
Futebol
|
Na noite desta terça-feira, um resultado histórico aconteceu na Libertadores da América. O poderoso Boca Juniors, de Cavani, caiu diante do Allianza Lima, do Peru, time de Paollo Guerrero, ex-Corinthians. O clube Xeneize venceu no tempo normal por 2 a 1, mas foi derrotado nos pênaltis, com a La Bombonera lotada.
A partida começou agitada. Em menos de 20 minutos já estava 1 a 1. Trauco, ex-Flamengo, abriu o placar marcando um gol contra. Aos 19, Barcos, ex-Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro, empatou para os peruanos. O Boca só conseguiu reagir no segundo tempo, quando Kévin Zenon deixou o dele e colocou os donos da casa na frente.
Com o resultado de 2 a 1, a partida estava indo para os pênaltis. Aos 78 minutos, Paollo Guerrero entrou no lugar de Barco. A mudança fazia parte da estratégia do técnico Néstor Gorosito, já que Guerrero é um excelente cobrador de pênaltis. Guerrero pouco pegou na bola, até o apito final.
Damas y Caballeros
Nas cobranças de pênalti, foi Guerrero quem bateu e converteu o primeiro gol. O jogador bateu forte, no meio do gol, deslocando o jovem goleiro Leandro Brey, que entrou justamente para as penalidades. Vale destacar que Marquesin, ex-Grêmio, não é bom nas cobranças de pênalti. O torcedor do Timão deve lembrar que ele não agarrou nenhum quando o Corinthians eliminou o Grêmio em 2024.
Depois da cobrança de Guerrero, todos os jogadores do clube peruano converteram suas batidas. Na última batida dos argentinos, Alan Velasco chutou no canto esquerdo, e Viscarra usou seu pé para parar a bola, calando a La Bombonera. O Allianza avança e enfrenta o Deportes Iquique, do Chile. Já o Boca se despede da Libertadores de forma melancólica.
Atualmente, o jovem desperta interesse de três clubes brasileiros, mas deve permanecer no time Shakhtar Donetsk, da Ucrânia
|
Nos últimos dias, o Corinthians esteve à procura de mais jogadores para reforçar o seu elenco para 2025. No mercado, o Timão chegou ao nome de um atacante jovem e promissor que pode agregar ao já forte ataque do clube. Trata-se do atacante Eguinaldo, jogador que passou pelas categorias de base do Vasco da Gama.
Eguinaldo tem 20 anos de idade, e atualmente joga pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador está no país europeu desde julho de 2023, quando foi vendido pelo Vasco por 3.5 milhões de euros. Agora, mais maduro, Eguinaldo desperta a atenção do futebol nacional, que vê uma certa escassez de jogadores no mercado nacional.
Desempenho
Na atual temporada europeia, Eguinaldo disputou 21 jogos ao todo, sendo 14 pela liga ucraniana e sete pela Champions League. São 468 minutos jogados. Ao todo, o jogador marcou 2 gols até aqui, além de quatro assistências, sendo uma pelo torneio europeu. O maranhense também levou um cartão amarelo.
Na temporada passada, Eguinaldo também teve números mais tímidos. Em 21 jogos, foram 4 gols, duas assistências, além de 2 amarelos e um vermelho. No Vasco, os números foram ainda mais acanhados, com o jogador disputando apenas 12 partidas com o Cruzmaltino.
Interesses
Além do Timão, o São Paulo também teve interesse na contratação do jogador de 20 anos de idade. Além dos dois clubes, o Vasco surgiu como um possível terceiro interessado em repatriar o jogador. Apesar das especulações, a tendência é que o jogador permaneça na Ucrânia, já que a janela se encerra ainda nesta semana.
O Corinthians derrota o Deportivo Táchira pelo placar de 6 a 0 e fecha a fase de grupos com a segunda melhor campanha geral
|
No nosso sexto episódio até a consagração do Timão como o grande campeão da América, finalmente chegou o fim da fase de grupos. Na última partida, o Corinthians recebeu a equipe do Deportivo Táchira, o adversário mais fraco do grupo. Dessa vez, o Timão não deu chances para o azar. Com gols de Danilo, Paulinho, Jorge Henrique, Liedson e Emerson Sheik e Douglas, o Timão goleou pelo placar de 6 a 0.
O jogo
A goleada começou cedo. Aos 17 minutos de jogo, Emerson Sheik cobrou uma falta na cabeça de Danilo, que testou com força no fundo das redes venezuelanas. Na sequência, Liedson e Paulinho brincaram com a zaga adversária. Em uma tabela rápida, Paulinho tocou para Liedson, que devolveu para o meio campista na cara do gol. 2 a 0 com menos de 30 minutos de jogo.
O terceiro gol aconteceu aos 17 do segundo tempo. No lance, Edenilson tocou para Liedson, que passou para Paulinho. O jogador encontrou Jorge Henrique livre, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. Aos 24, Emerson Sheik pegou um chute de primeira, marcando o quarto gol do jogo. O quinto veio com Liedson, aos 26 minutos, após o mesmo aproveitar um rebote de um pênalti que ele mesmo errou. O último gol também foi de pênalti, após Douglas converter a cobrança.
Com o resultado, o Corinthians chegou aos 14 pontos na tabela, passando em primeiro lugar no grupo. O Timão garantiu a segunda melhor colocação geral da Libertadores, ficando atrás apenas do Fluminense, que fez 15 pontos. Com isso, o Timão enfrenta a segunda pior campanha da fase de grupos, que foi o Emelec do Equador, que fez 9 pontos.
Escalação
O Timão jogou e goleou com Júlio César defendendo a meta corintiana; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos na zaga; Paulinho, Ralf e Danilo na meiuca; e Emerson Sheik, Jorge Henrique e Liedson no ataque do Timão. Welder, Douglas e Willian entraram no decorrer da partida.
Com mudanças no meio-campo e Romero em nova função, Corinthians busca equilíbrio tático para iniciar bem a competição continental
|
O Corinthians finalizou sua preparação para a estreia na Copa Libertadores de 2025 contra a Universidad Central, da Venezuela. O técnico Ramón Díaz testou uma nova formação tática, posicionando o atacante Ángel Romero em uma função diferente, visando aumentar a versatilidade ofensiva da equipe.
Durante os treinos, Díaz promoveu ajustes no meio-campo e na defesa, buscando um equilíbrio entre solidez defensiva e criatividade no ataque. A ausência do volante Raniele, devido a uma lesão na coxa que o afastará por pelo menos um mês, abriu espaço para José Martínez assumir a posição, enquanto Breno Bidon retorna ao time titular.
A provável escalação para o confronto inclui: Hugo Souza no gol; Matheuzinho, André Ramalho, João Pedro Tchoca e Hugo (Matheus Bidu); José Martínez (Ángel Romero), Breno, Bidon, André Carrillo e Rodrigo Garro; Yuri Alberto e Memphis Depay.
A partida de volta está marcada para ocorrer hoje, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Quimica Arena.
A comissão técnica enfatizou a importância de um bom resultado fora de casa para garantir tranquilidade no jogo de volta e avançar para a próxima fase da competição continental.