Extra Corinthians

Fifa impõe rigor em casos de racismo e prevê multa pesada e derrotas por WO

Durante o 74º Congresso, realizado em Zurique, na Suiça, o Conselho da entidade aprovou por unanimidade a edição revisada do Código Disciplinar da Fifa

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

10 Mai 2025 | 11:40 |

Icon Comentário0

Durante o 74º Congresso da Fifa, realizado em Zurique, na Suíça, na última sexta-feira (09), o Conselho da entidade aprovou por unanimidade a edição revisada do Código Disciplinar da Fifa, que será mais rigorosa quanto aos casos de racismo, na luta contra o combate a esse tipo de discriminação dentro e fora de campo.


Fifa impõe rigor em casos de racismo e prevê multa pesada e derrotas por WO


O presidente da Fifa, Gianni Infantino disse que a reforma do código é uma forma de endurecer a luta contra o racismo dentro do futebol. O dirigente destacou que clubes podem até perder por WO caso manifestações racistas aconteçam. Além disso, multa de até 5 milhões de francos suíços podem ocorrer em casos de racismo.


"Nesta reunião, o Conselho da FIFA aprovou por unanimidade a modificação do Regulamento Disciplinar da FIFA, fortalecendo essas regras e dando mais instrumentos e oportunidades à FIFA e às associações-membro para combater o racismo. Sanções mais duras, é claro. Não apenas multas e jogos com portões fechados, mas também partidas perdidas por WO caso um jogo precise ser interrompido devido a incidentes racistas."

"Precisamos ser extremamente rigorosos com esse assunto. Naturalmente, cada caso será analisado individualmente, de acordo com seus próprios méritos." Disse Gianni Infantino.


Confira os pontos importantes que compõem o novo Código Disciplinar na Fifa

  • Novas disposições para combater o abuso racista: O procedimento antidiscriminação de três etapas foi incluído no artigo 15, que foi ampliado para abordar especificamente o racismo. Todas as confederações e associações nacionais de futebol serão obrigadas a aplicá-lo.
  • Multas aumentadas por abuso racista: O valor máximo das multas em casos de racismo foi significativamente elevado, com o limite agora estabelecido em CHF 5.000.000 (cinco milhões de francos suíços).
  • Responsabilização em casos de abuso racista: Jogadores e oficiais poderão ajudar a identificar os autores de insultos racistas para facilitar as medidas necessárias, incluindo a remoção dos agressores do estádio.
  • Códigos disciplinares das Associações-Membro da FIFA: As AMs serão obrigadas a adaptar suas regulamentações disciplinares para alinhá-las aos princípios gerais do CDF.
  • Direito de apelação e intervenção da FIFA em casos de racismo: A FIFA reserva-se o direito de recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra decisões em casos de racismo, bem como de intervir quando a AM responsável não tomar medidas suficientes.


Extra Corinthians

Denílson coloca o Brasil entre os favoritos para a Copa do Mundo e fala sobre Neymar: "Está..."

Comentarista da Globo falou sobre as expectativas para a Seleção Brasileira no Mundial de 2026 e comentou sobre o camisa 10 do Santos

Denílson cria alta expectativa para o Brasil na Copa do Mundo e comenta possível presença de Neymar - Foto: Raul Baretta/Santos FC
Denílson cria alta expectativa para o Brasil na Copa do Mundo e comenta possível presença de Neymar - Foto: Raul Baretta/Santos FC

28 Dez 2025 | 18:25 |

Icon Comentário0

Antes de acontecer o Jogo das Estrelas organizado por Zico, no Estádio do Maracanã, na tarde do último sábado (27), o ex-jogador e atual comentarista do Grupo Globo, Denílson, comentou sobre as expectativas para o Brasil na próxima Copa do Mundo, além disso, falou sobre uma possível presença de Neymar no Mundial do ano que vem.


Denílson coloca o Brasil entre os favoritos para a Copa do Mundo e fala sobre Neymar


Denílson põe o Brasil entre os favoritos para conquistar a Copa do Mundo do ano que vem, juntamente com França, Espanha e Portugal, que estão entre as melhores seleções do mundo. O ex-jogador ainda comentou o que pensa sobre Neymar e sua presença no Mundial.


Denílson coloca o Brasil entre os favoritos para a Copa do Mundo e fala sobre Neymar: "Está nas mãos dele, ou nos pés, melhor dizendo."

"Ah, na primeira prateleira. Se a gente for colocar França, Espanha, Portugal, que acho que está com uma seleção bem renovada... Eu acho que o Brasil está nesse grupo se a gente falar de primeira prateleira. Acho que depois vem outras seleções. Algumas não estão nem classificadas ainda. É o caso da Itália, por exemplo, que vai brigar ainda para classificar. Mas eu acho que o Brasil está nesse nível dessas seleções que citei." Iniciou Denílson, falando sobre a Seleção.


Elogios a Carlo Ancelotti: "Expectativa, cara. Acho que o Ancelotti, nesse curto tempo de trabalho, trouxe um respeito muito grande para nossa seleção brasileira. Estive participando do sorteio de grupos da Copa do Mundo e, cara, maioria das pessoas perguntavam sobre o Ancelotti. "E o trabalho do Ancelotti?". O Ancelotti trouxe para nossa seleção brasileira um respeito que acho que a gente tinha que perdido, diante da questão profissional."

Neymar

"Está nas mãos dele, ou nos pés, melhor dizendo. O Ancelotti na última ou penúltima coletiva dele falou, mais ou menos, que não tinha rabo preso com ninguém. Que ele não tinha que dar satisfação para ninguém, e quem estivesse 100%, que eu acho que a pergunta foi em cima dos 100% do Neymar." Comentou Denílson sobre a presença de Neymar no Brasil, disputando mais uma Copa do Mundo.


Extra Corinthians

CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão

Reunião do Conselho Técnico que aconteceu nesta quinta-feira (11), definiu algumas mudanças no futebol brasileiro para a próxima temporada

Reunião na sede da CBF nesta quinta-feira (11), definiu novas mudanças para o Brasileirão do ano que vem - Foto: Reprodução/Internet
Reunião na sede da CBF nesta quinta-feira (11), definiu novas mudanças para o Brasileirão do ano que vem - Foto: Reprodução/Internet

11 Dez 2025 | 23:05 |

Icon Comentário0

Após as mudanças no calendário, a implantação do impedimento semiautomático, entre outros medidas adotadas pelo presidente Samir Xaud, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou outras novas medidas para o Brasileirão. Além da mudança que envolve a Libertadores do próximo ano, a reunião na sede da entidade definiu um aumento de partidas para atletas trocarem de clube no Campeonato Brasileiro.


CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão


Até esta temporada, o jogador poderia fazer até seis partidas e trocar de clube no Brasileirão, para uma equipe da mesma divisão, após a reunião desta quinta-feira (11), a CBF definiu que esse número vai subir para 12. O presidente da entidade e outros dirigentes comentaram sobre as mudanças para a próxima temporada no futebol brasileiro.


CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão: "Certeza que o Campeonato Brasileiro da Série A de 2026 vai ser muito melhor."

Samir Xaud (presidente da CBF): "Foi uma reunião muito produtiva, de assuntos importantes. Debatemos vários temas e tivemos a parceria, o apoio de todos os clubes dentro dos objetivos que nós queremos de mudança para o futebol brasileiro."


Heldes Melillo (diretor executivo de gestão): "A reunião foi muito positiva porque reafirmamos que as nossas decisões são sempre consensuadas, à base de muito diálogo. Tivemos duas decisões importantes: a redução do número de vagas à Libertadores vindas do Brasileirão, com a ampliação na Copa do Brasil, e o aumento da trava de 6 para 12 jogos para a transferência de jogadores entre clubes."

Julio Avelar (diretor de competições da CBF): "Temos que parabenizar o presidente Samir e toda a gestão da CBF. Sem sombra de dúvidas, esse foi o Conselho Técnico mais detalhado de todos os tempos. Nós tivemos a oportunidade de abrir uma série de debates importantes, em diálogo permanente com clubes e federações. Falamos sobre mudanças do calendário, premissas que envolvem o desenvolvimento da tabela do Brasileirão." 


Extra Corinthians

CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro para 2026

Confederação Brasileira de Futebol tem feito uma série de medidas para a próxima temporada, na gestão do presidente Samir Xaud

A CBF anuncia alterações para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro - Foto: Divulgação/CBF
A CBF anuncia alterações para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro - Foto: Divulgação/CBF

11 Dez 2025 | 21:25 |

Icon Comentário0

O Corinthians é uma das equipes que está disputando a semifinal da Copa do Brasil nesta temporada de 2025 e luta para ser campeão desta edição. Esta temporada será a última vez que apenas o campeão da competição irá para a Libertadores do ano que vem, isso porque, a CBF anunciou que a partir de 2026, os finalistas disputarão o torneio sul-americano no ano seguinte.


CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro para 2026


Segundo as informações do Estadão, o campeão e o vice irão para a Libertadores via Copa do Brasil, porém, a CBF ainda não definiu se o finalista que perder terá uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Isso também vai impactar no Campeonato Brasileiro, que terá uma vaga a menos para a competição sul-americana.


Houve uma reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, onde foi definido sobre a mudança para a Copa do Brasil de 2026. Vale ressaltar, que a competição nacional já é bastante disputada por conta da alta premiação que a CBF oferece ao campeão.

Como é o Campeonato Brasileiro atualmente?


Atualmente no Campeonato Brasileiro, os quatro primeiros colocados conquistam a vaga direta para a Libertadores do ano que vem. O quinto e o sexto vão para a pré-Libertadores. Nas últimas temporadas, o futebol brasileiro tem emplacado títulos na competição mais importante da América do Sul.

Para a próxima temporada, os classificados para a próxima Libertadores são o Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Bahia e o time que irá vencer a Copa do Brasil. Corinthians e Vasco são os únicos no torneio de mata-mata nacional, que não tem vaga garantida. Caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a competição, a vaga da Libertadores vai para o São Paulo.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians de olho! Copa do Brasil dará mais vagas para a Libertadores – Entenda
Extra Corinthians

Corinthians de olho! Copa do Brasil dará mais vagas para a Libertadores – Entenda

11 Dez 2025 | 14:40

Icon Comentário0
Gerente de competições da CBF explica novo calendário do futebol feminino no Brasil
Extra Corinthians

Gerente de competições da CBF explica novo calendário do futebol feminino no Brasil

25 Nov 2025 | 00:56

Icon Comentário0
Vai assistir? Sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontece em dezembro
Extra Corinthians

Vai assistir? Sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontece em dezembro

18 Nov 2025 | 21:19

Icon Comentário0