
Futebol
|
Apesar da vitória expressiva do Corinthians por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no sábado (5), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o clima no pós-jogo foi de insatisfação por parte da diretoria alvinegra. O executivo de futebol Fabinho Soldado utilizou a zona mista para externar críticas contundentes à atuação da arbitragem, especialmente pela anulação de dois gols do Timão e outros lances polêmicos durante a partida.
“Início do Campeonato Brasileiro, fizemos um excelente jogo. Uma grande vitória contra um grande adversário. Iniciar falando de arbitragem é chato, mas queríamos entender, com mais calma, quais foram os critérios do árbitro, porque o VAR chamou para lances do Corinthians. Tivemos dois ou três lances e poderia ter chamado também, mas é o critério. Isso que pedimos aos árbitros. Os próprios atletas se sentem desprotegidos”, declarou Fabinho.
Entre os pontos levantados pelo dirigente, está o lance envolvendo o atacante Memphis Depay, que sofreu um pisão no tornozelo ainda na primeira etapa. De acordo com Fabinho, a região lesionada apresentou inchaço e será avaliado para saber se terá condições de viajar com o elenco à Colômbia, onde o Corinthians enfrenta o América de Cali pela Sul-Americana.
“Memphis está com tornozelo inchado, não sei se tem condições de viajar, vamos avaliar. Não é porque ganhou que está tudo certo. Vamos analisar com mais calma. É a terceira vez que expulsa nosso treinador. Não é um treinador que está sempre gesticulando. Quando tem um treinador que não respeita tanto, a gente não vê esse critério. Ele foi cobrar de uma forma respeitosa e foi expulso. Pedimos para ter critérios para que o espetáculo não seja afetado”, acrescentou.
Outro tema abordado por Fabinho foi a nova regra da CBF, apelidada informalmente de “Lei Memphis”, que determina tiro livre indireto e cartão amarelo caso um jogador pare em cima da bola de forma provocativa. Segundo ele, o clube está disposto a seguir as normas, mas exige consistência na aplicação.
“Sobre a regra, estamos aqui para obedecê-la. É uma regra que foi colocada e não cabe a nós falar sobre isso. Existe uma conversa novamente para que a gente colabore para que os árbitros se qualifiquem ainda mais, melhorar, para que os jogos do Brasileirão sejam decididos pela parte técnica das equipes. Esperamos que os critérios e boa vontade se transformem em boa atuação. Os árbitros são seres humanos, mas vamos cobrar critérios para as duas equipes. Sou de um outro tempo. Mas a verdade é que não quero entrar nesse detalhe (se o futebol ficou chato). A regra foi colocado e cabe a nós respeitar”, concluiu.
Na tarde do último domingo, o Timão divulgou a lista dos jogadores que foram relacionados para o confronto de amanhã pela Sul-Americana
|
Após a vitória contra o Vasco no último sábado (05), em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, pelo placar de 3 a 0, o Corinthians já está em Cali, para o duelo contra o América, da Colômbia, em duelo da segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, que será nesta terça-feira (08), às 21h30, no Estádio Olímpico Pascual Guerrero.
América de Cali x Corinthians: Atleta em final de contrato fica fora do jogo e vive últimos momentos
Para o duelo de amanhã à noite, o Corinthians já divulgou a lista dos relacionados para o jogo contra o América de Cali pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana e dentre os jogadores disponíveis, o treinador Ramón Díaz optou por não chamar o atacante Giovane, que está em final de contrato com o clube, confira.
Goleiros: Felipe Longo, Kauê e Matheus Donelli
Laterais: Hugo, Mana, Matheus Bidu e Matheuzinho
Zagueiros: André Ramalho, Cacá, Félix Torres e João Pedro Tchoca
Meio-campistas: Alex Santana, André Carrillo, Breno Bidon, Charles, Dieguinho, José Martínez, Maycon, Raniele e Ryan
Atacantes: Gui Negão, Héctor Hernández, Kayke, Ángel Romero, Talles Magno e Yuri Alberto
Esses foram os jogadores escolhidos pelo técnico argentino para o duelo diante do América de Cali. Vale ressaltar, que o Timão foi derrotado na estreia da Sul-Americana para o Huracán, da Argentina, na Neo Química Arena e o time colombiano venceu o Racing, do Uruguai, fora de casa, pelo placar de 3 a 1.
O atacante Giovane, que atuou durante 45 minutos do jogo contra o Huracán, na estreia do Corinthians na Sul-Americana, não tem tido muitos minutos com o técnico Ramón Díaz nesta temporada e o fator que explica a decisão do comandante em não escalar o atleta, é do jogador não tem aceitado os termos para uma renovação de contrato com o Timão.
Com um contrato até o dia 30 de junho, Giovane vive os seus últimos momentos com a camisa do Corinthians e pode ter feito o seu último jogo pelo clube do Parque São Jorge, na derrota do time para o Huracán, na Neo Química Arena.
De acordo com comunicado do clube, o camisa 77 sofreu um trauma no ombro esquerdo durante a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama
|
O Corinthians terá uma série de ausências importantes para o confronto diante do América de Cali, nesta terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Entre os desfalques confirmados está o meia Igor Coronado, que voltou a apresentar problemas físicos após seu retorno recente ao time titular.
De acordo com comunicado do clube, o camisa 77 sofreu um trauma no ombro esquerdo durante a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama, no último sábado (5), na Neo Química Arena. O jogador iniciou a partida como titular, o que não acontecia desde o jogo contra o Guarani, na última rodada da fase classificatória do Paulistão, há pouco mais de um mês.
Durante o intervalo do duelo contra o Vasco, Coronado precisou receber medicação para aliviar as dores, mas o clube ainda não detalhou a gravidade da lesão. O departamento médico do Corinthians vem adotando uma abordagem conservadora nos tratamentos, principalmente após o aumento de atletas lesionados desde a conquista do título estadual. Além de Igor, também estão fora Memphis Depay, Angileri, Gustavo Henrique, Hugo Souza e Garro.
Este é o segundo problema físico que afasta Coronado dos gramados em 2025. O meia já havia perdido quase todo o mês de março devido a uma lesão no tendão do músculo adutor da perna direita. Ele retornou nos jogos finais do Paulistão, mas atuou apenas na estreia do Brasileirão, contra o Bahia. Em 2024, o atleta registrou três passagens pelo departamento médico e ficou de fora de aproximadamente 20% das partidas da temporada.
A expectativa do Corinthians era de que Coronado ganhasse mais espaço com a ausência de Garro, que se recupera de uma tendinopatia patelar no joelho direito e só deve retornar em junho. Até o momento, o camisa 77 disputou 13 partidas em 2025, sendo titular em dez delas, e marcou dois gols.
Com 26 jogadores relacionados, o elenco alvinegro embarca rumo à Colômbia visando manter a recuperação na Sul-Americana. O confronto contra o América de Cali está marcado para às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Pascual Guerrero.
A mudança também está em vigor nas competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana
|
Desde a abertura do Campeonato Brasileiro de 2025, uma nova regra tem ganhado destaque entre torcedores, jogadores e dirigentes: a que limita o tempo de posse dos goleiros a oito segundos. Criada pela IFAB (International Football Association Board) e adotada pela CBF, a medida visa combater a cera e aumentar o ritmo das partidas. A mudança também está em vigor nas competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
No Corinthians, a nova diretriz foi bem recebida pelos goleiros Matheus Donelli e Hugo Souza. Ambos demonstraram apoio à iniciativa e comentaram os efeitos práticos que ela pode trazer ao futebol brasileiro.
Após a vitória sobre o Vasco, no último sábado (5), Donelli falou sobre o assunto na zona mista da Neo Química Arena e destacou que a regra ajuda a deixar os jogos mais fluídos, além de oferecer mais segurança para os árbitros na aplicação.
"Olha, para ser sincero, eu vi como uma atualização positiva, porque, às vezes, o goleiro acabava ganhando 30 segundos, onde teoricamente só poderia ter seis. Acho que ficou legal, ficou bem claro para a gente. A partir do momento que eu pego a bola e tenho condições de jogo, o árbitro nos avisa sobre o tempo. Foi algo bom para o futebol, para deixar o jogo mais dinâmico. Achei interessante também o fato de, caso aconteça a infração, virar escanteio, porque muitos árbitros ficavam receosos de marcar por ser um tiro livre muito próximo, que pode mudar o jogo. Então ficou mais claro e os árbitros devem conseguir aplicar com mais rigor", avaliou o camisa 32.
Hugo Souza, por sua vez, reforçou a importância da regra, mesmo admitindo que, como goleiro, também utiliza a cera em momentos específicos. Para ele, o sucesso da nova norma depende da rigidez dos árbitros na aplicação.
"Se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico e vai evitar muita cera. Eu, como goleiro, também faço cera em alguns momentos, não vou me excluir desse grupo. Mas, se levarem a sério, o jogo vai ficar bem mais dinâmico", comentou em entrevista à ESPN.
Enquanto Hugo se recupera de uma lesão muscular na coxa direita, Matheus Donelli deve seguir como titular na meta alvinegra. O Corinthians volta a campo nesta terça-feira (9), às 21h30, para enfrentar o América de Cali, na Colômbia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.