
Futebol
Saiba quem são os jogadores do elenco do Corinthians que já foram treinados por Dorival Júnior
Futebol
|
Com apenas dois treinos, o técnico Dorival Júnior definiu os titulares do Corinthians que irão enfrentar o Novorizontino nesta quarta-feira, 30, às 21h30, no estádio Jorge Ismael de Biasi, pela primeira partida da terceira fase da Copa do Brasil.
Sem Memphis Depay e Gustavo Henrique, vetados pelo departamento médico, e Matheus Bidu, o treinador o que tem de melhor: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; José Martínez, Raniele, André Carrillo e Igor Coronado; Romero e Yuri Alberto.
Memphis permaneceu toda a atividade sob cuidado dos fisioterapeutas para se recuperar de pancadas na perna e pé direitos e sequer participou do treino desta terça-feira, 29. O zagueiro, por controle de carga, ficou fora da atividade e acabou vetado da viagem.
Dorival Júnior abriu a tarde de trabalho com um vídeo na parte interna, no qual apresentou instruções táticas a serem seguidas no duelo. Em campo, o treinador fez um trabalho de posse de bola e um exercício tático de enfrentamento.
O duelo marca não apenas o início da caminhada do Timão no torneio nacional, mas também o reencontro com os jogadores Lucca, Léo Natel, Igor Formiga e Jean Irmer, que vestiram a camisa do Timão e agora defendem o Novorizontino.
Nos últimos cinco anos, o ex-comandante da Seleção Brasileira teve um retrospecto regular em primeiros jogos em clubes do futebol brasileiro
|
Nesta quarta-feira, 30, o técnico Dorival Júnior fará a sua estreia no comando do Corinthians contra o Novorizontino, às 21h30, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, pela terceira fase da Copa do Brasil. Nos últimos cinco anos, o treinador teve um retrospecto regular em primeiros jogos.
Em 2018, Dorival assumiu o Flamengo e estreou em um empate sem gols contra o Bahia, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O duelo foi equilibrado, com poucas chances de ambos os lados, e marcou o início de uma passagem curta, mas importante para a reestruturação do elenco rubro-negro naquele momento.
Já em 2020, o treinador comandou o Athletico-PR em um torneio de verão, na Argentina. No primeiro compromisso, empatou em 2 a 2 com o Racing, mas acabou derrotado nos pênaltis por 5 a 4. Apesar do caráter amistoso da competição, a atuação foi competitiva e deixou uma boa impressão no início de seu trabalho.
Dois anos depois, em 2022, Dorival começou sua trajetória pelo Ceará com vitória: triunfo por 2 a 1 sobre o Independiente, da Argentina, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. A atuação segura fora de casa animou a torcida cearense e deu o tom para a campanha internacional do Vozão daquele ano.
Na sequência, ainda em 2022, Dorival assumiu o Flamengo pela terceira vez e, em sua reestreia, acabou derrotado pelo Internacional por 3 a 1, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Apesar do resultado negativo, o treinador conseguiria reverter o momento e levar o clube às conquistas da Libertadores e da Copa do Brasil mais adiante na temporada.
Por fim, em 2023, Dorival estreou pelo São Paulo em grande estilo: vitória por 3 a 0 sobre o América-MG, no MorumBis, também pelo Campeonato Brasileiro. A performance sólida o tornou o primeiro técnico a vencer uma estreia pelo Tricolor em oito anos e marcou o início de um trabalho vitorioso, que culminaria no título inédito da Copa do Brasil para o clube paulista.
Com imagens emocionantes e depoimentos exclusivos, o documentário de 45 minutos mostrará a jornada de cerca de 30 mil torcedores rumo à Yokohama e Toyota
|
A conquista do Mundial de Clubes de 2012 é uma das mais importantes da história do Corinthians. Estima-se que mais de 30 mil corintianos foram até o Japão assistir o Timão bater o Chelsea por 1 a 0, com um gol de cabeça de Paolo Guerrero e, assim, conquistar o mundo pela segunda vez.
No dia 7 de maio, estreará na Max e na TNT, o documentário “VAI CORINTHIANS”, que reviverá a inesquecível invasão corintiana no território japonês. No canal de TV por assinatura, a produção será exibida às 19h45.
Com imagens emocionantes e depoimentos exclusivos, o documentário de 45 minutos mostrará a jornada de cerca de 30 mil torcedores rumo à Yokohama e Toyota, transformando as cidades japonesas em uma extensão da arquibancada da Fiel.
Contado sob a ótica dos próprios torcedores, a produção traz registros inéditos da mobilização alvinegra, o impacto cultural da presença brasileira no país asiático e até o carinho dos japoneses pelo Corinthians — que, por um breve momento, também se tornaram parte da Fiel.
Segundo dados oficiais da época, o governo japonês emitiu cerca de 10 mil vistos temporários a brasileiros nos dois meses que antecederam a competição. Ao todo, mais de 30 mil corintianos cruzaram o mundo para apoiar o time até a conquista do título de campeão mundial de 2012.
Durante a primeira entrevista pelo clube, concedida nesta terça-feira, 29, o treinador fez um panorama do que deu errado no comando da seleção
|
Agora como novo técnico do Corinthians, Dorival Júnior admitiu o sentimento de frustração pelo trabalho interrompido na Seleção Brasileira após sequência de resultados ruins nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
"Tinha consciência daquilo que estaria enfrentando. A frustração é porque estava fazendo uma reformulação, que é um pouco diferente da reformulação de uma equipe. Você não tem o dia a dia. Acaba o jogo, e cada um pega um avião para Londres, Madrid, Paris... você só vai vê-los na convocação seguinte. Eu tinha a convicção, a certeza de que as coisas aconteceriam. 16 ou 17 jogos, duas derrotas, não foram os resultados que a gente queria", lamentou.
Durante a primeira entrevista pelo clube, concedida nesta terça-feira, 29, o treinador fez um panorama do que deu errado no comando da equipe pentacampeã mundial, confiante de que mudaria a má fase, simbolizada pela goleada sofrida para a Argentina.
"Outro tipo de trabalho, completamente diferente. Acreditava que o trabalho na seleção geraria resultados. O tempo é diferente, e o imediatismo faz parte da minha profissão. O momento no Corinthians é importante e espero contribuir para a recuperação ser mais rápida", disse Dorival Júnior.
As más atuações e resultados da seleção pressionavam Dorival desde o ano passado. A situação se agravou com a goleada sofrida por 4 a 1 para a Argentina, em Buenos Aires. Em 16 jogos sob o comando de Dorival, a Seleção obteve sete vitórias, sete empates e duas derrotas, aproveitamento de 58,3% dos pontos, com 25 gols marcados e 17 sofridos.
Já regularizado no BID da CBF, o treinador pode estrear no comando técnico do Corinthians nesta quarta-feira, 30, às 21h30 (de Brasília), contra o Novorizontino, em duelo válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.