
Futebol de Base
Corinthians Sub-17 goleia Atlético-GO fora de casa pelo Brasileirão com o placar de 5 a 1
Futebol de Base
|
Em entrevista ao podcast oficial do Corinthians, o Poropopod, o treinador do Timão sub-20, Orlando Ribeiro, comentou sobre os desafios que os jovens jogadores encontram na transição entre as categorias de base e os profissionais. Nesse contexto, o comandante destacou que a ansiedade é um fator presente tanto para os jogadores quanto para a comissão técnica.
Técnico sub-20 do Corinthians revela desafios da transição de categorias
"Todos nós sentimos uma ansiedade quando os meninos vão para os profissionais. A gente quer que eles sejam convocados, que joguem, que participem dos jogos. Mas tudo tem sua hora. Cada um tem uma maneira de trabalhar com a transição. Se eles tiverem idade para jogar no Sub-20, a qualquer momento podem voltar. Se o profissional não conseguir dar uma oportunidade real de jogo, é importante que eles atuem no sub-20."
"Temos um jogador treinando a semana toda esperando a permissão para jogar, mas na quinta ou sexta-feira, aquele que estava no profissional pode voltar e ter a preferência para iniciar o jogo. Não dá para enganar ninguém. Hoje em dia não tem mais criança no futebol, todos precisam entender essa realidade."
Orlando Ribeiro sobre atletas que estouram a idade para jogar no sub-20
"O profissional sabe o que está precisando e acompanha o dia a dia do jogador. Pode ser que eles decidam esperar mais um pouco para dar mais oportunidades ou emprestá-lo para que ele tenha rodagem."
Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro sub-20 nesta semana
O treinador Orlando Ribeiro prepara o sub-20 do Corinthians para a estreia do time no Campeonato Brasileiro da categoria. A equipe que foi vice-campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior, fará a sua estreia no torneio contra o Bahia, na próxima sexta-feira (14), no Estádio Joia da Princesa, às 20h30.
Após longo período de recuperação, volante do Timão voltou a campo contra o Red Bull Bragantino, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe
|
O volante Vitinho Dourado, de 17 anos, fez sua reestreia pelo Corinthians nesta terça-feira, durante a derrota por 3 a 0 para o Red Bull Bragantino. O jogador estava afastado desde o início do Campeonato Brasileiro, devido a uma hérnia inguinal, que o levou a ser submetido a uma cirurgia em março.
Com a expectativa inicial de retorno em um mês, Vitinho Dourado teve sua recuperação prolongada e só voltou a atuar em junho. O jovem volante, que havia sido titular do Corinthians na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, tem contrato profissional com o clube até julho de 2026.
Enquanto Vitinho retoma sua participação no time profissional, o volante André Luiz segue de fora, se recuperando de uma cirurgia no joelho esquerdo, realizada para corrigir uma tendinite crônica no tendão patelar. O atleta, destaque do Corinthians na temporada de 2024, está fora de combate, mas segue em processo de recuperação.
Agora com Vitinho Dourado à disposição, o Timão Sub-20, comandado por sua base, se prepara para os próximos desafios, incluindo jogos válidos pelo Campeonato Paulista e Brasileiro da categoria. O próximo compromisso do time alvinegro será neste sábado, às 15h, contra o São Bento, no estádio da Fazendinha.
A expectativa é que Vitinho e o restante do elenco do Corinthians Sub-20 busquem retomar o bom desempenho na temporada, com a meta de conquistar vitórias e alcançar os objetivos traçados nas competições.
Cria da base há quase sete anos, jovem do Timão tem contrato profissional e multa milionária definida para o futebol europeu
|
O Corinthians goleou o Atlético-GO por 5 a 1 na tarde desta terça-feira (18), no Estádio Antônio Accioly, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17. O principal destaque do jogo foi o meia-atacante Gui Amorim, que marcou dois gols e ajudou a equipe a garantir mais três pontos na competição.
Com os gols, Gui Amorim chegou a dez na temporada em 12 partidas disputadas. O número o aproxima da marca de Kauã Henrique, o K9, que balançou as redes 19 vezes entre 2021 e 2022 e atualmente integra o time Sub-20 B do Corinthians, formado por jogadores Sub-18.
Aos 17 anos, Gui Amorim nasceu em 2008 e está no Corinthians desde os tempos do futsal, onde atuou por quatro anos antes de migrar para o campo. O jogador tem contrato profissional em vigor e multa rescisória estipulada em 40 milhões de euros, equivalente a cerca de R$ 252 milhões na cotação atual.
Com a vitória fora de casa contra o Dragão, os Filhos do Terrão chegaram a 11 pontos em seis rodadas, com campanha de três vitórias, dois empates e uma derrota. O resultado colocou o Corinthians momentaneamente na segunda colocação do grupo, atrás do Fortaleza, que soma 13 pontos e ainda jogará na rodada.
O próximo compromisso do Sub-17 alvinegro acontece neste sábado (22), às 11h, contra o São Caetano, na Fazendinha, em partida válida pelo Campeonato Paulista da categoria. O duelo ocorre durante o feriado prolongado de Corpus Christi.
Matheus Araújo, Bidon e Kayke deixam momentaneamente o elenco principal e reforçam a base; comissão técnica aposta na sequência de jogos para manter ritmo
|
Durante a pausa no calendário por conta do Mundial de Clubes e as férias do elenco profissional, o Corinthians decidiu que algumas de suas principais promessas retornariam temporariamente para as categorias de base. Os jovens Matheus Araújo, Breno Bidon e Kayke foram liberados para integrar o time alvinegro Sub-20 durante esse período.
Os três atletas estavam sendo observados de perto pelo técnico Dorival Júnior nas últimas semanas, inclusive com participações esporádicas no time principal. No entanto, com o elenco de férias até o dia 28 de junho e a continuidade dos campeonatos de base, a comissão técnica decidiu que o melhor seria que eles voltassem a atuar com ritmo de jogo.
A decisão permite que os jovens mantenham a forma física e ganhem ainda mais experiência, além de ajudar o Sub-20 do Corinthians em momentos importantes da temporada, como os confrontos decisivos no Campeonato Brasileiro da categoria. Matheus Araújo, Bidon e Kayke devem disputar partidas já nos próximos compromissos da equipe de base.
Vale lembrar que todos os três jogadores têm futuro promissor e já atraíram olhares da torcida e da diretoria corintiana. Eles fazem parte de um processo de transição monitorado de perto por Dorival Júnior, que busca reforçar o elenco profissional com atletas formados no próprio clube.
O retorno ao time principal deve acontecer assim que a equipe profissional do Corinthians retomar as atividades, após o fim das férias. Até lá, os garotos terão a chance de ganhar ainda mais confiança com minutos importantes no Sub-20.
Corinthians Sub-17 goleia Atlético-GO fora de casa pelo Brasileirão com o placar de 5 a 1
Corinthians Sub-20 é superado pelo Red Bull Bragantino e perde invencibilidade após seis partidas
Corinthians enfrenta Red Bull Bragantino no Brasileirão Sub-20; Veja onde assistir