Futebol

Auxiliar do Corinthians detona nova regra imposta pela CBF

Ao ser questionado sobre a nova medida, Emiliano Díaz preferiu não se aprofundar, mas deixou claro que discorda da regra

O Corinthians, por meio de sua comissão técnica, já deixou claro que não aprova a mudança - Foto: Reprodução
O Corinthians, por meio de sua comissão técnica, já deixou claro que não aprova a mudança - Foto: Reprodução

07 Abr 2025 | 05:48 |

Icon Comentário0

Durante a entrevista coletiva após a vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco, no sábado (5), o auxiliar técnico Emiliano Díaz comentou sobre a nova diretriz da Confederação Brasileira de Futebol, apelidada de “Lei Memphis”. A regra passou a proibir que jogadores realizem o gesto de subir com os dois pés sobre a bola durante as partidas, ação considerada provocativa.


O tema foi levantado após a recente publicação da CBF que formalizou a proibição, justamente depois de um lance de Memphis Depay na final do Campeonato Paulista de 2025. Na ocasião, o camisa 10 do Timão realizou o gesto próximo à bandeira de escanteio nos minutos finais do confronto, o que gerou grande repercussão. A confederação passou a considerar esse tipo de atitude passível de advertência, entendendo que pode incitar conflitos e representar risco de lesão, além de comprometer a imagem do futebol.


Ao ser questionado sobre a nova medida, Emiliano preferiu não se aprofundar, mas deixou claro que discorda da regra, apesar de entender que ela deve ser respeitada.


“É complicado falar disso. Eu teria que mentir e não gosto de mentir. Mas, são regras que estão e temos que cumpri-las. Se falo (minha opinião), vai ser problema. Não quero mentir, prefiro falar a verdade. São regras que temos que cumprir, nós não concordamos, mas respeitamos. Não podemos fazer nada. São regras que temos que cumprir, que quando você está do outro lado é chato e quando está deste lado? São as firulas do futebol, não poderíamos perder”, afirmou o auxiliar, braço direito de Ramón Díaz.

A chamada “Lei Memphis” passou a valer imediatamente após o comunicado da CBF, sendo direcionada às comissões de arbitragem, clubes e federações estaduais. Segundo o texto oficial, a conduta será punida com tiro livre indireto e cartão amarelo para o atleta que realizar o movimento, independentemente da intenção.


A medida tem gerado debate entre atletas, treinadores e torcedores. Enquanto parte do público entende que a regra busca evitar provocações desnecessárias, outros acreditam que ela retira a autenticidade e o lado artístico do futebol brasileiro. O Corinthians, por meio de sua comissão técnica, já deixou claro que não aprova a mudança, mas seguirá as determinações enquanto estiverem em vigor.


Futebol

Jornalista elogia trabalho do técnico Dorival Júnior pelo Corinthians: "Temos que..."

Treinador não teve uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, mas conquistou o título da Copa do Brasil sobre o Vasco, em pleno Estádio do Maracanã

Dorival Júnior terminou o ano sendo campeão da Copa do Brasil com o Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Dorival Júnior terminou o ano sendo campeão da Copa do Brasil com o Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

31 Dez 2025 | 13:20 |

Icon Comentário0

Apesar da campanha ruim no Campeonato Brasileiro deste ano, o Corinthians finalizou a temporada com o título da Copa do Brasil, em cima do Vasco, em pleno Estádio do Maracanã e o jornalista do portal 'UOL Esporte', Danilo Lavieri, exaltou o trabalho do técnico Dorival Júnior a frente do alvinegro paulista.


Jornalista elogia trabalho do técnico Dorival Júnior pelo Corinthians


Mesmo com todas as dificuldades ao longo desta temporada, o Corinthians terminou o ano com o título do Campeonato Paulista sobre o Palmeiras e conquistou a Copa do Brasil sobre o Vasco. Com isso, o técnico Dorival Júnior se tornou o maior vencedor da competição, ao lado de Luis Felipe Scolari.


O jornalista Danilo Lavieri elogia trabalho do técnico Dorival Júnior pelo Corinthians: "Dorival conseguiu blindar todo o elenco dessa turbulência."

Mesmo com todas as dificuldades, o Corinthians encerrou o ano com dois títulos importantes na temporada. "O grande mérito do Dorival foi isolar o Corinthians de toda a crise externa: econômica, com transfer ban e atrasos de salários, e política, com escândalos para lá e para cá. Dorival conseguiu blindar todo o elenco dessa turbulência."


Prosseguiu ainda o jornalista Danilo Lavieri, para o programa 'UOL News Esporte', exaltando o trabalho do técnico do Corinthians. "Dentro de campo, ele sabe olhar e se adaptar principalmente aos desafios que o adversário propõe. Na final da Copa do Brasil, ele foi ao Maracanã para aproveitar a hora na qual o Vasco errasse. Foi o que ele fez."

Comparações com o trabalho de Rafael Guanaes no Mirassol

Danilo Lavieri ainda comparou o trabalho de Dorival Júnior com o de Rafael Guanaes no Mirassol. "Na comparação, o trabalho do [Rafael] Guanaes [técnico do Mirassol] foi mais difícil do que o do Dorival. Mas a partir do momento em que ele conquista quatro Copas do Brasil, temos que lhe dar o mérito de saber olhar e identificar o ponto fraco do adversário."


Futebol

Ex-Corinthians, Léo Jabá, é suspenso por caso de doping

Jogador já não podia jogar de forma preventiva, mas agora, órgão responsável colocou pena em definitivo; atacante tem contrato com o São Bernardo

Ex-Corinthians, Léo Jabá, recebe suspensão por doping em partida do São Bernardo contra o Timão - Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Ex-Corinthians, Léo Jabá, recebe suspensão por doping em partida do São Bernardo contra o Timão - Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

31 Dez 2025 | 13:09 |

Icon Comentário0

O atacante Léo Jabá, revelado pelo Corinthians e com passagem pelo Vasco, foi suspenso por quatro anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) após ser flagrado em exame antidoping. O teste positivo ocorreu em partida do São Bernardo contra o Corinthians, válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2025.


Ex-Corinthians teria feito uso de anabolizantes


O exame apontou a presença de duas substâncias proibidas, norandrosterna e noretiocolanolona, identificadas como esteroides anabolizantes. Desde março, o jogador já cumpria suspensão preventiva e agora terá de ficar afastado até 16 de março de 2029. A decisão segue os protocolos da Agência Mundial Antidoping (WADA), mas ainda cabe recurso por parte do atleta.


Léo Jabá também é ex-Vasco

Aos 27 anos, Léo Jabá enfrenta um dos momentos mais delicados de sua carreira. Formado no Terrão, ele ganhou destaque no Corinthians antes de ser negociado para o futebol europeu, onde atuou pelo PAOK, da Grécia. No Brasil, também vestiu a camisa do Vasco, mas vinha defendendo o São Bernardo no Paulistão.


Atacante só retornaria a jogar com 31 anos

A suspensão de quatro anos praticamente inviabiliza um retorno em alto nível para o ex-Corinthians, já que o jogador estará próximo dos 31 anos quando puder voltar a atuar. Na suspensão preventiva na época, Léo Jabá havia declarado que pretendia recorrer da decisão.

Ex-Timão pode entrar com recurso

Embora a pena seja em definitivo, Léo Jabá pode recorrer da sentença. Isso porque ele tem duas opções. O próprio TJD-AD, órgão que aplicou a suspensão ao jogador. Lá ele pode pedir uma redução ou até mesmo a sua suspensão.

Existe ainda a Corte Arbitral do Esporte (CAS/TAS), que é a última instância para disputas de doping além de regulamentos esportivos. Ela é reconhecida pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) e também pela FIFA. Ao que tudo indica, a suspensão do ex-Corinthians ainda terá mais alguns capítulos.


Futebol

Corinthians vê clube brasileiro desistir da contratação de Savarino

Meia-atacante do Botafogo tem a intenção de permanecer no time carioca, mas vê equipe alvinegra disposta a negociar o atleta na próxima temporada

Corinthians segue buscando se reforçar no mercado para a próxima temporada e Savarino aparece como opção - Foto: Vitor Silva/Botafogo FR
Corinthians segue buscando se reforçar no mercado para a próxima temporada e Savarino aparece como opção - Foto: Vitor Silva/Botafogo FR

31 Dez 2025 | 12:35 |

Icon Comentário0

O Corinthians é uma das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro, que buscam a contratação do venezuelano Jefferson Savarino para a próxima temporada. O Botafogo segue conversando com os times que desejam o meia-atacante, porém, tem feito jogo duro para negociar o atleta, que tem contrato até dezembro de 2028. Segundo as informações do jornalista Kaliel Dorneles, da Band, o Grêmio desistiu de ter o camisa 10 botafoguense em 2026.


Corinthians vê clube brasileiro desistir da contratação de Savarino


Com a chegada do técnico português Luís Castro, o Grêmio chegou a sonhar com a contratação de Jefferson Savarino, porém, o clube gaúcho avaliou o custo total da operação e com a soma da taxa de transferência mais o salário do jogador venezuelano, o tricolor preferiu não prosseguir com as negociações. Corinthians e São Paulo seguem de olho.


Para o Corinthians, as negociações estão acontecendo, porém, o clube do Parque São Jorge não pode inscrever jogadores, devido ao transfer ban sofrido ainda em agosto do ano passado, por conta disso, a diretoria do Parque São Jorge ainda busca resolver a situação, para que possa reforçar o time.

A princípio, a negociação envolvendo Savarino e o Corinthians, só caminho em uma possível troca de jogadores. O Botafogo demonstrou interesse em dois atletas do Corinthians, são eles o volante Raniele e o zagueiro Gustavo Henrique. Titulares absolutos do Timão, o clube do Parque São Jorge não tem o interesse em se desfazer de nenhum desses dois atletas e pode oferecer o defensor Félix Torres, que está encostado pelo alvinegro paulista.


Savarino não pretende deixar o Botafogo

Savarino não tem a intenção de deixar o Botafogo na temporada de 2026, porém, tanto o Corinthians como o São Paulo sonham com o jogador venezuelano e uma troca é bem vista por ambas as diretorias, com o tricolor do Morumbi tendo vantagem, por não tem empecilho para contratar o atleta.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Corinthians anuncia ex-Fortaleza para compor diretoria, após contratação de Marcelo Paz
Futebol

Corinthians anuncia ex-Fortaleza para compor diretoria, após contratação de Marcelo Paz

31 Dez 2025 | 12:17

Icon Comentário0
Corinthians endurece discurso e promete ‘jogo duro’ por Breno Bidon no mercado
Futebol

Corinthians endurece discurso e promete ‘jogo duro’ por Breno Bidon no mercado

31 Dez 2025 | 12:03

Icon Comentário0
Corinthians pode ganhar valor milionário em uma possível venda de Wesley para o Benfica
Futebol

Corinthians pode ganhar valor milionário em uma possível venda de Wesley para o Benfica

31 Dez 2025 | 11:54

Icon Comentário0