Extra Corinthians

Presidente da CBF promete investimento alto e impedimento semiautomático em 2026

Durante a sua participação no programa do canal SporTV, o Seleção, Samir Xaud revela conversas para melhorar o calendário do ano que vem

Desde a chegada de Samir Xaud à presidencia da CBF, o novo mandatário estuda mudanças para o futebol brasileiro - Foto: Divulgação FIFA
Desde a chegada de Samir Xaud à presidencia da CBF, o novo mandatário estuda mudanças para o futebol brasileiro - Foto: Divulgação FIFA

19 Ago 2025 | 18:07 |

Icon Comentário0

Desde que Samir Xaud foi eleito o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o novo mandatário estuda mudanças para fazer no futebol brasileiro a partir da próxima temporada, e durante a sua participação no programa Seleção SporTV, do canal fechado da 'Rede Globo', Xaud confirmou a utilização do impedimento semiautomático para o ano que vem.


Presidente da CBF promete investimento alto e impedimento semiautomático em 2026


Durante a sua participação no programa, o presidente da CBF comentou sobre diversos assuntos no que diz respeito a calendário, mudanças na Copa do Brasil, na Série D e também sobre a implementação do impedimento semiautomático em 2026: "Investimento alto que a CBF vai fazer. Ano que vem teremos, sim, o impedimento semiautomático. Queremos dar início a essa ferramenta. Estamos trabalhando."


Samir Xaud revelou que busca melhorar a arbitragem do futebol brasileiro e a tecnologia do impedimento semiautomático facilita a ter uma melhor arbitragem. "Será no Brasileiro e na Copa do Brasil, nas principais competições da CBF. Então a gente quer dar o início a essa ferramenta importante."

Presidente da CBF, Samir Xaud promete investimento alto para ter impedimento semiautomático em 2026: "Queremos que seja a melhor arbitragem do mundo."


Prosseguiu ainda o presidente da CBF: "Acredito que vai ser muito útil para dar uma lisura a mais para as nossas competições. Nesses últimos meses, a gente viu uma redução dos erros de arbitragem. É um assunto que a gente tem como prioridade. A gente tá vendo a arbitragem com outros olhos. Queremos que seja a melhor arbitragem do mundo."

O presidente da CBF ainda falou que a confederação fará o investimento que for preciso para a tecnologia ser implantada no Brasil. "Eu entendo que temos que discutir. Isso vai ser uma discussão de médio a longo prazo. A CBF tem investido nisso. Já fizemos quatro encontros com os árbitros de Série A e B. Fizemos palestras e estamos fazendo um nivelamento."


Extra Corinthians

Novo calendário no futebol: Veja quais competições o Corinthians poderá jogar

Presidente da CBF apresentou nessa quarta, mudanças que de acordo com a Confederação, pode ajudar os times no Brasil promovendo um maior equilíbrio

Calendário de 2026 muda: estaduais encurtados, Copa do Brasil ampliada, final única e Corinthians envolvido em ajustes nacionais - Foto: Reprodução
Calendário de 2026 muda: estaduais encurtados, Copa do Brasil ampliada, final única e Corinthians envolvido em ajustes nacionais - Foto: Reprodução

01 Out 2025 | 12:59 |

Icon Comentário0

A CBF oficializou mudanças relevantes no calendário esportivo nacional para o ano de 2026 que irão afetar o Corinthians por exemplo. As alterações abrangem competições estaduais, nacionais e regionais, com o objetivo de reorganizar datas e formatos, promovendo maior equilíbrio. A Federação Paulista de Futebol também irá redefenir o formato do Paulistão mas apenas no dia 11 de novembro.


Os campeonatos estaduais ocorrerão entre 11 de janeiro e 08 de março, com limite de 11 datas. Essa redução visa liberar espaço para outras disputas. O Campeonato Brasileiro da Série A começará em 28 de janeiro e terminará em 2 de dezembro, coincidindo com parte dos estaduais. Durante as finais regionais, haverá pausa no torneio principal.


Corinthians poderá entrar na quinta fase da Copa do Brasil


A Copa do Brasil passará a contar com 128 participantes. Os clubes da Série A entrarão diretamente na quinta fase. Então caso o Corinthians consiga se livrar do rebaixamento (está na 14ª colocação) não irá competir no início da competição.

As etapas iniciais serão disputadas em jogo único, enquanto oitavas, quartas e semifinais terão confrontos de ida e volta. A decisão será realizada em campo neutro, também em partida única, marcada para 6 de dezembro.


Mais mudanças

Entre as novidades, está a criação da Copa Sul-Sudeste, com duração entre março e junho, voltada para equipes de médio porte. A Copa do Nordeste será disputada entre 25 de março e 7 de junho. Essas competições regionais visam preencher lacunas no calendário de clubes que não participam de torneios internacionais.

A Série C manterá o formato atual em 2026, com dois rebaixamentos. Em 2027, o número de participantes aumentará para 24, mantendo o mesmo modelo. Já em 2028, a divisão contará com 28 equipes, distribuídas em dois grupos de 14, com seis rebaixamentos para a Série D.

Time na Conmebol não joga regional

Clubes envolvidos em torneios da Conmebol não disputarão competições regionais, evitando sobrecarga de partidas. Então se o Corinthians conseguir se classificar para a Sul-Americana ou a Libertadores, não poderá jogar a Copa Sul-Sudeste. A reformulação busca distribuir melhor os compromissos ao longo do ano, contemplando diferentes níveis do futebol brasileiro.



Extra Corinthians

Paulistão 2026: reunião definirá mudanças

Grande número de partidas realizadas pelos clubes ao longo da temporada é pauta a ser discutida na Federação e também na CBF

FPF discutirá mudanças no Paulistão 2026 em novembro, após novo calendário da CBF limitar estaduais a poucas datas - Foto: Reprodução
FPF discutirá mudanças no Paulistão 2026 em novembro, após novo calendário da CBF limitar estaduais a poucas datas - Foto: Reprodução

23 Set 2025 | 22:50 |

Icon Comentário0

A Federação Paulista de Futebol (FPF) se prepara para discutir mudanças no regulamento do Campeonato Paulista de 2026, em resposta à nova diretriz da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que pretende limitar os estaduais a apenas 11 datas. O congresso técnico está marcado para o dia 11 de novembro, embora o local e o horário ainda não tenham sido definidos.


Atualmente, o Paulistão conta com 16 clubes divididos em quatro grupos, com 12 partidas só na fase inicial. Além disso, há mais quatro datas para os mata-matas: quartas e semifinais em jogo único, e finais em ida e volta, totalizando 16 jogos para os finalistas. Com a nova proposta da CBF, esse formato se torna inviável, exigindo uma reformulação completa. Vale lembrar que a Confederação Brasileira de Futebol também pretende modificar a quantidade de jogos pela Copa do Brasil. A ideia é de reduzir de 12 semanas para apenas 8.


Estaduais irão precisar se adequar ao calendário


O presidente da CBF, Samir Xaud, já declarou que não haverá exceções: todos os estaduais deverão se adequar ao novo calendário. A medida visa ajustar o cronograma nacional, especialmente por conta da Copa do Mundo de 2026. A FPF, por sua vez, busca alternativas que preservem a competitividade e o valor comercial do torneio, mesmo com menos datas disponíveis.

Entre as possibilidades está a adoção de jogos únicos em fases eliminatórias e a redução de confrontos na fase de grupos. A entidade também terá que renegociar contratos com patrocinadores e emissoras, já que a diminuição de partidas pode impactar receitas e visibilidade.


Equilíbrio é o objetivo

Os clubes confirmados na elite paulista para 2026 incluem Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, São Bernardo, Ponte Preta, Novorizontino, Mirassol, Red Bull Bragantino, Guarani, Velo Clube, Portuguesa, Botafogo-SP, Noroeste, Capivariano e Primavera. A expectativa é que o novo modelo seja definido em consenso entre os dirigentes, buscando equilíbrio entre calendário, qualidade técnica e retorno financeiro. A reunião de novembro será decisiva para o futuro do Paulistão, que precisará se reinventar diante das novas exigências do futebol brasileiro.



Extra Corinthians

Fair Play Financeiro no futebol brasileiro avança e CBF vai apresentar o projeto

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol afirmou que modelo é uma das prioridades em seu mandato para a temporada que vem

O Fair Play Financeiro é uma das prioridades do presidente da CBF, Samir Xaud, para o ano que vem - Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O Fair Play Financeiro é uma das prioridades do presidente da CBF, Samir Xaud, para o ano que vem - Foto: Rafael Ribeiro/CBF

22 Set 2025 | 21:56 |

Icon Comentário0

Uma das prioridades de Samir Xaud, desde que ele assumiu o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol, o projeto para a criação de um modelo de Fair Play financeiro no Brasil avançou e deve ser apresentado no dia 26 de novembro, durante o Summit CBF Academy, em São Paulo.


Fair Play Financeiro no futebol brasileiro avança e CBF vai apresentar o projeto


Presidente da CBF, Samir Xaud revelou ser uma das prioridades para que haja responsabilidade nas contratações das equipes, além disso, o mandatário afirmou que já teve uma reunião com os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, para que o projeto avance cada vez mais, em busca de ser aprovado para o ano que vem.


Recentemente, em entrevista ao 'GE', o presidente da CBF revelou como estavam os passos para a implementação do Fair Play Financeiro. "Bom, o "kickoff" (pontapé inicial) foi dado. Há algumas semanas, tivemos o primeiro encontro com todos os clubes da Série A, 14 da Série B, federações e os especialistas. Nesse momento, demos 90 dias para discutir qual será o melhor formato para o futebol brasileiro. É um processo, não é um processo rápido. Primeiro a gente tem que achar um norte, depois precisamos dar tempo aos clubes para começarem a se adaptar a uma nova realidade."

Três reuniões já foram realizadas durante o período em que Samir Xaud está na presidência da CBF, no qual envolveram membros da confederação, consultores independentes e representantes dos clubes. Está previsto mais um encontro, em outubro, para definição de alguns pontos da proposta.


A intenção é de que o Fair Play Financeiro seja instaurado em janeiro de 2026. "Nós queremos criar um modelo de futebol autossustentável. Um futebol que você não tenha teto de receita, mas tenha teto de gastos. Você só vai gastar o que arrecada. Evitar um endividamento dos clubes, evitar que haja o "doping financeiro" de alguns clubes." Revelou Samir Xaud, presidente da CBF.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Veja mudança da CBF na Copa do Brasil e que pode afetar o Corinthians
Extra Corinthians

Veja mudança da CBF na Copa do Brasil e que pode afetar o Corinthians

17 Set 2025 | 15:43

Icon Comentário0
Dirigente de time da Série A cobra CBF por implementação do Fair Play Financeiro
Extra Corinthians

Dirigente de time da Série A cobra CBF por implementação do Fair Play Financeiro

16 Set 2025 | 21:16

Icon Comentário0
Carlo Ancelotti elogia Seleção Brasileira em vitória sobre o Chile: "Muito satisfeito"
Extra Corinthians

Carlo Ancelotti elogia Seleção Brasileira em vitória sobre o Chile: "Muito satisfeito"

05 Set 2025 | 12:14

Icon Comentário0