Futebol

Relembre quando Corinthians quase contratou Neymar

Em 2011, o então presidente corinthiano, Andrés Sanchez, acreditava ser possível convencer o craque a fazer uma passagem pelo Timão antes de ir a Europa

Em 2011, o Corinthians tentou uma ousada investida para contratar Neymar, que, na época, era a grande estrela do Santos - Foto: Ivan Storti / SFC
Em 2011, o Corinthians tentou uma ousada investida para contratar Neymar, que, na época, era a grande estrela do Santos - Foto: Ivan Storti / SFC

  |

Icon Comentário0

Em 2011, o Corinthians tentou uma ousada investida para contratar Neymar, que, na época, era a grande estrela do Santos e já despertava o interesse dos gigantes europeus. Com apenas 19 anos, o jovem atacante era alvo de clubes como Barcelona, Chelsea e Real Madrid. No entanto, o então presidente corinthiano, Andrés Sanchez, acreditava ser possível convencer Neymar a fazer uma passagem pelo Timão antes de seguir para a Europa.


Para viabilizar o negócio, o Corinthians articulou uma carta de crédito junto ao Banco BMG, garantindo respaldo financeiro para uma proposta milionária. Andrés Sanchez chegou a viajar até Los Cardales, na Argentina, onde Neymar estava concentrado com a Seleção Brasileira para a disputa da Copa América, e se encontrou com o pai do jogador para discutir a oferta. O plano previa um contrato de curto prazo, com um salário elevado e cláusula de liberação para uma futura transferência internacional.


A proposta girava em torno de R$ 120 milhões, mas o valor não alcançava a multa rescisória estipulada pelo Santos para clubes brasileiros, que era de R$ 180 milhões. Mesmo assim, a diretoria corinthiana tentou avançar nas negociações.


Neymar pai confirma proposta do Corinthians

Em 2020, Neymar Pai confirmou a investida corinthiana em uma live nas redes sociais e relembrou a insistência de Andrés Sanchez para fechar o acordo. Segundo ele, o dirigente apresentou um documento e pediu para que ele assinasse, mas a transferência já estava encaminhada com o Barcelona.


"É verdade. Eu disse para ele: 'Você não tem dinheiro'. E ele me deu um papel dizendo: 'Assina aí'. Ele queria que o Neymar jogasse um tempo no Corinthians antes de ir para o Barcelona", revelou o pai do jogador.

O próprio Andrés Sanchez admitiu, em entrevista ao canal Bolívia Talk Show, em 2019, que chegou atrasado para fechar o negócio. "Aquela vez não deu certo porque eu cheguei um mês depois do que deveria. Ele já estava acertado com o Barcelona. Mas certeza que ele teria trocado o Santos pelo Corinthians. Todo mundo troca. Alguns imbecis trocam o Corinthians por outro clube", brincou o ex-presidente.

Neymar e a relação com o Corinthians

Embora a contratação não tenha acontecido, a história ficou marcada na memória dos torcedores do Timão. Curiosamente, Neymar nunca teve um grande retrospecto contra o Corinthians em comparação com os outros rivais paulistas. Ao longo de 19 partidas disputadas contra o clube, o atacante obteve seis vitórias, cinco empates e oito derrotas, com apenas três gols marcados e quatro assistências.

Além disso, em 2016, durante a Olimpíada no Brasil, Neymar chegou a vestir a camisa do Corinthians como forma de agradecimento, após ser presenteado durante um jogo da Seleção Brasileira realizado na Neo Química Arena.


Futebol

Onde assistir Corinthians x Santos ao vivo pelo Paulistão

O Timão, dono da melhor campanha da competição, busca manter a boa fase diante do rival que tenta se recuperar na tabela do Paulistão

O Timão, dono da melhor campanha da competição, busca manter a boa fase diante do rival - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians
O Timão, dono da melhor campanha da competição, busca manter a boa fase diante do rival - Foto: Rodrigo Coca / Corinthians

  |

Icon Comentário0

A Neo Química Arena será palco de mais um grande clássico nesta quarta-feira (12), às 21h35, quando Corinthians e Santos duelam pela nona rodada do Campeonato Paulista. O Timão, dono da melhor campanha da competição, busca manter a boa fase diante do rival que tenta se recuperar na tabela.


Este será o terceiro clássico do Corinthians na temporada. Nos dois primeiros, o Timão perdeu para o São Paulo e empatou com o Palmeiras, ambos fora de casa. Agora, jogando diante da Fiel Torcida na Neo Química Arena, a equipe de Ramón Díaz quer um resultado positivo para manter o embalo e consolidar ainda mais sua posição no topo da tabela.


Para os torcedores que não poderão comparecer ao estádio, há diversas opções de transmissão ao vivo. A partida será exibida na TV aberta pela Record, além das plataformas de streaming PlayPlus e R7. No YouTube, a CazéTV transmite o confronto, enquanto outras alternativas são os serviços UOL Play, Nosso Futebol e Zapping TV.


Corinthians em alta e já classificado

Vivendo um momento positivo, o Corinthians garantiu a classificação antecipada para a fase eliminatória do Paulistão com três rodadas de antecedência. A equipe comandada por Ramón Díaz soma 22 pontos, com sete vitórias, um empate e apenas uma derrota no campeonato. No último domingo (9), mesmo utilizando um time misto, o Timão venceu o São Bernardo por 2 a 0, com gols marcados nos acréscimos da segunda etapa. Agora, diante do rival santista, a equipe alvinegra busca manter a liderança e embalar na reta final da primeira fase.


Santos tenta retomar o caminho das vitórias

Do outro lado, o Santos chega pressionado. O Peixe soma três partidas sem derrotas, mas com apenas uma vitória e dois empates no período. No último compromisso, ficou no 0 a 0 contra o Novorizontino e acabou saindo da zona de classificação para o mata-mata do Paulistão. A equipe de Pedro Caixinha vive uma disputa acirrada no Grupo B, podendo encerrar a rodada tanto na liderança quanto na lanterna da chave, dependendo dos outros resultados.

Com um Corinthians embalado e um Santos em busca da reação, o Clássico Alvinegro promete ser um dos grandes duelos da rodada do Paulistão 2025.

Informações da partida

Onde assistir: Cazé TV, Record TV, PlayPlus, UOL Play, Nosso Futebol e Zapping TV
Data: 12/02/2025 (quarta-feia)
Local: Neo Química Arena
Torneio: Campeonato Paulista
Arbitragem principal: Edina Alves Batista


Futebol

Leandro Castán revela decisão de sair do Corinthians e conta porque nunca voltou ao clube

Ex-zagueiro do Timão fala sobre sua saída do alvinegro em 2012 rumo à Italia e conta o porquê de nunca ter retornado ao clube

Leandro Castán revela decisão de sair do Corinthians em 2012 e conta porque nunca voltou ao clube em seu retorno - Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Leandro Castán revela decisão de sair do Corinthians em 2012 e conta porque nunca voltou ao clube em seu retorno - Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

Na última terça-feira (11), o ex-zagueiro do Corinthians Leandro Cástan, foi o convidado do podcast oficial do Timão, o Poropopod. O ex-defensor encerrou a carreira de jogador em 2022 e atuou pelo Time do Povo entre os anos de 2010 e 2012. Pelo clube alvinegro, o ex-atleta fez 105 jogos e marcou dois gols.


Leandro Castán revela decisão de sair do Corinthians e conta porque nunca voltou ao clube


Em sua participação no podcast do Corinthians, Leandro Castán revelou o porquê de ter saído do Timão em 2012 para fechar com a Roma da Itália, além disso, o ex-atleta comentou o fato de nunca ter voltado para a equipe alvinegra, depois de decidir retornar ao futebol brasileiro.


"Foi uma escolha muito difícil. Quando acabou o Brasileirão de 2011, recebi uma proposta de um time da Chechênia, com um salário que resolveria minha vida. Fiquei confuso, e o Tite me chamou na sala: 'O que está acontecendo?' Eu respondi: 'Professor, apareceu essa proposta. Vou resolver minha vida financeira, mas é longe pra caramba, vou sumir do futebol'. Ele então disse: 'Joga a Libertadores e sai daqui consagrado'."

"Eu ouvi o conselho dele, disputei a Libertadores, e, a partir das oitavas e quartas, começaram a surgir várias propostas. Uma delas foi da Roma, que me oferecia uma vaga de estrangeiro. Era minha única chance de jogar na Europa. Mas, do outro lado, o Corinthians estava fazendo história e indo para o Mundial."


"Fui muito racional. Meu objetivo era jogar uma Copa do Mundo, e o treinador da Seleção era o Mano Menezes. Lembro claramente, o Mano dizia que ia ver os jogos do Corinthians para observar o Ralf, o Paulinho e o Castán, mas só convocava os dois. A imprensa o criticava por levar apenas jogadores do Corinthians, e eu pensava: 'Só vou para a Seleção no dia que sair do Corinthians'. Quando fui para a Roma, na primeira convocação, ele me chamou. Eu estava certo, mas foi uma escolha muito difícil para mim."


Futebol

Corinthians oficializa Memphis Depay como novo camisa 10

Timão anunciou em suas redes sociais o atacante holandês como o novo camisa 10 do Timão, antes do clássico desta noite conta o Santos

Corinthians oficializa Memphis Depay como o seu novo camisa 10 para a temporada - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Corinthians oficializa Memphis Depay como o seu novo camisa 10 para a temporada - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

Após vitória contra o São Bernardo no último final de semana, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (12) e recebe o Santos, às 21h35, na Neo Química Arena, em partida válida pela nono rodada do Campeonato Paulista. O jogo marca o retorno de Rodrigo Garro ao time titular e o primeiro clássico de Neymar em seu retorno ao futebol brasileiro.


Corinthians oficializa Memphis Depay como novo camisa 10


Antes do clássico contra o Santos, o Corinthians decidiu oficializar o atacante Memphis Depay como o seu mais novo camisa 10 para a temporada de 2025. A diretoria do Timão trabalhava para fazer uma ação de marketing, envolvendo a passagem da camisa para as mãos do holandês, que completa 31 anos na próxima quinta-feira (13).


"Memphis Depay chegou de longe para provar que é um dos nossos. Os olhos da criança brilham e a Fiel vai junto nesse barulho, no balanço do drible, na euforia dos gols. E agora, com a camisa 10 do Timão! Escreve essa história com a gente, Memphis." Publicou o Corinthians em suas redes sociais.

Estreia de Memphis Depay com a camisa 10 do Corinthians


Memphis Depay deve fazer a sua estreia com a camisa 10 nesta quarta-feira, contra o Santos. No clássico de hoje, o atacante holandês fará um embate de camisas 10 com Neymar, que retornou recentemente ao futebol brasileiro e estreará em clássicos pela primeira vez, desde a sua volta ao clube da Vila Belmiro.

Ramón Díaz deve escalar o Corinthians da seguinte forma para o duelo de logo mais, pelo Campeonato Paulista: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, João Pedro Tchoca e Hugo; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Talles Magno que retornou de viagem dos Estados Unidos, fica como opção no banco de reservas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Leandro Castán elogia zagueiro ex-Corinthians que atua na Premier League
Futebol

Leandro Castán elogia zagueiro ex-Corinthians que atua na Premier League

 

Icon Comentário0
Ex-Corinthians revela importância de Tite em sua passagem pelo Timão
Futebol

Ex-Corinthians revela importância de Tite em sua passagem pelo Timão

 

Icon Comentário0
Corinthians busca campanha histórica no Paulistão e encara clássico decisivo contra o Santos
Futebol

Corinthians busca campanha histórica no Paulistão e encara clássico decisivo contra o Santos

 

Icon Comentário0