
Futebol
|
O primeiro treinamento de Dorival Júnior no comando do Corinthians teve uma ausência de destaque. O atacante Memphis Depay não participou das atividades em campo e permaneceu em tratamento por conta de problemas físicos, sendo ausência no aquecimento realizado com o restante do elenco.
O jogador holandês ainda se recupera de traumas na perna e no pé direito, sofridos durante a derrota por 4 a 0 para o Flamengo, no último domingo (27), no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Substituído ainda no primeiro tempo, o camisa 10 segue como dúvida para o confronto desta quarta-feira (30), diante do Novorizontino, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Após o revés, Depay se manifestou nas redes sociais e compartilhou uma mensagem de otimismo com a torcida corinthiana. O atacante pediu paciência com o processo de evolução da equipe e prometeu uma reação quando o grupo estiver mais entrosado.
“Acredite no processo. Caia 9 vezes, mas levante 10. Última performance não foi como devemos representar o Corinthians, mas o projeto que estamos levará tempo. Quando estivermos 100% conectados, seremos um pesadelo para qualquer equipe que nos enfrentar, junto aos melhores torcedores do mundo. Tenho certeza. Seguimos em frente!”, escreveu Memphis no Instagram.
O Corinthians venceu o Novorizontino por a 1 a 1 nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. O jogo marcou a estreia de Dorival Júnior no comando técnico do Timão. Memphis Depay foi poupado e será reavaliado nos últimos tempos.
O Timão terá uma maratona de cinco jogos em apenas 20 dias, sendo o primeiro deles será neste sábado (4), às 18h30, diante do Internacional
|
A estreia de Dorival Júnior no comando do Corinthians começou com o pé direito. Na noite desta quarta-feira (30), o Timão venceu o Novorizontino por 1 a 0, fora de casa, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Apesar do resultado positivo, o treinador ressaltou em coletiva que não há tempo para celebrações diante do calendário apertado da equipe.
“Não existe a palavra tranquilidade no futebol. A tranquilidade são os dias de férias, olha lá, porque aí você passa a trabalhar para a montagem do elenco do ano seguinte, quando você está empregado, naturalmente. Mas assim, nós já estamos pensando no jogo de domingo. Acaba aqui, coisa de 15, 20 minutos, nada além disso”, afirmou Dorival, logo após a partida, no Estádio Jorge Ismael de Biasi.
O técnico de 63 anos assumiu o Corinthians em meio à turbulência causada pela goleada sofrida por 4 a 0 contra o Flamengo, no último fim de semana, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, ele acompanhou a partida das tribunas do Maracanã, ao lado do executivo de futebol Fabinho Soldado, antes mesmo de ser oficializado como treinador. Após dois treinos à frente da equipe, fez sua estreia já em um jogo decisivo.
“Então, assim, a gente valoriza muito pouco e curte muito pouco uma vitória. Mas a derrota é muito amarga, ela amarga e ela persiste por um tempo muito maior. Por isso é muito difícil, não é uma função muito simples e fácil”, completou o comandante, reforçando o peso emocional do cargo.
Com pouco tempo para ajustes, Dorival já projeta os próximos desafios. Até o reencontro com o Novorizontino, marcado para o dia 21 de maio na Neo Química Arena, o Timão terá uma maratona de cinco jogos em apenas 20 dias. O primeiro deles será neste sábado (4), às 18h30, diante do Internacional, pela sétima rodada do Brasileirão, em Itaquera.
Com a chegada de Dorival Júnior, o defensor de 33 anos tenta reconquistar a confiança e garantir presença frequente no time titular
|
Reforçando sua defesa em momento decisivo da temporada, o Corinthians venceu o Novorizontino por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (1), e largou em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil. A partida aconteceu no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi e marcou a atuação destacada do zagueiro André Ramalho, titular na escalação alternativa escolhida por Dorival Júnior.
Com números sólidos, Ramalho foi um dos pilares defensivos da equipe alvinegra. De acordo com dados do SofaScore, o defensor acertou 38 dos 41 passes que tentou durante os 90 minutos, atingindo 93% de precisão. Nas bolas longas, também se destacou: completou dez de 13 lançamentos. Além disso, somou dez ações defensivas e venceu quatro dos cinco duelos em que esteve envolvido, com 100% de aproveitamento nos duelos pelo alto.
Contratado em julho de 2024, após encerrar seu vínculo com o PSV, da Holanda, André Ramalho teve um início promissor no Corinthians. Sob o comando de Ramón Díaz, conquistou rapidamente a titularidade e foi peça relevante na reta final da última temporada. No entanto, em 2025, o rendimento do zagueiro caiu, e ele perdeu espaço para Félix Torres, ficando no banco durante a campanha do título paulista.
A oportunidade de recuperar a posição veio após uma sequência de falhas do equatoriano, que resultaram na volta de Ramalho ao time na derrota para o Flamengo, por 4 a 0, pela sexta rodada do Brasileirão. Agora, com a chegada de Dorival Júnior, o defensor de 33 anos tenta reconquistar a confiança e garantir presença frequente no time titular.
Com o resultado positivo no jogo de ida, o Timão poderá empatar no confronto de volta para garantir a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. A partida decisiva contra o Novorizontino será disputada no dia 21 de maio, na Neo Química Arena, diante da Fiel torcida.
Com uma escalação alternativa, o novo técnico explicou a escolha da equipe e valorizou a postura dos atletas durante os 90 minutos
|
Em sua estreia no comando do Corinthians, Dorival Júnior iniciou sua trajetória com o pé direito. Na noite desta quarta-feira (30), o Timão superou o Novorizontino por 1 a 0, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com uma escalação alternativa, o novo técnico explicou a escolha da equipe e valorizou a postura dos atletas durante os 90 minutos.
“O que nós pensamos foi no sentido de termos uma equipe fisicamente inteira no campo”, justificou Dorival. Segundo o treinador, a sequência desgastante de partidas recentes exigiu mudanças pontuais na escalação. “Alguns jogadores já tinham ali seis, sete partidas em sequência e isso para mim também contribuiu para que não tivéssemos um jogo dentro de uma normalidade”, acrescentou, relembrando o desgaste observado na derrota para o Flamengo, pelo Brasileirão.
A partida diante do Novorizontino foi marcada por muita intensidade. Dorival destacou o comprometimento dos jogadores, que, mesmo com pouco tempo de trabalho sob seu comando, cumpriram bem as orientações táticas. “A equipe se comportou muito bem. Lutou até o último momento, valorizou os momentos em que teve posse de bola”, avaliou o técnico. Ele também comemorou o fato de alguns atletas menos utilizados terem aproveitado a chance: “Foi importante alguns jogadores tiverem uma oportunidade e é isso que nós queremos, um grupo um pouco mais integrado”.
Durante o confronto, Dorival chamou atenção ao dar instruções individualizadas. Em um momento do primeiro tempo, ao perceber uma falha na construção ofensiva, o técnico chamou o volante Alex Santana e pediu ajustes na movimentação. “Na inversão de lado, ele tinha que tentar uma aproximação mais rápida... ele era o jogador que estava mais livre. E em condições de colaborar um pouco mais na iniciação pelo lado do campo”, explicou.
O Corinthians volta a campo no sábado (3), às 18h30, quando enfrenta o Internacional pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, que acontece na Neo Química Arena, marcará a primeira vez de Dorival Júnior à frente da equipe diante da Fiel em Itaquera. O confronto também servirá como mais um teste para o treinador firmar o novo modelo de jogo e buscar sequência positiva na temporada.
Cheio de reservas, Corinthians vence o Novorizontino na Copa do Brasil, na estreia de Dorival Júnior