
Futebol
|
A performance do ataque é uma dor de cabeça para o Corinthians, que tem a segunda pior média de finalizações do Campeonato Brasileiro, ficando a frente apenas do Juventude. Neste sábado, às 21h (horário de Brasília), no clássico com o São Paulo, no Morumbis, o time do Parque São Jorge tenta afastar o fantasma da baixa produção ofensiva.
Em 14 rodadas na Série A, o Corinthians registra uma média de 10,4 finalizações/partida. A título de comparação, o Flamengo, dono do melhor ataque do Brasileirão, chuta, em média, mais de 13 vezes a cada jogo disputado no Campeonato Brasileiro e é o quinto da lista.
As explicações são várias, sendo a ausência do trio GYM (Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay) a principal delas. O levantamento publicado na última sexta-feira pelo ge mostra que os três principais homens de frente estiveram juntos em campo em apenas 16% dos jogos do Timão nesta temporada.
Além da baixa produção de jogadas no ataque, a equipe tem apresentado dificuldade em finalizar ao gol adversário. Sob o comando de Dorival Júnior, por exemplo, o Corinthians marcou dois gols ou mais em um mesmo jogo apenas no confronto diante do Internacional, vencido por 4 a 2, em Itaquera. No mais, o ataque marcou um gol apenas ou passou em branco.
A questão tem sido incômoda para a comissão técnica, que depois de priorizar o sistema defensivo nas primeiras semanas de trabalho no CT Joaquim Grava, agora tem dado atenção especial ao ataque.
Neste sábado, o desafio será contra o São Paulo, no Morumbis, em um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro. Embora ainda não tenha Yuri Alberto à disposição, o Corinthians contará com Memphis Depay e Rodrigo Garro entre os titulares. A outra vaga no ataque está sendo disputada entre Ángel Romero e Talles Magno.
Atacante que defendeu o Timão entre 2016 e 2017 chamou atenção nas redes sociais após publicar imagem em academia no Paraná
|
A imagem recente de Guilherme Gusmão em uma academia viralizou nas redes sociais. O jogador, que teve passagem pelo Corinthians entre 2016 e 2017, apareceu com um físico bem mais musculoso do que na época em que atuava pelo clube paulista, gerando surpresa entre os torcedores. Ele atualmente está aposentado, e defendeu o Cianorte, do Paraná, na última temporada.
A aparência mais robusta do atleta contrastou com a imagem que ficou marcada entre os corinthianos, quando Guilherme tinha porte mais magro. O atacante, de 36 anos, mantém carreira ativa e passou a divulgar nas redes sociais a nova rotina de treinos. Um dos comentários recorrentes entre internautas foi: “É natural?”
Revelado pelo Cruzeiro, Guilherme acumulou passagens por clubes da Ucrânia e Rússia antes de retornar ao Brasil, onde se destacou com a camisa do Atlético-MG, conquistando a Copa do Brasil e a Libertadores. Em seguida, jogou na Turquia e depois foi contratado pelo Corinthians, onde venceu o Campeonato Paulista de 2017.
Após sua saída do Timão, o jogador passou por Athletico-PR, Bahia e Fluminense. Em 2024, ele defendeu o Cianorte. Em seu perfil pessoal, é comum a publicação de treinos de musculação e registros que evidenciam a transformação física.
No mesmo dia em que Guilherme virou assunto nas redes, o Corinthians se prepara para o clássico contra o São Paulo no Morumbis. O jogo, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, coloca o Alvinegro em busca da quebra de um tabu e da chance de complicar a situação do rival na tabela.
Escalado para o Majestoso, o árbitro gaúcho já gerou questionamentos na diretoria, elenco e torcida do Timão em outras partidas recentes
|
O árbitro Anderson Daronco será o responsável por comandar o clássico entre Corinthians e São Paulo neste sábado, às 21h, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O juiz da Federação Gaúcha será auxiliado por Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel, com Daniel Nobre Bins no VAR. O quarto árbitro será João Vitor Gobi.
Daronco já apitou 42 partidas do Corinthians desde 2012. O retrospecto registra 17 vitórias do clube alvinegro, 12 empates e 13 derrotas. Além disso, o juiz aplicou 83 cartões amarelos e cinco vermelhos a jogadores corinthianos, além de ter marcado três pênaltis contra o time no período.
Apesar do histórico relativamente equilibrado, a arbitragem de Daronco em clássicos causa desconforto no clube. No primeiro turno do Brasileirão de 2024, ele validou um gol irregular do Palmeiras em Dérbi vencido por 2 a 0. Raphael Veiga cobrou falta que desviou em Fabinho, posicionado junto à barreira de forma irregular, o que interferiu na jogada.
Outro episódio que gerou reclamação ocorreu em 2023, no clássico contra o Santos. O Corinthians vencia até os acréscimos do segundo tempo, quando Daronco assinalou pênalti de Bruno Méndez sobre Soteldo após checagem no VAR. A penalidade resultou no empate santista e revolta da comissão técnica alvinegra.
Na atual edição do campeonato, o árbitro esteve à frente de dois jogos do Timão, ambos na Neo Química Arena: vitórias sobre Vasco por 3 a 0 e Sport por 2 a 1. O clássico deste sábado será, portanto, mais um capítulo da relação entre Daronco e o Corinthians em jogos de grande rivalidade.
Desde que foi vendido do Timão para o PSG no início de 2024, o volante não chegou a atuar em partidas de torneios oficiais pela equipe parisiense
|
Uma das grandes revelações do Corinthians nas últimas temporadas, Gabriel Moscardo, vendido ao PSG, da França, por 20 milhões de euros, cerca de R$ 120 milhões na cotação da época, foi emprestado pela segunda vez desde que foi negociado pelo Alvinegro Paulista, no início de 2024.
Na manhã deste sábado, 19, o ex-volante do Corinthians foi anunciado oficialmente pelo SC Braga, de Portugal. O clube português revelou que o vínculo vai até o fim da temporada europeia, em junho de 2026, e não conta com uma cláusula de compra – confira a publicação de anúncio abaixo.
Esta é a segunda vez que Gabriel Moscardo é emprestado pelo Paris Saint-Germain. Durante a temporada de 2024/2025, o meio-campista foi cedido ao Stade de Reims, que também disputa a primeira divisão da França. Por lá, disputou dez partidas e marcou um gol.
Desde que foi negociado, o volante não chegou a atuar em partidas de torneios oficiais pelo PSG. Ele fez sua estreia em um amistoso contra o Sturm Graz, da Aústria no dia 7 de agosto de 2024. Mesmo com o empréstimo, o brasileiro agradou o técnico da equipe francesa, Luis Enrique. Moscardo foi vendido ao futebol europeu após apenas 27 jogos pelo Timão, sendo 22 como titular, e um gol marcado.
Gabriel Moscardo, apesar de vendido, passou seis meses no Corinthians se recuperando de uma lesão no pé direito. Em 2024, ele chegou a ser utilizado pelo ex-treinador do Alvinegro, Antônio Oliveira, nas partidas contra o Atlético-GO e São Paulo, pelo Brasileirão, antes de embarcar para Paris.