
Futebol
|
O empate do Corinthians por 1 a 1 com o Botafogo, no Engenhão, neste sábado, tinha tudo para ser apenas mais um compromisso de meio de temporada para o Corinthians. No entanto, a partida acabou revelando muito mais do que o placar pode sugerir: a grave limitação do elenco alvinegro. A tentativa do técnico Dorival Júnior de poupar titulares visando o clássico contra o Palmeiras teve de ser rapidamente revista para evitar uma derrota no Rio de Janeiro.
Com seis titulares poupados e outros dois suspensos, Dorival apostou em um time bastante modificado. A partida, que poderia servir para testes e afirmação de jovens jogadores, acabou se tornando um retrato claro da falta de profundidade no grupo. O Corinthians foi dominado no primeiro tempo, com o Botafogo controlando até 77% da posse de bola em determinado momento. A vantagem carioca veio aos 24 minutos, após falha defensiva que culminou no gol de Arthur Cabral.
O primeiro tempo foi de extrema dificuldade para o Timão, que só finalizou pela primeira vez aos 38 minutos e terminou a etapa inicial com apenas duas finalizações, contra sete do adversário. Diante da apatia da equipe, Dorival não hesitou em mudar. Já no intervalo, lançou quatro titulares: Matheuzinho, Breno Bidon, Memphis Depay e Yuri Alberto, que voltou após mais de dois meses lesionado. A entrada dos principais nomes deu nova cara ao time.
Com os reforços em campo, o Corinthians passou a competir de igual para igual. A equipe cresceu, teve mais posse de bola, criou oportunidades e encurralou o adversário. A melhora foi recompensada aos 37 minutos da etapa final, quando Memphis Depay, oportunista, aproveitou uma sobra e bateu firme para empatar. Foi o retrato de uma virada tática e emocional, sustentada pelos jogadores mais experientes.
O empate no Engenhão foi justo, mas também um alerta. O desempenho fraco dos reservas deixou evidente o desequilíbrio do elenco, algo que Dorival já vinha apontando. Se por um lado o time reagiu e mostrou força ao evitar a derrota fora de casa, por outro, o treinador sabe que o Derby contra o Palmeiras, nesta quarta-feira, exigirá bem mais do que meio time titular. Será preciso equilíbrio, intensidade e, acima de tudo, um elenco mais confiável.
Com uma atuação abaixo do esperado dos garotos escancara dificuldades da base; Memphis e titulares reagem no segundo tempo e salvam o Timão
|
Em partida realizada no sábado pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians escalou uma formação mista e viu jovens da base decepcionarem em suas atuações. Já os jogadores mais experientes conseguiram evitar uma derrota em duelo marcado por duas etapas bem distintas da equipe paulista.
A estreia de garotos como João Pedro Tchoca, Léo Maná, Gustavo Bahia e outros trouxe pouca contribuição ao desempenho coletivo. Os atletas oriundos das categorias de base falharam na marcação, erraram passes e não conseguiram sustentar o ritmo exigido pelo confronto.
Do outro lado, os titulares que entraram — com presença confirmada no segundo tempo — foram essenciais para mudar o panorama. A postura mais firme e o controle das ações permitiram que o Corinthians reagisse e empatasse com o gol de Memphis Depay na etapa final.
A opção por uma escalação alternativa foi tomada por Dorival Júnior como estratégia de preservar os principais atletas — entre eles Memphis, Yuri Alberto e Gustavo Henrique — visando o clássico decisivo contra o Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Apesar das falhas individuais dos jovens, a reação dos veteranos garantiu ao Corinthians a 8ª colocação na tabela com 21 pontos antes do duelo com o Palmeiras. A avaliação geral evidencia que a base ainda não corresponde ao esperado em momentos cruciais da temporada.
O atacante fala sobre o apoio da torcida e dos companheiros, destaca a superação do momento difícil da equipe e projeta foco total para o clássico
|
Depois de mais de dois meses afastado por uma fratura na vértebra lombar, Yuri Alberto voltou a atuar pelo Corinthians neste sábado (26), no empate por 1 a 1 com o Botafogo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante entrou no intervalo e viu Memphis Depay marcar o gol de empate da equipe na segunda etapa.
Após a partida, Yuri revelou que recebeu uma proposta para deixar o clube, mas optou por renovar seu contrato. Visivelmente emocionado, contou que conversou com o pai antes de tomar a decisão e destacou a importância da torcida e dos companheiros de elenco nesse momento difícil para o clube.
O novo vínculo do atacante, que antes ia até o fim de 2027, agora é válido até julho de 2030. Ele reforçou que sua permanência representa um gesto de comprometimento e gratidão ao Corinthians, e demonstrou confiança na recuperação do time na temporada.
Com o empate, o Corinthians chegou aos 21 pontos e subiu para a 8ª colocação na tabela do Brasileirão. A equipe comandada por Dorival Júnior segue invicta há quatro partidas e começa a demonstrar sinais de reação no campeonato.
O próximo compromisso do Timão é contra o Palmeiras, na quarta-feira (30), às 21h30, na Neo Química Arena, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Depois, o time enfrenta o Fortaleza, também em casa, antes de reencontrar o rival alviverde no duelo de volta no Allianz Parque.
Com desvio decisivo em escanteio, o jogador contribui para gol de Memphis e se junta a outros 17 jogadores com assistências na temporada
|
O jovem zagueiro João Pedro Tchoca passou a integrar o ranking de assistências do elenco masculino do Corinthians na temporada de 2025. O defensor deu seu primeiro passe para gol no empate em 1 a 1 com o Botafogo, no último sábado, no Estádio Nilton Santos, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A jogada que garantiu sua entrada na lista aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo. Tchoca fez um passe para o gol, encontrando Memphis Depay, que finalizou para o gol e marcou o primeiro da equipe alvinegra na partida.
Com a assistência, Tchoca se torna o 18º jogador do elenco profissional a dar pelo menos um passe para gol em 2025. O zagueiro divide a quinta posição com mais 10 jogadores.
O ranking geral de assistências do Corinthians segue com Memphis Depay na liderança isolada, com dez passes para gol. Ele é seguido por Talles Magno, com quatro. Seguindo por Rodrigo Garro, Matheus Bidu, André Carrillo e Romero, que tem três assistências na temporada. Na quarta posição estão Fabrizio Angileri e José Martinez, com apenas duas assistências. E em quinto lugar estão Breno Bidon, Charles, Giovane, Héctor Hernández, Gustavo Henrique, Ryan, Yuri Alberto, Maycon, Léo Maná e João Pedro Tchoca, com uma assistência.
A presença de Tchoca no ranking reforça seu crescimento dentro do elenco principal. Revelado nas categorias de base do clube, o zagueiro tem ganhado cada vez mais espaço e agora contribui também de forma decisiva no setor ofensivo.