
Futebol
|
Romeu Tuma Jr., presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians (CD), definiu a data da assembleia-geral dos associados, que irá ratificar, ou não, o afastamento de Augusto Melo da presidência do clube alvinegro. A votação será no dia 9 de agosto, no Parque São Jorge.
Na última segunda-feira, 26, o Conselho Deliberativo do Corinthians (CD) aprovou, por 176 votos a favor contra 57, o afastamento de Augusto Melo da presidência. O último rito para concretizar o impeachment é o pleito entre os associados do clube. Tuma tinha até cinco dias para definir.
A data para realização da votação era fruto de desentendimentos entre apoiadores e opositores de Augusto Melo. Aliados do ex-presidente defendem que o estatuto prevê a realização em até 60 dias, enquanto adversários defendem que não uma regra explícita no documento.
A assembleia irá ocorrer 75 dias depois do pleito no Conselho Deliberativo. Poderão votar associados com mais de cinco anos de vínculo, maiores de 18 anos, titulares do plano e com as mensalidades em dia.
Última esperança de Augusto Melo
O pedido de impeachment aprovado pelo Conselho Deliberativo analisa irregularidades no contrato de patrocínio do clube com a casa de apostas Vai de Bet, que durou entre janeiro e junho do ano passado. Em meio a acusações de transferências de valores do contrato para empresas 'laranjas', Augusto Melo foi indiciado pela Polícia Civil por associação criminosa, lavagem de dinheiro e furto qualificado.
Anteriormente, a assembleia sempre foi vista como uma oportunidade de Augusto Melo evitar o impeachment, pois era popular entre os sócios. O indiciamento e a falta de apoio da torcida organizada Gaviões da Fiel, que passou a defender sua renúncia, o enfraqueceram com a base. Mesmo assim, aliados de Augusto Melo trabalham para reverter os danos à imagem do ex-presidente.
Partida entre a equipe árabe e o gigante espanhol, pelo novo Mundial de Clubes terminou com o placar de 1 a 1, e o Corinthians esteve indiretamente envolvido
|
O Real Madrid empatou em 1 a 1 com o Al-Hilal nesta quarta-feira (18), em Miami, pela primeira rodada do Grupo H do Mundial de Clubes. O resultado marcou o fim de uma longa sequência invicta do clube espanhol em partidas de competições intercontinentais. A partida também foi acompanhada por uma dupla formada por atacante e ex-técnico do Corinthians.
A última vez que os Merengues haviam tropeçado nesse tipo de torneio foi em janeiro de 2000, quando empataram com o Corinthians por 2 a 2, na fase de grupos da primeira edição do Mundial da Fifa. Na ocasião, Edílson marcou dois gols pelo Timão, enquanto Anelka balançou a rede duas vezes pelos espanhóis.
Ainda em 2000, o Real Madrid perdeu o jogo da final da Copa Intercontinental para o Boca Juniors por 2 a 1, em Tóquio. Naquele mesmo ano, os espanhóis também foram superados pelo Necaxa na disputa do terceiro lugar do Mundial, após novo empate por 1 a 1 no tempo normal e revés nos pênaltis.
Desta vez, contra o Al-Hilal, Gonzalo García abriu o placar para os espanhóis, mas Rúben Neves empatou de pênalti ainda no primeiro tempo. O próximo compromisso do Real Madrid será no domingo (22), contra o Pachuca, às 16h (de Brasília), com transmissão pela CazéTV.
Uma curiosidade é que Vinicius Júnior, hoje peça importante no elenco espanhol, tinha apenas quatro meses de vida quando o Real Madrid empatou com o Corinthians em 2000. O confronto permanece como um dos marcos históricos da trajetória do Timão em competições internacionais.
Com retorno marcado para o fim de junho, a equipe comandada por Dorival Júnior já avalia nomes para reforçar o setor defensivo
|
O lateral-direito Matheuzinho teve um primeiro semestre de 2025 marcado por oscilações com a camisa do Corinthians. O jogador começou o ano como titular absoluto, após se destacar na reta final da temporada passada, e chegou a integrar a seleção do Campeonato Paulista, vencido pelo clube sobre o Palmeiras.
No entanto, o desempenho do atleta caiu durante o início do Brasileirão e na fase de grupos da Sul-Americana, competição da qual o Timão foi eliminado precocemente. Matheuzinho, inclusive, chegou a discutir com torcedores após empate com o Vitória, na Neo Química Arena. Ele soma 28 jogos na temporada, 26 como titular, com um gol marcado e nenhuma assistência.
Diante da instabilidade, a diretoria do Corinthians busca alternativas para a posição. O clube já fez sondagens por David Pastor, ex-Farense, de Portugal, e tentou a contratação de Igor Vinícius, do São Paulo, que fechou com Santos. Atualmente, o elenco também conta com Léo Mana como opção imediata e já improvisou o zagueiro Félix Torres na lateral.
Apesar da busca por reforços, Matheuzinho continua no elenco e terá nova oportunidade de se firmar na sequência da temporada. O elenco alvinegro retorna das férias no dia 28 de junho, com preparação voltada para o confronto contra o Red Bull Bragantino, marcado para o dia 13 de julho, na Neo Química Arena, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A movimentação no mercado ocorre em meio à tentativa da equipe de manter o equilíbrio competitivo nas diferentes frentes do calendário. O clube analisa possibilidades dentro de suas limitações financeiras, buscando nomes que possam aumentar a consistência do setor e oferecer alternativas ao técnico Dorival Júnior.
A lateral do Alvinegro celebrou o gol da virada diante do Cruzeiro e projetou a preparação do time para o confronto contra o Bahia
|
Após marcar o gol da virada sobre o Cruzeiro na última rodada da fase de grupos, Tamires comentou sobre sua expectativa para o duelo contra o Bahia nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro Feminino. O jogo de ida está previsto para o dia 10 de agosto, e a volta para o dia 17, ainda sem confirmação oficial por parte da CBF.
“Espero que a gente consiga fazer o nosso planejamento de jogo (...), para que entre fortíssimas contra o Bahia e que possa mais uma vez, ser o Corinthians que a gente sempre foi até aqui nos mata-matas”, afirmou Tamires, que também revelou o desejo de renovar contrato com o clube. Segundo a atleta, não houve conversas com a diretoria até o momento.
Na vitória por 4 a 2 diante das mineiras, Tamires viveu momentos distintos: marcou um gol contra no primeiro tempo e balançou as redes novamente no segundo, garantindo a virada. “Tentei tirar o pé, mas não consegui (...), mas tive mentalidade forte para botar a cabeça no lugar”, comentou sobre o lance. Depois, completou: “Fiquei muito feliz de ter conseguido fazer esse terceiro gol para o Corinthians”.
Tamires também falou sobre sua função na equipe comandada por Lucas Piccinato. Utilizada como ala esquerda em um sistema com três zagueiras, ela destacou sua participação ofensiva. “Estou sempre disposta a ajudar a defender, atacar (...), tenho conseguido converter em gols as chances que estou indo para frente”.
Por fim, a jogadora elogiou o retorno à Fazendinha e reforçou a expectativa de atuar novamente na Neo Química Arena. A Fazendinha ainda enfrenta restrições para jogos noturnos por problemas de iluminação. O clube busca resolver a situação para seguir utilizando o local nas competições.