Futebol
14 Mar 2025 | 12:22 |
Na noite desta sexta-feira (14), o Corinthians faz a sua estreia no Campeonato Brasileiro sub-20. A equipe que foi vice-campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, enfrenta o Bahia, fora de casa, às 20h30, no Estádio Joia da Princesa, Feira de Santana. Antes o jogo de hoje, o técnico do Timão, Orlando Ribeiro, conversou com o portal 'UOL Esporte' sobre a chegada na final da Copinha e projetou o início do Brasileirão.
Técnico do Corinthians revela processo para chegar a final da Copinha e fala sobre o Brasileirão
"Na realidade, nós nos adaptamos ao clube, mas o ideal é que o clube também se adapte um pouquinho ao nosso trabalho. Eu acho que se tiver esse equilíbrio, tem tudo para dar certo. Agora, nós vamos ter mais tempo com a temporada 2025. O Brasileiro é difícil como é a Taça São Paulo, mas ele não é tão curto, tem tempo de recuperação, de observar mais. Em abril, acredito que vá começar também o Paulista. A gente ganha tempo na observação das categorias, ganha tempo para saber o que o profissional precisa. Já a Taça São Paulo dura 25 dias, que você joga um dia sim, um dia não. Então, por isso que a gente optou pela 'emergência'. Nós chegamos no pronto-socorro."
Reformulação do Corinthians para a Copinha
"Como adversário, nós já tínhamos visto que a campanha do Corinthians não estava boa, no Campeonato Brasileiro, no próprio Campeonato Paulista... Nós ainda pegamos dois jogos do Paulista, mas eram eliminatórios contra o Palmeiras, que também é uma equipe muito forte."
"Tínhamos que fazer um diagnóstico rápido. Por isso, nós antecipamos a Copinha de 2025 para 2024, para tentar um resultado melhor do que vinha acontecendo durante o ano. Procuramos meninos em outras categorias, que pudessem sustentar o jogo, que tivessem a qualidade e entendimento do que a gente pensa do futebol, do que o Corinthians precisa, e acredito que fomos muito felizes na escolha dos 30 convocados."
Brasileirão sub-20
"Será um Brasileirão de dificuldades. Muitas dificuldades. Trabalho na base é médio, longo prazo. Nós que chegamos agora, tanto eu quanto o Juliano [preparador físico], estamos no início do nosso trabalho, da nossa cooperação para o Corinthians. Então, é um Campeonato Brasileiro difícil, mais difícil que foi a Copa São Paulo."
Ex-jogador do Timão já havia recebido primeira parcela da pendência financeira que o alvinegro paulista ainda tinha com ele; clube evita novo transfer ban
06 Jan 2026 | 08:36 |
O Corinthians agiu nos bastidores e resolveu pendência financeira relacionada ao meia Matías Rojas, que defendeu o clube em 2023. O jogador havia acionado a FIFA cobrando valores referentes ao período em que esteve no Parque São Jorge. A entidade máxima do futebol chegou a impor sanção ao clube, no caso de Félix Torres, mas a quitação da dívida evita que o Timão tivesse o terceiro transfer ban aplicado.
A diretoria corintiana trabalhou para evitar que o problema aumentasse e comprometesse ainda mais o planejamento da temporada de 2026. O pagamento foi realizado dentro do prazo estipulado, garantindo que o clube não sofresse novo bloqueio de inscrições.
A resolução do caso é considerada estratégica, já que o Corinthians busca reforços para competições como o Campeonato Paulista, o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores. No último sábado, o Corinthians havia pagado a primeira parcela da dívida.
Matías Rojas, atualmente livre no mercado, deixou o Corinthians em 2024 após passagem marcada por altos e baixos. Apesar disso, o vínculo gerou obrigações financeiras que precisavam ser cumpridas para evitar sanções. Com a quitação, o Timão elimina risco de punições futuras e tenta voltar com a credibilidade junto às entidades esportivas.
A solução do impasse também abre caminho para que o clube avance na resolução de outras pendências financeiras. O Corinthians ainda tem o transfer ban do Santos Laguna pela Fifa e o do Cuiabá pela CBF. O técnico Dorival Júnior conta com reforços pontuais para equilibrar o elenco e dar mais opções ao longo da temporada.
Com a impossibilidade em registrar atletas e com fama de ‘mau pagador’, o Timão vê seus reforços sendo negociados com outros clubes. Savarino ao que tudo indica irá permanecer no Rio de Janeiro enquanto Maycon deve ter seu futuro ligado ao Atlético-MG.
Diretoria está desde o ano passado na procura de um reserva para Matheuzinho e busca atletas que estão livres no mercado, para compor o elenco
05 Jan 2026 | 23:15 |
Mesmo ainda sem resolver a questão do transfer ban, envolvendo a aquisição do zagueiro Félix Torres, em janeiro do ano passado, junto ao Santos Laguna, do México, a diretoria do Corinthians segue na busca por reforços para este início de temporada e segundo as informações do jornalista Luis Fabiani, da Rádio Bandeirantes, o Timão quer a contratação do lateral-direito Santiago Arias, que deixou o Bahia e está livre no mercado.
Desde o ano passado, com a saída de Fagner para o Cruzeiro por empréstimo, o Corinthians está em busca de um lateral-direito reserva ou que dispute posição com Matheuzinho. No ano passado, Léo Maná teve poucas chances, pois não agradou a comissão técnica e nem a direção. João Vitor Jacaré também não entrou nas graças do técnico Dorival Júnior.
Por conta da falta de laterais-direitos, o Corinthians chegou a improvisar os zagueiros Félix Torres e Cacá, além dos volantes Charles e José Martínez, nos momentos de ausência de Matheuzinho, porém, o clube do Parque São Jorge vê com urgência a contratação de um atleta da posição.
Na noite do último domingo (04), o Bahia oficializou a saída do lateral-direito Santiago Arias, fazendo do jogador colombiano, um jogador livre no mercado. "Gracias, Santiago Arias! Lateral não estará na reapresentação do elenco, amanhã, após duas temporadas defendendo o Esquadrão." Escreveu o tricolor baiano nas redes sociais. Na temporada passada, o atleta participou de 35 jogos e marcou um gol.
Livre no mercado, depois do final do contrato com o Atlético Mineiro, Renzo Saravia é outro jogador que aparece como uma opção mais barata para a diretoria do Corinthians, que visa justamente atletas sem vínculo empregatício, além de atletas mais baratos ou com os seus contratos próximos de encerrar. O argentino ficou alternando entre titular e reserva, participando de 31 partidas em 2025.
Jogadores não devem participar da estreia do Timão no Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, na tarde do próximo domingo (11)
05 Jan 2026 | 23:00 |
Pelo terceiro dia, o elenco do Corinthians participou de mais uma atividade no Centro de Treinamento Joaquim Grava, visando a partida de estreia do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta, no próximo domingo (11), às 16h, na Neo Química Arena. O técnico Dorival Júnior teve duas ausências de titulares no campo de treino, já que Memphis Depay e Raniele ficaram na parte interna do CT.
Por conta do desgaste na reta final da última temporada, onde Memphis Depay e Raniele estavam em processos de recuperações de lesões e jogaram no sacríficio os duelos decisivos da Copa do Brasil, os atletas estão fazendo um reequilíbrio muscular, para ficarem em breve disponíveis para o técnico Dorival Júnior.
Neste início de Paulistão, o técnico Dorival Júnior deve rodar mais o elenco, para dar mais oportunidades aos jogadores que tiveram no banco de reservas, visando este mês, que já será importante para o Corinthians. O calendário da equipe alvinegra já terá seis partidas, sendo cinco do estadual e um do Campeonato Brasileiro. Confira.
A expectativa é de que os titulares do Corinthians estejam à disposição do técnico Dorival Júnior para o duelo da terceira rodada do Campeonato Paulista contra o São Paulo. Memphis Depay e Raniele devem se preparar para o confronto entre as equipes, porém, na segunda rodada, o Timão já tem uma partida contra um time da Série A do Brasileirão, que é o Red Bull Bragantino.