Basquete

Corinthians tem jogadoras convocadas para a Seleção Brasileira Feminina de Basquete

As armadoras Alana Gonçalo e Ana Beatriz, além da pivô Licinara vão representar as Furiosas, além do técnico Bruno Guidorizzi, que será o auxiliar

Atletas vão disputar s AmericanCupW, que acontecerá entre 28 de junho e 6 de julho, no Chile | Divulgação/Corinthians
Atletas vão disputar s AmericanCupW, que acontecerá entre 28 de junho e 6 de julho, no Chile | Divulgação/Corinthians

  |

Icon Comentário0

Ao longo desta sexta-feira, 6, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete divulgou a lista de atletas e membros de comissões técnicas que foram convocados. Na lista, estão presentes quatro profissionais do Corinthians, sendo três atletas e um membro que atua fora das quadras. A convocação faz referência ao período de treinamentos que a Amarelinha terá até a disputa da AmericanCupW, que acontecerá entre 28 de junho e 6 de julho, no Chile.


Do Alvinegro, foram convocadas as armadoras Alana Gonçalo e Ana Beatriz, além da pivô Licinara. O técnico das Furiosas, Bruno Guidorizzi, será o auxiliar da treinadora norte-americana Pokey Chatman. Ao todo, a lista foi composta por 18 jogadoras. A Seleção Brasileira Feminina de Basquete irá se apresentar no dia 15 de junho e treinará no Ginásio Wlamir Marques, casa corinthiana na modalidade.


Sete dias depois, o Brasil disputará um amistoso contra o Canadá, às 17h (horário de Brasília), antes de embarcar para o solo chinele disputar a competição citada no início desta matéria. O confronto contra as canadenses será no Pacaembu e também deve ser uma das atrações do Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino (LBF).


Depois da partida amistosa, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete irá embarcar rumo ao Chile no dia 25. Na AmericanCupW, a Amarelinha enfrentará a Argentina no dia 28, Canadá no dia 30, República Dominicana (01/07) e El Salvador (02/07).

O vencedor do torneio garante vaga na Copa do Mundo de 2026 da modalidade. O torneio ocorrerá em julho do ano que vem, na Alemanha. Por outro lado, a vice-campeã e as outras quatro melhores equipes vão disputar o Pré-Mundial em fevereiro do mesmo ano.



Basquete

Brasil vence Canadá com ótima atuação de Alana Gonçalo armadora do Corinthians

Com atuação destacada da jogadora do Timão, Seleção Brasileira de basquete feminino supera adversário em partida preparatório para a AmeriCupW

Armadora do Corinthians se destaca em vitória do Brasil sobre o Canadá no amistoso de preparação para a AmeriCup. Foto: Reprodução
Armadora do Corinthians se destaca em vitória do Brasil sobre o Canadá no amistoso de preparação para a AmeriCup. Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

A Seleção Brasileira de basquete feminino conquistou uma importante vitória sobre o Canadá, vencendo por 74 a 55 em amistoso no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em partida preparatória para a AmeriCupW. A equipe dominou o confronto do início ao fim, com desempenho sólido tanto ofensivo quanto defensivo.


A armadora do Corinthians, Alana Gonçalo, teve boa participação na partida, conduzindo o ritmo do jogo e demonstrando qualidade na organização das jogadas. Sua atuação contribuiu para a fluidez ofensiva da seleção e foi destacada pela comissão técnica.


Além da atleta alvinegra, a partida também teve destaques como Bella Nascimento, cestinha do confronto com 19 pontos, e a dupla Vitória Marcelino e Thayná Silva, que somaram 28 pontos juntas. Tassia, também do Corinthians, foi campeã no Desafio das Habilidades durante o Jogo das Estrelas da LBF, evento realizado antes da partida.


O técnico Léo Figueiró elogiou a postura da equipe, especialmente a intensidade defensiva e a mobilidade ofensiva, mesmo após momentos de oscilação no arremesso de três pontos. Segundo ele, o time manteve a pegada esperada num ginásio lotado, demonstrando competitividade e espírito coletivo.

Com a vitória consolidada, o Brasil segue sua preparação para a AmeriCupW, que começa no final de junho. A equipe estreia no torneio diante da Argentina e mira na primeira colocação do Grupo A — essencial para a classificação direta à Copa do Mundo de 2026.



Basquete

Ala do Corinthians Feminino conquista o Desafio das Habilidades no Jogo das Estrela

Clube do Parque São Jorge também será representado por outras atletas no duelo amistoso das seleções de basquete de Brasil e Canadá

Ala do Corinthians já havia conquistado o mesmo desafio em 2023, quando jogava por outra equipe | João Pires/LBF
Ala do Corinthians já havia conquistado o mesmo desafio em 2023, quando jogava por outra equipe | João Pires/LBF

  |

Icon Comentário0

Ao longo deste domingo, 22, foi realizado, no Ginásio da Mercado Livre Arena Pacaembu, o Desafio do Jogo das Estrelas, promovido pela Liga de Basquete Feminino (LBF). O Corinthians teve quatro atletas representado por quatro atletas representando o clube no evento. 


A ala alvinegra, Tassia, conquistou o Desafio das Habilidades superando Geovana Thainá (ADRM Maringá), Jeanne (Ourinhos Basquete) e Débora (Sesi Araraquara), na grande decisão. Em 2023, quando atuava pelo Santo André, Tassia havia conquistado o mesmo Desafio.


A ala-pivô Mari Dias e a armadora Yasmin fizeram companhia para Tássia no Desafio dos Três Pontos. Porém, o trio acabou sendo eliminado logo na primeira fase. A vencedora desse quesito foi Jeanne, do Ourinhos Basquete.


Logo mais, o Corinthians será representado pela pivô Licinara e as armadoras Alana Gonçalo e Ana Beatriz, além do técnico Bruno Guidorizzi, no duelo amistoso das seleções de basquete da modalidade entre Brasil e Canadá.

Vale lembrar que, na primeira fase da Liga de Basquete Feminino (LBF), as Furiosas encerraram a primeira fase na terceira colocação com 35 pontos (15 vitórias e cinco derrotas). Nas quartas de final, o Alvinegro enfrentará o Unimed Campinas, no próximo dia 13 de julho, domingo, às 11h (horário de Brasília). O primeiro jogo de uma série de, inicialmente, dois jogos, acontecerá no Ginásio do Tênis Clube.



Basquete

Corinthians Basquete acerta retorno de ala estadunidense

Atleta volta ao Parque São Jorge após ótima passagem na temporada 2022/23, quando foi o quarto maior cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB)

Durante sua passagem pelo Corinthians, que durou uma temporada, o ala acumulou bons números pelo NBB | Divulgação/Corinthians
Durante sua passagem pelo Corinthians, que durou uma temporada, o ala acumulou bons números pelo NBB | Divulgação/Corinthians

  |

Icon Comentário0

O Corinthians Basquete segue atuando nos bastidores para se preparar para a temporada 2025/26. Após acertar algumas renovações no elenco, o Timão assegurou agora sua primeira contratação: o ala estadunidense Davaunta Thomas, de 30 anos. O atleta volta ao Parque São Jorge após ótima passagem na temporada 2022/23, quando foi o quarto maior cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB).


A informação foi divulgada primeiramente pela página Clutch Corinthiano, no X (antigo Twitter). Thomas teve sua primeira passagem pelo Brasil marcada por um flagra no anti-doping por parte da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Na época, ele testou positivo para THC, que é o princípio ativo da maconha, responsável pelo efeito alucinógeno da cannabis, resultando em uma suspensão de dois anos, que termina no próximo dia 2 de agosto.


Durante sua passagem pelo Corinthians, que durou uma temporada, o ala acumulou bons números pelo NBB. Foram, ao todo, 34 jogos disputados na liga, com médias de 32 minutos em quadra e anotando, também em média, 17,0 pontos, 4,8 rebotes e 3,4 assistências. Também disputou o Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas em 2023, parando nas semifinais.


Experiente, o ala se destacou no início da carreira nos EUA, onde defendeu por quatro anos o Arkansas-Fort Smith Lions na National Collegiate Athletic Association (NCAA). Em seguida, Thomas acumulou passagens por BC Jonava, da Lituânia, Club de Regatas Lima, do Peru, Capitol, do Uruguai e Quimsa, da Argentina, onde foi semifinalista da Basketball Champions League Américas (BCLA) de 2021/22 e de onde se transferiu ao Corinthians.

Após deixar o Brasil, Thomas se transferiu para o Brillantes de Zulia, da Venezuela, onde permaneceu apenas três meses. Desde então, Thomas vem atuando no basquete mexicano, onde defendeu três equipes nos últimos dois anos: Halcones de Xalapa, Pioneros de Delicias e, por fim, Frayles de Guasave, que deixou recentemente.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians Basquete anuncia renovação com jovem armador
Basquete

Corinthians Basquete anuncia renovação com jovem armador

 

Icon Comentário0
Corinthians recebe a Seleção Brasileira Feminina de Basquete no Ginásio Wlamir Marques
Basquete

Corinthians recebe a Seleção Brasileira Feminina de Basquete no Ginásio Wlamir Marques

 

Icon Comentário0
Lenda do basquete do Corinthians e da Seleção, Renê Salomón morre aos 88 anos
Basquete

Lenda do basquete do Corinthians e da Seleção, Renê Salomón morre aos 88 anos

 

Icon Comentário0