
Futebol
|
Na última quarta-feira, torcedores organizados do Corinthians e grupos ambientalistas lançaram o Corredor Ecológico Corinthiano (CEC), um projeto que tem como foco a arborização dos arredores da Neo Química Arena, localizada em Itaquera, zona leste da capital paulista. A proposta busca enfrentar os impactos das mudanças climáticas por meio da valorização da vegetação urbana em uma das regiões com menor cobertura de árvores na cidade.
A iniciativa reúne diferentes coletivos e entidades: o Departamento Social dos Gaviões da Fiel, o Coletivo Democracia Corinthiana, o espaço cultural LabCasaCultural, a frente Avançar Resoluto, além dos grupos ambientalistas Biosinergia e Coalizão pelo Clima SP. O objetivo declarado é tornar o clima local mais ameno e menos suscetível aos efeitos extremos do aquecimento global.
Em postagem nas redes sociais, os idealizadores explicaram a importância da ação: “Plantar árvores é uma solução eficaz contra as consequências das emergências climáticas causadas pela ação humana, como enchentes e ilhas de calor. Além disso, essa prática ajuda a combater a falta de espaços naturais e áreas de lazer nas periferias ao melhorar a qualidade do ar, regular temperaturas e sensação térmica”.
A escolha de Itaquera, segundo os organizadores, está diretamente ligada ao perfil histórico do clube e de sua torcida. A região, majoritariamente corinthiana, sofre com baixos índices de arborização, o que agrava os efeitos do clima e reduz a qualidade de vida dos moradores.
"O Corredor Ecológico Corinthiano não só diminuirá os efeitos das mudanças climáticas na região, mas também se alinha aos valores históricos do Sport Club Corinthians Paulista: entidade fundada por operários, nascida da resistência popular contra o elitismo e permanentemente ligada às lutas do povo pobre, periférico e oprimido”, reforçou o grupo.
Ainda de acordo com os organizadores, bairros como Itaim Paulista e Sapopemba — ambos na zona leste — apresentam uma das menores densidades de árvores por habitante em toda São Paulo. Mesmo em Itaquera, que abriga a Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, ainda há severas carências de vegetação em diversas áreas residenciais.
Além de mitigar o calor e melhorar o ar, o projeto visa contribuir para a regulação do solo e prevenir tragédias como alagamentos, incêndios e poluição excessiva. Vale lembrar que, recentemente, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um “alerta severo” para chuvas intensas na zona leste, após registros de enchentes que afetaram milhares de pessoas.
O Corredor Ecológico Corinthiano surge, assim, como uma ação coletiva que une esporte, consciência ambiental e mobilização social.
Elenco comandado por Dorival Júnior iniciou a jornada na nona posição, mas a derrota para o São Paulo, no último sábado, deixou a equipe na décima colocação
|
A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo, 20. A combinação de resultados ao longo do fim de semana colocou fez o Corinthians perder uma posição na tabela de classificação. O Timão foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 0 nesta rodada.
O elenco comandado por Dorival Júnior iniciou a jornada na nona posição, mas a derrota para o São Paulo, no último sábado, deixou a equipe na décima colocação, com 19 pontos. O Mirassol, que venceu o Santos, por 3 a 0, foi o responsável por ultrapassar o clube alvinegro.
O Timão perdeu a oportunidade de encostar no G6, zona de classificação para a Libertadores de 2026. Com a vitória do Botafogo, o Bahia passou a ser o sexto lugar do Brasileirão, somando 25 pontos. O time carioca e o Palmeiras ultrapassaram os baianos, tendo respectivamente 25 e 26 pontos. A distância para o Z4 é de cinco pontos, com o Santos inaugurando o descenso, na 17ª posição.
Devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes, a maioria dos times não jogou as 15 rodadas previstas até o momento. O clube do Parque São Jorge é um dos cinco times que não teve jogos adiados.
Na 16ª rodada, o clube alvinegro terá pela frente a principal equipe e atual líder da competição: o Cruzeiro, que não perde há dez embates no Brasileirão. A bola na próxima quarta-feira, 23, às 19h30, na Neo Química Arena.
A década (2021-2030) tem sido difícil para o Timão quando o assunto é Majestoso, período em que conseguiu apenas duas vitórias em 17 jogos contra o rival
|
Após nova derrota para o São Paulo, em Majestoso válido pelo Brasileirão, Corinthians viu seu aproveitamento na década contra o adversário cair ainda mais. O Timão, que já não vence o adversário desde 2023, tem apenas duas vitórias contra eles desde o início dos anos 2020.
A década (2021-2030) tem sido difícil para o Corinthians quando o assunto é Majestoso. De 2021 para cá, o Timão já enfrentou o São Paulo 17 vezes e saiu vitorioso em apenas dois jogos, ambos em 2023 - confira últimos resultados abaixo.
O retrospecto negativo fez com que o clube do Parque São Jorge chegasse ao clássico deste sabado, dia 19, com apenas 25% de aproveitamento. Porém, após o Majestoso disputado no Morumbis terminar com a vitória de 2 a 0 do time mandante, os números chegaram a 23,53% de aproveitamento. O desempenho retratado em números é apenas reflexo dos resultados dos últimos cinco anos em que o Timão somou duas vitórias, seis empates e impressionantes nove derrotas.
Os últimos triunfos do Corinthians em Majestosos aconteceram há quase dois anos: um deles ainda pela fase de grupos do Campeonato Paulista, em que o Corinthians venceu o rival por 2 a 1, no Morumbis; e outro nas semifinais da Copa do Brasil, em que o Timão conquistou a vitória no primeiro jogo também por 2 a 1, mas acabou saindo derrotado do confronto e eliminado da competição após perder a partida de volta.
Pelo Brasileirão, o jejum do clube alvinegro é ainda maior. O Corinthians já não vence o São Paulo desde dezembro de 2020, quando com gol de Otero, o Timão derrotou por 1 a 0 os adversários na Neo Química Arena.
O próximo duelo contra o São Paulo ainda não tem data definida. Mas o Corinthians ainda tem chances de tentar melhorar o retrospecto ainda em 2025, ja que disputará a partida de volta do Brasileiro ao lado de sua torcida na Neo Química Arena.
Enquanto o próximo Majestoso não chega, o Corinthians entra em campo novamente na próxima quarta-feira, 23, contra o Cruzeiro em Itaquera. A partida é válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, e está marcada para às 19h30.
Clube do Parque São Jorge não conseguiu alcançar a semifinal da principal competição no calendário e agora foca na reformulação para a próxima temporada
|
O Corinthians se despediu da Liga de Basquete Feminino (LBF). Na manhã deste domingo, 20, a equipe recebeu o Unimed Campinas no Ginásio Wlamir Marques pelo segundo jogo das quartas de final da competição, precisando vencer para se manter na disputa pela classificação. No entanto, após mau início e em exibição inconstante, as Furiosas foram superadas por 52 x 68.
Após a partida, o técnico Bruno Guidorizzi conversou com o portal Meninas do Timão. Ele lamentou o resultado de sua equipe: “Difícil falar num momento como esse, né? A gente sente a derrota no Corinthians que apostou no basquete feminino e reforçou o time para a Liga. É triste porque a gente realmente veio de duas vitórias na fase de classificação (contra o Unimed Campinas), ganhamos delas na Copa também na disputa de terceiro e assim frustra a gente porque a gente montou um time para chegar mais longe e não conseguimos alcançar o objetivo.”
O profissional evitou analisar os motivos para a eliminação. “Cabe uma análise técnica minha, do clube, do que foi. É triste porque a gente superou tantas dificuldades durante a temporada, de ajuste, de lesão, de menina fora. E no momento que a gente tinha o grupo todo, a gente não conseguiu ser a equipe que o Corinthians esperava. Então, fico triste. Pedir desculpa aos torcedores, ao clube, agora aguardar a definição do que nós vamos fazer para repensar os próximos passos”, disse.
Por fim, Bruno ainda se mostrou otimista para o restante da temporada, valorizando a campanha feita na fase regular da LBF: “Por mais que a gente sofreu nessa fase de playoffs, a gente chegou aqui com algum mérito, construindo alguma coisa. Então (temos que) dar continuidade naquilo que foi positivo para poder subir degrau a degrau, melhorando, e aquilo que deu errado no playoff a gente tem que estar consertado durante o Paulista, para poder fazer um Paulista melhor no nível que o Corinthians merece".
A escalação inicial do técnico Bruno Guidorizzi contou com Mari Dias, Nahomis, Alana Gonçalo, Yasmin e Rapha Monteiro. No banco, estavam Ariadna, Milena, Tassia, Licinara, Beatriz, Nazinha e Rhay. O adversário foi a quadra com Maisa, Izabella, Lua, Agustina e Meli Gretter, sob comando de Bernardo dos Santos.