Futebol
Dorival Júnior comenta sobre a estreia de Kaio César no Corinthians e analisa disputa na zaga
02 Fev 2026 | 02:43
Futebol
18 Mar 2025 | 08:40 |
Antes mesmo do sorteio que definirá os grupos da Libertadores e da Sul-Americana, Corinthians e Palmeiras iniciaram negociações com a Conmebol para adequar a tabela de jogos das competições internacionais. O objetivo é evitar que as estreias ocorram no dia 1º de abril, o que possibilitaria uma mudança na programação da CBF para que os duelos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro aconteçam no domingo, 30 de março.
A principal preocupação das equipes é o desgaste físico dos jogadores, já que o segundo jogo da final do Campeonato Paulista será disputado em 27 de março, uma quinta-feira. Para minimizar o impacto da maratona, Corinthians e Palmeiras solicitaram um intervalo maior antes da estreia nos torneios continentais.
De acordo com o portal Trivela, a Conmebol sinalizou positivamente para que os finalistas do Paulistão façam suas estreias internacionais nos dias 2 e 3 de abril, quarta e quinta-feira, respectivamente.
Impactos nas transmissões de TV
No caso do Palmeiras, a mudança na estreia não altera significativamente a transmissão da partida, já que a Globo, que detém os direitos da Libertadores, costuma exibir os jogos de quarta-feira às 21h30 (horário de Brasília).
Já o Corinthians, que disputará a Sul-Americana, pode ter sua primeira partida transmitida apenas em plataformas pagas. O SBT, responsável pelos direitos da competição na TV aberta, tem direito a transmitir três jogos do mesmo clube na fase de grupos e pode optar por exibir outras partidas do Timão.
Caso a estreia alvinegra aconteça na quinta-feira, dia 3 de abril, o SBT poderia ajustar sua grade de programação para transmitir a partida, como já ocorreu na semifinal da Sul-Americana de 2023, quando Racing e Corinthians se enfrentaram numa quinta-feira e o jogo foi exibido pela emissora.
Adequação no Brasileirão ainda em debate
Além dos ajustes na tabela da Conmebol, Corinthians e Palmeiras também tentam junto à CBF modificar a data de suas estreias no Campeonato Brasileiro. A ideia é que os jogos, atualmente programados para sábado, 29 de março, sejam transferidos para o domingo, 30 de março.
O Corinthians enfrenta o Bahia, em Salvador, e a mudança é vista como mais viável, enquanto a diretoria do clube mantém um tom de cautela sobre a possibilidade de alteração. Ainda assim, há uma movimentação conjunta entre Federação Paulista de Futebol (FPF), Corinthians e Palmeiras para pressionar a CBF a aceitar a mudança.
A situação foi motivada pela decisão da FPF, que marcou o segundo jogo da final do Paulistão para 27 de março, contrariando um ofício enviado pela CBF em novembro de 2023, que determinava que os campeonatos estaduais deveriam ser concluídos até 26 de março.
O principal argumento da FPF para a escolha da data foi a presença de jogadores de Corinthians e Palmeiras nas seleções durante a Data Fifa, que se encerra no dia 25 de março. Agora, resta saber se as negociações resultarão em mudanças que possam minimizar o desgaste dos atletas nas competições nacionais e continentais.
Treinador rubro-negro falou em entrevista coletiva, a respeito da derrota do time carioca para o clube do Parque São Jorge, pelo placar de 2 a 0
02 Fev 2026 | 03:15 |
Assim como o técnico Dorival Júnior, Filipe Luís também concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa da Arena BRB Mané Garrincha, após o resultado de 2 a 0 do Corinthians sobre o Flamengo e lamentou a derrota do time carioca, ressaltando a estranheza do lance envolvendo a expulsão de Jorge Carrascal, que foi expulso antes de começar a segunda etapa.
Filipe Luís falou sobre o título do Corinthians sobre o Flamengo. "Quando o resultado não vem se começa uma procura por desculpas ou culpados. E não é assim. Os dois times estão em um começo de temporada, ainda alcançando a melhor forma física. A verdade é que a minha equipe acabou com um a menos o segundo tempo todo praticamente no campo do adversário. Se fosse a parte física com certeza não seria assim."
Filipe Luís falou sobre a vitória do Corinthians sobre o Flamengo: "Cada derrota tem contextos diferentes."
Prosseguiu o treinador do Flamengo, sobre o jogo entre os times de maior torcida do futebol brasileiro. "O segundo tempo com um a menos a tendência é que o Corinthians fizesse três, quatro e ganhasse com sobras de uma equipe que deveria estar melhor fisicamente como você falou. E não é o caso."
"Nunca tinha visto isso na minha vida. Não sei se já tinha acontecido em algum outro lugar. Os jogadores ficaram esperando no campo e voltaram para o vestiário como se o lance já tivesse sido revisado. Preparamos todo o plano para jogar onze contra onze. Depois, quando vi que foi para o VAR, já comecei a pensar em uma estratégia de algum recurso para tentar jogar melhor." Disse o técnico do Flamengo.
"A expectativa é muito alta com certeza, queríamos vencer hoje. Esse elenco incrível nos dá a possibilidade de lutar por títulos, mas não garante ganhar. O que temos que fazer é o que os jogadores fizeram hoje, que é deixar tudo dentro de campo. Essa é a forma de mais se aproximar da vitória possível."
As equipes se enfrentaram na tarde deste domingo (1°), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, e o Timão conquista o primeiro troféu da temporada
02 Fev 2026 | 03:05 |
Depois de conquistar o título da Copa do Brasil no dia 20 de dezembro do ano passado, pouco mais de um mês depois, o Corinthians volta celebrar outra conquista, desta vez, a Supercopa do Brasil, na qual venceu o Flamengo na tarde do último domingo (01), pelo placar de 2 a 0, com gols de Gabriel Paulista e Yuri Alberto. Dorival Júnior revela mudanças que fez na equipe para chegar as conquistas.
Campeão recente com Corinthians, São Paulo e Flamengo, o técnico Dorival Júnior é um dos principais responsáveis por colocar o Timão novamente na briga pelos títulos e comandante falou sobre isso, durante a sua entrevista coletiva na sala de imprensa na Arena BRB Mané Garrincha.
Corinthians conquista segundo título em pouco mais de um mês: "Todos se entregaram muito."
Dorival Júnior sobre o título: "Trabalho em equipe, não é solitário. Todos se entregaram muito. Temos uma equipe competente por trás, um grupo de analistas que já estão vendo nosso próximo adversário. Esse é um fato muito importante. Estudamos muito a equipe do Flamengo, não só nessa partida, na partida anterior tivemos a iniciativa de ser uma equipe pressionante. Isso inibiu muito as ações da equipe adversária."
"Tem muito trabalho em cima disso. É um trabalho muito sério. Desde o primeiro dia que cheguei aqui, eu me incomodava ouvir todas as semanas notícias negativas sobre o clube. Falei isso para o presidente logo no início. Falei que precisávamos zerar essas notícias negativas que aconteciam a todo momento."
"Precisávamos de um fato novo, trabalhar mais para encontrar um caminho um pouco mais limpo para que estivéssemos mais focados no dia a dia, pensando exclusivamente na condição dos atletas. Eles entenderam isso. A conquista da Copa do Brasil não é aleatória, da maneira que aconteceu, tomando apenas três gols na competição, fazendo resultados interessantes fora de casa, contra grandes adversários. Adversários que estavam mais formados que a gente. É uma somatória de tudo que foi desenvolvido ano passado." Finalizou o técnico Dorival Júnior.
O clube do Parque São Jorge venceu a Supercopa do Brasil diante do time carioca pelo placar de 2 a 0 e busca chegar longe nas competições deste ano de 2026
02 Fev 2026 | 02:55 |
Na tarde deste domingo (1°), Corinthians e Flamengo se enfrentaram na Arena BRB Mané Garrincha, para decidir o primeiro campeão desta temporada de 2026. Com gols do zagueiro Gabriel Paulista e do atacante Yuri Alberto, o Timão conquistou o título da Supercopa do Brasil, depois de vencer pelo placar de 2 a 0. O técnico Dorival Júnior concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa e comentou sobre as projeções da equipe na temporada, além de falar sobre o sistema defensivo no duelo diante do time carioca.
"Nós arriscamos. Fizemos uma marcação quase que individualizada em alguns momentos. Pela inteligência do Arrasca, a mudança do comportamento dele como atleta, invertendo o lado. Aí o Carrascal caia pelo lado. Nós pedimos para o Raniele fazer esse embate inicial. O Arrascaeta era um jogador que flutuava quando a bola estava nos pés do Rossi, buscando uma ligação direta." Iniciou Dorival.
Dorival Júnior fala sobre a postura da defesa do Corinthians contra o Flamengo e projeta a temporada: "Priorizar competição não nos passa pela cabeça."
"Neutralizamos muito bem todos os setores. A entrega foi muito grande. O comprometimento de cada jogador, que provocou um desconforto muito grande nos jogadores do Flamengo. A partir do momento que tivéssemos a posse de bola, a ideia era jogar com um pouco mais de desenvoltura no campo ofensivo." Finalizou o treinador do Corinthians, a respeito da postura defensiva da equipe.
"Priorizar competição não nos passa pela cabeça. Teremos dificuldades nas próximas rodadas de Brasileiro e Paulista. Temos que assumir o compromisso de estarmos melhores do que no ano anterior. Não vou prometer conquistas. Temos que ter consciência que estamos num processo de formação do elenco. Nós não temos valores para grandes investimentos. Estamos trabalhando com muita criatividade no mercado para ter jogadores com funções importantes. Ainda não estamos com esse grupo montado. Precisamos urgentemente dar um passo à frente."
"Não podemos comemorar essas duas conquistas. Isso já ficou para trás. A partir de amanhã voltaremos para o dia a dia do clube. Precisaremos de reforços. Não será fácil. Esse será o grande desafio do ano. O nosso caminho é um pouco diferente das equipes que estão entre a primeira e sexta posição do campeonato anterior." Finalizou o técnico Dorival Júnior.