
Futebol de Base
Saiba tudo sobre o duelo entre Corinthians e Palmeiras pelo Campeonato Paulista sub-20
Futebol de Base
|
Na tarde do último sábado (05), o Palmeiras venceu o Corinthians, pelo placar de 3 a 0, em duelo válido pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Luis Arthur, Halerrandrio e Fabio anotaram os tentos palmeirenses na Arena Barueri, em Barueri (SP), que colocou o time alviverde na liderança isolada do grupo 2.
Corinthians mantém sequência negativa contra o Palmeiras em partidas pelo sub-20 - confira
O Corinthians tem tido dificuldades nos últimos anos para enfrentar o Palmeiras. O arquirrival tem feito um grande trabalho em sua categoria de base, tanto que, nas temporadas anteriores, o clube fez grandes vendas de jogadores que saíram da base do time, como Endrick, Vitor Reis, Luís Guilherme e mais recentemente, Estêvão.
Com a derrota de ontem, o Corinthians chegou a 13 jogos sem saber o que é vencer o Palmeiras no sub-20, sendo a última vitória do clube do Parque São Jorge, no Campeonato Brasileiro de 2019, fora de casa, pelo placar de 1 a 0, no dia 25 de setembro. Após isso, foram nove vitórias do arquirrival e quatro empates, confira.
Compromisso dos times sub-20
O Palmeiras volta a campo pelo Estadual no dia 12, quando enfrenta o Ituano, às 15 horas (de Brasília), no CT Dr. Novelli Junior. No mesmo dia e horário, o Corinthians duela com o Referência, na Fazendinha. Antes disso, as equipes voltam o foco ao Brasileiro, com compromissos no dia 09, próxima quarta-feira. O Verdão tem clássico contra o São Paulo, às 21h, em Barueri, e o Corinthians recebe o América Mineiro, às 15h.
Clube do Parque São Jorge revelou que o próprio atleta solicitou a rescisão do seu contrato profissional, que era válido até 30 de abril de 2026
|
As categorias de base do Corinthians seguem passando por mudanças intensas. O zagueiro Andrey Bassani (2005), que foi contratado na temporada 2022, teve sua rescisão contratual registrada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no final da noite da última sexta-feira, 4.
O clube revelou que o próprio atleta solicitou a rescisão do seu contrato profissional, que era válido até 30 de abril de 2026. No período de sua contratação, Duílio Monteiro Alves era o presidente do Alvinegro e Osvaldo Neto o diretor-geral das categorias de base corinthiana.
Antes de chegar ao Parque São Jorge em 2022, Andrey Bassani atuava pelo Aimoré, do Rio Grande do Sul. Inicialmente, chegou para compor o elenco Sub-17 e, posteriormente, foi promovido ao Sub-20. Na temporada 2023, sofreu com lesões e ficou a maior parte do tempo no departamento médico.
Em 2024, por sua vez, foi integrado ao Sub-18, categoria intermediária reativada no início da gestão de Augusto Melo, e que não possuía calendário oficial de competições, no início do ano em questão. Com o afastamento de Melo, a gestão interina desativou o Sub-18 e realocou os atletas no “Sub-20 B”. O defensor nunca chegou a ser relacionado para uma partida dos Filhos do Terrão.
Cerca de 27 dos 97 atletas contratados para as categorias de base do Corinthians durante o mandato de Augusto Melo já deixaram o clube. Além disso, nas categorias Sub-14 e 15, 12 atletas já foram dispensados – oito na categoria mais nova e quatro entre os mais velhos.
Pelo Timão, somando as duas passagens (Sub-17 e 20), atuou em 10 partidas com cinco vitórias, um empate, quatro derrota e dois gols marcados
|
Na última sexta-feira, 4, foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF a rescisão contratual, de maneira amigável, da meio-campista Luísa Fontes, que fazia parte da equipe Sub-20 feminina do Corinthians. Seu vínculo com o Alvinegro se encerrava em dezembro de 2025.
A meio-campista já possui um novo destino definido, porém, a reportagem não conseguiu apurar e descobrir a nova equipe. Além disso, o rompimento do vínculo, que já estava encaminhado, aconteceu de maneira “tranquila”.
Luísa Fontes deixa o clube após duas passagens pelo clube do Parque São Jorge. A primeira delas aconteceu entre 2020 e 2021, mas acabou sendo encerrada rapidamente por conta da pandemia de COVID-19.
Em 2024, retornou ao Parque São Jorge depois de atuar no Centro Olímpico e ganhar notoriedade atuando nas categorias de base do São Paulo, conquistando títulos como Paulista Sub-17, a Copa Nike e a Copa Ouro.
Pelo Corinthians, somando as duas passagens (Sub-17 e 20), atuou em 10 partidas e marcou dois gols. Além disso, foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Uma dessas partidas foi pelo Paulistão Sub-17 (100% de aproveitamento) e o restante pela categoria mais velha – 48% de aproveitamento.
Com este resultado, o rival alviverde se isolou na liderança do Grupo 2, com 25 pontos, deixando o Timão logo atrás, com 22 na segunda colocação
|
O Palmeiras venceu o Corinthians, na tarde deste sábado, por 3 a 0, em duelo válido pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Luis Arthur, Halerrandrio e Fabio anotaram os tentos palmeirenses na Arena Barueri, em Barueri (SP).
Com este resultado, o rival alviverde se isolou na liderança do Grupo 2, com 25 pontos, deixando o Timão logo atrás, com 22 na segunda colocação da chave que também conta com Água Santa, Araçatuba, Botafogo-SP, Ituano, Jabaquara, Portuguesa, Referência, Red Bull Bragantino, Rio Claro, Santo André, São Bento, Sertãozinho, União São João e União Suzano.
O Palmeiras volta a campo pelo Estadual no dia 12, quando enfrenta o Ituano, às 15 horas (de Brasília), no CT Dr. Novelli Junior. No mesmo dia e horário, o Corinthians duela com o Referência, na Fazendinha. Antes disso, as equipes voltam o foco ao Brasileiro, com compromissos no dia 9, próxima quarta-feira. O Verdão tem clássico contra o São Paulo, às 21h, em Barueri, e o Corinthians recebe o América-MG, às 15h.
Além disso, o Verdão ampliou a invencibilidade sobre o rival no sub-20 e chegou à 13 partidas sem derrotas para o Timão. São nove vitórias e quatro empates nesse período. A última derrota para o rival na categoria aconteceu em 2019.
Os gols de Palmeiras x Corinthians
O Palmeiras abriu o placar antes do primeiro minuto de jogo. Kidani avançou bem pela esquerda, driblou a marcação do Corinthians e cruzou na área. Luis Arthur chegou na área e bateu de primeira para o gol para colocar o Verdão em vantagem.
Não demorou muito e as Crias da Academia ampliaram: Halerrandrio recebeu bom passe de Fabio no contra-ataque. Ele bateu de longe, viu a bola acertar a trave e morrer no fundo do gol.
A equipe alviverde fechou o placar aos 28 do segundo tempo. João Paulo acionou Giulio na esquerda, ele clareou a jogada e tocou para Fabio, na entrada da área. O camisa 8 do Verdão bateu dali mesmo e contou com um desvio na defesa para tirar o goleiro da jogada.