Basquete

Panteão: Corinthians conclui homenagem a ídolos do basquete

No último sábado (22), o Timão realizou uma cerimônia especial para a inauguração dos bustos de ídolos do basquete alvinegro

O Panteão do Basquete Corintiano agora está completo com a inauguração dos bustos de Rosa Branca e Ubiratan - Foto: José Manoel Idalgo / LNB
O Panteão do Basquete Corintiano agora está completo com a inauguração dos bustos de Rosa Branca e Ubiratan - Foto: José Manoel Idalgo / LNB

  |

Icon Comentário0

O Panteão do Basquete Corintiano agora está completo. No último sábado (22), o Corinthians realizou uma cerimônia especial para a inauguração dos bustos de Rosa Branca e Ubiratan, eternizando suas trajetórias ao lado de outras lendas do clube, como Amaury Pasos e Wlamir Marques. As homenagens foram instaladas na entrada do ginásio do Parque São Jorge, celebrando a rica história do basquete alvinegro.


A solenidade contou com a presença de familiares dos ex-jogadores e reuniu importantes figuras do clube, incluindo o presidente Augusto Melo, o gerente de esportes terrestres Marco Polo Lopes e o diretor cultural Raul Corrêa. Além disso, Enyo Correia, diretor-executivo da Federação Paulista de Basketball (FPB), também marcou presença no evento.


Rosa Branca: um dos grandes armadores do basquete brasileiro


Carmo de Souza, conhecido como Rosa Branca, nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo, e fez história vestindo a camisa do Corinthians. Como armador, foi peça-chave nas conquistas dos títulos nacionais de 1965, 1966 e 1969. Sua trajetória no clube se estendeu até 1971, quando se aposentou.

Na Seleção Brasileira, Rosa Branca brilhou em nível internacional, conquistando o bicampeonato mundial (1959 e 1963) e subindo ao pódio com duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de 1960 e 1964. Seu talento e liderança marcaram época e ajudaram a consolidar o Brasil entre as potências do basquete.


Ubiratan: o “Cavalo de Aço” do basquete nacional

Natural de São Paulo, Ubiratan Pereira Maciel também deixou um legado inesquecível no Corinthians. O pivô vestiu a camisa alvinegra por nove anos, sendo tricampeão brasileiro ao lado de Rosa Branca. Sua força física e intensidade dentro de quadra lhe renderam o apelido de “Cavalo de Aço”.

Após deixar o Corinthians em 1970, Ubiratan seguiu carreira na Itália, defendendo o Venezia. Pela Seleção Brasileira, foi um dos grandes nomes do time, conquistando o título mundial em 1963, além de medalhas de prata (1970) e bronze (1967 e 1978) nos Mundiais, além do bronze olímpico em 1968.

Outras homenagens no Panteão do Basquete Corintiano

A celebração deste fim de semana deu continuidade ao processo de reconhecimento dos grandes nomes do basquete corintiano. Em outubro do ano passado, Amaury Pasos também foi homenageado pelo clube, recebendo um busto dois meses antes de seu falecimento, em dezembro. Com a camisa alvinegra, o ex-jogador conquistou diversos títulos, incluindo cinco campeonatos metropolitanos, três Paulistas, dois Brasileiros e duas edições do Campeonato Sul-Americano. Pela Seleção, foi bicampeão mundial (1959 e 1963) e ganhou duas medalhas olímpicas de bronze (1960 e 1964).

Antes de Amaury, em novembro de 2023, foi a vez de Wlamir Marques ser imortalizado com um busto. Ídolo do basquete nacional e um dos maiores jogadores da história do Brasil, Wlamir teve papel fundamental na conquista dos títulos mundiais de 1959 e 1963, além de ter sido peça-chave na medalha de bronze olímpica em 1960. Sua importância para o Corinthians foi tamanha que seu nome batiza o ginásio do clube, reforçando seu legado no Parque São Jorge.


Basquete

Corinthians vence o Campinas pela Liga de Basquete Feminino

Resultado colocou o Alvinegro provisoriamente na primeira posição do torneio, porém, Ourinhos Basquete e Sampaio Corrêa ainda jogarão suas partidas

Agora, as Furiosas voltarão às quadras somente daqui há exatamente uma semana | Divulgação/Corinthians
Agora, as Furiosas voltarão às quadras somente daqui há exatamente uma semana | Divulgação/Corinthians

  |

Icon Comentário0

Na noite desta quarta-feira, 7 de maio, o Corinthians foi até o Ginásio Tênis Clube enfrentar o Unimed Campinas, pela primeira rodada do segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF) e venceu o adversário por 52 a 47


Para o confronto, o técnico Bruno Guidorizzi escalou a seguinte equipe: Beatriz, Yasmin, Mari Dias, Liccinara e Tassia. O banco de reservas contou com as seguintes atletas: Milena, Ariadna, Júlia Mansilha, Nazinha e Ariadna.


O resultado colocou o Alvinegro provisoriamente na primeira posição do torneio. Porém, Ourinhos Basquete e Sampaio Corrêa ainda jogarão suas partidas. Agora, as Furiosas voltarão às quadras somente daqui há exatamente uma semana.


No dia 14 de maio, quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), o Corinthians visitará o Ourinhos Basquete no Ginásio Monstrinho, interior de São Paulo, pela segunda rodada do segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Além da Liga, a equipe feminina do Corinthians também está classificado para a Copa LBF. A competição será disputada nos dias 31 de maio e 1° de junho, em São Luís, no Maranhão. As furiosas vão encarar o time de Araraquara nas semifinais do torneio.



Basquete

Corinthians NBB vai em busca de classificação para a semifinal pela primeira vez na história

Corinthians encara o Flamengo em série melhor de cinco com chance de alcançar pela primeira vez a semifinal do NBB na história do clube

Equipe do Corinthians Basquete tem a oportunidade de chegar pela primeira vez na semifinal da NBB - Foto: Beto Miller
Equipe do Corinthians Basquete tem a oportunidade de chegar pela primeira vez na semifinal da NBB - Foto: Beto Miller

  |

Icon Comentário0

Corinthians enfrenta o Flamengo a partir do próximo sábado (10), no Ginásio Wlamir Marques, pela série melhor de cinco das quartas de final do NBB. A equipe busca alcançar pela primeira vez a semifinal da competição. Caso avance, o clube registrará sua melhor campanha na história do Novo Basquete Brasil.


A equipe masculina de basquete do Corinthians foi reativada em 2018 após 22 anos fora da categoria profissional. Naquele ano, o time venceu a Copa Ouro e garantiu vaga na elite do basquete nacional. Desde então, o clube participou de todas as edições do NBB, exceto na temporada 2019/20, interrompida pela pandemia de Covid-19.


Nas campanhas anteriores, o Corinthians chegou duas vezes às quartas de final. Em 2018/19, foi eliminado pelo Flamengo por 3 a 0. Em 2020/21, a equipe caiu diante do São Paulo por 2 a 0. Nas demais participações, a eliminação ocorreu nas oitavas de final da competição.


Em 2021/22, o Pinheiros venceu o Corinthians por 2 a 0. No ano seguinte, a eliminação veio diante da Unifacisa, também por 2 a 0. Na temporada 2023/24, o Paulistano superou o clube alvinegro pelo mesmo placar nas oitavas de final.

Os jogos contra o Flamengo estão marcados para os dias 10 (11h), 13 (20h15) e 15 de maio (18h30). As partidas terão transmissão dos canais ESPN, Basquetpass, YouTube do NBB e FlamengoTV. Os duelos dos dias 18 e 21 terão horários e canais a serem confirmados.



Basquete

Corinthians vence o xará e avança para as quartas de final do NBB

Equipe do Parque São Jorge superou as oitavas de final da principal competição de basquete pela primeira vez desde sua reativação em 2018

Johnson foi o cestinha do Corinthians com 22 pontos e Elinho anotou um duplo-duplo com 18 pontos e 10 assistências | Divulgação/Corinthians
Johnson foi o cestinha do Corinthians com 22 pontos e Elinho anotou um duplo-duplo com 18 pontos e 10 assistências | Divulgação/Corinthians

  |

Icon Comentário0

O Corinthians venceu o União Corinthians por 79 a 72 na manhã deste sábado, 3, no ginásio Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, e fechou a serie em 3 a 1. Com o resultado, o alvinegro paulista se classificou para as quartas de final do NBB.


Maior pontuador da partida foi Duane Johnson, do União, com 23 pontos anotados. Pelo lado do Corinthians, quem mais colocou bolas na cesta foi Johnson, com 22 pontos, embora Elinho tenha sido o destaque com um duplo-duplo de 18 pontos e 10 assistências.


O Corinthians se junta aos já classificados Minas e Franca, que varreram suas séries, além da dupla Flamengo e Vasco, que avançaram também com 3 a 1. Bauru e Paulistano; Pinheiros e Unifacisa ainda disputam o jogo cinco, enquanto o São Paulo recebe o Brasília também podendo fechar o confronto na quarta partida.


A equipe do Parque São Jorge superou as oitavas de final da NBB pela primeira vez desde sua reativação em 2018. Até aqui, o Corinthians alcançou as quartas de final em duas ocasiões, mas foi eliminado em ambas, a mais recente delas há três temporadas, em um revés para o São Paulo.

Próximo adversário do time do Parque São Jorge é o Flamengo. Vice-líder da primeira fase, os cariocas vivem excelente momento na temporada, tendo vencido a Copa Super 8, contra o Minas, e a Liga dos Campeões das Américas de Basquete. Confronto também funcionará numa melhor de cinco, com rubro-negros podendo decidir o último duelo em casa, no Maracanãzinho.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians x União Corinthians - onde assistir playoffs do NBB ao vivo
Basquete

Corinthians x União Corinthians - onde assistir playoffs do NBB ao vivo

 

Icon Comentário0
Corinthians vence fora de casa e lidera série de playoffs do NBB
Basquete

Corinthians vence fora de casa e lidera série de playoffs do NBB

 

Icon Comentário0
União Corinthians x Corinthians - onde assistir playoffs do NBB ao vivo
Basquete

União Corinthians x Corinthians - onde assistir playoffs do NBB ao vivo

 

Icon Comentário0