
Futebol
Corinthians vai em busca de primeira vitória contra equipes do G10 no BrasileirãoCorinthians vai em
Futebol
|
O Corinthians entra em campo no dia 12 de junho, quando encara o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. Será a última partida antes do calendário nacional ser interrompido para a disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa, nos EUA.
O Timão só volta a jogar oficialmente no dia 13 de julho, contra o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena. A diretoria alvinegra começou a montar o planejamento para o mês sem partidas. A ideia é dar 15 dias de folga aos jogadores neste período.
O tempo sem jogos oficiais é visto como fundamental para Dorival Júnior imprimir o seu estilo de jogo na equipe. Contratado no final de abril, ainda não teve uma semana completa para treinar, além dos diversos desfalques na equipe, que incluem o trio de ataque, Memphis, Garro e Yuri Alberto, que ainda não atuaram juntos sob o comando do técnico.
Entretanto, o período de folga é visto como algo importante para os atletas. Com o calendário apertado pela competição internacional, os jogadores do Corinthians se reapresentaram no dia 7 de janeiro, e desde então, vivem uma maratona de jogos que incluíram compromissos pelo Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.
A ideia de um amistoso antes do Brasileirão reiniciar ainda não foi descartada, mas o Corinthians ainda não tem uma definição oficial. Somente Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense vão disputar o Super Mundial de Clubes da Fifa, e os demais clubes brasileiros também devem repetir a estratégia e conceder folga aos seus atletas.
Descanso e tempo para treinar
O Corinthians convive com muitas baixas neste começo de trabalho do Dorival Júnior. O treinador ainda não conseguiu repetir uma escalação, e entre os desfalques, precisou poupar jogadores em partidas do Brasileirão e Sul-Americana, para evitar novas lesões.
Os 15 dias de trabalho são vistos como fundamentais para a montagem do elenco. O período coincide com a janela de transferências, e com a possível chegada de novos atletas, serve como uma nova pré-temporada.
Sem poder contar com o camisa 9, o treinador Dorival analisa opções no elenco enquanto a torcida define sua preferência por um nome que busca mais minutos
|
Após a derrota no clássico diante do São Paulo, o técnico Dorival Júnior comentou a dificuldade em montar o ataque do Corinthians sem Yuri Alberto, fora por tempo indeterminado. A ausência do principal goleador abriu espaço para debates sobre quem deve assumir a posição de centroavante no elenco alvinegro.
Em enquete realizada pelo portal Meu Timão, Gui Negão foi o escolhido por 24,4% dos torcedores como o melhor substituto para Yuri. O espanhol Héctor Hernández apareceu logo em seguida com 23,4%. Também foram lembrados Kayke (18,2%), Talles Magno (14,4%) e Romero (12,9%).
Gui Negão, de 18 anos, já soma algumas participações no Brasileirão. Ele entrou no decorrer das partidas contra Red Bull Bragantino e São Paulo, e foi titular diante do Ceará. Promovido ao elenco principal por Dorival, o atacante segue sendo utilizado nos treinamentos.
Formado na base do Corinthians, Guilherme Inácio chegou ao clube em 2016 pelo futsal e depois migrou para o campo. No Sub-20, disputou o Brasileirão da categoria e a Copinha de 2025, onde marcou dois gols. Ao todo, soma 99 jogos e 24 gols nas categorias inferiores.
A estreia de Gui no time principal foi em junho, contra o Vitória. Após a pausa para o Mundial de Clubes, foi definitivamente integrado ao elenco profissional. O atacante pode ganhar nova oportunidade nesta quarta-feira, contra o Cruzeiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Pressionado pelos negativos resultados recentes, o Timão encara nesta quarta o ataque mais eficiente do campeonato em sua arena
|
O Corinthians enfrenta o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 19h30, na Neo Química Arena, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista busca recuperação após derrota no Majestoso e terá pela frente o líder da competição, que possui o melhor ataque da Série A.
Com 27 gols marcados em 15 jogos, o Cruzeiro tem média de 1,8 por partida e lidera o torneio com 33 pontos. O atacante Kaio Jorge, com 12 gols, é o artilheiro da equipe mineira e também do Brasileirão. O time comandado por Nicolás Larcamón soma dez vitórias, três empates e duas derrotas até o momento.
A última derrota do Cruzeiro no campeonato aconteceu em abril, contra o Red Bull Bragantino. Desde então, a equipe engatou uma sequência de dez jogos de invencibilidade, com oito vitórias e dois empates. O clube também se destaca como melhor mandante e terceiro melhor visitante da competição.
Para o confronto, o Corinthians terá o desafio de conter o ímpeto ofensivo do adversário mesmo com números desfavoráveis. A equipe tem a quinta defesa mais vazada do campeonato, com 19 gols sofridos, atrás apenas de Fortaleza, Grêmio, Sport e Juventude.
Além da missão de segurar o ataque mineiro, o Corinthians precisa da vitória para se aproximar do G6. O time ocupa atualmente a décima posição na tabela. O técnico Dorival Júnior busca os três pontos para aliviar a pressão e ganhar fôlego na sequência da temporada.
Após críticas públicas de atletas e adiamento da obra no fim de 2024, equipe paulista finaliza melhorias no campo da Neo Química Arena
|
Durante a pausa no calendário entre junho e julho, o Corinthians aproveitou o período sem jogos para realizar a revitalização completa do gramado da Neo Química Arena. As imagens do processo foram divulgadas nas redes sociais do estádio e mostram o cronograma adotado na manutenção do campo.
Inicialmente prevista para o fim de 2024, a reforma foi adiada por conta das férias reduzidas entre as temporadas, o que impactou a qualidade do gramado. Ainda no Paulistão, após o jogo contra o Santos, jogadores como Hugo Souza, André Ramalho e Raniele fizeram críticas públicas ao solo do estádio.
A World Sports, empresa responsável pela manutenção, afirmou que o gramado passou por uma “situação atípica” no início de 2025, citando forte calor, chuvas e sequência de jogos como fatores que comprometeram o acompanhamento técnico da estrutura, baseada em uma “grama europeia de tecnologia única no futebol brasileiro”.
As obras começaram no dia 11 de junho, logo após Brasil x Paraguai, com a remoção do gramado e posterior adubação e germinação. Em julho, foi aplicada a técnica de stitching, costura de fibras sintéticas que reforça o solo. A etapa final teve duração de dez dias e concluiu o processo.
A estreia do novo gramado ocorreu em 13 de julho, no empate com o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão. Nesta quarta-feira (23), o Corinthians volta a atuar na Arena pela segunda vez após a revitalização, em partida contra o líder Cruzeiro, pela 16ª rodada da competição nacional.