
Basquete
|
Neste sábado, 8 de março, o Corinthians dá início à sua participação na temporada 2025 da Liga de Basquete Feminino (LBF). A data escolhida para o jogo, o Dia Internacional da Mulher, marca simbolicamente a importância da presença feminina no esporte. As Furiosas, como é conhecida a equipe, enfrentam o São José às 11h no Ginásio Wlamir Marques, em mais um capítulo da história do basquete feminino do clube.
Em 2024, o Corinthians retornou à elite do basquete nacional após a reativação da modalidade, voltando com força à LBF. Este é o segundo ano consecutivo em que as corinthianas disputam o torneio de primeira linha, após um período sem participação no campeonato. O retorno à principal competição do país é um reflexo da determinação do clube em investir no esporte e nas atletas.
Nos anos de 2015 a 2017, o Corinthians teve uma parceria de sucesso com a equipe de Americana, conquistando títulos importantes, incluindo a Liga Nacional, o Campeonato Paulista e a Liga Sul-Americana. Esse período de ouro foi um marco na história do basquete feminino alvinegro e trouxe grandes vitórias que até hoje são lembradas pela torcida.
Na última edição da LBF, as Furiosas mostraram sua força ao se classificar para os playoffs, mas foram eliminadas nas quartas de final pelo Ituano. O objetivo para 2025 é superar os desafios da temporada anterior e buscar um desempenho ainda mais sólido para avançar nas fases finais do campeonato.
Com um elenco renovado e fortalecido, o Corinthians promete brigar pelos primeiros lugares da competição. A estreia diante de um dos grandes clubes da LBF, o São José, será o primeiro passo em busca da recuperação do prestígio do time no cenário nacional. A expectativa é que, com a base firme e o apoio da torcida, as Furiosas mostrem sua garra e tradição no basquete feminino.
Resultado colocou o Alvinegro provisoriamente na primeira posição do torneio, porém, Ourinhos Basquete e Sampaio Corrêa ainda jogarão suas partidas
|
Na noite desta quarta-feira, 7 de maio, o Corinthians foi até o Ginásio Tênis Clube enfrentar o Unimed Campinas, pela primeira rodada do segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF) e venceu o adversário por 52 a 47.
Para o confronto, o técnico Bruno Guidorizzi escalou a seguinte equipe: Beatriz, Yasmin, Mari Dias, Liccinara e Tassia. O banco de reservas contou com as seguintes atletas: Milena, Ariadna, Júlia Mansilha, Nazinha e Ariadna.
O resultado colocou o Alvinegro provisoriamente na primeira posição do torneio. Porém, Ourinhos Basquete e Sampaio Corrêa ainda jogarão suas partidas. Agora, as Furiosas voltarão às quadras somente daqui há exatamente uma semana.
No dia 14 de maio, quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), o Corinthians visitará o Ourinhos Basquete no Ginásio Monstrinho, interior de São Paulo, pela segunda rodada do segundo turno da Liga de Basquete Feminino (LBF).
Além da Liga, a equipe feminina do Corinthians também está classificado para a Copa LBF. A competição será disputada nos dias 31 de maio e 1° de junho, em São Luís, no Maranhão. As furiosas vão encarar o time de Araraquara nas semifinais do torneio.
Corinthians encara o Flamengo em série melhor de cinco com chance de alcançar pela primeira vez a semifinal do NBB na história do clube
|
O Corinthians enfrenta o Flamengo a partir do próximo sábado (10), no Ginásio Wlamir Marques, pela série melhor de cinco das quartas de final do NBB. A equipe busca alcançar pela primeira vez a semifinal da competição. Caso avance, o clube registrará sua melhor campanha na história do Novo Basquete Brasil.
A equipe masculina de basquete do Corinthians foi reativada em 2018 após 22 anos fora da categoria profissional. Naquele ano, o time venceu a Copa Ouro e garantiu vaga na elite do basquete nacional. Desde então, o clube participou de todas as edições do NBB, exceto na temporada 2019/20, interrompida pela pandemia de Covid-19.
Nas campanhas anteriores, o Corinthians chegou duas vezes às quartas de final. Em 2018/19, foi eliminado pelo Flamengo por 3 a 0. Em 2020/21, a equipe caiu diante do São Paulo por 2 a 0. Nas demais participações, a eliminação ocorreu nas oitavas de final da competição.
Em 2021/22, o Pinheiros venceu o Corinthians por 2 a 0. No ano seguinte, a eliminação veio diante da Unifacisa, também por 2 a 0. Na temporada 2023/24, o Paulistano superou o clube alvinegro pelo mesmo placar nas oitavas de final.
Os jogos contra o Flamengo estão marcados para os dias 10 (11h), 13 (20h15) e 15 de maio (18h30). As partidas terão transmissão dos canais ESPN, Basquetpass, YouTube do NBB e FlamengoTV. Os duelos dos dias 18 e 21 terão horários e canais a serem confirmados.
Equipe do Parque São Jorge superou as oitavas de final da principal competição de basquete pela primeira vez desde sua reativação em 2018
|
O Corinthians venceu o União Corinthians por 79 a 72 na manhã deste sábado, 3, no ginásio Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, e fechou a serie em 3 a 1. Com o resultado, o alvinegro paulista se classificou para as quartas de final do NBB.
Maior pontuador da partida foi Duane Johnson, do União, com 23 pontos anotados. Pelo lado do Corinthians, quem mais colocou bolas na cesta foi Johnson, com 22 pontos, embora Elinho tenha sido o destaque com um duplo-duplo de 18 pontos e 10 assistências.
O Corinthians se junta aos já classificados Minas e Franca, que varreram suas séries, além da dupla Flamengo e Vasco, que avançaram também com 3 a 1. Bauru e Paulistano; Pinheiros e Unifacisa ainda disputam o jogo cinco, enquanto o São Paulo recebe o Brasília também podendo fechar o confronto na quarta partida.
A equipe do Parque São Jorge superou as oitavas de final da NBB pela primeira vez desde sua reativação em 2018. Até aqui, o Corinthians alcançou as quartas de final em duas ocasiões, mas foi eliminado em ambas, a mais recente delas há três temporadas, em um revés para o São Paulo.
Próximo adversário do time do Parque São Jorge é o Flamengo. Vice-líder da primeira fase, os cariocas vivem excelente momento na temporada, tendo vencido a Copa Super 8, contra o Minas, e a Liga dos Campeões das Américas de Basquete. Confronto também funcionará numa melhor de cinco, com rubro-negros podendo decidir o último duelo em casa, no Maracanãzinho.