
Futebol
Corinthians x Inter: Veja os últimos 10 jogos entre as equipes que se enfrentam pelo Brasileirão
Futebol
|
Dyego Coelho está de volta ao futebol brasileiro. O treinador foi anunciado oficialmente como novo comandante do Esporte Clube São Bento, onde irá liderar a equipe na disputa da Copa Paulista de 2025.
Com passagens marcantes como técnico da equipe principal do Corinthians em 2019, além de experiências nas categorias de base do clube alvinegro, Coelho retorna ao cenário nacional após seu último trabalho no exterior. Entre 2021 e 2024, ele esteve à frente da equipe sub-23 do Portimonense, de Portugal, onde se dedicou ao desenvolvimento de jovens atletas e ao aprimoramento de sua metodologia de trabalho.
O treinador falou sobre a oportunidade de voltar a comandar uma equipe brasileira e destacou o foco total na preparação para a competição estadual, que será o seu primeiro desafio com o São Bento.
“Estou muito motivado com essa oportunidade aqui no São Bento. Passei um período estudando bastante, me atualizando e buscando uma oportunidade como essa, em um clube tradicional, que pudesse me oferecer um projeto que quer ser vencedor. Temos a Copa Paulista pela frente e a nossa expectativa é de poder fazer uma grande competição”, disse Coelho.
No Brasil, o treinador também comandou a Inter de Limeira e o Metropolitano, e atuou como auxiliar técnico do Guarani. Agora, ele assume o desafio de conduzir o tradicional São Bento em busca de uma campanha sólida e competitiva na Copa Paulista.
Desde a chegada da nova comissão técnica ao Corinthians, no início da semana passada, o meia tem tido algumas conversas com o treinador no CT Joaquim Grava
|
O nome da vez no Corinthians é o do meio-campista Igor Coronado. Único armador disponível no elenco, o dono da camisa 77 do Timão tem recebido uma atenção especial da nova comissão técnica e será mais utilizado em campo no decorrer da temporada.
Desde a chegada de Dorival Júnior ao Corinthians, no início da semana passada, Coronado tem tido algumas conversas com o treinador no CT Joaquim Grava. O novo chefe quer conhecê-lo melhor para entender suas preferências em campo e encontrar uma forma de encaixá-lo no sistema ofensivo para servir Memphis Depay e Yuri Alberto.
Ainda desfalcado de Rodrigo Garro, que segue em tratamento da tendinopatia no joelho direito e deve voltar aos trabalhos com bola apenas no dia 20 deste mês, Coronado é a única opção do elenco para um sistema desenhado com um homem de criação no meio de campo.
Depois de estudar o grupo e fazer algumas modificações logo em sua partida de estreia, Dorival tem manifestado seu desejo de atuar com um armador. A ideia é trabalhar justamente em cima daquilo que o Corinthians tinha de melhor sob o comando de Ramón Díaz: o desempenho do sistema ofensivo.
Para o jogo contra o Internacional, neste sábado, em Itaquera, Coronado é uma opção. Apesar da boa vontade da comissão técnica, o Corinthians praticamente não teve tempo para trabalhar depois do jogo contra o Novorizontino. A única sessão livre de treinamento foi na última sexta-feira.
Há também a possibilidade de que o Alvinegro inicie o duelo com Breno Bidon entre os titulares, e até o paraguaio Ángel Romero aparece como opção em um sistema com três atacantes.
Por outro lado, independentemente da escolha, Coronado está ciente que terá mais protagonismo no grupo e ganhará minutos em campo. Até aqui, o meio-campista foi utilizado em 15 partidas e teve pouco mais de 800 minutos para atuar, o suficiente para marcar dois gols.
Neo Química Arena é um velho conhecido para o ex-comandante da Seleção Brasileira, que já enfrentou o Alvinegro no estádio em 12 oportunidades
|
Recém-contratado pelo Corinthians, o técnico Dorival Júnior fará neste sábado, 3, contra o Internacional, seu primeiro jogo no comando do Timão na Neo Química Arena. Embora o fato de vestir o uniforme do clube do Parque São Jorge seja novidade, o estádio é um velho conhecido para o treinador, que já enfrentou o Alvinegro em Itaquera em 12 oportunidades.
Ao todo, Dorival Júnior esteve na Neo Química Arena em cinco oportunidades pelo Santos, quatro pelo Flamengo e outras três pelo São Paulo. O retrospecto é amplamente favorável ao Corinthians, que venceu seu atual treinador em sete oportunidades. Foram três derrotas e dois empates.
Embora os números demonstrem uma ampla vantagem ao clube do Parque São Jorge, as vitórias de Dorival em Itaquera foram simbólicas pelo Santos e pelo Flamengo.
A começar pela Copa do Brasil de 2015, quando o treinador eliminou o Timão da competição nacional ao vencer, por 2 a 1, no comando do Santos. Na época, o Peixe tinha nomes como Ricardo Oliveira, Gabigol e o hoje também corintiano Gustavo Henrique.
O segundo triunfo de Dorival Júnior foi pelo Flamengo, em 2018, por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. No jogo em que o Timão estreava o uniforme em homenagem ao piloto Ayrton Senna.
Anos depois, também pelo Flamengo, Dorival praticamente deu fim ao sonho do bicampeonato da Conmebol Libertadores ao Corinthians, na época comandado pelo português Vítor Pereira. No jogo de ida das quartas de final, a equipe carioca atropelou o Timão e venceu por 2 a 0, com gols de Gabigol e Arrascaeta.
Agora, o treinador terá a missão de guiar o clube do Parque São Jorge rumo às vitórias. Na última quarta-feira, Dorival Júnior estreou com o pé direito ao vencer o Novorizontino, por 1 a 0, pela Copa do Brasil.
O Alvinegro tem sete pontos ganhos no Campeonato Brasileiro e entra na rodada ocupando a 12ª colocação na tabela. Um triunfo diante do Internacional colocaria o Timão próximo do grupo dos classificados para a Libertadores de 2026, aliviaria a pressão em cima do elenco e daria tranquilidade a Dorival em seus primeiros dias no CT Joaquim Grava.
As Brabas e o Bahia se enfrentaram em apenas duas ocasiões ao longo de suas histórias, com o Alvinegro Paulista saindo vitorioso ambas
|
Neste domingo, 4 de maio, a equipe feminina do Corinthians entrará no gramado do Estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, às 18h30 (horário de Brasília) para encarar o Bahia em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. O Timão chega ao duelo em busca de aumentar o domínio no retrospecto do confronto.
As equipes femininas de Corinthians e Bahia já se enfrentaram em apenas duas ocasiões ao longo de suas histórias, com o Alvinegro Paulista saindo vitorioso ambas as oportunidades, ambas pelo Brasileirão. Além disso, o confronto conta com oito gols marcados, sendo sete para o lado corinthiano e um para as adversárias.
O último confronto entre as equipes aconteceu no dia 12 de junho de 2023, pela última fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. O Alvinegro Paulista encarou o adversário no estádio Pituaçu, na Bahia, e venceu por 5 a 1, com gols de Giovanna Campiolo, Duda Sampaio, Tamires, Jheniffer e Vic Albuquerque.
Desde então, as equipes não se enfrentaram mais, já que a equipe nordestina te problemas internos que afetaram o desempenho do time feminino, que ficou longe da elite do futebol nacional.
As Brabas chegam ao confronto deste domingo buscando se manter na disputa pelo topo do Campeonato Brasileiro. A equipe tem 15 pontos em oito rodadas, com quatro vitórias, três empates e uma derrota, ocupando a quarta colocação da tabela, atrás de Ferroviária (líder), Cruzeiro e Palmeiras.