
Futebol
|
O argentino Ramón Díaz, campeão recentemente do Paulistão com o Corinthians, é o sétimo no ranking de técnicos com maior tempo de casa dentre todos os clubes que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
O treinador assumiu o Corinthians oficialmente no dia 10 de julho de 2024, em uma posição desfavorável no Campeonato Brasileiro. Contando com reforços grandes no início de trabalho - como Memphis e Carrillo - ele deu conta do recado: chegou às semifinais da Copa Sul-Americana e arrancou uma sequência de vitórias histórica na reta final do Brasileirão.
Os bons resultados e a recuperação da equipe alvinegra fizeram com que Ramón e sua comissão permanecessem no clube em 2025. Apesar da amarga eliminação na pré-Libertadores neste ano, o principal fruto até aqui é o título do Campeonato Paulista 2025 sobre o Palmeiras.
A frente do Ramón no quesito de treinadores que têm mais tempo treinando um clube da Série A estão respectivamente do sexto ao primeiro: Léo Condé (Ceará), Thiago Carpini (Vitória), Zubeldia (São Paulo), Rogério Ceni (Bahia), Vojvoda (Fortaleza) e Abel Ferreira (Palmeiras). Antes da queda, Mano Menezes, ex-técnico do Fluminense, era justamente o sétimo da lista.
Vale lembrar que antes da equipe carioca, coincidentemente, Mano era treinador do Corinthians. Ele havia assumido a equipe alvinegra em 2023, mas foi demitido logo após uma péssima campanha do time no Paulistão em 2024. Inclusive, o técnico ficou marcado por um episódio ruim com Yuri Alberto: na partida contra o São Bernardo, o atacante foi chamado de "burro" em alto e bom tom pelo técnico no 1° de Maio.
No podcast Denilson Show, o volante do Timão relembrou como o interesse do clube alvinegro em sua contratação surgiu no final de 2023
|
Na última segunda-feira (31), Raniele participou do podcast Denílson Show, apresentado pelo ex-jogador da Seleção Brasileira, Denílson, junto com o jornalista Chico Garcia. Durante a conversa, o volante do Corinthians relembrou como o interesse do clube alvinegro em sua contratação surgiu no final de 2023.
"Era a minha terceira Série A (em 2023) e, nesse ponto, o interesse começou a aparecer. Meu empresário me disse: ‘O Corinthians está dando uma sondada aqui, estamos vendo’. Eu respondi: 'Legal, mas para entrar lá vai ser um desafio e tanto! Não tem como'”, revelou Raniele, relembrando o início das negociações com o clube.
O jogador também comentou sobre o primeiro contato direto com o Corinthians, após uma partida entre Cuiabá e o Timão. "Jogamos contra o Corinthians em Cuiabá e perdemos por 1 a 0. O Corinthians praticamente se salva do rebaixamento nesse jogo. Quando acabou, o Mano (Menezes) veio me cumprimentar. Eu estava meio irritado, pois tinha acabado de perder. Antes de eu sair, ele me segurou e disse: 'Não sei quais são seus planos para o ano que vem, mas a gente vai atrás de você'. Nesse dia, liguei para o meu pai: 'Já pensou se eu vou para o Corinthians? Só de vestir a camisa já seria uma emoção... Só jogar uma partidinha lá... (risos)'."
Naquele momento, Raniele era titular do Cuiabá, com boas atuações na equipe. Antes disso, ele já havia jogado pelo Bahia e Avaí em 2021 e 2022, também na Série A do Campeonato Brasileiro. O interesse do Timão em 2023 só se concretizou em 2024, quando ele foi oficialmente contratado.
Entretanto, o Corinthians enfrentou concorrência pela contratação de Raniele, sendo o Vasco um dos clubes que também demonstraram interesse. "Faltando uns quatro dias para fechar com o Corinthians, o Vasco chegou com uma oferta até maior. Meu empresário perguntou: 'E aí? O Vasco está oferecendo um pouco mais'. Eu falei para ele: 'Já joguei na Neo Química Arena, e o ambiente lá é único! Quero ir para lá'. A gente sempre pensa no bem da família, então falei para o meu empresário: 'Acerta com o Corinthians! Não vou para o Vasco, não. Vou jogar no Corinthians'", contou o volante.
A escolha de Raniele pelo Timão se mostrou acertada, com o jogador ganhando destaque rapidamente. No início de 2024, foi um dos principais nomes em um momento difícil do Corinthians no Paulistão. Após a demissão de Mano Menezes, ele manteve a titularidade com António Oliveira, treinador que o conhecia do Cuiabá.
A partir da chegada de Ramón Díaz no segundo semestre, Raniele perdeu espaço na equipe, que vivia uma excelente fase no Campeonato Brasileiro. No entanto, em 2025, o volante recuperou sua posição, sendo titular nas duas finais contra o Palmeiras, quando o Corinthians conquistou o título paulista após seis anos sem troféus.
Poucos dias após conquistar o 31º 31 título do Campeonato Paulista, o Timão já conhece os possíveis adversários para a edição de 2026 do torneio
|
O Corinthians, recordista com 31 títulos no Campeonato Paulista, já conhece os possíveis adversários para a edição de 2026 do torneio. A grande novidade é a inclusão do Capivariano e do Primavera, ambos promovidos da Série A2 para a elite do Paulistão, após garantirem o acesso. O Timão poderá enfrentá-los no próximo ano.
Capivariano e Primavera se enfrentarão nesta quarta-feira e no próximo sábado pelas finais da Série A2. O Capivariano obteve a vaga ao derrotar o Ituano nas semifinais, enquanto o Primavera passou pelo Taubaté. De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF), as duas equipes finalistas da segunda divisão asseguram sua participação na Série A1 do Campeonato Paulista no ano seguinte.
Em termos de confrontos históricos, o Corinthians já jogou contra o Capivariano em duas ocasiões, sempre saindo vitorioso. O primeiro embate ocorreu no Paulistão de 2015, quando o Timão venceu por 3 a 2, com gols de Emerson Sheik e Paolo Guerrero (duas vezes), na Arena Capivari. O segundo jogo foi na edição seguinte, quando o Corinthians derrotou o Capivariano por 2 a 1, na Neo Química Arena, com gols de Ángel Romero e Guilherme. Por outro lado, o Timão nunca enfrentou o Primavera em uma competição oficial.
Além do Corinthians, outros clubes garantidos no Campeonato Paulista de 2026 são: Botafogo-SP, Capivariano, Guarani, Mirassol, Noroeste, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Primavera, Red Bull Bragantino, Santos, São Bernardo, São Paulo e Velo Clube.
Caso o formato atual seja mantido, as equipes serão divididas em quatro grupos de quatro times, jogando contra as outras equipes de outros grupos, somando 12 partidas. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final, com os líderes e vice-líderes se enfrentando em jogos únicos com mando da equipe mais bem colocada. A grande final será disputada em dois jogos, ida e volta.
Goleiro atuou na final contra o Palmeiras no sacrifício e segundo informações da 'ESPN Brasil', o atleta pode perder mais partidas durante a temporada
|
Após estreia com um empate por 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, na noite do último domingo (30), contra o Bahia, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o Corinthians retornou aos treinamentos na última segunda-feira (31), no CT Joaquim Grava, visando o jogo da próxima quarta-feira (02), contra o Huracán, às 19h, na Neo Química Arena.
Hugo Souza pode ficar fora do jogo entre Corinthians e Huracán pela Sul-Americana - entenda
Para o confronto de amanhã à noite, o Corinthians não poderá contar com o meia Rodrigo Garro, porém, outro atleta importante pode ficar de fora da estreia da próxima quarta-feira, pelo primeiro jogo da fas de grupos da Copa Sul-Americana, trata-se do goleiro Hugo Souza, que segundo informações da 'ESPN Brasil', tem suspeita de lesão muscular de grau 2 na coxa.
Após a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, o goleiro do Corinthians chegou a revelar que disputou a reta final da competição com dores e atuou no sacrifício as partidas de mata-mata. Assim como Rodrigo Garro, o atleta pode perder alguns jogos pelo Timão e Matheus Donelli pode assumir a posição nas confrontos da Sul-Americana e do Campeonato Brasileiro.
"Estava (no sacrifício na final). Ainda estou com bastante dor do jogo. Logo no início tive uma dividida forte, tomei uma pancada forte no quadril, na panturrilha e também no queixo, fiquei tonto, tudo em um lance só. Venho no sacrifício tem um tempo."
"No jogo contra o Guarani (no dia 23 de fevereiro) abri uma lesãozinha na anterior de coxa. Falei para os médicos que não ia parar de jeito nenhum, ninguém queria que eu parasse também, momentos decisivos para chegar nesse título. Vou tratar fulltime, levei todos os aparelhos que pude para tratar na Data Fifa. Não só eu, o Garro também, Yuri Alberto no sacrifício."