
Futebol
|
O mais novo camisa 10 do Corinthians é o atacante Memphis Depay. O jogador de 30 anos ganhou a numeração de Rodrigo Garro, após o argentino ceder a camisa e ficar com a número 8, outra numeração histórica do Timão. Agora Memphis faz parte de um seleto grupo de jogadores que vestiram a camisa 10 do alvinegro, e você irá conhecer alguns desses jogadores.
A 10 do Timão
Talvez o primeiro grande jogador a vestir a camisa 10 do Timão foi o craque Rivellino, que atuou com a numeração no Parque São Jorge de 1965 até 1974. Apesar de não ter conquistado títulos com o Timão, Rivellino se tornou um dos grandes artilheiros do clube, marcando 141 gols em sua passagem.
Outros dois grandes camisas 10 da história mais antiga do Timão foram Zenon e Neto, atuando nas décadas de 80 e 90, respectivamente. Zenon teve uma participação importante no período da “Democracia Corintiana” e conquistou dois Paulistões. Já Neto foi o grande líder do primeiro Brasileirão do Corinthians, conquistado em 1990, com grandes atuações, principalmente na reta final.
Nos anos 2000, foi a vez de Carlitos Tévez fazer história. O craque é, possivelmente, um dos jogadores mais habilidosos a vestir a camisa do Timão. Foi o grande nome do Brasileirão de 2005, vencido pelo Corinthians. Ao sair, Tévez deixaria uma lacuna na camisa 10 que só viria a ser preenchida por Douglas anos depois.
Agora, a camisa 10 está novamente em boas mãos. Em contrato, Memphis deveria receber a numeração, que faz parte de um dos acordos do jogador com o clube. Memphis chegou em um momento delicado no Corinthians. Foi peça chave para escapar do rebaixamento e a classificação histórica para a Libertadores.
O técnico interino das Brabas aposta em uma formação mista para garantir mais três pontos e seguir na parte de cima da tabela
|
O Corinthians entra em campo com uma formação alternativa para enfrentar o Instituto 3B, em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. Sob o comando do técnico interino Orlando Ribeiro, o Timão busca continuar sua boa fase na competição, mantendo-se na parte de cima da tabela. A partida acontece na Fazendinha, às 21h, e promete ser mais um desafio para a equipe que, apesar de escalar uma formação mista, ainda conta com jogadoras de grande qualidade em seu elenco.
A decisão de escalar um time alternativo vem em meio a um calendário apertado e à necessidade de dar descanso para algumas atletas titulares, que podem ser preservadas para os próximos compromissos. O Corinthians, com seu elenco recheado de opções, tenta manter a intensidade e a competitividade em cada jogo, independentemente da formação escolhida. Esse movimento de rodar o elenco tem como objetivo não apenas preservar o físico das jogadoras, mas também dar oportunidade para que novas peças ganhem ritmo de jogo e mostrem seu potencial.
A escalação do Timão para o confronto conta com a goleira Nicole Ramos, que terá a responsabilidade de comandar a defesa, enquanto na linha de frente, a dupla ofensiva formada por Gabi Nunes e Letícia Santos deve buscar as redes adversárias. O meio-campo terá um trio de jogadoras dinâmicas e habilidosas, composto por Yaya, Letícia Monteiro e Vic, que terão a missão de organizar o jogo e fazer a transição da defesa para o ataque. No setor defensivo, Gi Fernandes e Thais Ferreira serão as responsáveis por proteger a goleira e dar segurança à equipe.
A expectativa para o jogo é alta, pois o Corinthians vem mantendo um bom desempenho no torneio, e as jogadoras que estão sendo escaladas na formação alternativa têm mostrado bom nível técnico quando entram em campo. Além disso, o time continua sendo uma das grandes forças do futebol feminino brasileiro e a vitória contra o Instituto 3B é vista como fundamental para manter o bom desempenho na competição.
A partida será transmitida ao vivo através de duas plataformas gratuitas: o canal oficial do Corinthians no YouTube e pela Rádio Coringão, permitindo que os torcedores acompanhem o jogo de qualquer lugar. A equipe corintiana, mesmo com uma formação diferente da habitual, promete lutar pela vitória e seguir firme na busca pelo título do Campeonato Brasileiro Feminino.
Holandês celebrou o resultado em meio uma semana turbulenta que teve derrota para o Fluminense e demissão do técnico Ramón Díaz e sua comissão técnica
|
Herói do jogo que garantiu a vitória do Corinthians por 2 a 1 contra o Sport, neste sábado, 19, na Neo Química Arena, o atacante Memphis Depay garantiu está feliz no clube do Parque São Jorge, no entanto, quer resultados positivos com a equipe tendo de se sacrificar menos em campo.
Contra o Sport, o Timão teve um início avassalador, criando diversas chances de gol, mas foi o adversário que abriu o placar com Sérgio Oliveira. Na volta do intervalo, o alvinegro conseguiu virar o jogo com dois gols de Memphis.
“Estou feliz. Fico mais feliz quando começamos a ganhar mais, mas isso é normal. Sou um vencedor e precisamos nos acostumar a ganhar jogos com menos esforço, com menos sacrifício, aí eu vou aproveitar e ficar ainda mais feliz. Mas é claro que estou feliz, cara. Veja como eles [torcida] estão tratando os jogadores. Estou feliz no Brasil. Mas eu quero competir. Quero lutar por todos os títulos possíveis. É por isso que vim para o Corinthians. E estamos construindo”, disse o camisa 10 do Corinthians.
O holandês celebrou o resultado em meio uma semana turbulenta que teve derrota para o Fluminense e demissão do técnico Ramón Díaz e sua comissão técnica. O camisa 10 citou o "caráter" da equipe após os dias ruins.
“Muito importante [resultado], queremos competir na competição, por isso precisamos dos três pontos, especialmente em casa. Nos últimos seis jogos, perdemos muitos pontos. Começamos muito bem, criamos chances, mas não fomos eficazes o suficiente no primeiro tempo. Eles tiveram uma ou duas chances e, infelizmente, foi um gol que nos colocou mais pressão, mais dificuldades, mas estou orgulhoso da equipe hoje. Em uma semana em que muitas coisas aconteceram, acho que mostramos caráter, mostramos união, junto com a torcida no estádio. Estou feliz”, finalizou.
Agora, o Corinthians volta as suas atenções para a Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, 24, o Timão enfrenta o Racing, do Uruguai, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Com uma grande atuação de Depay, que marcou dois gols no segundo tempo, o Timão virou sobre o Sport e manteve os 100% de aproveitamento na Neo Química Arena
|
O Corinthians segue absoluto diante do Sport quando o duelo acontece na Neo Química Arena. Na última partida entre as equipes, o Timão venceu de virada por 2 a 1, ampliando sua sequência de 100% de aproveitamento contra o clube pernambucano jogando em casa. Agora são oito vitórias em oito confrontos no estádio inaugurado em 2014.
O domínio corintiano sobre o Sport em Itaquera começou logo na primeira vez que os times se enfrentaram no local, ainda em 2014. Desde então, o Alvinegro tem somado vitórias consistentes, muitas delas com placares elásticos, e sem dar chances para o adversário sequer arrancar um empate.
Na mais recente vitória, válida pela terceira fase da Copa do Brasil de 2025, o Sport até saiu na frente, marcando no fim do primeiro tempo. No entanto, o Corinthians mostrou força na etapa final, e contou com grande atuação de Memphis Depay, que marcou duas vezes e garantiu a virada diante da torcida.
O resultado não apenas reforça o retrospecto favorável do Timão sobre o Sport em casa, como também chega em um momento importante. Com a equipe sob comando interino de Orlando Ribeiro após a saída de Ramón Díaz, a vitória ajuda a recuperar a confiança e dar moral ao elenco para os próximos desafios.
Com a invencibilidade mantida, o Corinthians segue como um verdadeiro algoz do Sport em Itaquera, fazendo do confronto um duelo que tem se tornado cada vez mais simbólico na trajetória recente do clube dentro da Neo Química Arena.