
Futebol
|
Matheus Bidu foi o autor do gol da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Racing, do Uruguai, na última quinta-feira (15), pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. O lateral voltou a ser titular sob o comando de Dorival Júnior e avaliou o momento do time.
O lateral do Corinthians comentou sobre a sequência de partidas que o elenco terá pela frente. O Corinthians entra em campo por três competições diferentes nos próximos dez dias: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.
O lateral afirmou que o calendário é apertado, mas reforçou que o grupo está trabalhando para manter o nível físico. Ele destacou que o elenco tem buscado cumprir os processos de recuperação para estar disponível em todos os compromissos da temporada.
O próximo desafio do Corinthians é neste domingo (18), contra o Santos, pela nona rodada do Brasileirão. Matheus Bidu ressaltou a importância da partida e declarou que o elenco está ciente da responsabilidade envolvida no clássico. "Como eu havia dito, eles podem esperar entrega, luta até o final. Vamos se doar ao máximo com essa camisa. Sabemos que é um jogo extremamente difícil, é complicado cravar resultado assim", comentou o lateral.
Por fim, o jogador falou sobre a pressão da torcida e o ambiente dentro do clube. Segundo ele, todos os atletas estão focados em fazer sua parte com o apoio da torcida, especialmente em jogos decisivos como os que estão por vir.
Este será o terceiro encontro entre Corinthians e Santos em 2025, com o Timão vencendo os dois confrontos anteriores no Campeonato Paulista
|
O Corinthians encerrou neste sábado, 17, a preparação para mais um clássico na temporada. Às 16h deste domingo, o Timão recebe o Santos na Neo Química Arena, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão da Globo e do Premiere.
Após a vitória por 2 x 0 sobre o Racing (URU) na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, o elenco alvinegro retornou de Montevidéu durante a madrugada de quinta para sexta-feira e, sem folga, treinou no CT Dr. Joaquim Grava na tarde do mesmo dia.
Já neste sábado, o grupo iniciou o dia com uma sessão de vídeo com instruções táticas. Depois, os atletas passaram por ativação na academia e aquecimento no gramado. Na sequência, o técnico Dorival Júnior comandou um treino tático com foco em orientações de posicionamento e movimentação, além de ensaiar jogadas de bola parada ofensivas e defensivas.
Recuperando-se de uma tendinopatia patelar no joelho direito, o meio-campista Rodrigo Garro participou do aquecimento com o elenco e realizou atividades específicas de reabilitação sob supervisão da fisioterapia.
Apesar da maratona de jogos e do pouco tempo de descanso, o meia Igor Coronado destacou o foco e a motivação da equipe para o duelo contra o rival. “Sabemos que no Brasil a sequência de jogos é intensa. Tivemos pouco tempo, mas ficamos direto no CT para acelerar a recuperação. É um clássico, e nada melhor do que uma partida como essa para voltarmos a vencer no Brasileirão”, afirmou o camisa 77.
Este será o terceiro encontro entre Corinthians e Santos em 2025. O Timão venceu os dois confrontos anteriores no Campeonato Paulista, ambos por 2 a 1. Na primeira fase, Yuri Alberto marcou duas vezes. Já na semifinal, Yuri e Rodrigo Garro garantiram a vitória. Coronado, no entanto, alerta para o novo contexto.“Precisamos esquecer o que passou. Clássico é sempre difícil, e temos que manter o foco total para voltar a pontuar”, completou o meia.
Técnico acumula passagens pelo Santos, além de comandar Flamengo, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e seleção brasileira
|
O Santos reencontrará o técnico Dorival Júnior neste domingo, 18, no clássico contra o Corinthians, às 16h, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador foi responsável pelo último título conquistado pela equipe da Vila Belmiro, em 2016.
Dorival foi anunciado pelo Corinthians no dia 28 de abril e assinou contrato até o fim de 2026. Esta é sua primeira passagem pelo clube do Parque São Jorge. Ele chegou para substituir o argentino Ramón Díaz, que deixou o cargo apenas 21 dias após a conquista do Campeonato Paulista desta temporada.
Até aqui, Dorival Júnior comandou o Corinthians em cinco partidas, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota. Ele é o nono técnico a dirigir as quatro principais equipes da capital paulista. O treinador também acumula passagens por Flamengo, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e pela Seleção Brasileira.
Dorival Jr. no Santos
Dorival Júnior acumula duas passagens pelo Santos: entre 2009 e 2010, e de 2015 a 2017. Após a demissão de Pedro Caixinha, no dia 14 de abril deste ano, o Peixe sondou o treinador para assumir o cargo, mas Dorival recusou a possibilidade de comandar o time pela terceira vez na carreira.
Na primeira passagem, em 2010, ele chegou para substituir Vanderlei Luxemburgo. Naquela temporada, conquistou a Copa do Brasil com a base da equipe que, um ano depois, seria campeã da Libertadores sob o comando de Muricy Ramalho. Também levantou o título do Campeonato Paulista, com um elenco que contava com nomes como Ganso, André e Robinho.
No entanto, um episódio de desentendimento marcou a temporada e acabou ocasionando sua saída do clube. O estopim da polêmica ocorreu no dia 15 de setembro de 2010, em uma partida contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.
O Santos vencia por 4 a 2 quando teve um pênalti a favor nos minutos finais do segundo tempo. Neymar, já então a grande estrela da equipe, queria cobrar a penalidade, mas Dorival determinou que o batedor oficial, Marcel, fosse o responsável pela cobrança. A decisão irritou Neymar, que demonstrou insatisfação em campo e reclamou abertamente com o treinador.
Após o episódio, Dorival decidiu aplicar uma punição disciplinar e solicitou o afastamento de Neymar por duas partidas. No entanto, a diretoria santista, que via o atacante como um ativo estratégico, optou por não endossar a medida. A divergência culminou na demissão do técnico.
Dorival retornou ao Santos em julho de 2015, com a equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, levou o time à final da Copa do Brasil, perdida para o Palmeiras. Em 2016, conquistou o título do Campeonato Paulista e classificou o time para a Libertadores, após cinco anos fora da competição, com o vice-campeonato no Brasileirão.
Ao todo, Dorival Júnior comandou o Santos em 199 partidas, com 115 vitórias, 37 empates e 47 derrotas. No período, conquistou dois títulos paulistas (2010 e 2016) e uma Copa do Brasil (2010).
Time do Povo aposta em um bom retrospecto diante do Peixe, sendo que nos últimos seis jogos, a equipe do Parque São Jorge venceu três e empatou três
|
Na tarde deste próximo domingo, 18, o Corinthians recebe o Santos pela nona rodada do Brasileirão de 2025. O jogo acontece no gramado da Neo Química Arena, a partir das 16h (de Brasília), com o Timão em busca de reencontrar a vitória na competição contra um time da zona de rebaixamento.
Para isso, o Time do Povo aposta em um bom retrospecto diante do Peixe em jogos válidos pelo Brasileirão. A última vez que o time da Baixada Santista conseguiu vencer o Corinthians no campeonato foi em 2021, mas na edição de 2020. O confronto ocorreu na Vila Belmiro e terminou 1 x 0 para os mandantes.
Desde então foram seis encontros, pelas edições de 2021, 2022 e 2023, totalizando seis Clássicos Alvinegros. O confronto não aconteceu no ano passado, pois o Santos jogou a Série B do Brasileirão e enfrentou o Timão apenas no estadual.
Neste seis jogos, o Corinthians venceu três vezes, enquanto as outras três terminaram empatadas. Uma curiosidade é que, apesar de não ter um histórico favorável fora de casa contra o rival, duas dessas três vitórias aconteceram na Vila Belmiro, enquanto a Neo Química Arena teve apenas uma.
O histórico geral também é favorável para o Timão, mas equilibrado. Desde 1971, quando ocorreu a primeira edição do Brasileirão, são 70 Clássicos Alvinegros pela competição. Foram 24 vitórias para o Corinthians, 23 empates e 23 derrotas. No total, ocorreu 81 gols para cada lado.