
Futebol
|
O Corinthians fará uma "intertemporada" na Data Fifa com objetivo de deixar Rodrigo Garro e Yuri Alberto 100% para o jogo de volta contra o Palmeiras na final do Campeonato Paulista, marcada para o dia 27 de março, na Neo Química Arena, em São Paulo.
Garro lida com uma lesão crônica no joelho e foi poupado no primeiro jogo da decisão, e Yuri Alberto foi substituído com dores no ombro após fazer o gol que deu vantagem de 1 a 0 ao Timão.
Os dois protagonistas, Yuri e Garro, não foram convocados, então vão ter esses oito dias, contando a partir de quarta-feira, 19, quando eles retornam às atividades no CT, porque ganharam dois dias de folga depois do Dérbi.
Outro que também luta para voltar a jogar é o meia Igros Coronado, considerado o reserva direto de Rodrigo Garro. O jogador segue em tratamento de uma lesão muscular e tem chances remotas de enfrentar o Palmeiras.
No período reservado para a Data Fifa, o Corinthians não terá cinco jogadores convocados por suas seleções nacionais: Carrillo (Peru); Romero (Paraguai); Memphis (Holanda); José Martínez (Venezuela) e Félix Torres (Equador).
O Corinthians volta a entrar em campo no dia 27 de março, às 21h35 (de Brasília), contra o Palmeiras, na decisão do título do Campeonato Paulista. A partida acontecerá na Neo Química Arena, em São Paulo. Timão terá a vantagem do empate após ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0.
Com foco na disputa das quartas de final e em ajustes administrativos, o Alvinegro Paulista traça estratégias para garantir calendário, estrutura e estabilidade
|
A diretora Íris Sesso traça os próximos passos do Corinthians feminino após a segunda colocação na fase de grupos do Brasileirão. Nas quartas de final, o time enfrenta o Bahia nos dias 10 e 17 de agosto, com possibilidade de jogos na Neo Química Arena – decisão que depende de planejamento logístico e ajustes na iluminação do Parque São Jorge.
Atualmente impedido de jogar à noite no Parque São Jorge devido ao bloqueio da Federação Paulista por problemas na iluminação, o clube já busca laudos e soluções técnicas para reverter essa situação e poder receber as partidas em sua casa oficial.
No âmbito institucional, Íris destacou o apoio de Osmar Stábile, presidente interino, e do vice Armando Mendonça, que têm demonstrado interesse em fortalecer o departamento feminino. Ambos estiveram presentes em jogos recentes e confirmaram a continuidade do suporte financeiro e estrutural.
Em relação a acordos e dívidas, a diretora corintiana lembrou que o clube quitou parte das parcelas pendentes da premiação da Libertadores Feminina 2024 em seis vezes. Restam dois pagamentos, os quais já estão programados no fluxo de caixa e tratados como prioridade pela gestão.
Por fim, Íris adiantou que o clube já iniciou conversas com atletas para renovações contratuais e está atento ao mercado para possíveis contratações. Além disso, patrocínios voltados ao futebol feminino também estão sendo negociados para apoiar o plano de longo prazo do projeto Brabas.
Expectativa é resolver a situação antes de mudança estatutária, quando acontecerá a assembleia-geral de associados para votar o impeachment de Augusto Melo
|
Acertar os valores de premiação com as Brabas é uma das preocupações da diretoria de transição, principalmente diante da queda de investimento na modalidade durante a gestão Augusto Melo. A expectativa é resolver a situação antes de uma nova mudança estatutária, em 9 de agosto, quando acontecerá a assembleia-geral de associados para votar o impeachment do presidente afastado.
Na última quarta-feira, Íris Sesso, coordenadora do futebol feminino, revelou uma conversa com o departamento financeiro para quitar os pagamentos. Desde que as Brabas disputaram a final da última edição do Estadual, algumas parcelas do bônus não foram pagas.
"Essa semana eu tive reunião com o financeiro. Então, a ideia agora é isso já estar no fluxo de caixa. A gente tem duas parcelas em atraso que a gente vai conseguir, pelo que o financeiro me passou, colocar isso como prioridade e entrar no fluxo para ser pago", disse.
Além disso, o Corinthians pretende fazer esforços para o elenco feminino na próxima janela de transferências. Algumas renovações de contrato com atletas também estão na pauta do departamento de futebol feminino.
Brabas vivem melhor momento em 2025
Toda essa movimentação nos bastidores de Parque São Jorge acontece em meio à arrancada do time feminino, que engatou sete vitórias seguidas pelo Campeonato Brasileiro e no Campeonato Paulista.
As Brabas oscilaram no início da temporada, inclusive sendo vice para o São Paulo na Supercopa Feminina. O resultado foi um "balde de água fria" para a equipe, que vivia hegemonia na competição.
Jogador sofreu uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda no mês de abril e desde que voltou não conseguiu reencontrar a boa forma dentro de campo
|
O lateral Fabrizio Angileri foi o único reforço contratado pelo Corinthians na primeira janela de transferências de 2025. O argentino chegou a custo zero após rescindir com o Getafe, da Espanha. Ele até fez um bom início no clube, mas sofreu uma queda de produção nos últimos meses.
Angileri foi contratado para solucionar os problemas do Corinthians na lateral esquerda. No início da temporada, Matheus Bidu não conseguiu repetir o mesmo nível de atuação de 2024. Hugo foi opção e chegou receber oportunidades, mas também não correspondeu.
Foi justamente por conta da irregularidade na lateral esquerda que Angileri assumiu a titularidade assim que chegou. Na primeira partida, o defensor saiu do banco de reservas contra o Mirassol e distribuiu uma assistência. Logo em seguida, foi titular no clássico contra o Santos e, novamente, deu um passe para gol.
Já firmado entre os titulares, Angileri teve atuações fundamentais nas finais do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. Não só subiu ao ataque em algumas ocasiões, mas foi importantíssimo no setor defensivo e se impôs na marcação de Estêvão. Também foi bem no empate sem gols contra o Bahia, pelo Brasileirão.
Acontece que, no começo do mês de abril, Angileri sofreu uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda. O lateral ficou afastado dos gramados por cerca de 15 dias e perdeu quatro partidas do Corinthians neste período.
E desde que voltou de lesão, o lateral deixou a desejar. O argentino seguiu sendo titular e completou os 90 minutos em cinco jogos consecutivos. Contudo, em nenhuma dessas partidas repetiu o mesmo desempenho dos primeiros duelos que disputou pela equipe.
O técnico Dorival Júnior, anunciado pelo Timão no final de abril, passou a priorizar a integridade física dos jogadores alvinegros. Um dos atletas com quem a comissão técnica adotou maior cuidado foi Angileri, que ficou fora de duas partidas (Internacional e Atlético-MG) devido a um controle de carga.
Nas últimas três partidas do Corinthians, Angileri foi titular em duas (Huracán-ARG, pela Sul-Americana, e Grêmio, pela Série A). Contra o Tricolor gaúcho, por exemplo, o argentino sofreu na marcação e não foi bem no lance do gol da equipe de Porto Alegre.
O elenco do Corinthians está de férias e retorna às atividades no próximo dia 28 de junho, um sábado. O próximo compromisso do Timão será contra o Red Bull Bragantino, em duelo marcado para o dia 13 de julho, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Brasileirão.