Extra Corinthians

Fifa impõe rigor em casos de racismo e prevê multa pesada e derrotas por WO

Durante o 74º Congresso, realizado em Zurique, na Suiça, o Conselho da entidade aprovou por unanimidade a edição revisada do Código Disciplinar da Fifa

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

10 Mai 2025 | 11:40 |

Icon Comentário0

Durante o 74º Congresso da Fifa, realizado em Zurique, na Suíça, na última sexta-feira (09), o Conselho da entidade aprovou por unanimidade a edição revisada do Código Disciplinar da Fifa, que será mais rigorosa quanto aos casos de racismo, na luta contra o combate a esse tipo de discriminação dentro e fora de campo.


Fifa impõe rigor em casos de racismo e prevê multa pesada e derrotas por WO


O presidente da Fifa, Gianni Infantino disse que a reforma do código é uma forma de endurecer a luta contra o racismo dentro do futebol. O dirigente destacou que clubes podem até perder por WO caso manifestações racistas aconteçam. Além disso, multa de até 5 milhões de francos suíços podem ocorrer em casos de racismo.


"Nesta reunião, o Conselho da FIFA aprovou por unanimidade a modificação do Regulamento Disciplinar da FIFA, fortalecendo essas regras e dando mais instrumentos e oportunidades à FIFA e às associações-membro para combater o racismo. Sanções mais duras, é claro. Não apenas multas e jogos com portões fechados, mas também partidas perdidas por WO caso um jogo precise ser interrompido devido a incidentes racistas."

"Precisamos ser extremamente rigorosos com esse assunto. Naturalmente, cada caso será analisado individualmente, de acordo com seus próprios méritos." Disse Gianni Infantino.


Confira os pontos importantes que compõem o novo Código Disciplinar na Fifa

  • Novas disposições para combater o abuso racista: O procedimento antidiscriminação de três etapas foi incluído no artigo 15, que foi ampliado para abordar especificamente o racismo. Todas as confederações e associações nacionais de futebol serão obrigadas a aplicá-lo.
  • Multas aumentadas por abuso racista: O valor máximo das multas em casos de racismo foi significativamente elevado, com o limite agora estabelecido em CHF 5.000.000 (cinco milhões de francos suíços).
  • Responsabilização em casos de abuso racista: Jogadores e oficiais poderão ajudar a identificar os autores de insultos racistas para facilitar as medidas necessárias, incluindo a remoção dos agressores do estádio.
  • Códigos disciplinares das Associações-Membro da FIFA: As AMs serão obrigadas a adaptar suas regulamentações disciplinares para alinhá-las aos princípios gerais do CDF.
  • Direito de apelação e intervenção da FIFA em casos de racismo: A FIFA reserva-se o direito de recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra decisões em casos de racismo, bem como de intervir quando a AM responsável não tomar medidas suficientes.


Extra Corinthians

Presidente da FPF revela que pode mudar regulamento do Paulistão para 2027: "Acho que..."

Reinaldo Carneiro Bastos comentou sobre as falas do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, após o português dar uma sugestão à entidade

Mandatário da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, admite que pode mudar regulamente do Paulistão na próxima temporada - Foto: Divulgação / FPF
Mandatário da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, admite que pode mudar regulamente do Paulistão na próxima temporada - Foto: Divulgação / FPF

19 Jan 2026 | 23:00 |

Icon Comentário0

No último sábado (17), após o Palmeiras ter vencido o Mirassol pelo placar de 1 a 0, o técnico Abel Ferreira deu uma sugestão à Federação Paulista de Futebol (FPF), durante a sua coletiva de imprensa, afirmando que seria ideal ter mais uma substituição no Campeonato Paulista, como uma forma de minimizar o desgaste físico do início da temporada.


Presidente da FPF revela que pode mudar regulamento do Paulistão para 2027


Em entrevista para a TV Gazeta nesta segunda-feira (19), o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, revelou que a ideia do técnico português é boa e que planeja uma reunião com os clubes para a próxima temporada, visando ter essa mudança.


Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, revela que pode mudar regulamento do Paulistão para 2027: "Gosto da ideia."

Iniciou o presidente da FPF, comentando sobre as falas de Abel Ferreira, após Palmeiras e Mirasso. "Gosto da ideia. Só acho que a gente podia ter cuidado disso no momento oportuno... Infelizmente, o Abel não conseguiu participar da reunião dos treinadores com o (vice-presidente) Mauro Silva. Se tivesse sugerido isso lá, a gente teria aprovado."


Completou ainda o dirigente. "Acho que os clubes teriam aprovado. Acho difícil mudar agora no meio da competição. Tem que ter a concordância, eu não sei como fazer isso. Vou pedir para o Mauro (Silva) e para o departamento de competições conversarem com os clubes sobre isso. Acho que faz sentido, sim (ter uma substituição a mais). Começo de temporada, você pode usar mais criteriosamente o seu elenco. Faz sentido."

"Eu acho que pode (se for aprovado) por unanimidade, se estipular um prazo para começar a valer... Eu não acho impossível, não. Nada é impossível, desde que você queira fazer para melhorar. Como foi a questão das pausas para hidratação." Seguiu o presidente Reinaldo Carneiro Bastos.

O dirigente ainda revelou que a decisão precisa ser definida por unanimidade. "Hoje, a reunião pode ser híbrida, presencial e virtual. Hoje, é muito mais simples tomar uma decisão. A Federação vai conversar com os clubes. Se eles quiserem... A Federação nunca vai se opor ao que os clubes querem. Mas, para mudar, precisa de unanimidade."


Extra Corinthians

Estreia do Brasileirão 2026 não terá impedimento semiautomático – Entenda

Tecnologia é vista como benéfica em partidas onde a verificação pelo VAR pode causar divergências e polêmicas; estádios estão sendo cadastrados

Confederação Brasileira de Futebol ainda não implementou o impedimento semiautomático; estádio do Corinthians terá a tecnologia - Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Confederação Brasileira de Futebol ainda não implementou o impedimento semiautomático; estádio do Corinthians terá a tecnologia - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

18 Jan 2026 | 12:57 |

Icon Comentário0

O Campeonato Brasileiro de 2026 começará sem a aplicação imediata do impedimento semiautomático, recurso anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como inovação para a temporada. A entidade confirmou que 27 estádios da Série A foram cadastrados para receber a tecnologia, mas o sistema não estará disponível na rodada inaugural, marcada para o fim de janeiro.


O motivo do impedimento semiautomático não estar disponível


A implantação depende de etapas ainda em andamento, como visitas técnicas aos locais e a conclusão do processo de importação dos equipamentos necessários. O pacote inclui centenas de dispositivos móveis que serão utilizados em cada partida, garantindo a coleta de dados para análise das jogadas de impedimento durante as partidas.


CBF adia tecnologia para depois da estreia do Brasileirão

A decisão de adiar a estreia do recurso foi tomada para evitar discrepâncias entre arenas. A CBF não pretende iniciar o campeonato sem que todos os estádios estejam aptos a operar o sistema. Dessa forma, os jogos das primeiras rodadas seguirão com o protocolo tradicional do árbitro de vídeo (VAR), sem o suporte da nova tecnologia.


Corinthians presente em reunião

Antes da estreia do Campeonato Brasileiro, a CBF convidou 20 clubes para algumas reuniões cujo assunto é sobre as mudanças que irão ocorrer nessa temporada. O impedimento semiautomático e critérios de arbitragem estão entre as pautas que serão abordadas.

As conversas ocorrerão entre os dias 21 e 25 de janeiro e tem como objetivo, esclarecer e tirar dúvidas para que os clubes, incluindo o Corinthians, possam entender como serão as novas regras. A última temporada foi marcada por erros de arbitragem e reclamações.

Veja os 16 estádios que foram visitados pela CBF

Maracanã – Rio de Janeiro;

Neo Química Arena – São Paulo;

Morumbis – São Paulo;

Mineirão – Minas Gerais;

Arena MRV – Minas Gerais;

Arena Fonte Nova – Bahia;

Arena Barueri – São Paulo;

Barradão – Bahia;

Nilton Santos – Rio de Janeiro;

São Januário – Rio de Janeiro;

Ligga Arena – Curitiba;

Couto Pereira – Curitiba;

Cícero de Souza Marques – São Paulo;

Vila Belmiro – São Paulo;

Beira-Rio – Rio Grande do Sul;

Arena do Grêmio – Rio Grande do Sul.

*Os próximos a serem vistoriados são: Arena Condá, Baenão, Maião e Allianz Parque.


Extra Corinthians

CBF convoca clubes antes da estreia no Brasileirão – Entenda

Objetivo é explicar novas mudanças dentro do futebol nacional antes de campeonato estrear a fim de evitar dúvidas, divergências e polêmicas

Samir Xaud, presidente da CBF deve estar presente em reunião que terá a presença do Corinthians - Foto: Reprodução
Samir Xaud, presidente da CBF deve estar presente em reunião que terá a presença do Corinthians - Foto: Reprodução

18 Jan 2026 | 02:15 |

Icon Comentário0

O Corinthians, assim como os demais clubes da Série A, foi convocado pela Confederação Brasileira de Futebol para participar de uma série de reuniões técnicas entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2026. O objetivo da entidade é alinhar critérios de arbitragem e esclarecer aspectos disciplinares antes do início do Campeonato Brasileiro, marcado para o dia 28.


CBF vai conversar sobre as mudanças da arbitragem


As palestras terão duração aproximada de 45 minutos e contarão com a presença de jogadores, treinadores, membros das comissões técnicas e dirigentes. A Comissão Nacional de Arbitragem busca garantir que todos os envolvidos estejam atualizados sobre as mudanças nas regras e procedimentos que serão aplicados durante a temporada.


Nova tecnologia para decidir impedimento nas partidas no Brasileirão

Um dos principais pontos da pauta é a introdução do impedimento semiautomático, tecnologia que já vinha sendo testada em competições internacionais e agora será utilizada no Brasileirão. O sistema promete maior precisão nas marcações e redução de polêmicas em lances ajustados. Além disso, a CBF pretende reforçar a profissionalização da arbitragem, com a possibilidade de criação de uma escola nacional de juízes, em parceria com as federações estaduais.


Planejamento para que todas as frentes consigam conversar e serem transparentes

Atualmente, o quadro de arbitragem da CBF conta com 927 profissionais, sendo 734 árbitros de linha e assistentes. A expectativa é que o novo modelo de capacitação contribua para elevar o nível das atuações e oferecer maior transparência nas decisões.

Antes do Brasileirão, Corinthians tem Majestoso

A reunião marcada acontecerá apenas após o clássico contra o São Paulo pelo Paulistão. Por este motivo, as atenções estão concentradas em vencer o seu rival e continuar brigando pelo título. Além disso, uma vitória do Corinthians, agravaria a crise política e financeira instaurada no Tricolor Paulista.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Denílson coloca o Brasil entre os favoritos para a Copa do Mundo e fala sobre Neymar: "Está..."
Extra Corinthians

Denílson coloca o Brasil entre os favoritos para a Copa do Mundo e fala sobre Neymar: "Está..."

28 Dez 2025 | 18:21

Icon Comentário0
CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão
Extra Corinthians

CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão

11 Dez 2025 | 23:01

Icon Comentário0
CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro para 2026
Extra Corinthians

CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro para 2026

11 Dez 2025 | 21:12

Icon Comentário0