
Futebol
|
O Corinthians inicia sua caminhada na Copa Libertadores nesta quarta-feira (19), enfrentando o Universidad Central, da Venezuela, pelo jogo de ida da segunda fase preliminar. A partida acontece no Estádio Olímpico de Caracas, às 21h30 (de Brasília). Focado na classificação, o Timão busca um resultado positivo fora de casa para chegar em vantagem ao confronto de volta, que será disputado na Neo Química Arena.
O meio-campista André Carrillo destacou a importância de um desempenho seguro na estreia e enfatizou que a equipe precisa evitar erros defensivos. Segundo o jogador, Ramón Díaz tem reforçado a necessidade de solidez na marcação para impedir que os adversários aproveitem qualquer brecha.
“Está claro para todos que não podemos cometer erros. O professor Ramón tem insistido muito nisso, porque sabemos que o gol fora de casa pesa bastante. Temos que sair bem postados defensivamente e buscar criar o maior número de oportunidades no ataque. Vamos tratar a partida com respeito, mas também com seriedade, pois queremos demonstrar nossa superioridade dentro de campo”, afirmou Carrillo em entrevista coletiva.
Histórico do Corinthians na fase preliminar da Libertadores
O Corinthians já disputou a fase preliminar da Libertadores em três ocasiões, com retrospecto irregular. Em 2011, o Timão foi eliminado pelo Tolima, da Colômbia, após um empate sem gols no Pacaembu e uma derrota por 2 a 0 fora de casa. Em 2015, porém, a equipe superou o Once Caldas, também colombiano, goleando por 4 a 0 na Neo Química Arena e garantindo a classificação com um empate por 1 a 1 no jogo de volta. Já em 2020, o time paulista caiu diante do Guaraní, do Paraguai, mesmo vencendo a partida de volta por 2 a 1 – o critério do gol fora de casa decretou a eliminação.
Carrillo revelou que não conhecia esse histórico, mas garantiu que o elenco está focado apenas em buscar a vitória nesta quarta-feira. “Não sabia desses resultados anteriores, mas posso dizer que estamos muito motivados. A torcida está com a gente e nossa mentalidade é vencer. Queremos disputar a Libertadores e vamos lutar para chegar à fase de grupos”, pontuou o peruano.
Estratégia para garantir vantagem na estreia
Após o empate contra a Portuguesa, pelo Paulistão, Ramón Díaz cobrou mais atenção do time no setor defensivo, algo que Carrillo reforçou durante a coletiva. “Concordo com o que o mister disse. O mais importante em um jogo como esse é não sofrer gols. Temos que ser inteligentes e pacientes, pois sabemos que teremos chances para marcar e sair com um bom resultado”, afirmou o meia.
O Corinthians volta a enfrentar o Universidad Central na próxima quarta-feira (26), às 21h30, na Neo Química Arena. Caso avance, o Timão enfrentará o vencedor do duelo entre El Nacional e Barcelona de Guayaquil, ambos do Equador, na terceira fase preliminar. As partidas desta etapa decisiva acontecem nos dias 5 e 12 de março e definirão quem avança à fase de grupos da competição continental.
Lateral-direito esteve presente no Podpah e elogiou companheiros de equipe, comentando sobre a fase dos atletas desde a temporada passada
|
Titular com o técnico Ramón Díaz, o lateral-direito Matheuzinho, está cada vez mais adaptado no Corinthians e vem sendo um dos principais jogadores do sistema defensivo do Timão. Ao PodPah, o atleta comentou sobre Seleção Brasileira e falou sobre dois companheiros de equipe, que estão se destacando com a camisa do alvinegro paulista.
Matheuzinho sonha com Seleção Brasileira e vê Hugo Souza e Yuri Alberto pertos de convocação
Matheuzinho comentou ao PodPah, que sonha com a Seleção Brasileira e falou que Hugo Souza e Yuri Alberto merecem ser convocados para vestir a amarelinha. Além disso, falou da carência que tem na lateral-direita no futebol brasileiro, mas ressaltou que o foco está nas atuações com a camisa do Corinthians.
"É algo que a gente vê como uma meta muito próxima. Ele (Hugo) está bem mais próximo do que eu, porque tudo o que ele já está fazendo desde que o Corinthians é um absurdo, com todo respeito aos outros, mas acho que ele já deveria ter sido convocado. Só que entendemos como funcionam as coisas. Mas ele e o Yuri estão merecendo demais."
"Coloco como meta individual minha, sei que é uma posição hoje que não tem um jogador fixo, que está́ carente. O meu foco é sempre no Corinthians, quero sempre o melhor pelo meu clube, pela camisa que estou vestindo, mas tenho as minhas metas pessoais e a Seleção é uma delas."
Matheuzinho chegou no Corinthians para ser reserva imediato do veterano Fágner, porém, o camisa 2 acabou se tornando titular com Ramón Díaz, e com a saída do ex-camisa 23 para o Cruzeiro, Léo Mana começou a ganhar chances neste início de ano, por conta do rodízio feito pelo treinador Ramón Díaz.
As duas equipes voltam a se encontrar pelo Paulistão após um ano. No último confronto, o Timão venceu por 1 a 0, com gol de Romero
|
A equipe do Corinthians recebe o Guarani na noite deste domingo (22), às 18h30. O Timão já está classificado com seus 26 pontos, e luta pela ponta da classificação geral da competição. Já o Bugre ainda sonha com a classificação. Atualmente com 12 pontos, o time precisa derrotar o Timão e torcer para que Santos ou Bragantino percam seus jogos.
Histórico
A primeira partida entre as equipes aconteceu em 19 de setembro de 1915. Na ocasião, o Timão ganhou por 5 a 2, com Neco (3), Amílcar e Peres marcando os gols do alvinegro. O jogo aconteceu no Estádio Hipódromo Campineiro, em Campinas, São Paulo.
De lá para cá, o Timão só aumentou seu número de vitórias sobre o Bugre. Em 166 jogos, o Timão derrotou o Guarani em 81 oportunidades. Já o alviverde venceu em 38 partidas, além de 47 empates entre as equipes.
A última vitória do Bugre foi na temporada de 2019. Na ocasião, Gustavo, hoje no SH Port da China, abriu o marcador aos 9 minutos. O Bugre empatou com Diego Cardoso, aos 38 minutos, e virou com Rondinelly aos 42, vencendo a partida. De lá para cá foram 5 jogos, com quatro vitórias do Timão e 1 empate
Expectativa
Apesar das atenções estarem voltadas para o meio da semana, onde o Timão enfrenta a UCV, o jogo contra o Guarani promete grandes emoções. O clube de Campinas precisa vencer para avançar, e deve pressionar o Timão, que por sua vez não quer perder o primeiro lugar da Classificação Geral.
Desde sua estreia, contra o Atlético-GO, no dia 21 de setembro do ano passado, o camisa 10 balançou as redes oito vezes com a camisa do Timão
|
Desde sua chegada ao Corinthians, em setembro de 2024, Memphis Depay tem se consolidado como uma peça fundamental no ataque alvinegro. O atacante holandês já acumula 15 participações diretas em gols, sendo o segundo jogador mais decisivo do elenco, atrás apenas de Yuri Alberto.
Desde sua estreia, contra o Atlético-GO, no dia 21 de setembro do ano passado, o camisa 10 balançou as redes oito vezes e contribuiu com sete assistências em 22 partidas disputadas. O desempenho do jogador tem sido expressivo, com uma média de um gol ou assistência a cada 100 minutos em campo, de acordo com dados do Sofascore.
O principal destaque recente de Depay foi na última quarta-feira, no empate por 1 a 1 diante da Universidad Central, pela Copa Libertadores. Foi dele a assistência para André Carrillo abrir o placar no Estádio Olímpico de la UCV. Essa participação, além de reforçar sua importância dentro do time, também ativou uma cláusula contratual que lhe rendeu uma bonificação milionária.
Com o feito, Memphis garantiu um bônus de mais de R$ 1.5 milhão, conforme previsto no contrato assinado com o clube. E os ganhos podem aumentar: caso o holandês chegue a 30 participações diretas em gols até julho deste ano, ele pode embolsar até R$ 6,3 milhões.
Além de seu impacto nas finalizações, Depay também tem contribuído com a criação de jogadas. Segundo estatísticas do Sofascore, ele já criou sete grandes chances, deu 31 passes decisivos e finalizou 57 vezes, sendo 27 delas na direção do gol.
O camisa 10 segue como peça-chave do ataque do Timão, ajudando a equipe comandada por Ramón Díaz a buscar melhores resultados tanto no Campeonato Paulista, que está prestes a entrar na fase mata-mata, quanto na Libertadores, que terá jogo decisivo para avançar de fase na próxima quarta-feira (26).