
Basquete
|
O basquete do Corinthians ganhou destaque nesta semana com a convocação de um de seus jogadores para a Seleção Brasileira. O pivô Lucas Cauê, de 26 anos, foi chamado para integrar a equipe nacional nas Eliminatórias da AmeriCup, substituindo Bruno Caboclo, que está lesionado.
Lucas Cauê veste a camisa do Corinthians desde 2020 e já disputou 122 partidas pelo clube. Atualmente, ele é peça fundamental no elenco que disputa o Novo Basquete Brasil (NBB). Na temporada em curso, a equipe vem de uma grande sequência desde o início de 2025. Com a vitória sobre o Minas, na quinta-feira, o Timão chegou a seis vitórias nos últimos sete jogos. Agora, são 13 vitórias e 12 derrotas em 2024/25, ocupando a 10º posição.
O pivô é o terceiro maior cestinha do Corinthians na temporada, com média de 12 pontos por jogo. Além disso, soma 6.9 rebotes, 1.3 assistência, com aproveitamento de quase 70% nas bolas de dois pontos. Por fim, ainda tem quase um toco de média por partida.
A Seleção Brasileira tem dois compromissos nesta fase final. O primeiro jogo acontece no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), contra o Uruguai, em Paysandú, às 20h10. Já a segunda partida será no dia 24 (segunda-feira), contra o Panamá, na Cidade do Panamá, às 22h40. Com vaga garantida no torneio continental, o Brasil busca encerrar a fase classificatória com 100% de aproveitamento. A AmeriCup 2025 será disputada em agosto.
Além de Lucas Cauê, outro representante do Corinthians foi chamado para defender a Seleção. O armador Elinho também está na lista divulgada pelo técnico Aleksandar Petrovic, que conta com 12 atletas. No entanto, o veterano já figurou na chamada oficial.
Confira a lista de convocados da seleção
Yago - Estrela Vermelha (SER)
Alexey Borges - Flamengo
Elinho - Corinthians
Georginho - Sesi Franca
Kevin Crescenzi - Paulistano
Reynan - Pinheiros
Didi Louzada - Sesi Franca
Mathias Alessanco - Real Betis (ESP)
Nathan Mariano - Sesi Franca
Márcio Henrique - RatioPharm Ulm (ALE)
Gabriel Jaú - Kolossos (GRE)
Lucas Cauê - Corinthians
Elinho e Victão representarão o basquete nacional na China, em torneio preparatório para o ciclo dos Jogos Olímpicos de 2028
|
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou os convocados para a Solidarity Cup, torneio amistoso internacional que será disputado na China entre os dias 24 e 31 de julho. O Corinthians terá dois representantes: o armador Elinho e o ala-pivô Victão. A equipe será comandada por Rodrigo Silva, atual técnico do União Corinthians.
Elinho e Victão se apresentaram como destaques do Timão na última temporada do NBB. O armador liderou o torneio em assistências, com média de 9,3 por jogo, enquanto Victão foi o segundo maior pontuador do elenco alvinegro, com 14,2 pontos por partida. Ambos seguem integrando a preparação da equipe paulista para a temporada 2025/2026.
O torneio amistoso contará com cinco jogos da Seleção Brasileira, sendo os três primeiros contra Nova Zelândia, Montenegro e Guangdong, da liga chinesa. As partidas fazem parte da preparação da CBB para o ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O embarque para a Ásia será no dia 22 de julho.
A delegação será supervisionada por Gustavo Freitas, conhecido como Montanha. A lista divulgada pela CBB conta com 12 jogadores, entre atletas que atuam no Brasil e nomes que jogam na Europa. A competição busca ampliar a experiência internacional de jovens talentos e membros da comissão técnica.
O primeiro compromisso do Corinthians na temporada será no dia 3 de agosto, diante do Paulistano, pelo Campeonato Paulista. Enquanto isso, Elinho e Victão seguem em ritmo de preparação para defenderem a camisa da Seleção nas próximas semanas.
Após passagem internacional, atleta que defendeu o Timão por duas temporadas retorna ao Brasil para reforçar rival direto
|
O Flamengo oficializou nesta segunda-feira (7) a contratação do ala Daniel Onwenu para a temporada de 2026. O jogador de 1,98m chega ao clube rubro-negro após atuar no Capitanes de la Ciudad de México, equipe da G-League, liga de desenvolvimento da NBA.
Onwenu teve passagem recente pelo Corinthians, onde atuou entre 2022 e 2024. Após deixar o time do Parque São Jorge, o atleta ganhou rodagem internacional no México e retorna ao cenário nacional para compor o elenco rubro-negro.
Durante o anúncio oficial, o jogador destacou a satisfação com o novo desafio: “Muito feliz de estar de volta ao Campeonato Brasileiro, e com muito orgulho por fazer parte desse grupo e vestir essa camisa rubro-negra”.
O Flamengo segue reforçando o elenco para 2026, quando disputará o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Champions League das Américas. Onwenu se junta a outros nomes confirmados como Alexey Borges, Shaq Johnson e Gui Deodato.
Enquanto isso, o Corinthians trabalha para manter a base do elenco atual e renovar com jogadores que se destacaram na última temporada, e também se reapresentou com reforços para a equipe.
Timão publicou um vídeo nas redes sociais destacando as primeiras ações em quadra com encontro entre os novos jogadores e os remanescentes
|
Nesta segunda-feira, 7, o elenco do Corinthians Basquete se reapresentou no Parque São Jorge para dar início aos trabalhos da temporada 2025/2026. O grupo alvinegro estava de férias desde 18 de maio, quando foi eliminado pelo Flamengo nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB).
O Timão publicou um vídeo nas redes sociais destacando as primeiras ações em quadra dos jogadores. Os principais nomes do grupo, casos do ala-pivô Victão e do armador Elinho, já tinham a renovação confirmada, além da presença de outros atletas das categorias de base, como Cardoso e Kauan Raymundo.
A principal novidade ficou com Gabriel Novaes. O pivô de 24 anos, que estava no Pato Basquete, fechou com o Corinthians para a próxima temporada e aguarda o anúncio oficial em breve. Já Davaunta Thomas deve se reunir com o elenco nos próximos dias, apesar do acerto concretizado junto ao clube.
Por outro lado, outros nomes seguiram caminho contrário ao Parque São Jorge. Du Sommer, Melvin Johnson e Thornton não renovaram e já não estão mais com o grupo liderado pelo técnico Jece Leite. Ao todo, foram nove renovações no elenco .
A preparação do Clube do Parque São Jorge visa a estreia no Paulista da modalidade, diante do Paulistano, no dia 3 de agosto. O Timão também disputará a próxima edição do NBB.