 anos, o atleta assinou com os Jaconeros até o final de 2025.
Aos 26 anos, Bilu disputou 16 partidas e marcou três gols pelo Guarani em 2025, incluindo um diante do próprio Corinthians. O vínculo com o clube ia até o fim de 2026, mas o atleta saiu sem custos por conta do dispositivo contratual. O jogador já está em Caxias do Sul.
Esta será a segunda passagem de Rafael Bilu pelo Juventude. Em 2021, ele atuou em cinco partidas, sem marcar gols. O atacante também tem passagens por Cruzeiro, CRB, CSA, Criciúma, Mirassol e América-MG ao longo da carreira.
Rafael Bilu chegou ao Corinthians ainda no sub-13 e passou mais de uma década no clube, mas teve poucas oportunidades no elenco principal. Após seguidos empréstimos, seu contrato foi encerrado ao fim de 2021. Apesar de disponível, o jogador não foi cogitado pelo Corinthians, que tem outros alvos.
Timão está em trabalhos de intertemporada, mas retorna à rotina de jogos no dia 13 de julho, quando enfrentará o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão
|
O início do mês é de calmaria, mas julho promete fortes emoções à torcida do Corinthians. A equipe comandada por Dorival Júnior disputará seis partidas, dentre elas, um clássico e um Derby decisivo pela Copa do Brasil.
O Timão está em trabalhos de intertemporada, mas retorna à rotina de jogos no dia 13 de julho. Nesta data, a equipe alvinegra irá enfrentar o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão. O embate está marcado para as 19h (de Brasília). Na sequência, o time do Parque São Jorge pega o Ceará, fora de casa, e o São Paulo, no Morumbis. O Majestoso será disputado no dia 19 (sábado), às 21h.
O Corinthians terá outros dois duros confrontos antes de enfrentar o Palmeiras. A equipe receberá o Cruzeiro, dia 16 de julho, e visita o Botafogo no dia 26. Os cariocas estão no oitavo lugar da tabela, enquanto os mineiros, embalados, ocupam a vice-liderança.
No dia 30, o Timão fecha o mês com o Derby válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida será na Neo Química Arena, às 21h30. A partida de volta só acontecerá no dia 7 de agosto.
O Corinthians ainda tem pouco menos de duas semanas antes de voltar aos jogos. A diretoria interina, presidida por Osmar Stabile, trabalha para reforçar o elenco de Dorival antes da retomada do Campeonato Brasileiro.
Veja abaixo o calendário do Corinthians em julho:
Enquanto clubes europeus observam o atacante, o estafe aguarda um movimento do Alvinegro para discutir valorização salarial
|
Yuri Alberto, atacante do Corinthians, vive um momento de insatisfação nos bastidores. Mesmo com contrato válido até o fim de 2027 e tendo demonstrado interesse em renovar, o jogador ainda não foi procurado pela diretoria para tratar de um novo vínculo. A demora causou desconforto entre seus representantes.
A situação acontece em meio a sondagens do futebol europeu. O camisa 9 já foi especulado em clubes como Atlético de Madrid, Sporting e equipes da Premier League. Embora nenhuma proposta oficial tenha sido apresentada até o momento, o interesse do exterior preocupa o clube.
O Corinthians detém 50% dos direitos econômicos do atleta, enquanto o restante pertence ao Zenit, da Rússia. Por isso, qualquer negociação exige cuidado redobrado, tanto para preservar os interesses esportivos quanto os financeiros.
Segundo informações de bastidores, o estafe de Yuri esperava que o clube se antecipasse com uma proposta de valorização. “O momento é de agir”, disseram interlocutores ligados ao jogador, ressaltando seu papel de destaque no elenco.
A multa rescisória de Yuri Alberto é de 100 milhões de euros para o exterior e R$ 500 milhões para o mercado interno. No entanto, o cenário atual evidencia a necessidade de movimentação por parte do Corinthians, que pode perder um de seus principais ativos.