Futebol

Dorival? Entenda por que Tite passou a ser o "plano A" do Corinthians

Apesar da virada de foco para o treinador que fez história no clube, o nome de Dorival Júnior ainda é respeitado nos bastidores

Apesar da virada de foco para Tite, o nome de Dorival Júnior ainda é respeitado nos bastidores - Foto: CBF
Apesar da virada de foco para Tite, o nome de Dorival Júnior ainda é respeitado nos bastidores - Foto: CBF

21 Abr 2025 | 07:51 |

Icon Comentário0

O Corinthians segue em busca de um nome de peso para substituir Ramón Díaz e aposta suas fichas em um velho conhecido da torcida: Tite. Após sondar Dorival Júnior, a diretoria mudou de estratégia e agora tem o ex-comandante da Seleção Brasileira como principal alvo para liderar o projeto alvinegro em 2025. A decisão foi tomada com base em análises do departamento de futebol, coordenado por Fabinho Soldado.


Nos próximos dias, o executivo se reunirá com Tite para discutir os termos da proposta e alinhar expectativas sobre o futuro da equipe. A ideia do clube é apresentar ao treinador um plano de médio e longo prazo, com metas claras e respaldo da gestão do presidente Augusto Melo.


A preferência por Tite não é apenas uma escolha emocional pela história vitoriosa do técnico no Parque São Jorge. O Corinthians avalia que o profissional reúne as características ideais para reorganizar o sistema tático da equipe, especialmente no setor defensivo, além de ser conhecido pela habilidade em gerir grupos e manter o ambiente do elenco equilibrado — fator considerado essencial em um grupo com mais de 30 atletas.


A diretoria acredita que, com um técnico experiente e vencedor, o clube pode brigar por mais títulos ainda nesta temporada. Atualmente, o Timão está vivo nas disputas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, e a ambição por novas conquistas acelerou a busca por um nome de impacto.

Apesar da virada de foco para Tite, o nome de Dorival Júnior ainda é respeitado nos bastidores. Entretanto, a negociação não avançou após um contato inicial feito por aliados do presidente sem o envolvimento direto de Fabinho Soldado.


Enquanto não define o novo treinador, o Corinthians segue sendo comandado pelo técnico do sub-20, Orlando Ribeiro. No último sábado, ele liderou a equipe na vitória por 2 a 1 sobre o Sport, pela quinta rodada do Brasileirão. O próximo compromisso do Timão será na quinta-feira (24), contra o Racing, do Uruguai, pela Copa Sul-Americana, na Neo Química Arena.


Futebol

“Covarde” dispara Craque Neto, ex-Corinthians, sobre Abel Ferreira

Ex-jogador do clube do Parque São Jorge não poupou as críticas para treinador português que perdeu a final da Libertadores para o rubro-negro carioca

Craque Neto, ex-Corinthians, chamou Abel Ferreira de covarde após derrota do Palmeiras para o Flamengo na final da Libertadores - Foto: Reprodução
Craque Neto, ex-Corinthians, chamou Abel Ferreira de covarde após derrota do Palmeiras para o Flamengo na final da Libertadores - Foto: Reprodução

01 Dez 2025 | 17:51 |

Icon Comentário0

Após a derrota do Palmeiras para o Flamengo na final da Libertadores 2025, o ex-Corinthians, Craque Neto usou seu programa 'Os Donos da Bola' para atacar Abel Ferreira, chamando o treinador português de “covarde” e responsabilizando-o diretamente pelo vice-campeonato alviverde.


Craque Neto não deixou de comentar vice-campeonato do Palmeiras


O confronto aconteceu no Monumental de Lima, no Peru, no último sábado (29). O Flamengo venceu por 1 a 0, gol de Danilo aos 21 minutos do segundo tempo, e conquistou seu quarto título da competição continental. A derrota do Palmeiras repercutiu fortemente, principalmente pelas declarações de Neto durante o programa ‘Os Donos da Bola’.


Ex-Corinthians disse: “foi covarde no Brasileiro e foi covarde para enfrentar o Flamengo.”


O ex-jogador disparou: “Quando o treinador é covarde naquilo que se pensa em jogar futebol, que é o caso do Abel Ferreira, que foi covarde no Brasileiro e foi covarde para enfrentar o Flamengo”. Neto destacou que o técnico português recuou a equipe e não mostrou ambição ofensiva em um duelo decisivo.

Ex-meia do Corinthians não escondeu a sua indignação

As substituições também foram alvo de críticas. Neto afirmou: “O cara substituiu seis jogadores, mexeu mal para caramba. Tirou Raphael Veiga e Allan. Colocou jogadores que não fizeram absolutamente nada”. Para ele, essas escolhas comprometeram o desempenho do time e facilitaram a vitória rubro-negra.

Neto continuou chamando Abel Ferreira de covarde

O comentarista que já chegou a elogiar o português, ainda relacionou a postura de Abel Ferreira ao futuro do Campeonato Brasileiro: “A covardia do treinador do Palmeiras deu o título para a equipe do Flamengo, que mereceu. Não jogou um grande futebol, mas ganhou de um time covarde do senhor Abel Ferreira. A burrice dele vai dar o título para o Flamengo no Campeonato Brasileiro”.

Ex-Corinthians analisou deficiência ofensiva

Neto reforçou que o Palmeiras praticamente não atacou na decisão: “O Palmeiras do Abel Ferreira não deu um chute a gol na final. Entregou o Campeonato Brasileiro pro Flamengo”. O goleiro Rossi mal foi acionado na partida, pois o ataque alviverde estava ineficiente.

As falas do ex-jogador repercutiram entre torcedores rivais e dividiram a torcida palmeirense. Enquanto o Flamengo celebrou o tetracampeonato (1981, 2019, 2022 e 2025), o Palmeiras encerrou sua campanha com críticas internas e externas sobre a condução de Abel Ferreira em momentos decisivos.



Futebol

Fora da próxima partida? Yuri Alberto espera exames no Corinthians para avaliar lesão

Camisa 9 do Time do Povo saiu do empate contra o Botafogo com dores e ligou o sinal de alerta para alvinegro paulista que terá maratona de jogos em dezembro

Yuri Alberto aguarda exames no Corinthians para saber se poderá jogar contra o Fortaleza - Foto: Reprodução
Yuri Alberto aguarda exames no Corinthians para saber se poderá jogar contra o Fortaleza - Foto: Reprodução

01 Dez 2025 | 17:27 |

Icon Comentário0

Na reapresentação do elenco nesta segunda (01), o atacante Yuri Alberto realizou atividades internas no centro de treinamento do Corinthians. O jogador sentiu dores na região da virilha durante o empate em 2 a 2 contra o Botafogo, no último domingo, e deixou o gramado da Neo Química Arena com dificuldades de locomoção.


Por isso, foi submetido a trabalhos leves e passará por avaliação médica para confirmar se terá condições de atuar na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, caso não consiga, o jogador nem deve viajar com elenco.


Reservas trabalharam no campo


Os atletas que jogaram mais de 45 minutos diante do Botafogo cumpriram rotina regenerativa, enquanto os demais participaram de treino em campo, com exercícios de força, atividades de ataque contra defesa e enfrentamento em espaço reduzido. O técnico Dorival Júnior comandou as movimentações e iniciou a preparação para o duelo contra o Fortaleza, marcado para quarta-feira (03), às 19h, na Arena Castelão.

Matheuzinho é ausência confirmada do Corinthians


Além da indefinição sobre Yuri Alberto, o Corinthians terá a ausência confirmada de Matheuzinho. O lateral direito recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Memphis Depay segue como dúvida, em recuperação de edema ósseo no joelho esquerdo. Em contrapartida, o volante José Martínez retorna após cumprir suspensão automática.

Baixa de Yuri Alberto traria problemas para próximos jogos

Artilheiro do Timão na temporada, Yuri Alberto soma 15 gols e três assistências em 2025. Sua presença é considerada importante para o setor ofensivo, mas dependerá dos resultados dos exames. Caso seja liberado pelo departamento médico, ainda existe a possibilidade de ser poupado para evitar riscos físicos.

Foco no Lion

O elenco volta a treinar na manhã de terça-feira (02), em atividade voltada exclusivamente para o confronto diante do Fortaleza. À tarde, a delegação embarca para o Ceará. O Corinthians ocupa a nona posição da tabela, com 46 pontos, e busca encerrar o campeonato em colocação favorável.



Futebol

STJD decide sobre expulsão de Charles em Bragantino x Corinthians

Atleta do Timão saiu de campo na parte final da partida e juiz relatou ação na súmula; ele já cumpriu suspensão automática no Campeonato Brasileiro

Charles foi suspenso pelo STJD por dois jogos após expulsão contra o Bragantino e volta só na última rodada - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Charles foi suspenso pelo STJD por dois jogos após expulsão contra o Bragantino e volta só na última rodada - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

01 Dez 2025 | 16:54 |

Icon Comentário0

O volante Charles vai desfalcar o Corinthians no jogo contra o Fortaleza. O jogador foi suspenso pelo STJD por causa da expulsão na partida contra o Red Bull Bragantino, pela 32ª rodada do Brasileirão no Campeonato Brasileiro.
Como aconteceu o lance de Charles


Naquele duelo, já nos acréscimos, Charles tentou acertar o rosto do meia Jhonatan. A árbitra Edina Alves Batista que perdeu a oportunidade de apitar a Copa nesse jogo, mostrou cartão amarelo, mas depois da comunicação da assistente Fabrini Beviláqua, decidiu expulsar o corintiano. O lance foi registrado em súmula e acabou gerando o julgamento no tribunal.


STJD entendeu como violência


O STJD enquadrou a jogada como ato de violência, aplicando dois jogos de suspensão. Charles já cumpriu a primeira partida automática contra o Ceará, na rodada seguinte, e agora ficará fora do confronto diante do Fortaleza, marcado para quarta-feira, 3 de dezembro, na Arena Castelão. Ele só volta a ficar à disposição na última rodada, contra o Juventude, no dia 7 de dezembro, na Neo Química Arena.

Corinthians tentou reverter


Durante o julgamento, a defesa do Timão tentou reduzir a pena, alegando que o lance poderia ser considerado apenas ato hostil. Mesmo assim, o tribunal manteve a punição de dois jogos, entendendo que houve intenção de agressão, mesmo sem contato direto.

Jogador não ganhou titularidade

Charles chegou ao Corinthians em 2024 e vem sendo utilizado vindo do banco em várias partidas da temporada. Até agora, soma 35 jogos, com 13 como titular, além de um gol e uma assistência. O volante tem alternado entre o time principal e o banco de reservas, sendo opção constante para o técnico Dorival Júnior.

Desfalque para duelo na Arena Castelão

A ausência do camisa 35 contra o Fortaleza aumenta os desafios para o elenco, que busca terminar o campeonato com bons resultados e garantir posição sólida na tabela. O Corinthians segue sua preparação para os compromissos finais do Brasileirão, já sabendo que contará com o retorno de Charles apenas na despedida da competição diante da torcida alvinegra.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Vitinho intensifica disputa por vaga no ataque do Corinthians e demonstra confiança: “estou louco...
Futebol

Vitinho intensifica disputa por vaga no ataque do Corinthians e demonstra confiança: “estou louco...

01 Dez 2025 | 14:35

Icon Comentário0
Corinthians pode encaminhar venda de Gui Negão para europeu – Saiba qual clube
Futebol

Corinthians pode encaminhar venda de Gui Negão para europeu – Saiba qual clube

01 Dez 2025 | 14:16

Icon Comentário0
Corinthians vai enfrentar maratona em dezembro – Confira
Futebol

Corinthians vai enfrentar maratona em dezembro – Confira

01 Dez 2025 | 13:25

Icon Comentário0