
Futebol
|
O Corinthians visita o São Paulo neste sábado (19), às 21h, no MorumBIS, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes chegam ao clássico em cenários distintos. O Alvinegro ocupa a nona colocação, com 19 pontos, enquanto o rival é o 16º, com 13.
Na última rodada, o time comandado por Dorival Júnior venceu o Ceará fora de casa por 1 a 0. Já o São Paulo empatou com o RB Bragantino e acumula quatro partidas sem vitória, sendo três derrotas seguidas antes do empate em Bragança Paulista.
Para o confronto, o Corinthians terá alguns desfalques, e não conta Matheuzinho, suspenso, além de Maycon, com lesão muscular, e Hugo, em recuperação de cirurgia. Yuri Alberto segue em transição do departamento médico para o campo. O goleiro Hugo Souza será titular.
Cacá, Gui Negão, João Pedro Tchoca, José Martínez e Raniele estão pendurados com dois cartões amarelos e podem desfalcar o Corinthians diante do Cruzeiro, caso recebam nova advertência no Majestoso.
A provável escalação do Corinthians conta com: Hugo Souza; Félix Torres, Cacá, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Garro; Romero e Memphis Depay. A expectativa é de mais de 40 mil torcedores no MorumBIS.
O Timão também precisará lidar com cinco atletas pendurados no clássico diante do São Paulo, em jogo que vale vaga no G6 para o alvinegro
|
O Corinthians terá três desfalques confirmados para o confronto contra o São Paulo, neste sábado, às 21h, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Dorival Júnior não poderá contar com o lateral Hugo, o volante Maycon e o lateral-direito Matheuzinho.
Hugo passou por uma cirurgia para correção de hérnia inguinal e está em recuperação. Já Maycon segue tratando uma lesão no músculo posterior da coxa direita. Matheuzinho cumprirá suspensão após levar o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Ceará.
Além dos desfalques, cinco jogadores estão pendurados com dois cartões amarelos: Cacá, Gui Negão, João Pedro Tchoca, José Martínez e Raniele. Caso algum deles receba nova advertência no clássico, ficará de fora da próxima rodada, contra o Cruzeiro.
O Majestoso é considerado um confronto direto por vaga na zona de classificação à Libertadores de 2026. O Corinthians ocupa atualmente a nona posição, com 19 pontos, três a menos que o sexto colocado Botafogo, que ainda tem um jogo a menos.
Em meio a um momento de instabilidade institucional e cobrança por resultados, a comissão técnica tenta encontrar soluções para manter a equipe competitiva e minimizar os impactos dos desfalques e riscos de suspensão para a sequência do campeonato.
Revelado pela base, o meio-campista retorna após cumprir o prazo de recuperação estipulado pelo departamento médico e está disponível para Dorival Júnior
|
O meio-campista Luiz Gustavo Lemos, conhecido como Bahia, voltou a ser relacionado para uma partida do Corinthians após se recuperar de uma lesão no tornozelo. O jogador está entre os nomes à disposição do técnico Dorival Júnior para o clássico contra o São Paulo, marcado para este sábado, às 21h, no Morumbis, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Bahia ficou afastado por pouco mais de três semanas após se lesionar no empate entre Corinthians e Vasco, pelo Brasileirão Sub-20. O atleta torceu o tornozelo esquerdo logo no início da partida e foi substituído ainda no primeiro minuto. O clube estimava uma recuperação entre duas e três semanas, tempo que se confirmou.
Durante o período de recuperação, o jogador não participou da reapresentação do elenco profissional após a pausa do calendário. Com o retorno neste fim de semana, ele volta ao processo de integração com o grupo principal, sendo novamente observado pela comissão técnica.
Capitão do time sub-20, Bahia soma 26 jogos e nove gols na atual temporada. O jogador de 19 anos estreou pela equipe profissional em fevereiro, no Paulistão, contra a Portuguesa. Desde então, tem sido convocado esporadicamente, como na partida contra o Grêmio antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
A reintegração de Bahia marca mais uma etapa no desenvolvimento do jovem meio-campista. A depender do desempenho nos treinamentos e das oportunidades dadas por Dorival Júnior, o jogador pode ganhar mais espaço nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro.
Em alta nos duelos estaduais de 2025, o Timão encara o São Paulo de olho em feito que não alcança desde a temporada de 2020
|
O Corinthians enfrenta o São Paulo neste sábado (19), às 21h, no Morumbis, pela 15ª rodada do Brasileirão. O duelo pode representar a quebra de um tabu que se arrasta desde 2020: vencer os três rivais paulistas — Palmeiras, Santos e São Paulo — no mesmo ano. Naquela temporada, o clube obteve uma vitória contra cada um dos adversários, somando três triunfos, quatro empates e duas derrotas.
Desde 2021, o time oscilou nos clássicos, superando no máximo dois rivais por ano. Foram 42 confrontos estaduais entre 2021 e 2024, com apenas nove vitórias do Timão nesse período. Em 2021, o clube venceu Santos duas vezes e o Palmeiras uma. Em 2022, voltou a superar o Santos em dois duelos. Já em 2023, os triunfos foram sobre Santos (duas vezes) e São Paulo (uma vez). Em 2024, houve apenas uma vitória, contra o Palmeiras.
O retrospecto de 2025, no entanto, apresenta um cenário diferente. Em oito clássicos disputados até aqui, o Corinthians tem quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O time venceu o Santos em três oportunidades e o Palmeiras uma vez, em jogo que garantiu o título do Campeonato Paulista. O único Majestoso da temporada, realizado em janeiro, terminou com derrota por 3 a 1.
O elenco comandado por Dorival Júnior tenta quebrar uma sequência de seis partidas sem vitória contra o São Paulo. O último triunfo alvinegro sobre o rival foi em julho de 2023. O time chega ao clássico ocupando a nona colocação na tabela do Brasileirão, com 19 pontos, após vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, fora de casa, na rodada anterior.
Relembre os clássicos do Corinthians em 2025: foram três vitórias sobre o Santos (12/02, 09/03 e 18/05), um empate e uma vitória contra o Palmeiras no Paulistão (06/02 e 16/03), além de um empate e uma derrota contra o mesmo adversário no Brasileirão (27/03 e 12/04). O Majestoso realizado no dia 26 de janeiro foi vencido pelo São Paulo por 3 a 1.