Clube

Mais um mandato? Veja se Osmar Stabile pode ser reeleito no Corinthians

Atual presidente do clube paulista analisa a possibilidade de tentar uma reeleição após a turbulência interna quando Augusto Melo saiu do cargo e ele assumiu

Corinthians pode ter Osmar Stabile tentando a sua reeleição, mas depende da lei que está no estatuto do Timão - Foto: Reprodução
Corinthians pode ter Osmar Stabile tentando a sua reeleição, mas depende da lei que está no estatuto do Timão - Foto: Reprodução

04 Mar 2026 | 15:22 |

Icon Comentário0

O futuro político do Corinthians segue em debate com relação à possível candidatura de Osmar Stabile à reeleição. O dirigente assumiu o cargo de forma interina em maio de 2025, após o afastamento de Augusto Melo, e foi eleito pelo Conselho Deliberativo em agosto do mesmo ano para concluir o mandato até dezembro de 2026.


Estatuto pode impedir reeleição de Osmar Stabile


O Estatuto Social do Corinthians estabelece que não há possibilidade de reeleição para presidente. No entanto, o artigo 103 abre exceção em casos de vacância, permitindo que o dirigente concorra novamente caso tenha permanecido no cargo por até 18 meses. A divergência está na contagem desse período: se inclui o tempo como presidente interino ou apenas após a posse definitiva.


Presidente do Corinthians depende da contagem do tempo de sua gestão

Stabile assumiu interinamente em maio e foi confirmado como presidente em agosto. Caso o período interino seja considerado dentro dos 18 meses, ele pode ficar impedido de disputar o pleito. Se a contagem valer apenas a partir da eleição pelo Conselho, o dirigente teria condições de registrar candidatura.


Eleições só no final do ano

A indefinição gera expectativa entre conselheiros e associados, já que o processo eleitoral está previsto para o fim de 2026, no Parque São Jorge. O cenário político do clube segue movimentado, com articulações de diferentes grupos e possíveis novos nomes para concorrer à presidência.

Timão sendo investigado

Apesar de uma melhora política interna, o Corinthians tem aparecido nas páginas policiais. Atualmente, Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo estão sendo investigados pela Polícia e Ministério Público-SP.

O caso estando sob a responsabilidade do promotor Cássio Roberto Conserino. Recentemente, um ex-funcionário do clube paulista comentou sobre os milhões que ele teria recebido nas administrações passadas. Sua participação também está sob investigação.


Clube

Organizadas do Corinthians convocam a torcida pela expulsão de Augusto Melo

Ex-presidente do clube do Parque São Jorge pode ser expulso nesta segunda em votação do Conselho Deliberativo assim como aconteceu com Andrés Sanchez

Organizadas do Timão querem a torcida em peso no dia em que Augusto Melo pode ser expulso - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Organizadas do Timão querem a torcida em peso no dia em que Augusto Melo pode ser expulso - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

31 Mai 2026 | 15:50 |

Icon Comentário0

As organizadas do Corinthians convocaram a torcida para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo, atual presidente do clube. O movimento foi anunciado neste domingo (31). O objetivo é que todos estejam presentes às 16h (de Brasília), na sede do clube.


Confira a nota das Organizadas do Corinthians contra Augusto Melo


“Atenção, Fiel Torcida!


Objetivo é demonstrar que querem ex-presidente fora: "Nesta segunda-feira (1º), a partir das 16h, estaremos reunidos em um manifesto pacífico para acompanhar o processo de expulsão de Augusto Melo do quadro associativo.”

A nota continua: “O ex-presidente do Corinthians será julgado em processo relacionado à tentativa de golpe em 2025. Anteriormente, foi afastado do cargo após sofrer impeachment, motivado por acusações de irregularidades, além de infrações à Lei Geral do Esporte e ao estatuto do clube.”


Ex-Corinthians foi expulso na última segunda

Andrés Sanchez não faz mais parte do quadro de associados do Timão: “Em um intervalo de poucos dias, dois ex-presidentes já foram excluídos do quadro social do clube. Isso nos traz esperança de dias melhores, mas, principalmente, evidencia que a força do torcedor corinthiano está fazendo a diferença. Fica claro que dirigentes incompetentes ou mal-intencionados, assim como conselheiros que atuam por interesse próprio, não serão mais tolerados e não terão espaço no Corinthians.”

Foco é que a Fiel esteja unida

Por fim, a nota em conjunto da Gaviões da Fiel, Pavilhão Nove, Camisa 12, Estopim, Coringão Chopp e Fiel Macabra: “ Aos conselheiros, o recado é claro: este é um momento que exige responsabilidade, transparência e compromisso real com o Corinthians. Cada decisão tomada agora ficará registrada e será acompanhada de perto pela torcida.

A Fiel não esquece, não se omite e não aceita mais decisões que contrariem os interesses do clube. O torcedor corinthiano está atento, organizado e cada vez mais consciente do seu papel.

Seguiremos firmes, unidos e atentos.

Vamos chegar, Fiel!”


Clube

Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians

Antigo mandatário da equipe do Parque São Jorge, se pronunciou nas redes sociais, para anunciar a sua saída como sócio e conselheiro vitalício

Duílio Monteiro Alves foi criticado pela principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel - Foto: Reprodução/Instagram
Duílio Monteiro Alves foi criticado pela principal torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel - Foto: Reprodução/Instagram

29 Mai 2026 | 11:00 |

Icon Comentário0

Na noite da última quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Depois de ter tomado tal decisão, o antigo mandatário do Timão, foi criticado pela principal torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel.


Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians


A Gaviões da Fiel divulgou uma nota oficial nas redes sociais, a respeito da renúncia do ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves. O antigo mandatário corinthiano estava na mira do Ministério Público de São Paulo, que estava investigando-o por conta de possíveis irregularidades no uso do cartão corporativo do alvinegro.


Gaviões da Fiel detona Duílio Monteiro Alves após renúncia do ex-presidente do Corinthians: "ficou com receio das consequências."

A Gaviões da Fiel se pronunciou a respeito da saída de Duílio Monteiro Alves: "Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians, tenta revestir sua saída com um discurso técnico e emocional, mas não consegue afastar o elemento central dos fatos: a renúncia não decorre de desprendimento, e sim de um contexto iminente de responsabilização política e institucional, que inevitavelmente culminaria em sua expulsão, tal como ocorreu com o ex-presidente Andrés Sanchez e, certamente, ocorrerá com Augusto Melo na próxima segunda-feira.


A tentativa de reconstruir a narrativa, alegando perseguição política e "criminalização" de atos administrativos, não afasta o julgamento da Fiel, que acompanhou de perto decisões, gestões e consequências que impactaram diretamente o clube. Se houve perseguição ou não, isso compete às instâncias competentes. Mas o julgamento moral e esportivo, este já foi feito pela arquibancada. E a verdade é simples: quem sai pela porta da renúncia para evitar a expulsão não demonstra grandeza institucional, demonstra receio das consequências."

Gaviões da Fiel manda recado para aqueles que estão prejudicando o Corinthians

Em outra parte da nota oficial, a Gaviões da Fiel lamenta o que estão fazendo com o Corinthians: "O Gaviões da Fiel aproveita a oportunidade para solicitar aos diretores e integrantes de gestões anteriores que causaram todos esses prejuízos ao Corinthians que sigam o mesmo caminho: sumam do clube, ou serão objeto de processos de expulsão. Estamos atentos a TODOS que prejudicaram o SCCP. O Corinthians segue. A Fiel Torcida está mais forte, mais vigilante e, acima de tudo, lutando por um Corinthians maior do que qualquer dirigente."


Clube

Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians e revela: "fizeram da minha vida um inferno"

Ex-presidente do Timão, se pronunciou nas redes sociais, onde fez um longo desabafo, para anunciar a sua renúncia e a retirada como conselheiro vitalício

Duílio Monteiro Alves se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duílio Monteiro Alves se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

28 Mai 2026 | 19:45 |

Icon Comentário0

Na noite desta quinta-feira (28), o ex-presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, se pronunciou nas redes sociais para anunciar a sua renúncia de sócio remido do alvinegro paulista e ainda abriu mão dos cargos de conselheiro vitalício e membro do Conselho de Orientação (CORI). Decisão acontece entre as votações em relação as expulsões de Andrés Sanchez e Augusto Melo.


Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians


Presidente do Corinthians entre 2021 e 2023, Duílio Monteiro Alves estava na mira do Ministério Público de São Paulo, por conta do uso indevido do cartão corporativo do clube alvinegro. O ex-dirigente evita um processo que poderia causar a expulsão por meio de votação no Parque São Jorge, mas revelou que vai à Justiça para que "tudo seja esclarecido".


Duílio Monteiro Alves deixa de ser sócio do Corinthians: "tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato."

Nota oficial de Duílio Monteiro Alves para anunciar a sua renúncia como sócio do Corinthians: "Muitos vão comemorar este que considero meu último gesto como sócio do Corinthians. Em breve, porém, as pessoas racionais perceberão que não há nada a festejar. Minha renúncia ao título de sócio remido e ao meu espaço como conselheiro vitalício poderá soar como sonho realizado para muitos. Para alguns, talvez até como música. Não foram poucos os que apontaram que minha expulsão, assim como a de outros, seria a salvação do Corinthians."


Fair Play Financeiro e dívida controlada na própria gestão

"A dívida que estava controlada em 2023, com três superávits sucessivos nos anos da minha gestão, foi catapultada em mais R$ 1 bilhão nos anos Augusto/Osmar, com aprovação de gente que agora deseja se candidatar. E a agência de fair play financeiro implementada pela CBF prevê penas como transfer ban e até rebaixamento para clubes que contratam sem pagar — ainda mais para aqueles que se comportam como se não precisassem pagar."

"Em 2023, eu saí da presidência do Corinthians pela porta da frente, com todas as contas aprovadas, inclusive no último ano, com o balanço fechado e apresentado por opositores ferrenhos. Fizeram da minha vida um inferno, e eu caminho por ele, com a certeza de que tudo vai ser esclarecido. Hoje, tenho dúvidas se os próximos presidentes conseguirão cumprir três anos de mandato. Muito menos com três superávits ano a ano, recorde de faturamento e controle responsável da dívida, como prometi e fiz. Não me arrependo de nada. E me defenderei na Justiça."

"Portanto, renuncio ao meu título de sócio remido, entrego meu lugar como conselheiro vitalício e membro do CORI e me retiro, de forma definitiva, do quadro de sócios do Parque São Jorge, para que o Corinthians possa, enfim, assim espero, cuidar do presente e do futuro. Vai Corinthians. Sempre." Finalizou Duílio Monteiro Alves, ex-presidente do Corinthians.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Defesa de Andrés Sanchez aponta irregularidades para sua expulsão do Corinthians
Clube

Defesa de Andrés Sanchez aponta irregularidades para sua expulsão do Corinthians

27 Mai 2026 | 14:57

Icon Comentário0
Gaviões define próximo alvo e publica contagem regressiva para saída de Augusto Melo do Corinthians
Clube

Gaviões define próximo alvo e publica contagem regressiva para saída de Augusto Melo do Corinthians

27 Mai 2026 | 11:54

Icon Comentário0
DE NOVO? Internacional quer reconhecimento de título do Corinthians
Clube

DE NOVO? Internacional quer reconhecimento de título do Corinthians

26 Mai 2026 | 19:11

Icon Comentário0