
Basquete
|
Ao longo desta sexta-feira, 6, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete divulgou a lista de atletas e membros de comissões técnicas que foram convocados. Na lista, estão presentes quatro profissionais do Corinthians, sendo três atletas e um membro que atua fora das quadras. A convocação faz referência ao período de treinamentos que a Amarelinha terá até a disputa da AmericanCupW, que acontecerá entre 28 de junho e 6 de julho, no Chile.
Do Alvinegro, foram convocadas as armadoras Alana Gonçalo e Ana Beatriz, além da pivô Licinara. O técnico das Furiosas, Bruno Guidorizzi, será o auxiliar da treinadora norte-americana Pokey Chatman. Ao todo, a lista foi composta por 18 jogadoras. A Seleção Brasileira Feminina de Basquete irá se apresentar no dia 15 de junho e treinará no Ginásio Wlamir Marques, casa corinthiana na modalidade.
Sete dias depois, o Brasil disputará um amistoso contra o Canadá, às 17h (horário de Brasília), antes de embarcar para o solo chinele disputar a competição citada no início desta matéria. O confronto contra as canadenses será no Pacaembu e também deve ser uma das atrações do Jogo das Estrelas da Liga de Basquete Feminino (LBF).
Depois da partida amistosa, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete irá embarcar rumo ao Chile no dia 25. Na AmericanCupW, a Amarelinha enfrentará a Argentina no dia 28, Canadá no dia 30, República Dominicana (01/07) e El Salvador (02/07).
O vencedor do torneio garante vaga na Copa do Mundo de 2026 da modalidade. O torneio ocorrerá em julho do ano que vem, na Alemanha. Por outro lado, a vice-campeã e as outras quatro melhores equipes vão disputar o Pré-Mundial em fevereiro do mesmo ano.
Com atuação destacada da jogadora do Timão, Seleção Brasileira de basquete feminino supera adversário em partida preparatório para a AmeriCupW
|
A Seleção Brasileira de basquete feminino conquistou uma importante vitória sobre o Canadá, vencendo por 74 a 55 em amistoso no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em partida preparatória para a AmeriCupW. A equipe dominou o confronto do início ao fim, com desempenho sólido tanto ofensivo quanto defensivo.
A armadora do Corinthians, Alana Gonçalo, teve boa participação na partida, conduzindo o ritmo do jogo e demonstrando qualidade na organização das jogadas. Sua atuação contribuiu para a fluidez ofensiva da seleção e foi destacada pela comissão técnica.
Além da atleta alvinegra, a partida também teve destaques como Bella Nascimento, cestinha do confronto com 19 pontos, e a dupla Vitória Marcelino e Thayná Silva, que somaram 28 pontos juntas. Tassia, também do Corinthians, foi campeã no Desafio das Habilidades durante o Jogo das Estrelas da LBF, evento realizado antes da partida.
O técnico Léo Figueiró elogiou a postura da equipe, especialmente a intensidade defensiva e a mobilidade ofensiva, mesmo após momentos de oscilação no arremesso de três pontos. Segundo ele, o time manteve a pegada esperada num ginásio lotado, demonstrando competitividade e espírito coletivo.
Com a vitória consolidada, o Brasil segue sua preparação para a AmeriCupW, que começa no final de junho. A equipe estreia no torneio diante da Argentina e mira na primeira colocação do Grupo A — essencial para a classificação direta à Copa do Mundo de 2026.
Clube do Parque São Jorge também será representado por outras atletas no duelo amistoso das seleções de basquete de Brasil e Canadá
|
Ao longo deste domingo, 22, foi realizado, no Ginásio da Mercado Livre Arena Pacaembu, o Desafio do Jogo das Estrelas, promovido pela Liga de Basquete Feminino (LBF). O Corinthians teve quatro atletas representado por quatro atletas representando o clube no evento.
A ala alvinegra, Tassia, conquistou o Desafio das Habilidades superando Geovana Thainá (ADRM Maringá), Jeanne (Ourinhos Basquete) e Débora (Sesi Araraquara), na grande decisão. Em 2023, quando atuava pelo Santo André, Tassia havia conquistado o mesmo Desafio.
A ala-pivô Mari Dias e a armadora Yasmin fizeram companhia para Tássia no Desafio dos Três Pontos. Porém, o trio acabou sendo eliminado logo na primeira fase. A vencedora desse quesito foi Jeanne, do Ourinhos Basquete.
Logo mais, o Corinthians será representado pela pivô Licinara e as armadoras Alana Gonçalo e Ana Beatriz, além do técnico Bruno Guidorizzi, no duelo amistoso das seleções de basquete da modalidade entre Brasil e Canadá.
Vale lembrar que, na primeira fase da Liga de Basquete Feminino (LBF), as Furiosas encerraram a primeira fase na terceira colocação com 35 pontos (15 vitórias e cinco derrotas). Nas quartas de final, o Alvinegro enfrentará o Unimed Campinas, no próximo dia 13 de julho, domingo, às 11h (horário de Brasília). O primeiro jogo de uma série de, inicialmente, dois jogos, acontecerá no Ginásio do Tênis Clube.
Atleta volta ao Parque São Jorge após ótima passagem na temporada 2022/23, quando foi o quarto maior cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB)
|
O Corinthians Basquete segue atuando nos bastidores para se preparar para a temporada 2025/26. Após acertar algumas renovações no elenco, o Timão assegurou agora sua primeira contratação: o ala estadunidense Davaunta Thomas, de 30 anos. O atleta volta ao Parque São Jorge após ótima passagem na temporada 2022/23, quando foi o quarto maior cestinha do Novo Basquete Brasil (NBB).
A informação foi divulgada primeiramente pela página Clutch Corinthiano, no X (antigo Twitter). Thomas teve sua primeira passagem pelo Brasil marcada por um flagra no anti-doping por parte da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Na época, ele testou positivo para THC, que é o princípio ativo da maconha, responsável pelo efeito alucinógeno da cannabis, resultando em uma suspensão de dois anos, que termina no próximo dia 2 de agosto.
Durante sua passagem pelo Corinthians, que durou uma temporada, o ala acumulou bons números pelo NBB. Foram, ao todo, 34 jogos disputados na liga, com médias de 32 minutos em quadra e anotando, também em média, 17,0 pontos, 4,8 rebotes e 3,4 assistências. Também disputou o Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas em 2023, parando nas semifinais.
Experiente, o ala se destacou no início da carreira nos EUA, onde defendeu por quatro anos o Arkansas-Fort Smith Lions na National Collegiate Athletic Association (NCAA). Em seguida, Thomas acumulou passagens por BC Jonava, da Lituânia, Club de Regatas Lima, do Peru, Capitol, do Uruguai e Quimsa, da Argentina, onde foi semifinalista da Basketball Champions League Américas (BCLA) de 2021/22 e de onde se transferiu ao Corinthians.
Após deixar o Brasil, Thomas se transferiu para o Brillantes de Zulia, da Venezuela, onde permaneceu apenas três meses. Desde então, Thomas vem atuando no basquete mexicano, onde defendeu três equipes nos últimos dois anos: Halcones de Xalapa, Pioneros de Delicias e, por fim, Frayles de Guasave, que deixou recentemente.