
Futebol
|
O Corinthians tirou um peso das costas ao quebrar o jejum de seis anos sem troféus na quinta-feira, 27, quando conquistou o Paulistão de 2025 ao superar o Palmeiras na decisão disputada na Neo Química Arena. O troféu serve como combustível para o novo objetivo traçado: chegar longe no Campeonato Brasileiro.
A partir deste domingo, às 20h (de Brasília), na Fonte Nova, diante do Bahia, o Timão abre a disputa da Série A na busca de “ser competitivo”. O exemplo do ano passado de briga contra o rebaixamento durante boa parte do campeonato serve como vacina para o elenco alvinegro.
“O que temos que fazer no futebol é trabalhar, entregar. Entendemos que o que passou em 2024 não é algo do tamanho do Corinthians. Não se pode brincar no futebol, não queremos que o Corinthians passe pelo que passou de novo”, assegurou Fabinho Soldado, diretor executivo do clube.
Soldado confia no atual elenco para fazer frente nas três competições que terá pela frente. Além do Brasileirão, o Timão terá a Copa Sul-Americana - a estreia será quarta-feira contra o Huracán-ARG - e a terceira fase da Copa do Brasil.
“Estamos trabalhando em um clube gigante, com torcedor apaixonado, e entendo que o elenco que temos, a qualidade que temos, certamente vai entrar para fazer grandes jogos em todas as competições. Não pode deixar entrar na zona de conforto”, disse Fabinho, alertando o dia a dia do clube para o efeito pós-título do Paulistão.
Campeão na quinta-feira, agora o Corinthians busca encerrar outro jejum, agora no Brasileirão. Sete vezes campeão, o Timão não levanta o troféu desde a edição de 2017.
Atualmente no Cruzeiro, o arqueiro construiu uma passagem marcante, sendo o segundo jogador que mais entrou em campo pelo alvinegro paulista
|
Há um ano, Cássio concedia entrevista coletiva no CT Dr. Joaquim Grava e anunciava sua despedida do Corinthians após doze anos de serviços prestados. A saída do ídolo marcou o fim de uma geração que conquistou tudo pelo Timão, do Paulistão até o Mundial de Clubes da Fifa.
Atualmente no Cruzeiro, Cássio construiu uma passagem marcante com a camisa do Corinthians. Ao todo foram 712 partidas e o goleiro é o segundo jogador que mais entrou em campo pelo Corinthians. Além disso, foram nove títulos conquistados neste período, incluindo a Libertadores e o Mundial de Clubes, vencidos em 2012.
O último jogo do goleiro com a camisa alvinegra foi em abril do último ano. Cássio foi titular na derrota do Timão por 1 a 0 para o Argentinos Juniors, na Copa Sul-Americana, no dia 23 de abril, em partida disputada em Buenos Aires. Desde então, o Corinthians passou por muitas mudanças na meta.
Carlos Miguel
O goleiro foi contratado pelo Corinthians em 2021 e ficou por quase três anos amargando a reserva de Cássio. Querido pela torcida, teve boas atuações quando ganhou a titularidade e parecia o sucessor natural do ídolo. Entretanto, deixou o Timão em julho do mesmo ano, para atuar no Nottingham Forest, da Inglaterra.
Desempenho pelo Corinthians
- 25 jogos
- 14 gols sofridos
- 12 jogos sem sofrer gol (48%)
- 3.8 defesas por jogo
- 2.2 defesas em chutes na área por jogo
- 1 pênalti defendido
*Levantamento do SofaScore
Matheus Donelli
Sem Carlos Miguel, sobrou para o jovem da base a responsabilidade de substituir um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Formado no Terrão, o jogador sempre mostrou muita vontade com a camisa do Timão, mas viveu um período conturbado da defesa alvinegra, e o clube sofreu com maus resultados.
Desempenho pelo Corinthians
- 28 jogos
- 38 gols sofridos
- 4 jogos sem sofrer gol (14%)
- 2.8 defesas por jogo
- 1.6 defesas em chutes na área por jogo
- 1 pênalti defendido
*Levantamento do SofaScore
Hugo Souza
O goleiro pertencia ao Flamengo, mas estava emprestado ao modesto Chaves, de Portugal. O jogador chegou ao Timão em julho do último ano e, em pouco tempo, salvou o Corinthians em duas decisões de pênaltis: contra o Grêmio, na Copa do Brasil, e contra o Red Bull Bragantino, na Copa Sul-Americana.
Com um bom desempenho, foi contratado pelo Corinthians junto ao Flamengo em dezembro. A Fiel ficou ainda mais apaixonada pelo goleiro no Paulistão deste ano. Hugo Souza defendeu um pênalti de Estêvão no empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, pela primeira fase da competição, no Allianz Parque. Na decisão, salvou uma penalidade cobrada por Raphael Veiga, que garantiu o empate em 0 a 0 na Neo Química Arena, e o título do Timão.
Desempenho pelo Corinthians
- 56 jogos
- 58 gols sofridos
- 21 jogos sem sofrer gol (37%)
- 3.2 defesas por jogo
- 1.6 defesas em chutes na área por jogo
- 7 pênaltis defendidos
*Levantamento do SofaScore
Equipe feminina do Timão recebeu o Sport e contou com três gols marcados pela jovem promessa Jhonson, e outro anotado por Gabi Zanotti
|
O Corinthians venceu o Sport por 4 a 0 neste sábado (17), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. A partida foi realizada no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, e contou com gols de Jhonson, que marcou três vezes, e Gabi Zanotti.
Com o resultado, o Corinthians chegou a 22 pontos e assumiu a segunda colocação na tabela. O Sport permanece na última posição da competição, com dois pontos somados em onze partidas disputadas.
Jhonson marcou os três primeiros gols do Corinthians ainda no primeiro tempo. Aos 14 minutos, balançou as redes de dentro da área. Aos 19, aproveitou a sobra e ampliou. Já aos 25, completou de letra para marcar o terceiro.
O último gol veio na etapa final. Aos 38 minutos, Gabi Zanotti finalizou de primeira e fechou o placar em Osasco. O Corinthians controlou as ações e garantiu mais três pontos no campeonato.
O próximo compromisso da equipe será nesta quarta-feira (22), contra o América-MG, às 16h30, na Arena do Jacaré. Já o Sport volta a campo na quinta-feira (23), contra o Bahia, às 17h, na Ilha do Retiro.
Equipe da baixada santista tem início ruim no Campeonato Brasileiro de 2025 com apenas 5 pontos em 8 jogos e precisa pontuar contra o Timão na Neo Química Arena
|
O Corinthians recebe o Santos neste domingo (18), às 16h, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe visitante ocupa a 19ª posição na tabela, com cinco pontos somados em oito partidas disputadas na competição nacional.
O Santos terá uma série de desfalques para o confronto. Neymar segue fora por conta de lesão na coxa esquerda, assim como Diego Pituca (tendinite no tendão de Aquiles), Aderlan (infecção intestinal), João Schmidt (incômodo na coxa) e Guilherme (músculo obturador).
Este será o terceiro encontro entre Corinthians e Santos no estádio de Itaquera neste ano, onde o time da Vila Belmiro sofreu derrotas nos dois jogos anteriores válidos pelo Campeonato Paulista. O alvinegro praiano deve contar novamente com Kevyson e Luca Meirelles entre os relacionados.
O confronto também marca o reencontro do técnico Dorival Júnior com seu ex-clube. Atual comandante do Corinthians, ele teve duas passagens anteriores pelo Santos, onde conquistou os títulos do Paulistão (2010 e 2016) e da Copa do Brasil (2010), somando 199 partidas à frente da equipe da Baixada.