Victor Linjardi
Biografiado Autor

18 Abr 2025 | 06:46

Icon Comentário 0
Victor Linjardi

Antes mesmo da demissão de Ramón Díaz, dois nomes surgiram como prováveis novos técnicos do Timão: Dorival Júnior e Tite


O Corinthians anunciou a merecida demissão do técnico Ramón Díaz na quinta-feira (17). Agora, a diretoria está atrás de um substituto. No entanto, a escolha não é simples. O atual elenco alvinegro tem bons nome e, sobretudo, ótimo ataque e meio-campo. Portanto, a principal deficiência é a defesa.


Antes mesmo da saída de Ramón, dois nomes surgiram como prováveis novos técnicos do Corinthians: Dorival Júnior e Tite. Sim, nesta ordem. Jornalistas apuraram que o ex-treinador da seleção brasileira seria o "plano A" da diretoria. Enquanto isso, o multicampeão pelo clube seria o próximo da lista.


Mas, por quê? Por que Dorival à frente de Tite?

Bom, a primeira justificativa pode ser a recente recusa de Adenor ao Timão. Mesmo com linda história pelo clube, após deixar a seleção ele optou por dirigir o Flamengo no Brasil. Aliás, sua prioridade era Europa, mas ninguém do velho continente o procurou. Então, ele foi para um time mais estruturado financeiramente e com um elenco muito mais robusto. O início foi bom, mas saiu mal visto após a queda na Libertadores.

Na época, escolher outro clube, ainda mais o Flamengo, pegou mal com a torcida do Corinthians. Muitos o chamaram de traidor, mercenário e aí por diante. Então, pode haver um temor da diretoria em trazer um nome que ficou entalado na garganta de uma parte da Fiel. 

Já deixo claro, agora, que eu não faço parte dessa parcela de adeptos a chamá-lo de traidor. Afinal, ele foi tão errado assim? O Corinthians era (é) uma grande bagunça. Vale lembrar que o time brigava contra o rebaixamento e que os bons reforços como Memphis Depay, Carrillo e companhia ainda não tinham chegado. 

Se você é um treinador que vem de duas Copas do Mundo, com uma seleção pentacampeã, escolheria um time à beira do abismo com um elenco extremamente limitado ou partiria para outro grande clube, com elenco farto e contas em dia? Bom, ele fez a escolha mais óbvia. Basta deixar o romantismo de lado.

"Ah, mas então você o aceitaria de volta depois disso?" Ora, sim. Agora. Onde assino?

Dorival se provou um bom técnico a nível nacional. Foi campeão com Flamengo e São Paulo há pouco tempo. Mas e antes? Qual grande trabalho ele teve em sua carreira? Até mesmo no Flamengo era criticado. É bom lembrar que ele brilhou nas Copas, é verdade. Mas, convenhamos, com aquele time, naquele momento, naquela fase que o time carioca estava, muitos outros técnicos poderiam ter sucesso.

No São Paulo, ok. Não era um time brilhante e o elenco era muito inferior ao que teve no Rio de Janeiro. Entretanto, seu grande trunfo foi a inédita Copa do Brasil do Tricolor. E o Brasileirão? Atuações e resultados medíocres. Sem empolgar. 

Sim, Dorival faz um ótimo arroz com feijão. Isso pode ser importante e dar bons resultados com um bom elenco. Mas o Corinthians tem um bom time titular. Elenco? Não acho. Vimos recentemente as dificuldades. Bastaram alguns jogadores se lesionarem e tudo pareceu diferente. Não há peças de substituição à altura. Enquanto isso, com os 11 iniciais "ideais", dá pra fazer mais que um arroz com feijão.

Primeiro, se o maior problema do time atual é a defesa, como não chamar um técnico que fez sua carreira e chegou à seleção justamente pela fama de saber armar sistemas defensivos? O Dorival também é bom nisso? Sim. Mas, não há comparação.

Além disso, tirando o episódio do Flamengo, Tite tem uma história, identificação... ele sabe o que é ser Corinthians. Queira você esteja ressentido, ou não. Encaixa. Tanto na parte tática, quanto nos bastidores. Dorival é pacifista, mas Tite tem pulso, sabe controlar elenco. Não teria briga em vestiário no intervalo de um jogo de Libertadores. E, claro, jamais tomaria três gols do Barcelona fake

Por outro lado, poucos times vão de fato atrás de Tite. O último, o Botafogo, ele recusou. Está sem emprego há meses e o Corinthians está sem um técnico (de verdade) há anos. Um precisa do outro. De novo, encaixa. Dorival já tem história com outro time que também está quase trocando de técnico. Que assim seja, então.

De novo eu pergunto: Por que não Tite?

Parem de inventar moda.

+ opinião
+ opinião
Amanda Martins
Amanda Martins

Demissão de Ramón Díaz: Decisão tardia e necessária

Saída do técnico argentino e seu filho, era algo inevitável após resultados abaixo das expectativas e decisões controversas durante a temporada de 2025

18 Abr 2025 | 13:24

Icon Comentário0
Victor Linjardi
Victor Linjardi

Dorival? Por que não o Tite, Corinthians?

Antes mesmo da demissão de Ramón Díaz, dois nomes surgiram como prováveis novos técnicos do Timão: Dorival Júnior e Tite

18 Abr 2025 | 06:46

Icon Comentário0
Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro

Ramon Diaz é o único culpado no Corinthians?

O técnico alvinegro está ameaçado em seu cargo como treinador, principalmente devido à eliminação para o Barcelona de Guayaquil nesta quarta (12)

13 Mar 2025 | 18:14

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER