Futebol

CBF proíbe atleta que subir na bola, após lance de Memphis Depay entre Corinthians e Palmeiras

A Confederação Brasileira de Futebol enviou um ofício à comissão de arbitragem para que sejam advertidos os jogadores que fizeram isso

CBF proíbe atleta que subir na bola, após lance de Memphis Depay entre Corinthians e Palmeiras - Foto: Reprodução - Youtube/Cazé TV
CBF proíbe atleta que subir na bola, após lance de Memphis Depay entre Corinthians e Palmeiras - Foto: Reprodução - Youtube/Cazé TV

  |

Icon Comentário0

Na tarde deste sábado (05), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enviou um ofício à comissão de arbitragem e também a clubes e federações, para começar a advertir atletas que subirem em cima da bola durante os jogos. Decisão da entidade sai pouco tempo depois do atacante do Corinthians, Memphis Depay, ter utilizado desse artifício no segundo jogo da final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras.


CBF proíbe atleta que subir na bola, após lance de Memphis Depay entre Corinthians e Palmeiras


Os jogadores que tomarem tal atitude serão punidos com cartão amarelo, como a própria CBF divulgou no ofício enviado para os clubes e federações. "Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva, entre as quais mostrar falta de respeito pelo futebol." Diz trecho do ofício.


Em outra parte do documento, a Confederação Brasileira de Futebol diz o seguinte: "Tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte… Além do risco de lesão para o próprio jogador."

Confira parte do documento


"Prezados(as) Presidentes,

Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte.

Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional:

Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.

Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.

Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.

Senão vejamos:

Infrações por conduta antidesportiva:

Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com CA por conduta antidesportiva, entre as quais:

Mostrar falta de respeito pelo futebol;

Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto (TLI), a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA)."


Futebol

Emiliano rasga elogios a Matheus Donelli no Corinthians

Promovido ao elenco profissional em 2020, o jovem goleiro vive sua temporada mais ativa com a camisa corinthiana com sete jogos

O auxiliar técnico da equipe alvinegra destacou a longa trajetória de Donelli nas categorias de base - Foto: Reprodução
O auxiliar técnico da equipe alvinegra destacou a longa trajetória de Donelli nas categorias de base - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

Após a vitória convincente do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no último sábado (6), um dos nomes que mais recebeu elogios foi o do goleiro Matheus Donelli. Titular no duelo disputado na Neo Química Arena, o arqueiro teve uma atuação segura e foi enaltecido por Emiliano Díaz durante a entrevista coletiva.


O auxiliar técnico da equipe alvinegra destacou a longa trajetória de Donelli nas categorias de base do clube e sua representatividade dentro do elenco principal. Segundo Emiliano, a experiência do goleiro, formado no Parque São Jorge, contribui não só tecnicamente, mas também no ambiente do grupo.


“Fico muito feliz pelo Donelli, porque ele é um menino que passou a vida inteira aqui e nos ensina como é o Corinthians também, e também ajudou muito o Hugo a explicar o que é realmente o Corinthians. Quando você vê um menino da casa, jogando como titular, aproveitando as possibilidades é muito gratificante, de barulho para o grupo e para o Fabinho também que a gente acredita nele. Ele é um filho da casa e os filhos da casa têm que ser cuidados, temos que apoiá-los porque ninguém passou tanto tempo no clube como ele e os meninos que vêm da base", afirmou Emiliano.


Na sequência, o auxiliar também fez questão de valorizar outros jovens do elenco, como o volante Ryan, e reforçou o quanto Donelli tem sido dedicado, mesmo atuando como reserva de Hugo Souza, que, segundo ele, está entre os principais goleiros do país.

"Então estou muito feliz pelo Donelli, pelo Ryan, por toda garotada que está no time. Não vai demorar para ele continuar nos dando alegria, ele é um menino muito profissional, é um menino que você vê lutando muito. Não é fácil ser a sombra do Hugo, porque o Hugo é um dos melhores goleiros do país”, completou.


Promovido ao elenco profissional em 2020, Matheus Donelli vive sua temporada mais ativa com a camisa corinthiana. Em 2024, já entrou em campo em sete oportunidades, assumindo protagonismo em momentos importantes da equipe.

Agora, o jovem goleiro se prepara com o elenco para mais um desafio internacional. O Corinthians encara o América de Cali nesta terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O jogo acontece no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia, e está marcado para às 21h30 (horário de Brasília).


Futebol

Após dois jogos com o Corinthians, Memphis Depay lidera corrida ao Bola de Ouro do Brasileirão

Além da assistência e do gol no primeiro tempo, o atacante holandês ainda teve uma participação importante no terceiro gol do Timão

Memphis Depay foi o grande nome da segunda rodada da premiação Bola de Prata da ESPN - Foto: Corinthians
Memphis Depay foi o grande nome da segunda rodada da premiação Bola de Prata da ESPN - Foto: Corinthians

  |

Icon Comentário0

Com uma atuação de destaque no segundo jogo do Campeonato Brasileiro, Memphis Depay foi o grande nome da segunda rodada da premiação Bola de Prata da ESPN. O camisa 10 do Corinthians anotou um gol e deu uma assistência de peito para Yuri Alberto, sendo decisivo na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, na Neo Química Arena.


Além da assistência e do gol no primeiro tempo, o atacante holandês ainda teve uma participação importante no terceiro gol do Timão e chegou a balançar as redes novamente na etapa final, mas o lance foi anulado pela arbitragem. Com nota 7,78, Memphis foi o jogador com a maior pontuação da rodada, superando nomes como Alan Patrick (Internacional), Arrascaeta (Flamengo), Rafael (São Paulo) e Thaciano (Santos), que completaram o top-5.


Graças ao desempenho de alto nível, Depay também assumiu a liderança do prêmio Bola de Ouro, que considera a média de pontuação acumulada nas rodadas do Brasileirão.


O Corinthians não teve apenas Depay entre os destaques da rodada. A seleção da 2ª rodada também contou com as presenças de André Ramalho, que teve atuação sólida na defesa, e Yuri Alberto, que além do gol recebeu a assistência do próprio Memphis. O técnico Ramón Díaz também foi escolhido como o melhor da rodada após a convincente vitória da equipe alvinegra.

Na seleção geral do campeonato após duas rodadas, apenas um atleta conseguiu se manter: Luciano Juba, lateral-esquerdo do Bahia. O jogador marcou um gol e deu uma assistência no empate com o Santos e segue entre os melhores avaliados.


Outro nome que subiu no ranking foi o goleiro Rafael, do São Paulo. Com boas defesas e sem sofrer gols até agora, ele assumiu a ponta entre os arqueiros. Arrascaeta, do Flamengo, também se destacou na rodada com um gol em sua estreia e lidera entre os meias.

Multicampeão do Bola de Prata — com conquistas em 2019, 2020, 2022 e 2023 — o uruguaio já surge novamente como um dos principais favoritos ao prêmio de melhor meio-campista do torneio.

Vale lembrar que o formato da premiação segue o padrão adotado em 2024, com mais liberdade na escolha dos meio-campistas e atacantes, sem se limitar às formações clássicas 4-4-2 ou 4-3-3. No setor defensivo, serão premiados o melhor goleiro, dois zagueiros e dois laterais, um de cada lado do campo.


Futebol

Ex-Corinthians se defende de críticas após atuação em Brasil e Argentina pelas Eliminatórias

Jogador vive grande fase no futebol europeu e foi um dos mais criticados na derrota da Seleção Brasileira pelo placar de 4 a 1, no Monumental de Nuñez

Ex-Corinthians se defende de críticas após atuação em Brasil e Argentina pelas Eliminatórias - Foto: Luis Robayo/AFP
Ex-Corinthians se defende de críticas após atuação em Brasil e Argentina pelas Eliminatórias - Foto: Luis Robayo/AFP

  |

Icon Comentário0

Há praticamente duas semanas, o Brasil enfrentou a Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e a Seleção Brasileira foi derrotada pelo placar de 4 a 1, o que culminou com a demissão do técnico Dorival Júnior. Muitos jogadores foram criticados depois do jogo, dentre eles, o ex-Corinthians, Murillo.


Ex-Corinthians se defende de críticas após atuação em Brasil e Argentina pelas Eliminatórias


Em entrevista à 'ESPN Brasil', após o jogo deste final de semana pela Premier League, o zagueiro do Nottingham Forest, se defendeu das críticas sofridas depois do jogo da Seleção e o ex-Corinthians comentou para que os telespectadores pudessem acompanhar mais os jogos dele no futebol inglês.


"Eu peço que o pessoal acompanhe um pouco mais, porque a gente não consegue julgar alguém apenas por um jogo. Acho que algumas críticas devem ser um pouco mais pensadas antes de serem ditas. Creio que o pessoal tem que acompanhar um pouco mais e ver o que eu estou fazendo na Premier League, o que eu pude fazer pra chegar na seleção brasileira."

"Quando você chega lá é porque você vive um bom momento. Graças a Deus vivo uma grande temporada, um grande momento, e consegui realizar um sonho que é chegar lá. As pessoas precisam olhar com um pouco mais de carinho, dar uma atenção maior, assim como os torcedores do Forest, que mesmo com jogos não tão bons como o de hoje (derrota por 2 a 1), a gente continua lutando até o final do jogo, a gente quase conseguiu o empate."


"Então acho que o povo brasileiro tem que olhar com um pouco mais de carinho, dar valor aos jogadores que têm. Para que essa situação que não está tão agradável no Brasil, possa se reverter e acho que juntos podemos fazer isso melhor." Finalizou o ex-Corinthians Murillo, depois do jogo pelo Nottingham Forest.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex-Corinthians pensa em retornar ao Brasil segundo jornalista e agita torcida do Timão
Futebol

Ex-Corinthians pensa em retornar ao Brasil segundo jornalista e agita torcida do Timão

 

Icon Comentário0
Jogos do Corinthians no Brasileirão estão entre os maiores públicos nesta edição
Futebol

Jogos do Corinthians no Brasileirão estão entre os maiores públicos nesta edição

 

Icon Comentário0
Lançamento de novos uniformes do Corinthians é adiado
Futebol

Lançamento de novos uniformes do Corinthians é adiado

 

Icon Comentário0