Futebol

Corinthians e Palmeiras negociam calendário com a Conmebol

A FPF, que marcou o segundo jogo da final do Paulistão entre as equipes para 27 de março, contrariando um ofício enviado pela CBF

A principal preocupação das equipes é o desgaste físico dos jogadores com a final do Paulistão - Foto: Reprodução
A principal preocupação das equipes é o desgaste físico dos jogadores com a final do Paulistão - Foto: Reprodução

18 Mar 2025 | 08:40 |

Icon Comentário0

Antes mesmo do sorteio que definirá os grupos da Libertadores e da Sul-Americana, Corinthians e Palmeiras iniciaram negociações com a Conmebol para adequar a tabela de jogos das competições internacionais. O objetivo é evitar que as estreias ocorram no dia 1º de abril, o que possibilitaria uma mudança na programação da CBF para que os duelos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro aconteçam no domingo, 30 de março.


A principal preocupação das equipes é o desgaste físico dos jogadores, já que o segundo jogo da final do Campeonato Paulista será disputado em 27 de março, uma quinta-feira. Para minimizar o impacto da maratona, Corinthians e Palmeiras solicitaram um intervalo maior antes da estreia nos torneios continentais.


De acordo com o portal Trivela, a Conmebol sinalizou positivamente para que os finalistas do Paulistão façam suas estreias internacionais nos dias 2 e 3 de abril, quarta e quinta-feira, respectivamente.


Impactos nas transmissões de TV

No caso do Palmeiras, a mudança na estreia não altera significativamente a transmissão da partida, já que a Globo, que detém os direitos da Libertadores, costuma exibir os jogos de quarta-feira às 21h30 (horário de Brasília).


Já o Corinthians, que disputará a Sul-Americana, pode ter sua primeira partida transmitida apenas em plataformas pagas. O SBT, responsável pelos direitos da competição na TV aberta, tem direito a transmitir três jogos do mesmo clube na fase de grupos e pode optar por exibir outras partidas do Timão.

Caso a estreia alvinegra aconteça na quinta-feira, dia 3 de abril, o SBT poderia ajustar sua grade de programação para transmitir a partida, como já ocorreu na semifinal da Sul-Americana de 2023, quando Racing e Corinthians se enfrentaram numa quinta-feira e o jogo foi exibido pela emissora.

Adequação no Brasileirão ainda em debate

Além dos ajustes na tabela da Conmebol, Corinthians e Palmeiras também tentam junto à CBF modificar a data de suas estreias no Campeonato Brasileiro. A ideia é que os jogos, atualmente programados para sábado, 29 de março, sejam transferidos para o domingo, 30 de março.

O Corinthians enfrenta o Bahia, em Salvador, e a mudança é vista como mais viável, enquanto a diretoria do clube mantém um tom de cautela sobre a possibilidade de alteração. Ainda assim, há uma movimentação conjunta entre Federação Paulista de Futebol (FPF), Corinthians e Palmeiras para pressionar a CBF a aceitar a mudança.

A situação foi motivada pela decisão da FPF, que marcou o segundo jogo da final do Paulistão para 27 de março, contrariando um ofício enviado pela CBF em novembro de 2023, que determinava que os campeonatos estaduais deveriam ser concluídos até 26 de março.

O principal argumento da FPF para a escolha da data foi a presença de jogadores de Corinthians e Palmeiras nas seleções durante a Data Fifa, que se encerra no dia 25 de março. Agora, resta saber se as negociações resultarão em mudanças que possam minimizar o desgaste dos atletas nas competições nacionais e continentais.


Futebol

Corinthians conhece seu grupo no Campeonato Paulista em 2026

Alvinegro descobre quais serão os seus adversários na primeira fase da competição estadual, que terá início em 11 de janeiro e final no dia 08 de março

O Corinthians vai em busca do bicampeonato do Campeonato Paulista na temporada que vem, após bater o Palmeiras na final deste ano - Foto: Reprodução
O Corinthians vai em busca do bicampeonato do Campeonato Paulista na temporada que vem, após bater o Palmeiras na final deste ano - Foto: Reprodução

12 Nov 2025 | 10:00 |

Icon Comentário0

Na última terça-feira (11), a Federação Paulista de Futebol (FPF), realizou o evento de lançamento do Campeonato Estadual de 2026, no Mercado Livre Arena Pacaembu. Atual campeão do Paulistão, ao derrotar o Palmeiras na final deste ano, o Corinthians já sabe quem será os seus adversários da primeira fase do torneio.


Corinthians conhece seu grupo no Campeonato Paulista em 2026


Com a mudança do calendário para 2026, devido a redução de datas na qual o presidente da CBF Samir Xaud aplicou, o Paulistão terá o seu início no dia 11 de janeiro e será finalizado no dia 08 de março. O Corinthians enfrentará as seguintes equipes na primeira fase: São Bernardo, Red Bull Bragantino, Ponte Preta, Velo Clube, Capivariano, Palmeiras, São Paulo e Santos. As datas e os mandos das partidas ainda serão definidos pela FPF.


Para a próxima temporada, as equipes que estão na elite do Campeonato Brasileiro, também sofrerão de mudanças, devido ao início da competição de pontos corridos, que será no dia 28 de janeiro, ou seja, o torneio acontecerá com o Paulistão ainda em andamento. Vale ressaltar, que durante a Copa do Mundo, haverá uma pausa no Brasileirão.

Formato do Campeonato Paulista 


Na primeira fase, todas as equipes enfrentarão os clubes do seu mesmo pote e outros cinco participantes sorteados. No fim, os oito melhores colocados no geral avançarão ao mata-mata do torneio. Depois, as fases de quartas e semifinais serão realizadas em jogos únicos. Apenas a decisão do campeonato acontecerá em duas partidas.

O formato do Campeonato Paulista foi inspirado na atual fase de liga da Champions League, que teve seu início na temporada passada do futebol europeu. De acordo com a Federação Paulista de Futebol, o regulamento foi decidido pelos clubes pouco antes do começo do evento de lançamento.


Futebol

Osmar Stabile revela prioridade para retirada do transfer ban no Corinthians

Presidente do alvinegro paulista revelou sobre o problema que precisa resolver junto à Fifa e também na CBF, por conta do caso do volante Raniele

Osmar Stabile fala da possibilidade do Corinthians contratar reforços para a próxima temporada - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Osmar Stabile fala da possibilidade do Corinthians contratar reforços para a próxima temporada - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

12 Nov 2025 | 09:40 |

Icon Comentário0

Durante a sua participação no evento realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), em relação ao lançamento do Campeonato Estadual de 2026, o presidente Osmar Stabile comentou sobre a possibilidade do Corinthians em realizar contratações na primeira janela de janeiro do ano que vem.


Osmar Stabile revela prioridade para retirada do transfer ban no Corinthians


Preocupado ainda com os dois transfer bans, sendo um causado pela falta de pagamento na contratação do zagueiro Félix Torres, junto ao Santos Laguna, do México, em janeiro do ano passado, e o outro por conta do atraso de uma das parcelas referente a aquisição de Raniele, junto ao Cuiabá, o presidente Osmar Stabile revelou que o Corinthians pretende resolver as questões em breve.


Osmar Stabile revela prioridade para retirada do transfer ban no Corinthians: "Recebemos o Corinthians nessa situação."

Osmar Stabile fez críticas a gestão do ex-presidente do Corinthians, Augusto Melo, que realizou diversas contratações ao longo da temporada de 2024 e hoje, o Timão se vê endividado e sem recursos para pagar os clubes. "Recebemos o Corinthians nessa situação (transfer ban), não foi nós que causamos essa gestão que causou."


Por conta disso, o presidente Osmar Stabile revelou que está buscando reverter a situação adversa, na qual o Corinthians se encontra. "Ela é daquela janela anterior que foram contratados vários jogadores e não pagaram, não cumpriram nada. Eu como presidente estou tentando resolver até dezembro essa questão do transfer ban."

A ideia é resolver o quanto antes o problema do transfer ban e voltar a realizar contratações para a próxima temporada. "Vamos verificar primeiro a questão do transfer ban, temos ele tanto na CBF quanto na Fifa e temos que resolver os dois transfer bans. Assim que resolver os dois transfer bans, dentro da realidade do clube, o Corinthians vai contratar."


Futebol

Yuri Alberto decide seu futuro no Corinthians

Rumores sobre uma possível venda do camisa 9 do Time do Povo para clubes do exterior apareceram, mas jogador já escolheu onde irá jogar em 2026

Yuri Alberto decide ficar no Timão até metade de 2026 pensando em Copa e valorização - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Yuri Alberto decide ficar no Timão até metade de 2026 pensando em Copa e valorização - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

12 Nov 2025 | 09:05 |

Icon Comentário0

O atacante Yuri Alberto decidiu permanecer no Corinthians para a temporada de 2026, encerrando especulações sobre uma possível transferência para o exterior. A decisão foi tomada após sondagens de clubes internacionais, que não se concretizaram em propostas oficiais. O jogador, de 24 anos, acredita que seguir no clube paulista é o melhor caminho para conquistar espaço na Seleção Brasileira e disputar o próximo Mundial.


Estafe de Yuri Alberto não vai negociar


O estafe do jogador confirmou sondagens de outros clubes, mas definiu que não haverá movimentações na janela de início de ano, com foco total na preparação para o Campeonato Brasileiro e se conseguir, disputar a Libertadores da próxima temporada para ganhar visibilidade pensando na Copa de 2026.


Camisa 9 confia no Corinthians

Esse posicionamento do camisa 9 do clube do Parque São Jorge aponta como um gesto de confiança do atleta no planejamento do Corinthians. Em entrevista para o ‘ge’, o atacante havia afirmado que renovou com o Timão até 2030, como uma forma de gratidão ao alvinegro.


Conversas apenas na metade do ano que vem

A estratégia traçada prevê uma eventual saída apenas na janela do meio de 2026, caso surja uma proposta de grande impacto esportivo e financeiro. Até lá, o atacante pretende consolidar sua posição como referência ofensiva da equipe.

Diretoria alvinegra comemora

A decisão de Yuri Alberto chega como uma ótima notícia para a diretoria do Coringão que já está traçando seus planos para a próxima temporada seja com ou sem transfer ban. No entanto, o técnico Dorival Júnior afirmou que existe a possibilidade de o Corinthians não ter contratações. A permanência de Yuri aliviaria uma procura por um centroavante em meio aos problemas financeiros e políticos do clube.

Antes que 2026 chegue, tem clássico Majestoso

Yuri Alberto e boa parte do elenco alvinegro começarão a se preparar nesta quarta (12), para o duelo contra o São Paulo. A partida será no dia 20 de novembro, às 19h30 na Neo Química Arena. Corinthians precisa vencer para que ainda sonhe com vaga em competições continentais.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Presidente do Corinthians dispara contra arbitragem do Brasileirão: "Perdemos 12 pontos"
Futebol

Presidente do Corinthians dispara contra arbitragem do Brasileirão: "Perdemos 12 pontos"

12 Nov 2025 | 08:54

Icon Comentário0
Dorival Júnior para 2026? Osmar Stabile revela o que planeja para o Corinthians no ano que vem
Futebol

Dorival Júnior para 2026? Osmar Stabile revela o que planeja para o Corinthians no ano que vem

12 Nov 2025 | 08:37

Icon Comentário0
Diretoria do Corinthians não concordou com lista de Fabinho Soldado – Entenda
Futebol

Diretoria do Corinthians não concordou com lista de Fabinho Soldado – Entenda

11 Nov 2025 | 21:55

Icon Comentário0