Futebol
25 Fev 2025 | 06:53 |
A menos de seis meses do fim do seu contrato com o Corinthians, o atacante Giovane ainda não tem um desfecho sobre sua permanência no clube. O executivo de futebol do Timão, Fabinho Soldado, voltou a falar sobre a situação do jogador e revelou que já foram feitas propostas para a renovação do vínculo. No entanto, até o momento, não houve resposta por parte do atleta ou de seus representantes.
"Já fizemos algumas propostas e agora a decisão está nas mãos do jogador. Ele precisa definir o que deseja para a carreira dele. Enquanto isso, ele segue treinando conosco e já foi relacionado para algumas partidas. Caso a comissão técnica entenda que ele pode ser útil, será utilizado normalmente. Mas, sobre a decisão final, essa pergunta precisa ser direcionada a ele e a quem gerencia sua carreira", afirmou Fabinho durante um evento do Paulistão na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta segunda-feira.
O dirigente também foi questionado se compreende a posição de Giovane em não renovar o contrato com o Corinthians. Fabinho reforçou que o clube está focado em contar apenas com jogadores comprometidos com o projeto e destacou que a situação já está clara para a diretoria.
"Se chegamos até esse momento e ainda não houve um acordo para renovação, a situação está muito clara para nós. Mas, repito, essa é uma questão que precisa ser respondida pelo atleta e por quem gerencia sua carreira. O Corinthians conta com jogadores que querem estar aqui. Estamos muito satisfeitos com o elenco que montamos e com o trabalho que está sendo realizado", acrescentou o executivo.
Afastamento e único jogo na temporada
Desde outubro de 2024, Giovane tem treinado separado do elenco principal por conta do impasse na renovação contratual. O atacante foi reintegrado ao grupo, mas tem tido poucas oportunidades em campo, já que ainda não chegou a um acordo com a diretoria alvinegra.
O jovem de 20 anos disputou apenas uma partida na temporada de 2025, na vitória sobre o Novorizontino pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, contribuiu com uma assistência, sendo utilizado devido à maratona de jogos que o elenco enfrentou naquele período. Desde então, não voltou a entrar em campo.
O contrato de Giovane com o Corinthians se encerra em 31 de julho de 2025, e seu futuro segue indefinido. Caso não renove, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir dos próximos meses.
Lateral-direito quer deixar o time alvinegro, onde tem contrato válido até dezembro de 2026 e retornar para a equipe celeste nesta temporada
02 Jan 2026 | 16:20 |
Após o Cruzeiro se acertar com o lateral-direito Fagner, esperava-se que o Corinthians pudesse ser mais flexível para uma saída do jogador de 36 anos para o time mineiro, porém, segundo as informações dos jornalistas do 'GE', Guilherme Macedo e Yago Rudá, o Timão não planeja permanecer com o atleta, mas quer uma compensação financeira para liberar o defensor.
Mesmo com tudo acertado entre Fagner e Cruzeiro, o lateral-direito ainda precisa convencer o Corinthians a rescindir o contrato, pois o time mineiro não pretende efetuar qualquer pagamento para ter o camisa 23. Internamente, a diretoria corinthiana não trabalha com a possibilidade de reintegrar o jogador ao elenco.
Com contrato até dezembro de 2026 com o Corinthians, o modelo de negócio discutido não é por um novo empréstimo, mas sim de uma rescisão de contrato com o clube do Parque São Jorge, para finalmente acertar com o Cruzeiro. O atleta não tem o interesse de retornar ao alvinegro paulista.
Para esta temporada, o Corinthians deseja diminuir consideravelmente a sua folha salarial e com o lateral-direito sendo um dos jogadores mais bem pagos, a diretoria corinthiana não pretende manter o atleta, mesmo que haja uma carência na posição, já que o técnico Dorival Júnior conta apenas com Matheuzinho.
A direção do Cruzeiro se apega à vontade do lateral-direito de ficar em Belo Horizonte para acertar um novo vínculo. Fagner e sua família tiveram plena adaptação ao clube e à cidade. Outro fator importante é que Henrique Lemos, seu filho, atua nas categorias de base da equipe. O presidente Osmar Stabile segue no aguardo para o andamento das negociações.
Novo executivo de futebol do Timão, participou apenas da reta final das negociações, mas conseguiu um acordo com o Shakhtar Donetsk rapidamente
02 Jan 2026 | 16:00 |
Depois da demissão em comum acordo de Fabinho Soldado, para deixar o Corinthians, Marcelo Paz assumiu como o mais novo executivo de futebol do alvinegro paulista, na reta final do mês de dezembro e chegou para resolver muitos assuntos no clube do Parque São Jorge, sendo um deles, um acordo com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, para a permanência do meio-campista Maycon.
Segundo as informações do jornalista Bruno Andrade, no programa Fala a Fonte, no YouTube da ESPN Brasil, o executivo de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, tem poucos dias no clube alvinegro, mas já foi elogiado internamente, pela maneira como fechou a contratação em definitivo por Maycon, que tinha contrato de empréstimo com a equipe até o dia 31 de dezembro do ano passado.
Apesar da negociação ter sido iniciada por Fabinho Soldado, Marcelo Paz ajustou os últimos detalhes com o Shakhtar Donetsk, equipe que tinha os direitos do jogador e ainda costurou um acordo com o estafe do atleta, para a apresentação da proposta por mais tempo para o meio-campista.
Anteriormente, Maycon assinaria um contrato de três temporadas com o Corinthians, mas Marcelo Paz convenceu o jogador a assinar por mais dois anos, com uma valorização salarial em 2027. Ao que tudo indica, um dos capitães do Timão ficará por mais tempo no alvinegro paulista.
Inicialmente, o Corinthians precisaria embolsar um valor de 2 milhões de euros (R$ 12,70 milhões na cotação atual) mais 1 milhão de euros (R$ 6,35 milhões) ao Shakhtar Donetsk, para ter o atleta, porém, o clube precisará pagar apenas o valor que deve ao clube ucraniano, que ficará com 50% dos direitos econômicos, por ceder o atleta de graça.
Lateral-direito quer permanecer no time mineiro para esta temporada de 2026 e deve deixar o alvinegro de forma oficial, nos próximos dias
02 Jan 2026 | 15:35 |
Após intensas negociações, Cruzeiro e Fagner se acertaram para uma transferência em definitiva, para que o lateral-direito permaneça no time mineiro. Segundo as informações dos jornalistas Iúri Medeiros, Lucas Barbosa e Emerson Pancieri, do portal Itatiaia, o clube celeste tem tudo acertado com o jogador e aguarda apenas a rescisão contratual do jogador com o Corinthians.
Com contrato até dezembro de 2026 com o Corinthians, o modelo de negócio discutido não é de um novo empréstimo, mas sim de uma rescisão de contrato com o clube do Parque São Jorge, para finalmente acertar com o Cruzeiro. O atleta não tem o interesse de retornar ao alvinegro paulista.
Cruzeiro e Fagner dão mais um passo para uma transferência em definitivo e espera o Corinthians: "Estão avançadas."
O vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Pedro Junio, concedeu entrevista à Itatiaia nesta sexta-feira (02) e comentou sobre a situação o lateral-direito Fagner. "As negociações estão avançadas com o Fagner. A tendência é que ele fique. Ele precisa fazer a rescisão com o Corinthians para ficar no Cruzeiro por mais uma temporada."
Fagner é homem de confiança do novo treinador do Cruzeiro para esta temporada. Tite e o lateral-direito já que trabalharam juntos no Corinthians e na Seleção Brasileira. O camisa 23, inclusive, foi à Copa do Mundo de 2018 com o comandante e o fato de disputar a Libertadores deste ano, pesa também a favor do atleta.
A direção do Cruzeiro se apega à vontade do lateral de ficar em Belo Horizonte para acertar um novo vínculo. O jogador e sua família tiveram plena adaptação ao clube e à cidade. Outro fator importante é que Henrique Lemos, seu filho, atua nas categorias de base da equipe. O presidente Osmar Stabile segue no aguardo para o andamento das negociações.