
Basquete
|
Nesta segunda-feira, 7, o elenco do Corinthians Basquete se reapresentou no Parque São Jorge para dar início aos trabalhos da temporada 2025/2026. O grupo alvinegro estava de férias desde 18 de maio, quando foi eliminado pelo Flamengo nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB).
O Timão publicou um vídeo nas redes sociais destacando as primeiras ações em quadra dos jogadores. Os principais nomes do grupo, casos do ala-pivô Victão e do armador Elinho, já tinham a renovação confirmada, além da presença de outros atletas das categorias de base, como Cardoso e Kauan Raymundo.
A principal novidade ficou com Gabriel Novaes. O pivô de 24 anos, que estava no Pato Basquete, fechou com o Corinthians para a próxima temporada e aguarda o anúncio oficial em breve. Já Davaunta Thomas deve se reunir com o elenco nos próximos dias, apesar do acerto concretizado junto ao clube.
Por outro lado, outros nomes seguiram caminho contrário ao Parque São Jorge. Du Sommer, Melvin Johnson e Thornton não renovaram e já não estão mais com o grupo liderado pelo técnico Jece Leite. Ao todo, foram nove renovações no elenco .
A preparação do Clube do Parque São Jorge visa a estreia no Paulista da modalidade, diante do Paulistano, no dia 3 de agosto. O Timão também disputará a próxima edição do NBB.
A armadora do Corinthians, Alana Gonçalo, começou novamente no quinteto titular, mas não teve um bom desempenho na final e deixou a partida sem pontuar
|
O Brasil lutou, mas foi superado pelos Estados Unidos na final da Copa América feminina de basquete. Neste domingo, 6, em um duelo de seleções invictas, as americanas cresceram no último quarto para vencer por 92 a 84 e faturar o título continental em Santiago, no Chile.
Com o título da competição, as campeãs olímpicas e mundiais, que contaram com jogadoras universitárias, garantiram a vaga na Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. O Brasil ficou com a prata na primeira competição sob o comando da técnica Pokey Chatman e vai ter de conquistar um posto na Copa do Mundo durante o pré-Mundial em março de 2026.
Na final deste domingo, Damiris foi a cestinha com 35 pontos. Bella Nascimento também se destacou com 24 pontos e cinco bolas de três pontos convertidas. Kamilla Cardoso cometeu faltas logo no começo do jogo e teve que ficar muito tempo no banco de reservas para não acabar estourando o limite de cinco faltas. Ainda fez 19 pontos, mas saiu frustrada por não ter conseguido liderar o Brasil em quadra.
A armadora do Corinthians, Alana Gonçalo, começou novamente no quinteto titular, mas não teve um bom desempenho na final. Em 24 minutos, a alvinegra não fez nenhum pontos, deu três assistências e cometeu três desperdícios de bola.
Depois de ter ficado fora das duas últimas edições da Copa do Mundo, o Brasil tinha esperanças de conquistar a vaga direta na Americup, mas vai ter de buscar a vaga no pré-Mundial. Canadá (bronze no Chile), Argentina, Colômbia e Porto Rico também se classificaram para a competição de março, valendo vaga na Copa do Mundo da Alemanha.
Ao longo da partida, Alana Gonçalo, do Timão, converteu três de sete arremessos, 100% nos lançamentos livres e nove pontos em apenas 16 minutos
|
Na noite deste sábado, 5, a Seleção Brasileira de Basquete Feminino enfrentou a Argentina, em confronto válido pelas semifinais da AmeriCup 2025 e venceu pelo placar de 108 a 68. O duelo aconteceu no Centro de Deportes Colectivos em Santiago, no Chile. Na decisão, a Amarelinha enfrentará os Estados Unidos.
Dois profissionais do Alvinegro estiveram presentes na partida: o técnico das Furiosas, Bruno Guidorizzi, que é auxiliar da treinadora Pokey Chatman na Canarinho, e a armadora Alana Gonçalo, que novamente iniciou a partida entre as titulares.
As maiores pontuadoras pelo lado brasileiro foram Bella Nascimento (22), Damiris Dantas e Kamilla Cardoso (16 cada). Ao longo da partida, Alana Gonçalo, do Corinthians converteu três de sete arremessos, 100% nos lançamentos livres e nove pontos em apenas 16 minutos.
A Seleção Brasileira Feminina de Basquete iniciou a partida com o seguinte quinteto: Alana Gonçalo, Bella Nascimento, Vitoria Marcelino, Damiris Dantas e Kamilla Cardoso. O banco de reservas teve como suplentes Caca, Emanuely, Catarina, Manu, Ayla, Thayná e Aline.
A final da AmeriCup contra os Estados Unidos será já neste domingo, 6, às 21h10 (horário de Brasília), também no Centro de Deportes Colectivos em Santiago, no Chile. Caso conquiste o torneio, o Brasil estará garantido na Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em julho de 2026, na cidade de Berlim, na Alemanha.
Confronto é válido pelas semifinais do torneio em que a Seleção Brasileira Feminina de Basquete está disputando e vale vaga em Mundial
|
A Seleção Brasileira feminina de basquete está na semifinal da AmeriCupW 2025 e conta com dois representantes do Corinthians na campanha do torneio: a armadora Alana Gonçalo e o técnico Bruno Guidorizzi, que atua como auxiliar da treinadora Pokey Chatman. O Brasil enfrenta a Argentina neste sábado (5), às 21h10 (horário de Brasília), em Santiago, no Chile, buscando uma vaga na grande final do torneio continental.
A equipe brasileira chega embalada após uma vitória convincente sobre o México pelo placar de 84 a 61 nas quartas de final. Destaques da partida foram Kamilla Cardoso, com um duplo-duplo (22 pontos e 16 rebotes), e Damiris Dantas, cestinha com 24 pontos. A atuação sólida garantiu não apenas a classificação para a semifinal, mas também uma vaga nos torneios classificatórios para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Berlim, na Alemanha.
Alana Gonçalo, atleta do Corinthians, tem sido peça importante na rotação da seleção. Com boa visão de jogo e eficiência nos arremessos, ela contribui tanto na criação quanto na marcação. Já Bruno Guidorizzi, que também comanda a equipe feminina do Timão na Liga de Basquete Feminino (LBF), integra a comissão técnica da seleção e participa ativamente das decisões táticas da equipe.
O confronto contra a Argentina pela AmericupW promete ser equilibrado. As argentinas garantiram vaga na semifinal ao vencerem Porto Rico por 53 a 51. Na fase de grupos, o Brasil já havia superado a equipe hermana por 71 a 50, com domínio desde o início da partida.
A semifinal será transmitida ao vivo pela ESPN e pelo streaming Disney+. Caso avance, o Brasil enfrentará na final o vencedor do duelo entre Estados Unidos e Canadá, que ocorre no mesmo dia, às 21h10. Com tradição e seis títulos na bagagem, a seleção brasileira busca mais uma conquista continental, e a presença da dupla do Corinthians reforça o protagonismo do clube também no cenário internacional do basquete. A partida acontecerá no Centro de Deportes Colectivos, localizado no Chile.