
Futebol
|
A segunda fase da Pré-Libertadores 2025 começa nesta terça-feira, 18 de fevereiro, com a participação de clubes tradicionais como Corinthians, Boca Juniors e Bahia. Essas equipes buscam uma vaga na fase de grupos, onde podem compor chaves desafiadoras, conhecidas como 'grupos da morte'.
Os times que avançarem da Pré-Libertadores entrarão no pote 4 do sorteio da fase de grupos, sem restrições para enfrentar clubes do mesmo país. Isso significa que Corinthians e Bahia podem cair em grupos já ocupados por outras equipes brasileiras, como Botafogo, Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Internacional e Fortaleza, aumentando o nível de competitividade dessas chaves.
O Boca Juniors, outro gigante sul-americano na fase preliminar, também pode integrar o pote 4 se avançar, potencialmente criando grupos altamente competitivos. O sorteio oficial dos grupos está marcado para 17 de março, no Paraguai, após a conclusão da terceira fase preliminar.
A possibilidade de confrontos entre grandes clubes sul-americanos gera grande expectativa entre torcedores e analistas. Caso equipes como Corinthians e Boca Juniors avancem, a competição pode ganhar ainda mais peso logo na fase de grupos, com duelos entre times com tradição em Libertadores e elencos qualificados. Além disso, para clubes brasileiros como o Timão, a fase preliminar já se torna um grande desafio, dada a importância da classificação.
Ao todo, 16 equipes disputam a segunda fase preliminar, almejando uma das quatro vagas disponíveis na fase de grupos. Os confrontos e o chaveamento foram definidos em sorteio realizado em dezembro de 2024. A presença de clubes tradicionais como Corinthians, Boca Juniors e Bahia aumenta a expectativa para possíveis 'grupos da morte' na edição deste ano da Libertadores.
Corinthians amargou um empate de 1 a 1 com a Universidad Central na última quarta-feira, 20, em Caracas, na Venezuela, e precisará vencer o duelo em Itaquera
|
O Corinthians amargou um empate de 1 a 1 com a Universidad Central na última quarta-feira, 20, em Caracas, na Venezuela, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores. O time, porém, aposta alto que conseguirá vencer o segundo encontro na Neo Química Arena e avançar à próxima etapa da competição.
A crença do Timão não é à toa. Os números da equipe jogando como mandante desde a chegada do técnico Ramón Díaz são ótimos. Em 23 partidas disputadas em Itaquera sob o comando do treinador, são 15 vitórias, sete empates e apenas uma derrota - 75% de aproveitamento.
O retrospecto é ainda mais impressionante desde o início da arrancada que levou o time da zona de rebaixamento à classificação para a Libertadores no Brasileirão do ano passado. O Corinthians vive uma sequência de nove vitórias consecutivas no seu estádio e não sabe o que é perder no local desde o dia 20 de agosto de 2024.
A série positiva teve início no triunfo por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras e se estende até os dias atuais. Já o último revés foi para o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, pela Sul-Americana. Naquele dia, entretanto, o Timão levou a melhor nos pênaltis e passou de fase no torneio.
As estatísticas, somada à boa fase da equipe, fazem o Corinthians confiar em um bom resultado no jogo de volta com a UCV. Tanto Ramón Díaz como jogadores do time alvinegro declararam em entrevistas na última quarta-feira que acreditam em uma melhora para a próxima quarta-feira.
Inicialmente, o jogador estava reticente sobre a negociação e queria permanecer no clube, mas o Corinthians vê com bons olhos o empréstimo do atacante
|
As negociações entre Corinthians e Ceará pelo empréstimo de Pedro Raul estão perto de uma resolução. A expectativa é que a transferência do atacante para o Vozão seja concretizada até o próximo sábado, 22.
Com isso, Pedro Raul deve viajar para Fortaleza no domingo, 23. Assim, o atacante estaria de fora do jogo entre Timão e Guarani pela 12ª (e última) rodada do Campeonato Paulista, no próximo domingo, na Neo Química Arena.
Inicialmente, o jogador estava reticente sobre a negociação e queria permanecer no Corinthians. A diretoria do Timão, por outro lado, acredita que a transferência pode aliviar a folha salarial do clube.
Com uma semana para o fim da janela de transferências, que se encerra na sexta-feira, 28, as partes aceleram as negociações. O acordo ainda não foi assinado, mas a tendência é que o contrato tenha duração até o fim da temporada, com o Ceará arcando com 70% dos salários de Pedro Raul e o Corinthians pagando o restante.
Contratado em 2024, o atacante de 28 anos tem vínculo com o Corinthians até 2028. O jogador custou 5 milhões de dólares (R$ 28,4 milhões na cotação atual), mas ainda não correspondeu às expectativas. Desde sua chegada ao clube, disputou 38 partidas, marcou quatro gols e deu uma assistência.
O atacante iniciou o ano dando esperanças à Fiel. No primeiro jogo da temporada, Pedro Raul entrou no decorrer da partida e marcou o gol da vitória do Timão sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 1, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Porém, o centroavante não conseguiu manter o bom começo na competição.
Quem atuou por mais de 45 minutos na Libertadores fez uma atividade regenerativa na parte interna do CT, já o restante do grupo foi para o campo
|
O Corinthians se reapresentou na manhã desta sexta-feira, 21, no CT Joaquim Grava, após empatar por 1 a 1 com a Universidad Central, na Venezuela, em duelo pela segunda fase da Conmebol Libertadores. Agora, o Timão inicia a preparação para a última rodada do Campeonato Paulista.
Quem atuou por mais de 45 minutos fez um trote no campo e uma atividade regenerativa na parte interna do CT. O restante do grupo foi ao gramado para um exercício de troca de passes com movimentação e um trabalho tático de enfrentamento.
O volante Raniele, que teve uma lesão grau 2 na coxa direita durante o jogo na Venezuela, já iniciou o tratamento. O jogador deve ficar no departamento médico por mais de um mês e perderá as quartas de final do Paulistão e o jogo de volta pela Libertadores.
O Timão vai enfrentar o Guarani no próximo domingo, 23, às 18h30, na Neo Química Arena, pela 12ª rodada do Paulistão. Ramón Díaz e a comissão técnica devem novamente levar a campo uma formação alternativa, poupando os titulares para o jogo da próxima semana pela Libertadores.
O alvinegro ainda tem mais uma atividade antes de encarar o Guarani. O elenco trabalha novamente na manhã deste sábado, 22, novamente no CT Joaquim Grava, onde a comissão técnica definirá a equipe que entra em campo.
Com 26 pontos, a equipe alvinegra precisa de apenas um empate contra o Guarani, no domingo, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, para finalizar a primeira etapa do estadual com o primeiro lugar geral. A marca pode até ser alcançada com derrota, caso o São Bernardo, que tem 23 pontos, não vença o São Paulo.