Futebol

Coletivo Fiel LGBT denuncia Palmeiras no STJD por causa de polêmica com Romero

Organizada solicita a abertura de processo disciplinar e a aplicação de sanções, além da necessidade de combater a LGBTfobia

denúncia se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de práticas discriminatórias | Reprodução
denúncia se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de práticas discriminatórias | Reprodução

  |

Icon Comentário0

O Coletivo Fiel LGBT protocolou uma denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o Palmeiras, devido aos cânticos homofóbicos dos torcedores da equipe ao atacante Ángel Romero (“Romero, viado”), durante o aquecimento do Corinthians antes do Derby Paulista na Arena Barueri, no último sábado, 12.


A denúncia se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de práticas discriminatórias. O Coletivo solicita a abertura de processo disciplinar e a aplicação de sanções, além da necessidade de combater a LGBTfobia com a mesma seriedade do combate ao racismo no esporte.


O ato não foi registrado na súmula do clássico por ter ocorrido antes do início do jogo. O atacante Ángel Romero, do Corinthians, criticou a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, após ser alvo de gritos homofóbicos vindos da torcida adversária.


“Essa pergunta deveria ser feita para a presidente do Palmeiras, que está tão preocupada com isso. Está à vista o que aconteceu hoje. Mas não vai acontecer nada, a gente sabe de onde vem. Se fosse na Arena, a gente sabe o que ia acontecer. Sou contra racismo, xenofobia, convivo com isso todo dia. Aqui no Brasil a maioria das pessoas não quer aceitar isso, todo mundo viu o que aconteceu hoje, vou continuar combater isso, quero ver se tem punição, aconteceu contra o Cerro Porteño ato de racismo com a mesma torcida, ato de racismo, vamos ver se a Conmebol faz alguma coisa. Quero ver se tem alguma punição ou se tem preferência para punição”, disse Romero durante entrevista na zona mista.

Em nota oficial divulgada no domingo, 13, o Palmeiras afirmou que promove campanhas de combate à homofobia e cobrou das autoridades competentes a devida punição aos envolvidos


O Palmeiras repudia toda e qualquer forma de preconceito e, como é de conhecimento público, segue comprometido com o combate à discriminação. O clube promove constantes campanhas de conscientização sobre o tema, vem cobrando das autoridades punições mais severas e toma todas as providências que lhe cabem, de modo a coibir práticas inaceitáveis como homofobia, racismo e xenofobia, entre outras”, disse o Alviverde.


Futebol

Relembre a negociação entre Corinthians e Dorival Júnior

O clube chegou a um acordo para contratar seu novo treinador nesta sexta-feira (25), após uma longa sequência de conversas e mudanças de rotas

A definição, muito comemorada pela diretoria, encerra o período de oito dias em que o clube esteve sem técnico - Foto: Rafael Ribeiro / CBF
A definição, muito comemorada pela diretoria, encerra o período de oito dias em que o clube esteve sem técnico - Foto: Rafael Ribeiro / CBF

  |

Icon Comentário0

O Corinthians chegou a um acordo para contratar Dorival Júnior como seu novo treinador nesta sexta-feira (25), após uma longa sequência de conversas e mudanças de rota. A definição, muito comemorada pela diretoria, encerra o período de oito dias em que o clube esteve sem técnico desde a saída de Ramón Díaz.


Primeiro contato informal


Assim que oficializou a demissão do argentino, o Timão buscou iniciar uma aproximação com Dorival Júnior e sua equipe. O objetivo inicial era abrir caminho para uma possível negociação enquanto concluía os trâmites burocráticos referentes à rescisão de Ramón.


Naquele momento, Dorival era considerado o principal alvo da diretoria, impulsionado principalmente pelo entusiasmo do presidente Augusto Melo. No entanto, a prioridade mudou rapidamente.

Desvio de rota por Tite


Apesar da disposição de Dorival em ouvir a proposta corinthiana, a direção do clube decidiu concentrar esforços na tentativa de contratar Tite, outro ex-técnico da Seleção Brasileira e ídolo da torcida. A negociação com Adenor Bachi avançou consideravelmente, e o acerto parecia próximo. Contudo, uma crise de ansiedade sofrida por Tite na reta final das conversas fez com que ele optasse por se afastar das negociações, frustrando a expectativa interna.

Com a saída de Tite da jogada, o Corinthians voltou suas atenções para Dorival Júnior.

Retomada das tratativas e acordo final

Ainda na quinta-feira, o diretor-executivo Fabinho Soldado embarcou para Florianópolis com a missão de fechar o acordo com Dorival. As reuniões na cidade catarinense aumentaram o otimismo dentro do clube, mas a conclusão do negócio não foi imediata. Divergências em relação aos valores salariais da comissão técnica, que inclui dois auxiliares e um preparador físico, prolongaram as conversas.

Após ajustes nas bases financeiras, Dorival Júnior e seu estafe deram o aval para o acerto. Agora, o Corinthians aguarda apenas a conclusão dos trâmites finais para oficializar o anúncio ainda nesta sexta-feira.

A chegada de Dorival marca o início de um novo ciclo no Parque São Jorge, com expectativas renovadas para a sequência da temporada.


Futebol

Ex-Corinthians imita Memphis Depay na Champions da Ásia

O jogador nunca escondeu o desejo de retornar ao Timão para encerrar a carreira e estreou no time profissional alvinegro em 2014

Na comemoração, Malcom colocou os dedos indicadores nos ouvidos, repetindo a tradicional celebração de Depay - Foto: Reprodução
Na comemoração, Malcom colocou os dedos indicadores nos ouvidos, repetindo a tradicional celebração de Depay - Foto: Reprodução

  |

Icon Comentário0

O atacante Malcom, formado nas categorias de base do Corinthians e atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, prestou uma homenagem inusitada a Memphis Depay nesta sexta-feira (25). Após marcar um dos gols na goleada de 7 a 0 sobre o Gwangju FC, da Coreia do Sul, o brasileiro celebrou imitando o gesto característico do holandês, hoje destaque no Timão.


O lance aconteceu aos 33 minutos do segundo tempo, durante as quartas de final da Champions League Asiática. Depois de uma tabela rápida com Mitrovic, Malcom invadiu a área, finalizou com precisão e marcou o quinto gol da equipe saudita. Na comemoração, colocou os dedos indicadores nos ouvidos, repetindo a tradicional celebração de Depay.


Com passagem consolidada pelo Al-Hilal desde 2023, o atacante acumula números expressivos: são 88 partidas disputadas, 35 gols anotados e 28 assistências. Malcom, que nunca escondeu o desejo de retornar ao Corinthians para encerrar a carreira, estreou no time profissional alvinegro em 2014. Durante sua trajetória no Parque São Jorge, participou da conquista do hexacampeonato brasileiro, em 2015, somando 60 jogos pelo clube.


Além da trajetória na Arábia Saudita, Malcom também teve passagens importantes pelo futebol europeu, defendendo o Bordeaux (França), Barcelona (Espanha) e Zenit (Rússia). Por ser o clube formador, o Corinthians garantiu pequenas porcentagens financeiras em algumas das transferências do jogador ao longo dos anos.

Enquanto isso, o Al-Hilal aguarda a definição dos demais confrontos das quartas de final da Champions League Asiática para conhecer seu próximo adversário. Times como Al-Ahli, Buriram United, Yokohama Marinos, Al-Nassr, Kawasaki Frontale e Al-Sadd entram em campo neste final de semana para brigar pelas vagas restantes na competição continental.



Futebol

Corinthians ainda terá interino contra o Flamengo; entenda

Orlando Ribeiro se prepara para seu terceiro compromisso como técnico interino do Timão no Clássico das Multidões no próximo domingo (27)

Após acerto com Dorival Júnior, o treinador não poderá estar no banco de reservas na partida contra o Flamengo, neste domingo (28) - Foto: Corinthians
Após acerto com Dorival Júnior, o treinador não poderá estar no banco de reservas na partida contra o Flamengo, neste domingo (28) - Foto: Corinthians

  |

Icon Comentário0

Mesmo com o acerto encaminhado, o Corinthians ainda não anunciou oficialmente Dorival Júnior como seu novo técnico. Por isso, o treinador não poderá estar no banco de reservas na partida contra o Flamengo, neste domingo (28), pelo Campeonato Brasileiro. Quem continuará à frente da equipe será Orlando Ribeiro, técnico do Sub-20, que atua interinamente no comando do profissional.


Para que Dorival tivesse condições de estrear neste fim de semana, o clube precisaria ter protocolado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tanto o contrato do novo treinador quanto a rescisão do vínculo de Ramón Díaz até as 19h desta sexta-feira (26). Este é o prazo máximo estabelecido pela CBF para registro de atletas e comissões técnicas que atuarão nos jogos do fim de semana. Apesar de Ramón ter sido afastado do cargo em 17 de abril, sua saída ainda não foi regularizada no Boletim Informativo Diário (BID), impedindo assim o registro imediato de Dorival.


Diante dessa situação, a expectativa é de que Dorival Júnior possa fazer sua estreia apenas na próxima quarta-feira (30), quando o Corinthians enfrenta o Novorizontino pela terceira fase da Copa do Brasil, desde que o clube resolva toda a documentação pendente até lá.


Além da questão burocrática, o Corinthians também precisa arcar com a multa rescisória da comissão técnica argentina, que gira em torno de R$ 7 a R$ 8 milhões — valor equivalente a três meses de salário.

Enquanto isso, Orlando Ribeiro se prepara para seu terceiro compromisso como técnico interino do Timão. O comandante da base já liderou a equipe nas vitórias sobre o Sport, pelo Brasileirão, e contra o Racing, do Uruguai, na Copa Sul-Americana, mantendo o time competitivo em meio ao período de transição.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Corintiano elogia substituto e brilha em retorno ao gol
Futebol

Corintiano elogia substituto e brilha em retorno ao gol

 

Icon Comentário0
Ex-Corinthians detona Félix Torres após expulsão na Sul-Americana
Futebol

Ex-Corinthians detona Félix Torres após expulsão na Sul-Americana

 

Icon Comentário0
Corinthians se vê obrigado a negociar um titular na próxima janela
Futebol

Corinthians se vê obrigado a negociar um titular na próxima janela

 

Icon Comentário0