
Futebol
|
Aos 40 anos, Ralf segue fazendo história no futebol brasileiro. Neste domingo, 30, o volante nem entrou em campo, mas conquistou com o Vila Nova o Campeonato Goiano, título que o clube não ganhava desde 2005.
Com a vitória por 3 a 0 sobre o Anápolis em um Serra Dourada com quase 40 mil torcedores, o Tigre quebrou o jejum de 20 anos, e o volante, campeão mundial e da Libertadores pelo Corinthians em 2012, cravou:
“Por tudo, pela história, pelo o que o Vila passou, pelos anos que não conquistava esse título, então é o mais importante da minha carreira. Da minha vida”, disse o jogador após o jogo.
Ao longo da campanha no Goianão, Ralf participou de oito jogos. Nesta temporada, ele tem mais saído do banco do que sito titular, mas já está na quarta temporada pelo Vila e acredita que é possível sonhar com voos mais altos, como o acesso na Série B do Brasileiro.
“Aproveitar hoje. Não sei como vai ser a programação a partir de amanhã, mas vamos aproveitar hoje pois no fim de semana já tem jogos. Com muita humildade e trabalho, vamos conquistar mais coisas esse ano”, finalizou.
Jogador formado nas categorias de base do Timão pode ser seduzido pelo projeto ambicioso do rival, colocando em risco o tão esperado retorno do volante
|
O volante Willian Arão, atualmente no Panathinaikos, da Grécia, está em processo de saída do clube europeu, com contrato válido até junho de 2025. Apesar disso, o jogador deseja retornar ao futebol brasileiro, o que despertou o interesse de diversas equipes do país. O Corinthians, onde Arão iniciou sua carreira nas categorias de base, é um dos clubes que demonstraram interesse em contar com o experiente meio-campista.
Além do Corinthians, outros clubes brasileiros monitoram a situação de Arão, como Atlético-MG, Internacional e Bahia. No entanto, o alto salário do jogador, estimado em R\$ 1,2 milhão por mês, afastou o interesse do Bahia. O Internacional, por sua vez, teve seu nome envolvido em rumores, mas o empresário do atleta negou qualquer oferta do Colorado, reforçando que não houve tratativas com o clube gaúcho.
O Corinthians enxerga em Willian Arão uma peça importante para reforçar o setor de meio-campo, que vem sendo alvo de críticas da torcida nesta temporada. A diretoria alvinegra estuda uma proposta que possa viabilizar o retorno do jogador, mas enfrenta dificuldades para competir financeiramente com outros clubes interessados. A situação é vista como delicada, principalmente diante da concorrência acirrada.
O Santos aparece como principal favorito para fechar com o volante. O clube da Vila Belmiro já iniciou conversas com Arão e teria, inclusive, um acordo verbal com o atleta para se apresentar em julho. A possível chegada do jogador reforçaria um elenco que pode ganhar ainda mais projeção com o retorno de Neymar, que prometeu ajudar o clube do coração a se reerguer nos próximos anos.
Dessa forma, o Corinthians corre o risco de perder a disputa por Willian Arão para o rival paulista. Mesmo com o desejo de repatriar o atleta revelado no clube, a forte investida do Santos pode ser determinante para definir o destino do volante. A torcida corinthiana agora aguarda um desfecho, torcendo para que a diretoria consiga reverter o cenário e traga de volta um jogador identificado com o clube.
Treinador chegou em abril de 2025 e tem se destacado com os poucos gols sofridos até agora pela defesa alvinegra nas competições que tem disputado
|
Desde a chegada de Dorival Júnior, o Corinthians vem demonstrando uma evolução significativa em algumas áreas, principalmente no setor defensivo.
O time, que antes sofria com uma grande instabilidade na marcação e vulnerabilidades contra adversários mais ofensivos, está conseguindo se organizar melhor e alcançar sua melhor marca defensiva da temporada.
O técnico trouxe ao Parque São Jorge, uma abordagem tática mais equilibrada, reforçando a compactação da equipe e dando ajustes na postura de seus defensores.
Além disso, a participação dos volantes e meias na recomposição tem sido essencial para garantir solidez ao sistema defensivo.
No seu comando, o Corinthians reduziu o número de gols sofridos, mostrando que a nova metodologia de jogo tem dado certo. Ao todo, são oito partidas e apenas cinco gols marcados com quatro jogos consecutivos sem ter sua defesa vazada.
Os números comprovam a evolução: nas últimas partidas, o Timão teve uma média de interceptações e desarmes bem superior ao que vinha apresentando antes.
A segurança passada pela defesa, tem permitido que o time explore melhor o ataque sem se comprometer, o que se refletiu na confiança dos jogadores e no desempenho coletivo dentro de campo.
Além das mudanças táticas, Dorival Júnior também trabalhou na parte psicológica dos atletas, reforçando a importância da disciplina e do trabalho em equipe.
Jogadores da posição como Hugo, Félix Torres e André Ramalho, têm se destacado na liderança do sistema defensivo, demonstrando uma postura mais firme e determinada em cada duelo.
Com a melhora da defesa, o Corinthians consegue jogar com mais confiança, principalmente em partidas fora de casa. Isso possibilita que a equipe de Dorival pense em voos mais altos na temporada.
No entanto, para isso, o treinador também precisa de que seus atletas estejam disponíveis para as partidas. Atualmente ele tem Yuri Alberto, Memphis Depay e Rodrigo Garro lesionados.
Em grande fase, goleiro alvinegro garante o empate do Timão contra o Galo com defesa espetacular e é elogiado por Rony, atacante do time adversário
|
No empate sem gols entre Atlético-MG e Corinthians, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o grande destaque da partida foi o goleiro Hugo Souza. O camisa 1 do Timão fez uma defesa espetacular em finalização de Rony, já nos acréscimos do primeiro tempo, garantindo o placar zerado na Arena MRV.
Aos 46 minutos, Rony, atacante do Galo e ex-Palmeiras, recebeu cruzamento da esquerda, dominou e finalizou com categoria. No entanto, Hugo Souza foi preciso, se esticou no canto direito e impediu o que seria um gol certo para os donos da casa. A defesa foi amplamente repercutida nas redes sociais e elogiada até por torcedores rivais.
Após o apito final, Rony comentou o lance e revelou uma conversa com o goleiro do Corinthians. Segundo o atacante, Hugo demonstrou muita leitura de jogo: “Ele me disse que adivinhou o canto. Goleiro também tem que ter intuição. Fui consciente, mas ele foi melhor no lance”, afirmou o jogador.
Além disso, o atacante reconheceu o ótimo momento vivido pelo goleiro corintiano: “É um goleiro que vive grande fase. Parabéns para ele. No próximo jogo, se tiver chance, preciso marcar.” A declaração chamou atenção, principalmente por vir de um jogador conhecido pela rivalidade com o clube alvinegro.
Com a atuação segura de Hugo Souza, o Corinthians manteve sua sequência de quatro jogos consecutivos sem sofrer gols. O time volta a campo na próxima terça-feira, contra o Huracán, pela Copa Sul-Americana, com a confiança em alta e o sistema defensivo cada vez mais sólido.